Descubra a data de fabricação do seu Seiko

Última atualização: 22/11/19.

Há uma forma simples de confirmar a data de fabricação de um relógio Seiko, existem calculadoras online que fazem esse serviço para você, contudo nem todas são confiáveis. Abaixo está um link que testei e se mostrou com índice de confiabilidade acima da média, basta digitar o número de série e o calibre do relógio que a data será calculada.

Seiko Prospex Turtle SRPC91 Save the Ocean. Foto: @seikophd.

Se estiver com dificuldade para encontrar o número de série ou o calibre do seu relógio, leia aqui nosso Guia que explica detalhadamente o tema. Às vezes podem ocorrer pequenos erros nessa calculadora, mas no geral é bastante precisa. Faça o teste e em caso de dúvida utilize o campo de contato abaixo.

Seiko 6106-8030 Sea Lion. Foto: thewatchspotblog.com

Acesse a calculadora AQUI.

Encontrou o que buscava? Não deixe de assinar nossas notificações por e-mail, de se inscrever em nosso canal no YouTube, curtir nosso Facebook e de nos seguir no Instagram. Forte abraço!

 

46 comentários em “Descubra a data de fabricação do seu Seiko

Adicione o seu

  1. Se possível identifique o ano de fabricação de meu Seiko 5, seguem os números que constam na caixa do relógio: 113523 e 70098210, Grato.

    1. Olá Francisco!

      Seu relógio foi fabricado em janeiro de 1981 ou janeiro de 1991, precisaria ver a máquina para te dar certeza. O movimento 7009 é bastante confiável, escrevi um artigo da série Calibres sobre ele, leia aqui.

      Um abraço!

  2. Boa noite poderia calcular esse 1400-5440 (R) ,por favor..Obrigada

    1. Boa noite Sayonara!
      O calibre 1400A foi lançado no ano de 1950 e se destinava especialmente aos relógios femininos, contudo preciso do número de série para lhe responder com mais exatidão. Dê uma lida neste guia caso tenha alguma dúvida quanto ao número de série.
      Um abraço!

  3. …parabéns pelo seu trabalho de pesquisa…tenho dois seikos 1) Seiko “cinco” adquirido por volta de 1970, número 001886; 6119-8163. 2) Seiko “cinco” adquirido no Paraguai por volta de 1985, número 8N4033. 7009-3140A. Ambos automáticos, funcionando perfeitamente, sendo que o 1 usei por cerca de 15 anos e tomava banho de mar com ele. Depois vieram os quartz. Gostaria de saber a certidão de nascimento de ambos…mas o relógio é realmente uma coisa curiosa que marca a vida da gente ao longo dos anos…em 1953 meu pai me disse tá na hora de vc ter um relógio que preste… e entrou numa relojoaria na av São João em SP que só tinha ómega…e eu escolhi um CYMA à corda que me acompanhou até 1970 quando comprei um Seiko Automático que foi até 1985…hoje tenho um coleção de 12 relógios de pulso…e uns tres relógios de bolso, inclusive um Patek Phelippe 1870 todo em ouro…mas fiquei admirado da sua paciência em estudar e pesquisar a SEIKO DESDE 1881…e aprendi muita coisa…mas ainda tenho muitas coisas a aprender…tenho 84 anos engenheiro de profissão poli usp 1960 e fazendeiro de ocasião e resido em Taubáté-sp…muito obrigado…e que Deus o ilumine e felicidades para toda sua família… e o CYMA deu corda funciona direitinho… tchau …e um grande abraço… nadil 03.05.2019 22h

    1. Prezado Senhor José Nadil!

      Primeiramente quero lhe agradecer por compartilhar essa linda história que perdura por mais de 84 anos e um pouco de seu amor pelos relógios.

