Última atualização: 09/07/19.
Atendendo a pedidos preparei o diagrama abaixo no intuito de facilitar o entendimento de nossos amigos que começam a se aventurar pelo universo dos relógios, acompanhe:
1. Bracelete ou pulseira: o bracelete é de metal, já a pulseira pode ser de couro, nylon, dentre outros. É a responsável por fixar o relógio ao pulso.
2. Caixa: é a estrutura do relógio, geralmente feita em aço inoxidável, titânio, ouro ou platina.
3. Bezel, catraca ou aro externo: é a estrutura rotativa ou não que acomoda o decalque.
4. Decalque: também chamado de moldura e confundido com o próprio bezel, é o interior da catraca e tem a função de auxiliar em marcações e cálculos diversos.
5. Complicação: entende-se por complicação toda função do relógio além da simples marcação das horas, minutos e segundos.
6. Cristal: é a película que reveste o relógio e recobre o mostrador, pode ser de diversos materiais como safira, cristal mineral, acrílico e outros, leia artigo detalhado aqui.
7. Marcador de horas: são as marcações incrustadas ou pintadas no mostrador que possuem a função de apontar as 12 horas existentes no relógio. Vêm em diversos formatos como numerais arábicos ou romanos, pontos, traços e etc.
8. Ponteiro de horas: responsável por marcar as horas, tem diversos formatos.
9. Encaixe ou garras: responsável por ligar a caixa do relógio à pulseira.
10. Ponteiro de minutos: responsável por marcar os minutos, tem diversos formatos.
11. Botão: tecnicamente chamado de impulsor, é um botão responsável por ativar ou paralisar funções específicas.
12. Coroa: é o botão responsável por realizar os ajustes das indicações de tempo e também é utilizado para dar corda em relógios mecânicos, caso possuam tal função.
13. Calendário: complicação responsável por exibir dados referentes ao dia da semana, do mês ou ano, a depender do caso.
14. Mostrador: é a frente do relógio e acomoda marcadores de horas, os ponteiros e indicações diversas. Tem importantíssima função estética.
15. Fundo: é a parte de trás do relógio, a “tampa traseira” e geralmente é a responsável por trazer diversas informações técnicas através de números, aprenda a ler esses números aqui.
16. Segundeiro: é o ponteiro responsável por marcar os segundos no relógio, tem diversos formatos.
17. Aro interno: também chamado de “inner bezel” esse aro pode ser rotativo ou não e desempenha inúmeras funções, a depender do modelo.