Última atualização: 05/11/20.
A Seiko produziu uma infinidade de relógios ao longo de seus quase 140 anos de história e dentre eles alguns modelos “especiais” receberam apelidos, em sua maioria não oficial, e conquistaram o grande público que muitas das vezes desconhece as verdadeiras origens das denominações.
Neste Guia que já é o mais completo do mundo explicarei os principais apelidos dos relógios Seiko. Importante destacar que não colocarei cognomes pouco utilizados e nem variantes de uma mesma família como “apelidos dos modelos Turtle”, falaremos do Turtle em si.

01. Seiko “62MAS”: Este foi o primeiro relógio de mergulho do Japão, lançado em 1965. O apelido vem dos dois primeiros dígitos de seu calibre e da expressão “autoMAtic Selfdater” que faz menção ao câmbio rápido do calendário, mecanismo que muitas outras marcas ainda não possuíam na época. Tratei do calibre 6217 neste artigo.

02. Seiko “Alien” ou “Ripley”: Foi o primeiro relógio cronógrafo analógico a quartzo do mundo. De design extremamente futurista para a década de 80, foi projetado pelo designer de carros italiano Giorgetto Giugiaro, porém ganhou fama mesmo ao ser utilizado pela atriz Sigourney Weaver que interpretou a ex-oficial Ellen Ripley no clássico filme “Aliens” (1986), de James Cameron. Os apelidos vêm do nome do filme e do sobrenome do personagem da atriz.

03. Seiko “Alpinist”: Trata-se de um apelido oficial dado pela Seiko, inclusive estampado no fundo do relógio, devido à sua destinação à prática de atividades ao ar livre como o alpinismo.

04. Seiko “Apocalypse Now” ou “Willard”: O apelido veio em decorrência de um Seiko 6105-8110 ter sido utilizado pelo ator Martin Sheen enquanto interpretava o Capitão Willard no clássico filme “Apocalypse Now” (1979). Falamos desse modelo em ao menos cinco artigos, mas especialmente ao tratar dos relógios Seiko utilizados na Guerra do Vietnã (aqui) e também quando de seu relançamento.

05. Seiko “Arnie” ou “Arnold”: O Seiko H558-5009 foi o relógio usado por Arnold Schwarzenegger em diversos filmes nos anos 80, por isso ganhou o apelido de “Arnie”. Apareceu nos longas: 1. Comando para matar (1985); 2. Jogo Bruto (1986); 3. Predador (1987); 4. O Sobrevivente (1987); 5. Irmãos Gêmeos (1988).

06. Seiko “Atlas” ou “Landshark”: Seu apelido advém de duas de suas funções. O “Atlas” é derivado da bússola mecânica que possui e o “Landshark”, ou tubarão terrestre, da mistura entre sua resistência a mergulhos até 200 metros de profundidade e sua bússola, um misto entre ferramentas para terra e água.

07. Seiko “Baby Jumbo”: Recebeu tal apelido por guardar semelhanças diretas com o Seiko Jumbo (item 32 deste Guia), contudo possui apenas um acumulador já que vem equipado com o calibre 6139.

08. Seiko “Baby Marinemaster” ou “MM200”: Recebeu tal apelido por se parecer com o Seiko Marinemaster (item 37 deste Guia), porém com menor resistência à água, calibre mais simples e acabamento um pouco inferior. O “MM200” vem da profundidade suportada pelo relógio e do nome MarineMaster.

09. Seiko “Baby Kakume”: A palavra “kakume” significa “olhos quadrados” em japonês e faz clara referência aos dois submostradores desse relógio. Com uma caixa ligeiramente menor que a do Seiko Kakume (item 33 deste Guia), ganhou o apelido de baby. Há três versões desse modelo: esta em azul, uma dourada com caixa folheada a ouro e a dourada com caixa em aço inox também chamada de John Player Special (item 31).

10. Seiko “Baby Panda”: Ligeiramente menor que o Seiko Panda (item 44 deste Guia), este belo e raro modelo exibe o clássico padrão de cores que faz referência ao mamífero de mesmo nome. Há também a versão Reverse Baby Panda (item 48).

11. Seiko “Baby Snowflake”: Recebeu o apelido de “floco de neve bebê” por ter o mostrador em textura muito parecida com o Grand Seiko SBGA211 Spring Drive “Snowflake”. De fato seu mostrador parece ser repleto de flocos de neve.

12. Seiko “Baby Tuna” ou “Monster Tuna”: É uma versão menor do Seiko “Tuna” (item 62 deste Guia). Tal apelido se deve por conta da armação que circunda o relógio e como não são pequenos e se destinam ao mergulho profissional, dizem lembrar uma lata de atum no pulso.