      O relógio 1 foi fabricado em outubro de 1970 ou 1980, se ele foi comprado pouco após 1970, então certamente faz parte da primeira linha de produção do cal. 6119A. Posteriormente a Seiko lançou 6119B e 6119C. Não sei se já abriu seu relógio, mas o 6119A é facilmente identificável pela presença de dois parafusos que seguram o rotor. Os calibres 6119B e 6119C fixam o rotor apenas com um parafuso central mais grosso.

      O relógio 2 foi fabricado em novembro de 1978 ou 1988, escrevi há algum tempo um artigo sobre o calibre 7009, leia aqui.

      Esses relógios ainda funcionam mesmo após esse longo período de uso no mar?

      Que bela história o senhor narrou, então a paixão pelos relógios foi herdada de seu pai que lhe presenteou com esse CYMA, ainda em pleno funcionamento! Não poderia ser melhor.

      Espero que seus descendentes perpetuem o legado, assim como espero que meu garoto, prestes a completar seu segundo aninho de vida, faça o mesmo!

      Ótimo ler seu relato meu amigo! Felicidades, agradeço toda a gentileza e volte a nos brindar com mais participações.

      Algum dia gostaria de ver fotos desse histórico CYMA e do PP de ouro, o calibre deve ser uma obra de arte.

      Forte abraço!

  4. Ramon… obrigado pela atenção…mas não domino muito bem esse negócio de enviar fotos…o ideal seria através do whatsap 12 996170135 onde já tenho algumas fotos no meu celular…daí eu mando as fotos do PP…que inclusive vc pode até me ajudar…eu quero vender esse PP de número 93942…na lata da tampa tem outro número 216094…PATEK PHILIPPE & Cie Genéve …Diametro do relógio 55 mm…diametro do mostrador de porcelana 50 mm…o ourives avaliou em peso de ouro…mas disse o valor dessa maquina não está no ouro mas na idade falando em colecionador… veio parar em minhas mãos através de herança de familiares…mas acontece que estou com 84 anos…e vc já viu né companheiro…um abraço

    1. Deve ser um lindíssimo relógio meu amigo, todavia já foge da minha alçada, pois apesar de admirar e ler a respeito de alguns outros relógios e marcas, meus estudos estão centrados nos Seiko. Quanto ao valor realmente seria um desperdício ENORME vendê-lo apenas pelo peso do ouro, seu valor está na marca, na conservação, na história e certamente na idade. Para começar você pode solicitar uma avaliação da Caixa Econômica Federal nas agências de penhor, eles dão um valor abaixo do mercado, mas deve ser algo mais fidedigno que o simples valor do ouro. Depois conte se conseguiu. Forte abraço!

  5. Bom dia ! Estou tentando descobrir a idade de um relógio, que foi de meu pai. Infelizmente ele faleceu ano passado, e me foi dado como recordação. Usei a calculadora, e apontou que ele tem a fabricação de 1978, ou 1988. Acredito que seja da década de 70. Porém, ao terminar o teste na calculadora, aparece uma inscrição para conferir a grafia em sua caixa. Está escrito water proof (separado), e diz que também pode ser anterior a 1969. As incrições de sua caixa são 6119 8090, e a série 872167. Será que vocês conseguiriam me ajudar a descobrir a data mais específica?
    Sinceramente, não desejo saber se há algum valor, mas sim, de me apegar a ele por sua idade, pois provavelmente ele o comprou durante minha infância, ou até mesmo antes dela, e isso não tem preço para mim. Agradeço desde já

    1. Boa tarde Fernando!

      Meus sentimentos pela perda do seu pai, também perdi os meus e sei que não é fácil.

      Observei que a calculador está com um erro quanto ao calibre 6119, ela fala que ele começou a ser fabricado em 1970, quando na verdade nesse ano saiu a terceira versão, o 6119C.

      O cal. 6119A (falarei dele em breve) começou a ser fabricado em 1967 e no ano seguinte saiu a versão 6119B.

