Há poucos dias a Seiko divulgou que lançará em 2020 quatro relógios especiais, dentro da série Prospex, em comemoração ao 55º aniversário de seu primeiro relógio de mergulho, o 62MAS. Falamos desse importante relógio no artigo em que comento o calibre 6217, assim como no Guia que conta a história completa da Seiko – aqui.

Já comentamos por aqui que a Seiko é responsável por todo o processo de fabricação de seus relógios, desde o desenvolvimento do aço até a produção dos óleos aplicados na fase final da montagem, nada é terceirizado e essa prática dá à Seiko enormes vantagens nos quesitos qualidade e inovação. Para três desses novos modelos a grande novidade é exatamente um tipo de aço especial que pela primeira vez será utilizado em um relógio.

Chamado de “Ever-Brilliant Steel” esse tipo de aço é mais “branco” que o aço convencional e traz como principal característica sua altíssima resistência à corrosão, até 1,7 vezes mais resistente do que os melhores aços utilizados em relógios de luxo. Essa qualidade de aço é utilizada em parafusos, superfícies e outros componentes de estruturas e embarcações marinhas a fim de evitar a corrosão em um ambiente tão inóspito quanto o mar.

O primeiro relógio apresentado foi o Seiko Prospex SLA037J1 que remete claramente ao clássico 62MAS, porém atualizado para uma resistência a mergulhos de até 200 metros assegurados por certificado ISO, calibre 8L55 Hi-Beat, cristal em safira com revestimento antirreflexo interno, o clássico golfinho estampado no fundo e será limitado a apenas 1.100 peças. Previsto para junho de 2020 por aproximadamente US $ 7000.

O segundo relógio apresentado foi o Seiko Prospex SLA039J1 que remete ao modelo lançado em 1968 e mantém a resistência a mergulhos de até 300 metros (ISO) e a caixa em monobloco, ou seja, só é possível acessar o calibre 8L55 Hi-Beat removendo o cristal em safira com revestimento antirreflexo interno. Igualmente limitado a 1.100 peças, está previsto para julho de 2020 por aproximadamente US $ 8000.

O terceiro relógio apresentado foi o Seiko Prospex SLA041J1 que remete ao modelo lançado em 1975, o primeiro relógio de mergulho do mundo a utilizar uma caixa em titânio. O desenvolvimento desse relógio começou após a Seiko receber uma carta escrita por um mergulhador que narrava a insalubre situação de mergulhar a mais de 300 metros de profundidade e como os relógios da época não resistiam a esse ambiente.

A solução encontrada foi um imponente relógio que suportava mergulho a até 600 metros, contava com uma caixa em monobloco para melhor vedação, a inovadora caixa em titânio e uma nova tecnologia da junta do cristal em forma de “L” que impedia a entrada do Hélio, dispensando a instalação das controversas válvulas manuais de Hélio. O modelo atual incrementou a resistência a até 1000 metros (ISO), vem com a caixa em aço “Ever-Brilliant Steel” e a armação externa em cerâmica de zircônia, sete vezes mais dura que o aço. O calibre utilizado é o 8L35 e este modelo ainda contará com o diferencial de uma grande resistência ao magnetismo, 40.000 A/m (Ampère por metro). Igualmente limitado a 1100 unidades, está previsto para agosto de 2020 por aproximadamente US $ 5000.

O último modelo, o Seiko Prospex SPB149, virá no tradicional aço inoxidável e reinterpretará o clássico 62MAS com um perfil mais baixo, calibre 6R35 com reserva de marcha de 70 horas, é o mais “em conta” da lista e será limitado a 5.500 peças. Previsto para junho de 2020 por aproximadamente US $ 1350.

Ambos belíssimos relógios com um destaque especial para os três primeiros que utilizarão a nova qualidade de aço da Seiko, além dos poderosos calibres da família 8L. O que acharam desses lançamentos?
Compartilhe esta publicação com seus amigos e ajude a difundir a horologia. Assine também nossas notificações por e-mail, inscreva-se em nosso canal no YouTube, junte-se a nós no Facebook e nos acompanhe no Instagram. Forte abraço!
Bom dia, Ramon. Não recordo se vc já tinha mencionado em alguma matéria, mas os GS também são fabricados com esse aço “Ever-Brilliant Steel”? Obrigado.
Bom dia Carlos!
Ainda não, essa foi a primeira vez que utilizaram esse tipo de aço na relojoaria, a data correta é dezembro de 2019 quando a Seiko começou a fabricar as caixas, pulseiras, coroa e bezel desses modelos. Algo realmente inédito no ramo da relojoaria.
Abraço!
Achei maravilhoso o primeiro modelo. Agora 7 mil dólares (uns 35 mil reais, mais (altas) taxas) o torna inviável pra nós mortais. 😦
Infelizmente passa muito longe de ser acessível mesmo, ainda mais com o Real como está…
Ótimo texto. São relógios bbc: bons, bonitos e caros kk. Abraço!
Hahahahah ri muito do bbc, concordo meu amigo.
Obrigado e forte abraço!
Parabéns pela postagem meu caro. Já estou encomendando um de cada, sqn, kkk.
Muito obrigado Ederval!
Hahahahha, seria uma belíssima compra meu amigo 👍
Todos bonitos demais, mas bem caros. Será que o preço pode cair??
Olá Marcelo!
É comum o preço cair algum tempo após o lançamento, mas em uma edição de apenas 1100 unidades acredito que isso não deve acontecer, a oferta é pouca, ou se acontecer será em um percentual muito baixo.
A edição de 5500 unidade tem maior probabilidade de cair, vamos acompanhar.
Abraço!
Boa tarde, muito bacana essa postagem, realmente esses lançamentos deixaram os “Seikeiros” de queixos caídos tanto na qualidade oferecida quanto nos preços, o que eu mais gostei foi o Seiko Prospex Tuna SLA041J1, parabéns e sucesso pelo seu empenho nas publicações, abraço.
Obrigado Anderson, fico feliz que tenha gostado meu amigo!
Esse Tuna ficou espetacular, também gostei muito.
Grande abraço!