13. Seiko “Batman”: O apelido vem do decalque do bezel em preto e azul, lembrando as cores usadas para caracterizar esse anti-herói dos quadrinhos. Não tem modelo e nem marca específica, se tiver o bisel em preto e azul tenderá a ser chamado de “Batman”.

141. Seiko “Big Freaking Kinetic” ou “BFK”: Trata-se de uma linha de relógios que receberam esse apelido por serem maiores que a maioria dos relógios de movimento Kinetic.

15. Seiko “Black Panda”: É uma versão do clássico Seiko Panda (item 44 deste Guia), porém com mostrador completamente preto. Há ainda uma variante com caixa folheada a ouro.

16. Seiko “Blue Eye”: O apelido de “olho azul” é devido ao acabamento na cor azul que circunda o acumulador.

17. Seiko “Bottle Cap”: É assim chamado por conta do formato do seu bezel que realmente lembra a tampa de uma garrafa.

18. Seiko “Boss”, “Big Boss” ou “Big Boy”: Outro modelo de Kinetic robusto e ainda mais espesso que o BFK. Recebeu a denominação “chefe” ou “grande chefe” pela imponência que possui se comparado aos demais Kinetics.

19. Seiko “Brian May” ou “Red Special”: Trata-se de uma edição limitada da Seiko que homenageia o guitarrista Brian Harold May. Leia o artigo completo sobre o relógio aqui.

20. Seiko “Bruce Lee”: O Seiko 6139-601X foi lançado com grande variedade de cores e detalhes no mostrador, tendo a versão JDM Speed-Timer, de mostrador preto, sido utilizada por Bruce Lee durante um longo período, logo, recebeu seu nome como apelido.

21. Seiko “Bullhead”: O apelido de “cabeça de touro” é tradicional na relojoaria e advém dos impulsores posicionados no topo da caixa do relógio, ao invés de estarem nas laterais, remetendo a chifres de touro. Leia seu review aqui.

22. Seiko “Buzzsaw” ou “Sawtooth Tuna”: Os apelidos vêm de seu curioso bezel em forma de “serra circular”.

23. Seiko “Calculator” ou “Slide Rule”: O apelido é proveniente dos aros externos duplos e do cursor deslizante capaz de auxiliar em cálculos matemáticos. Um dos mais raros modelos de calibre 6138.

24. Seiko “Coke”: O apelido vem do decalque do bezel em preto e vermelho, lembrando a emblemática marca Coca-Cola. Não tem modelo e nem marca específica, se tiver o bezel em preto e vermelho tenderá a ser chamado de “coke”.

25. Seiko “Darth Vader”: Trata-se de um apelido oficial dado pela Seiko. Edição limitada a 1500 unidades lançada em parceria com a Lucasfilm. O segundeiro é um show à parte.

26. Seiko “Djokovic”: Há alguns anos o tenista sérvio Novak Djokovic fechou contrato com a Seiko e muitos relógios foram lançados dentro de sua coleção, portanto, “Seiko Djokovic” se tornou um apelido que atinge uma grande gama de modelos, muitos deles trazendo a assinatura do jogador gravada no fundo das peças.

27. Seiko “Doctor” ou “Pulsations”: Este cronógrafo mecânico possui um aro giratório interno capaz de auxiliar na medição das pulsações e por esse motivo é chamado de Pulsations ou Doctor. Alguns afirmam que o apelido Doctor caberia apenas para as versões de mostrador branco e prata, por motivos óbvios.

28. Seiko “Flieger”: Flieger é “aviador” em alemão. Trata-se de uma expressão empregada para representar especialmente os relógios usados por pilotos da Segunda Guerra Mundial ou modelos inspirados por essas históricas peças. O mostrador do Seiko acima lembra os clássicos “fliegers”.

29. Seiko “Frankenmonster”: É um relógio grande e sua estrutura lembra vários parafusos encaixados em uma cabeça, por isso o apelido que o remete ao monstro Frankenstein.

30. Seiko “Helmet”: Com mostradores branco e preto, recebeu tal apelido por conta do formato da caixa que lembra um capacete. O de mostrador branco por vezes é chamado também de “Stormtrooper” e o de mostrador preto “Darth Vader”, em alusões (obvias) à saga Star Wars.

31. Seiko “John Player Special” ou “JPS”: O apelido vem da marca de cigarros que carrega o mesmo nome e a mesma padronagem de cores, também se enquadra nos modelos apelidados de “Baby Kakume”.

32. Seiko “Jumbo”: O apelido é devido principalmente ao tamanho do mostrador que ocupa quase a totalidade da face do relógio, dando a impressão de ser ainda maior do que já é.

33. Seiko “Kakume”: A palavra “kakume” significa “olhos quadrados” em japonês e faz clara referência aos dois submostradores desses relógios.