      Se seu relógio é “water proof” então certamente é o modelo de 1968. Escrevi um artigo sobre as diferenças de Water Proof, Water Resist e Resitant, leia aqui.

      Observe a máquina se conseguir abrir ou leve a um relojoeiro de confiança, deve estar gravado 6119A ou 6119B.

      Parabéns, seu pai deixou uma relíquia para você. Cuide bem e ficará para seus filhos e netos.

      Forte abraço!

  6. Obrigado Ramon ! Fiquei muito feliz…esse relógio é mais velho que eu mesmo. Agradeço muito a explanação, e vou procurar sobra a postagem que você fez para saber mais sobre eles. Um forte abraço !

  7. E tenho um Seiko 5 Sports Calibre 7S36, Aprendi gostar de relógio com meu pai. Adoro relógios.

    1. Boa tarde Cláudio!

      Preciso de mais informações como o artigo acima explica, me envie a referência do calibre e o código da caixa, ambos estão no fundo do seu relógio, caso tenha dificuldades de localizá-los acesse este artigo ou leia nosso Guia para informações completas.

      Abraço!

  8. Olá Ramon, comprei o meu Seiko na Sexta-Feira (07/02/2020), fiz o cálculo e a fabricação foi em Agosto de 2012. Pelo jeito o relógio ficou alguns anos na prateleira da relojoaria kkk, pelo visto não vendem muitos relógios Seiko na minha região. Um grande abraço.

    1. Olá Carlos!

      É difícil precisar meu amigo, mas um relógio fabricado em 2012 não estará disponível na loja logo em seguida, o caminho pode ser longo até chegar a um revendedor no Brasil, ainda mais no interior. Além disso temos que ver a quantidade disponibilizada, o tempo que ficou em estoque antes de ser distribuído no Brasil, são muitos os fatores, além de ter ficado, talvez, uns dois ou três anos na loja, mas não se preocupe, um mecanismo automático desse deve alcançar, no mínimo, seu netos rsss

      Abraço!

      1. Ok Ramon, particularmente eu acho mais bonito o emblema antigo 5 sports, ao invés do novo emblema virado sem a nomenclatura sports. A princípio a ideia é comprar alguns relógios no decorrer da vida para deixar para os netos mesmo rss, juntamente com algumas canetas kkk. Bom saber que a Seiko poderá me proporcionar esse feito, um grande abraço meu amigo.

      2. Com toda certeza Carlos!
        Os relógios ficarão de lembrança e daqui a cem anos seus netos olharão para eles com saudosismo. De alguma forma acredito que todos nós esperamos por algo assim.
        Abraço meu amigo!

  9. Olá Ramon! A Calculadora deu erro, mas fiquei curioso sobre o meu relógio, vc consegue identificar?
    401705 3020/7009
    Muito obrigado!

  10. Bom dia, admirado com a riqueza de informações e confiabilidade seu post, tenho um seiko 5 e gostaria de saber o ano dele 7009-3070 Tem um F DENTRO DE UM QUADRADO e 572094 embaixo dessa sequência tem MS e um raio parece water resistant e stainless steel abraço

    1. Bom dia Álvaro!
      Obrigado meu amigo, fico feliz que tenha gostado do Seiko PhD e volte mais vezes.
      Seu relógio foi fabricado em julho de 1985 ou julho de 1995 uma vez que relógios com esse calibre foram fabricados de 1977 a dezembro de 1995 em apenas uma versão, a 7009A. Clique aqui para ler mais sobre seu calibre e caso queira compreender todas as informações gravadas no fundo do seu relógio acesso nosso Guia específico aqui.
      Forte abraço!

  11. Que legal! Assim conheci a data de fabricação dos meus quatro seikos aqui. Valeu mesmo.

    1. Parabéns Jayme!

      Esse calibre carrega fama de durabilidade e boa precisão, entretanto o 6119 começou a ser fabricado em janeiro de 1967, desta forma talvez seu relógio seja de 1971.

      Abraço!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