REVIEW: Seiko Prospex Samurai SRPB53J1

Última atualização: 21/01/20.

Os relógios Seiko apelidados de “Samurai” foram inicialmente fabricados do ano de 2004 a 2008. Nove anos se passaram até que, em 2017, a Seiko anunciou uma nova geração desse modelo sob a tutela da submarca Prospex. Escrevi um Guia completo com TODOS os Seiko Samurai já lançados, confira aqui.

A análise de hoje pairará sobre o belo Seiko Prospex Samurai SRPB53J1, um legítimo integrante da segunda geração que carrega o famoso apelido por conta de suas belas arestas facetadas, de uma famosa fotografia e dos ponteiros do relógio de primeira geração que lembravam espadas katana, a afamada lâmina japonesa utilizada até bem recentemente por combatentes nipônicos,  como citado no artigo que trata dos relógios dos pilotos kamikazes – leia aqui.

Seiko Samurai SRPB53J1. Foto: seikophd.com

Este modelo é uma versão Made in Japan (detalhes aqui) e estou realmente contente por tê-lo adicionado à minha coleção. O meu exemplar é de julho de 2017 e vem exclusivamente com uma pulseira de silicone de uma maciez admirável, é muito confortável no braço e seus 22 mm de largura suportam bem a caixa de 43,8 mm do relógio, fora a coroa.

A pulseira ainda carrega um lindo fecho muito bem feito que demonstra a robustez do conjunto e o esmero do acabamento da Seiko. Ademais, um elo em aço inoxidável escovado, com as extremidades polidas e gravação da marca, expõe uma das melhores pulseiras de silicone já feitas pela Seiko. O ponto negativo fica por conta da movimentação involuntária desse elo de aço.

A confortável pulseira do Seiko Samurai SRPB53J1. Foto: seikophd.com

A caixa apresenta formas angulares agudas, o acabamento é escovado de maneira geral, com alguns detalhes polidos no centro e, apesar dos já mencionados 43,8 mm de caixa, o relógio parece ser mais compacto por conta dos recortes das extremidades que seguram a pulseira e tendem levemente para dentro do conjunto. O que me fez lembrar do Grand Seiko 6146-8000.

O acabamento do aro externo é realmente muito bonito. A Seiko modernizou bastante essa parte do relógio e o resultado é um contraste muito interessante entre o brilho do aro e o escovado da caixa, aparentando uma clara superioridade em relação a diver’s clássicos como o SKX ou o Seiko Scuba Diver’s 6309-7290 – review aqui.

Seiko Samurai SRPB53J1. Foto: seikophd.com

O decalque do bezel traz desenhos e linhas mais modernas com números angulares e de fácil visibilidade. Há um destaque em vermelho no decalque que vai do 1 ao 15 e se ajusta bem ao conjunto da peça. A coroa é protegida por duas guardas laterais como os antigos Seiko Titanium Samurai, possui ranhuras bastante funcionais, é rosqueada e extremamente fácil de ser manipulada.

Já o mostrador certamente é, juntamente com a extremidade do bezel e o design da caixa, um dos grandes atrativos deste relógio. A textura “Clous de Paris” é realmente linda, traz profundidade à peça e ar de produto bem planejado e executado. Os marcadores de horas recebem um lindo contorno cromado e pode-se passar alguns minutos reparando nos detalhes todas as vezes que usar o relógio.

Seiko Samurai SRPB53J1. Foto: seikophd.com

O ponteiro das horas foi modificado em relação à versão anterior e ganhou um formato diferente do ponteiro dos minutos, extinguindo qualquer chance de confundi-los. Já o  segundeiro chama a atenção pela ponta estendida e o acabamento em vermelho harmonizando com o decalque do aro externo. São realmente bonitos, bem acabados e revestidos da potente tinta luminescente LumiBrite da Seiko.

No mostrador ainda há a inscrição Seiko pintada na parte de cima do centro do relógio, na parte de baixo temos o logo X da série Prospex (falarei mais em breve) e a inscrição Automatic Diver’s 200m, asseverando sua aptidão para mergulhos recreativos e profissionais.