34. Seiko “Landmaster”: Trata-se de um apelido oficial dado pela Seiko, mas que vem sendo aplicado a diversos outros modelos, especialmente aos que possuem algum tipo de bússola.

35. Seiko “Land Monster”: Seu apelido de “monstro terrestre” vem do formato avantajado da caixa e de sua bússola manual.

36. Seiko “Map Meter”: Outro relógio apelidado oficialmente pela Seiko, o “medidor de mapa” vem com um bezel rotativo capaz de auxiliar na realização de cálculos de distância entre dois pontos, além da navegação por mapas.

37. Seiko “Marinemaster” ou “MM300”: Trata-se de outro apelido oficial dado pela Seiko, o “mestre marinho” é um poderoso relógio profissional de mergulho com certificado ISO para mergulhos a até 300 metros de profundidade, daí também seu apelido MM (MarineMaster) 300.

38. Seiko “MileMarker”: Outro relógio apelidado oficialmente pela Seiko, o “marcador de milha” vem com um bezel rotativo capaz de auxiliar na realização de cálculos de distância entre dois pontos, além da navegação por mapas.

39. Seiko “Mini Monster”: Recebeu o apelido por ter o bezel inteiriço e avantajado que lembra o Seiko Monster, além de compartilhar o mesmo design de ponteiros da primeira e segunda geração do Monster, todavia é um pouco mais simples na questão acabamento, a resistência à água é muito menor e está incluso na série Seiko 5 Sports, não no seguimento de mergulho profissional.

40. Seiko “Mini Turtle”: Recebeu o apelido por lembrar o Seiko Turtle e por ser um pouco menor do que ele.

41. Seiko “Mohawk”: Recebeu o apelido de “moicano” por conta do ressalto apresentado entre o lume e o vinte de seu bezel.

42. Seiko “Monster”: Recebeu o apelido de “monstro” por conta de seu formato robusto, bezel avantajado, marcadores de horas que lembram dentes (especialmente o de doze horas no caso desta primeira geração) e fazem com que o mostrador se assemelhe à boca de um monstro.

43. Seiko “Monster Tuna”: Às vezes classificado como uma subespécie dos modelos “Baby Tuna” e outras vezes classificado como uma espécie própria, muitos têm chamado os modelos SRP637 e SRP639, dentre outros, de Monster Tuna por conta da semelhança que possuem com o Seiko Monster, além de ser uma forma de diferenciá-los de outros Baby Tunas.

44. Seiko “Panda”: O apelido é proveniente do mostrador branco e submostradores em preto que lembram o rosto do mamífero de mesmo nome. É um apelido amplamente utilizado para qualquer relógio que tenha a mesma padronagem de cores, independente da marca.

45. Seiko “Pepsi”: O apelido vem do decalque do bezel em azul e vermelho, lembrando a emblemática marca Pepsi. Não tem modelo e nem marca específica, se tiver o bisel em azul e vermelho tenderá a ser chamado de “pepsi”.

46. Seiko “Pogue”: Pogue é o sobrenome do Coronel William Reid Pogue que, resumidamente, foi ao espaço com um Seiko 6139-6002 de mostrador dourado no pulso, sem autorização da NASA, e realizou diversos trabalhos na estação espacial, com isso este relógio se tornou icônico por ser o primeiro cronógrafo mecânico a ir ao espaço. A NASA já recebia patrocínio da Omega, entretanto, por escolha pessoal, o Coronel Pogue foi com o Seiko que era seu relógio de confiança e uso diário. Teremos um artigo próprio em breve.
47. Seiko “Pulsations” ou “Doctor”: Vide item 27 deste Guia.

48. Seiko “Reverse Baby Panda”: Trata-se de uma versão do Seiko Baby Panda com cores invertidas. Modelo bastante raro.
49. Seiko “Ripley” ou “Alien”: Vide item 02 deste Guia.

50. Seiko “Samurai”: O famoso apelido faz alusão às belas arestas facetadas desse relógio, aos ponteiros da primeira geração que lembram espadas katana e à famosa fotografia de Katsuhisa Higuchi em frente a um imponente castelo japonês que pode ser vista em nosso Guia Completo deste modelo.
51. Seiko “Sawtooth Tuna” ou “Buzzsaw”: Vide item 22 deste Guia.

52. Seiko “Sea Urchin”: É chamado de “ouriço do mar” pela combinação de sua estrutura de relógio de mergulho com um aro interno onde as marcações dos sessenta minutos lembram pequenos espinhos, assim como as marcações de seu bezel.

53. Seiko “Shogun”: Inicialmente “Shogun” foi um título militar, usado no período do Japão feudal e concedido pelo Imperador ao general que comandava seu exército. Posteriormente se tornou sinônimo de um senhor feudal e, por fim, de três grandes ditaduras militares ou Xogunatos. No nosso caso o apelido é decorrente da imponência do relógio, do acabamento e do calibre superior a modelos como o Seiko Samurai. O Shogun se localiza “hierarquicamente” acima do Samurai e do Sumo, vindo em titânio e com acabamento primoroso.

54. Seiko “SKX”: A sigla SKX compõe uma linha de referências oficiais da Seiko, entretanto, devido ao grande reconhecimento internacional de modelos como o SKX007 e SKX009 a sigla se tornou uma espécie de apelido bastante utilizado mundo afora. Esses modelos já foram abordados em diversos artigos do Seiko PhD, por exemplo quando surgiu o rumor do cancelamento de sua produção – aqui.
55. Seiko “Slide Rule” ou “Calculator”: Vide item 23 deste Guia.

56. Seiko “Spork”: O apelido deste curioso relógio tem duas origens, a primeira vem de uma reorganização de sua referência “SRP043K” para criar a palavra SPORK. A segunda faz menção à curiosa combinação do design da caixa diver com seu mostrador de relógio Pilot, dando a impressão de não ter um desenho definido, ou em inglês algo como ser “colher e garfo” ao mesmo tempo: Spoon and fork.

57. Seiko “Starfish” ou “Shuriken”: Os apelidos vêm do bezel que lembra o formato de uma “estrela do mar” ou daquelas estrelas utilizadas pelos ninjas.

58. Seiko “Stargate”: O apelido faz referência ao formato do bezel e seu ressalto às doze horas que lembra os portais do filme e série Stargate.

59. Seiko “Stormtrooper”: Trata-se de um apelido oficial dado pela Seiko. Edição limitada a 500 unidades lançada em parceria com a Lucasfilm.

60. Seiko “Sumo”: O apelido se origina da caixa “gordinha” do relógio em relação à pulseira de apenas 20mm e, principalmente, no design do marcador de doze horas que lembra o Mawashi, um tipo de “tanga” utilizada pelos lutadores de Sumô. Leia sua história completa aqui.

61. Seiko “Tokei Zara”: O apelido decorre de sua caixa em formato de tigela, muito semelhante, inclusive, aos modelos Seiko Helmet. É um relógio raro, pois destinava-se apenas ao mercado interno japonês e veio em duas versões, uma com o submostrador inferior em cinza e outra em azul.

62. Seiko “Tuna” ou “Tuna Can”: Os apelidos “atum” ou “lata de atum” fazem referência à estrutura que guarnece a caixa deste imponente relógio de mergulho e ao seu avantajado tamanho. A grosso modo é como se tivéssemos uma lata de atum em nosso punho. Alguns chamam essa versão maior de Tuna, outros consideram como Tuna apenas os modelos com impermeabilidade superior a 300 metros de profundidade.

63. Seiko “Turtle”: O Seiko “tartaruga” recebeu esse apelido pelo formato avantajado de sua caixa juntamente com a estrutura do bezel que lembram o casco de uma tartaruga. Leia nosso Guia Completo do Seiko Turtle aqui.