Seiko Samurai SRPB53J1. Foto: seikophd.com

O cristal é feito do conhecido e confiável cristal mineral Hardlex da Seiko, uma das melhores opções para relógios de mergulho e está posicionado um pouco abaixo do nível do bezel, o que assegura sua proteção contra impactos e riscos.

O movimento é garantido pelo confiável calibre 4R35 automático da Seiko e exibe apenas a janela da data mensal localizada às três horas, além disso ainda possui as funções de corda manual e hacking-seconds – o paralisar de todos os ponteiros quando a coroa é completamente puxada para fora.

Fundo do Seiko Samurai SRPB53J1. Foto: seikophd.com

Analisando o conjunto da obra temos um excelente relógio de mergulho produzido pela Seiko, equipado com movimento automático, por um valor inferior a US $ 500,00, o que é considerado um ótimo custo benefício.

No Brasil ele é vendido na média dos R$ 2800,00 na versão Made in Japan e R$ 2300,00 nas demais. Devo dizer que é um dos relógios que mais me trazem satisfação ao usar, é uma linda peça que, se possível, merece estar em sua coleção.

Os belos ângulos da caixa do Seiko Samurai SRPB53J1. Foto: seikophd.com

Dados técnicos:

Referência: Seiko 4R35-01V0;
Código: Seiko SRPB53J1;
Apelido: Seiko Samurai;
Tipo: Prospex Diver’s 200 m;
Calibre: 4R35 automático de 23 jewels;
Alternâncias por hora: 21.600;
Reserva de energia: 41 horas;
Resistência à água: 200 m;
Mostrador: Azul marinho com textura “clous de paris”;
Coroa: Rosqueada, localizada às 3 horas;
Caixa: 43,8 mm sem a coroa;
Bezel: Unidirecional à esquerda, 120 cliques, azul e vermelho;
Bracelete: 22 mm.

Não deixe de assinar nossas notificações por e-mail, de se inscrever em nosso canal no YouTube, curtir nosso Facebook e de nos seguir no Instagram. Forte abraço!

 

12 comentários em “REVIEW: Seiko Prospex Samurai SRPB53J1

Adicione o seu

  1. Gostei das fotos com zoom mostrando os detalhes. Tive um em 2005, ainda não vi esses novos, mas gostei demais.

    1. Olá Agenor! Não tive nenhum exemplar da primeira geração, mas posso te garantir que o padrão de qualidade é o mesmo ou melhor 👍

    1. Que bacana João! Você tem um lindo exemplar de Seiko Samurai, provavelmente o mais sóbrio e versátil de todos dessa família. Já está com outro modelo em mente?

    1. Olá Leandro! Fico feliz que tenha gostado meu amigo. O Samurai PADI é espetacular, parabéns pelo belo relógio! Forte abraço!

  2. Amigo aonde consigo comprar bracelete pra esse samurai ?loja confiável , é fácil a troca ou é melhor levar no relojoeiro? Desde já agradeço!

    1. Olá Edimar! Tudo bem?

      Esse bracelete não é fácil de ser encontrado, raramente aparece alguém vendendo e nas lojas geralmente não há dele à venda. Você tem como opções sites como eBay e Amazon ou pode tentar junto à Seiko Brasil, eles às vezes demoram um pouco para responder, mas é o local onde terá maior chance de encontrar. Outro detalhe é que você deve esperar pagar ao menos entre 400 e 500 reais por um bracelete seminovo bem conservado, se encontrar abaixo disso compre imediatamente.

      A troca da pulseira é extremamente simples, entretanto o ajuste requer conhecimento prévio e atenção, é bastante delicado e sugiro que procure um profissional realmente qualificado. Aquele “relojoeiro” trocador de baterias da esquina terá muita dificuldade de realizar o serviço e poderá ajustar incorretamente sua nova pulseira, tenha cuidado, pois os pinos que fixam os elos são compostos de suas partes e se ele perder a abraçadeira (ou colar) que fixa uma das pontas, seu relógio poderá abrir e cair algum tempo depois.

      Espero ter ajudado, abraço!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