64. Seiko “UFO: Recebeu esse apelido por conta de sua caixa larga, arredondada e alta, lembrando a imagem clássica de um OVNI.
65. Seiko “Willard” ou “Apocalypse Now”: Vide item 04 deste Guia.
Gostou do nosso Guia? Algum modelo ficou de fora? Envie nos comentários abaixo e nos diga também qual desses relógios você planeja adquirir. Este Guia será atualizado conforme novos apelidos surjam ou sejam sugeridos pelos amigos.
Compartilhe esta publicação com seus amigos e ajude a difundir a horologia. Assine também nossas notificações por e-mail, inscreva-se em nosso canal no YouTube, junte-se a nós no Facebook e nos acompanhe no Instagram. Forte abraço!
Belo trabalho. Parabéns!
Senti falta do Presage cocktail.
Abraço!!
Obrigado João!
Boa sugestão, vou adicioná-lo.
Abraço!
Muito interessante a matéria. Poderia incluir aí os belíssimos seiko presage. Nao sei se é apelido ou ja a referencia deles mesmo. Um abraço
Olá João!
Presage é uma submarca da Seiko 👍
Obrigado, forte abraço!
Muito explicativo, não conhecia a maioria deles, parabéns.
Olá Marcelo!
Fico feliz que tenha gostado.
Obrigado e grande abraço!
Muito interessante o artigo.
Obrigado.
Olá Christyan!
Fico feliz que tenha gostado meu amigo.
Grande abraço!
Bom dia, Ramon. Não sei ao certo se devemos considerar um nick, mas há também o Seiko SKX “Bullet” (marcadores em formato de balas de revolver). Mais uma excelente matéria!! Parabéns e grande abraço.
Olá Carlos!
Ótima sugestão meu caro. Alguns defendem que o “SKX” saiu de referência e virou apelido devido à importância que ganhou e fiquei pensando se o acrescentaria ou não. Já bullet seria um “subapelido”, algo como o “snow” de um Snow Monster.
Obrigado pela sugestão meu amigo, vou acrescentar o SKX sim. Obrigado e grande abraço!
E aí Ramon! que tal o Apocalipse now. modelo muito cultuado no mundo. e mais atual o Djorkovic.
Olá Carlos!
Ótimas sugestões meu amigo, esqueci mesmo do Apocalipse Now, era para estar neste Guia. Vou adicioná-lo.
Obrigado e grande abraço!
Muito bacana esse artigo Ramon! Parabéns pela pesquisa!
Acho muito legal como esses apelidos unem ainda mais as pessoas que gostam da Seiko! Muito mais fácil citar o apelido ao invés de referências com números e letras. Parece que os apelidos nos deixa mais familiarizados com os modelos e universalizam o conhecimento sobre eles!
Um abraço!
Tenho essa mesma impressão Hector, os apelidos aproximam e familiarizam mesmo.
Obrigado meu amigo, abraço!
Oi, Ramon. Primeiro quero parabenizar pelo artigo. Estou aprendendo muito com seu site.
A minha dúvida: o seiko Arnie foi relançado (me corrija se eu estiver errado), mas pelo que vi agora ele é solar. Ele já era solar na versão original?
Olá Eduardo!
Fico feliz que esteja gostando de nosso site, seja bem-vindo e volte mais vezes.
O primeiro Arnie era simplesmente a bateria, não era Solar como os novos modelos. Se procura esta tecnologia no relógio precisará adquirir algum da nova geração, ok?
Abraço meu amigo!
Ótimo post parabéns!
Olá Ricardo!
Muito obrigado meu amigo, grande abraço!
Ramon mandou muito bem meu camarada…parabéns mais uma vez !!
Muito obrigado Orlando, fico feliz que tenha gostado.
Forte abraço meu amigo!
oi Ramon, ótima matéria, senti falta do pepsi
Olá Rick fico feliz que tenha gostado!
Não coloquei essas referências em relação às cores do bezel por não pertencerem a um relógio específico e nem se restringirem à Seiko, mas a ideia é realmente boa e provavelmente colocarei Pepsi e Coke.
Obrigado e forte abraço!
Acho que essa lista é interminável! Lembrei dos sub apelidos, como Aussie Pogue, bem como do James Bond, John Player, Bruce Lee.
Arrisco em dizer que os 6138 foram os percursores dos apelidos, o que foi uma jogada de marketing natural, até que nos dias de hoje muitos modelos são lançados oficialmente com “apelidos”, como os Presage da coleção cocktail time (Starlight, The Old Fashioned, Monckingbird).
Minha dúvida é se esses apelidos surgiram já nos anos em que ainda era fabricados, como os 6139 Bruce Lee, 6138 John Player, ou depois de décadas, como o 6139 Pogue, o que poderia ter contribuído para a valorização desses modelos.
Li esse artigo logo depois daquele que trata do lançamento do Seiko 5 Brian May e percebi como as personalidades eternizam alguns modelos.
Muito bacana esses apelidos! Pena que os clássicos que tanto gosto como King Seiko, Lord Marvel não possuem tais apelidos (pelo menos acho). Será que pq não se tem notícia de que nenhuma personalidade os tenha usado, aliado ao fato dos design não terem sido inovador:/
Enfim, fico filosofando nesse mundo Seiko rsrs
Um grande abraço Ramon!
Olá Hector!
Essa questão dos apelidos é bem antiga mesmo, especialmente nós homens amamos apelidar coisas, sejam carros, motos, barcos, relógios… A série 6138 possui tantos apelidos por ser realmente muito querida e por ter lançado relógios que ainda hoje são muito legais/desejados.
Irei acrescentando os apelidos aos poucos, o John Player, Baby Panda e Baby Jumbo já estão na lista para a próxima atualização, acrescentarei o Bruce Lee, bem lembrado e a ideia é essa mesmo, ir acrescentando conforme lembrarem. Já o James Bond não é um modelo específico, ele usou alguns relógios Seiko e teremos um artigo especial com todos esses modelos pouco antes ou pouco depois do lançamento de “No Time to Die”, previsto para 09 de abril, porém, com essa questão do COVID-19 talvez adiem, vamos ver.
Obrigado meu amigo, sugestão anotada para a próxima atualização.
Quanto à época do surgimento desses apelidos, bem, varia muito, alguns são apelidos clássicos como “Panda” e já nascem com o modelo, outros, como você bem disse, vêm com o tempo ou uso em algum filme ou por alguém famoso.
Realmente não temos apelidos para os King Seiko e Lord Marvel, mas a submarca em si já os distingue muito bem dos demais relógios.
Os apelidos vêm se tornando mais comuns com o passar das décadas, hoje parece que disputam nos forum quem dará o melhor apelido para aquele relógio recém lançado, por isso eles são mais comuns atualmente.
Há tanta coisa para tratar desse assunto que daria um artigo específico hahahaa.
Grande abraço Hector!
Bom dia Ramon! Tudo bem?
Não sei se seria bem um apelido, mas tem o 7005-8052 conhecido como “poor man”! Não sei a razão, mas achei o relógio bem bonito! Tentei procurar no artigo sobre os relógios da Guerra do Vietnã, mas encontrei apenas menção aos relógios equipados com calibre 7005, mas não esse em especial.
Bom dia Hector! Tudo bem e com você?
No artigo que tratamos dos relógios Seiko na Guerra do Vietnã (aqui) eu cito o Seiko 7005-8030, um clássico usado em combate, e inclusive há uma fotografia dele por lá.
O 7005-8052 é um relógio bem interessante e raro, já a expressão “poor man” ou “poor man’s” se aplica a alguns relógios e seria algo como a expressão “de pobre” para nós, por exemplo, o Voyage é o Corolla de pobre, assim como o 7005-8052 é o Seiko 62MAS de pobre, ou o Seiko 5 SNKL41 e o Seiko SARB035 seriam o “poor man’s” Grand Seiko.
Mesmo não sendo o apelido específico de um modelo, gostei bastante da sugestão, confesso que não tinha pensado nela e devo acrescentá-la na próxima atualização.
Mais uma vez muito obrigado. Abraço!
Nós que agradecemos Ramon por nos trazer artigos ricos em informações e belezas!
Sendo assim, parece que “poor man” não parece ser um apelido carinhoso rsrs
Estava vendo um 7005-8052 destinado ao Exército Iraniano no ebay! Acho q deve ser um dos Vintages mais caros que já vi, superando muitos 62MAS.
Um abraço!
Na verdade essa expressão não é tão pejorativa quanto parece rsss… É algo como a versão mais barata de tal coisa, não está exatamente chamando a pessoa de pobre, rsss…
Quanto ao 7005-8052 o negócio é ver se vai vender, não justifica ser mais caro que o 62MAS.
Abraço!
Bacana a lista, havia alguns que eu não conhecia, o Bottlecap é um deles, e gostei muito, vou atrás de um. Sobre o Baby Tuna, ele não é menor que o Tuna, em dimensões ele é pouco maior inclusive. O Baby se refere a menor resistência à água. 300m no Tuna e 300m no Baby. O mesmo se aplica ao Baby Monster 44mm e 100m e o Monster Original 42mm e 200m. Grande abraço.
Olá JotaA! Fico feliz que tenha gostado e conhecido novos apelidos e modelos. O bottlecap é um belíssimo relógio, além do valor interessante.
Quanto ao Seiko baby ou mini monster você tem razão em relação ao tamanho, ele mede 44 mm contra os 42,7 mm do Monster, embora essa não seja a única razão dos apelidos baby e mini, como explicado no artigo.
Quanto ao Tuna existem alguns equívocos no que você disse e isso se dá por conta dos quatro tamanhos mais utilizados pelos Tuna atuais e das classificações mais utilizadas – há pelo menos três, explicarei melhor.
O Baby Tuna é o menor dos três, como por exemplo os modelos SRP637, SRPD14 e SBDY055, ambos com aproximadamente 46,5 mm de largura.
Acima deles temos os que hoje são chamados de Tuna como o SRP653 e SRPA79 por conta do seu tamanho de pouco mais de 50 mm. Para muitos há uma separação aqui, antes do “degrau de cima”, onde estão os modelos mais caros.
Acima nos quesitos valores e resistência à profundidade temos os Tuna não apenas 300 m como disse, mas também 600 m e 1000 m que medem de 47 mm a mais de 49 mm como o SBBN025.
Quanto às classificações mais utilizadas existem:
1. A que leva em consideração a largura da caixa e separa os modelos até 200m dos que suportam maiores profundidades;
2. A que leva em consideração a profundidade suportada e ignora a grande variedade de tamanhos;
3. A que acrescentou uma terceira categoria, a dos monster tuna.
Então não há como você afirmar que o baby tuna é maior que o Tuna, isso vai depender de qual tuna, de qual baby tuna e de qual classificação você prefere adotar. Se levarmos em consideração a segunda classificação que é a que leva em conta a profundidade e é a que você parece se referir, ainda assim não há como generalizar e dizer que o baby tuna é um pouco maior que Tuna, ou será que o um baby tuna SRP637 de 46,5 mm é maior que um Tuna SBBN025 de 49,2 mm? Entenda que não há uma regra matemática aqui, não é uma ciência exata.
Se levarmos em consideração a terceira classificação os modelos baby tuna e tuna apontados nesta lista seriam apenas “monster tuna” por utilizarem um bezel semelhante ao Seiko Monster e não teríamos baby tunas, apenas monster tuna e tuna, exceto se o Solar Tuna for classificado como baby tuna, já que alguns preferem chamá-los de Tuna (!?) por ter o bezel singular, apesar dos 47 mm e da resistência aos 200m.
Então meu caro esse é um solo pantanoso e por isso constei na descrição do item 48 que alguns consideram como Tuna apenas os modelos acima de 300m para abranger a segunda teoria. De qualquer forma talvez deva acrescentar os monster tuna para abarcar a terceira, vou pensar a respeito.
Por fim, optei por seguir a primeira teoria neste artigo e apenas citar a segunda por considerar que aquela compreende melhor a essência da expressão “tuna can”, afinal a “lata de atum” é grande e esta é uma característica importante deste apelido. Obrigado por sua participação, esse tipo de questionamento sempre enriquece o conteúdo dos artigos. Forte abraço!
Ramon, essa medida do SRP637 está errada. Eu tenho o Tuna 300 SBBN031 e tenho o Baby SRP637, inclusive tenho fotos deles lado a lado. Te garanto que o SRP637 é maior que o SBBN031.
Essa impressão é bastante compreensível uma vez que, sendo o shroud do baby tuna proporcionalmente mais grosso e com acabamento menos arredondado, ele pode causar a sensação do relógio ser mais largo, especialmente dependendo do ângulo da foto e pela pouca diferença entre os tamanhos. O Tuna quartz 300 SBBN031 mede oficialmente 48 mm contra aproximadamente 46,5 mm do SRP637. Então não, o SRP637 não é mais largo que o SBBN031 apesar de, dependendo, até poder parecer.
Peço desculpas por rebater, não é minha intenção causar mal estar algum, visitei a página justamente por ser fã da Seiko e pela escassez de informações em nossa língua, sou leitor assíduo. Não sei de onde tirou essas informações, mas estão incorretas, o SRP637 não tem 46,5mm, assim como o SBBN031 não tem 48mm. Vou te mandar uma página onde pode confirmar o que eu disse, e se quiser posso te mandar a foto dos dois lado a lado.
https://iknowwatches.com/seiko-tuna-vs-baby-tuna/
Nesse há dizem ter o mesmo tamanho, que também está incorreto:
https://watchestalk.com/seiko-tuna-sbbn035-vs-baby-tuna-srp641k1/
A diferença de fato é mínima, mas o Baby Tuna em todas as versões é maior que o Tuna 300. Em relação ao Tuna 1000m, Darth e Emperor, e o SD 600m, esses sim são maiores que o Tuna 200 citado acima.
Abraços
Olá meu amigo!
De maneira alguma você deve pedir desculpas e não causou mal estar, tenha certeza, os comentários sempre complementam os artigos e são extremamente bem-vindos, inclusive já o deixo pré-convidado a participar dos demais.
As críticas são tão bem-vindas quanto os elogios, elas fazem parte da vida, nos instiga a preparar os artigos com mais atenção, especialmente os que se tornam muito longos, cansativos de redigir e podem conter alguma informação imprecisa.
Quanto aos seus links temos um problema imediato, o Tuna dos sites não é o SBBN031 que você citou na pergunta anterior, assim com o baby tuna também é outro modelo e com revestimento PVD. Se mudarmos os parâmetros comparativos tudo o que foi produzido em relação à pergunta anterior não se aplicará aqui, é um princípio da pesquisa científica que se aplica perfeitamente a este caso.
Observe, ainda, que há divergências dentre os tamanhos dos relógios nos links que você mesmo enviou e o baby tuna SRP641 possui revestimento PVD aplicado sobre o aço inoxidável, o que justificaria o acréscimo de aproximadamente 0,2 mm. Primeiro você comenta que em um dos links os relógios têm o mesmo tamanho, logo abaixo você comenta que em todos os links o baby tuna é maior (?).
Como dito, os links que você enviou compara relógios distintos, são outros modelos (SRP641 e SBBN035) e não os que estamos tratando, então retornarei aos primeiros modelos (SRP637 e SBBN031) que, acredito, são os que mais te interessam já que é proprietário de ambos.
Perceba que sempre citei “aproximadamente” quando falei do tamanho do SRP637, o que não ocorreu com o SBBN031 que possui oficialmente o tamanho de 48 mm. E qual a razão do “aproximadamente”? O problema na precisão do tamanho dos baby tunas (continuando na primeira classificação) está nos parafusos pronunciados. Pegue seu SRP637 e meça com um paquímetro contando ou não os parafusos. Se você medir a lateral de parafuso a parafuso ele terá aproximadamente 47,5 mm, se for sem os parafusos, ou seja, apenas no shroud, terá aproximadamente 46,5. Os paquímetros podem variar um pouco, procure utilizar um de aço certificado e de preferência mecânico.
Veja alguns links do SRP637 e já coloquei os tamanhos aferidos pelas pessoas entre parênteses:
Site oficial da Seiko (46,4 mm): https://www.seiko.com.br/v1/collections/Prospex/watch/srp637b1.html
Review (46,5 mm): https://forums.watchuseek.com/f21/short-review-new-srp637-monster-tuna-1581538.html
Anúncio (47 mm): https://www.creationwatches.com/products/pt/seiko-prospex-299/seiko-prospex-baby-tuna-automatic-divers-200m-srp637-srp637k1-srp637k-mens-watch-6373.html
Review (47,5 mm): https://www.professionalwatches.com/review-seiko-prospex-automatic-srp637-baby-tuna/
Anúncio (46 mm): https://www.watchpatrol.net/listing/785079/
Anúncio Seiko SRP637 (47 mm): https://www.jomashop.com/seiko-watch-srp637.html
Anúncio Seiko SRP637 (47 mm): https://www.ebay.com/itm/333572733354
O site oficial da Seiko aponta 46,4 mm para o SRP637.
Veja alguns links do SBBN031 e já coloquei os tamanhos aferidos pelas pessoas entre parênteses:
Review (48 mm): https://wornandwound.com/review/seiko-marine-master-professional-300m-sbbn031-tuna-review/
Anúncio (48 mm): https://www.seiyajapan.com/products/seiko-marine-master-professional-300m-diver-quartz-sbbn031
Anúncio (48 mm): https://www.gnomonwatches.com/products/marine-master-professional-300m-tuna-ref-sbbn031
Anúncio (47,7 mm): https://www.jurawatches.co.uk/products/seiko-watch-prosepx-marinemaster-professional-300m-tuna-sbbn031
Análise (49,2 mm): https://www.60clicks.com/ultimate-seiko-tuna-collectors-guide/
Anúncio (48 mm): https://www.amazon.com/Seiko-SBBN031-Prospex-Japanese-Resistant/dp/B00ZW54E96
Anúncio: (47,7 mm): https://www.chrono24.com/seiko/seiko-marine-master-professional-300m-tuna-sbbn031—sbbn031–id8921332.htm
Como visto a internet pode ser bastante imprecisa, ainda mais com números tão pequenos e detalhados, provavelmente por conta do equipamento utilizado para realizar a medição, mas em nenhum caso o Baby Tuna teve mais de 47,5 mm, embora não seja impossível alguém colocar, sabe-se lá, 50 mm e contrariar o PRÓPRIO SITE OFICIAL da Seiko que crava 46,4 mm! Do outro lado o Tuna também não ficou muito distante dos 48 mm oficiais. Como visto, em nenhum dos casos o baby tuna é maior que o Tuna.
Abraço!
Ótimo trabalho, só faltou o Seiko “Bruce Lee”, o 6139-6012.
Obrigado pela lembrança meu amigo!
Na verdade faltam alguns outros, mas não se preocupe, o Bruce Lee já está na lista da próxima atualização: Baby Jumbo, Baby Panda, John Player, Burce Lee, Doctor, Pulsations…
Até a primeira quinzena de julho atualizarei. Abraço!
Boa tarde, qual é o menor preço do seiko samurai hoje? ou o que seria um preço mais justo !
Boa tarde Edimar!
Não somos uma loja que vende relógios, portanto não tenho como lhe auxiliar diretamente nesse caso. Minha sugestão é que pesquise o modelo desejado no Google e tire uma média. Abraço!
Boa tarde Ramon, parabéns pelo excelente site e tópico. Sou um apreciador de Seikos e de relógios vintages. Faltou um apelido se não estiver equivocado: o Seiko Cevert (6139-60020 na versão com mostrador preto e aro interno na cor branca). Se chama Cevert pois foi usado por esse piloto Francês de Fórmula 1 dos anos 70. Abraço Marcelo
Olá Marcelo! Tudo bom meu amigo? É um prazer tê-lo por aqui.
Realmente o Cevert ficou de fora, mas já foi acrescentado à lista da nova atualização que conta agora com três apelidos.
Obrigado e um forte abraço!
Olá Ramon! Meu amigo, comprei recentemente um Seiko 5 Sports “Avocado” ou “Abacate”. Ele ainda não chegou e estou cheio de expectativa. Será que ele já merece constar na lista de apelidos dos Seikos? Abração!
Olá Humberto! Tudo bom meu amigo?
Com toda certeza merece, já vou colocá-lo em nossa lista da próxima atualização. Obrigado e parabéns pelo belo relógio. Quando chegar não deixe de compartilhá-lo conosco.
Abraço!