Relógio automático parado pode estragar? Qual a solução?

Relógios mecânicos, sejam eles automáticos ou de corda manual, são peças extremamente complexas e em muitos pontos delicadas, exigindo certos cuidados na hora do manuseio. Daí surgem inúmeras dúvidas, dentre elas se é ruim deixar um relógio mecânico parado por muito tempo ou por quanto tempo um relógio desse pode ficar guardado sem sofrer danos?

Um relógio mecânico funciona, basicamente, conforme a mola principal vai se desenrolando e movimentando todas as engrenagens e sistemas que compõem o maquinário. Ao desenrolar-se completamente o relógio simplesmente para, necessitando de ajuste e corda para ser utilizado novamente. Tratamos dos relógios mecânicos de forma bem completa aqui. Assista ao conteúdo deste artigo no vídeo abaixo.

Encerrada a rápida explanação, quero esclarecer que não é ruim deixar seu relógio mecânico parar. Relógios automáticos ou manuais ficam perfeitamente seguros quando parados e podem permanecer assim por longos períodos sem qualquer problema. Na verdade, muitos deles ficam em vitrines por meses a fio até que, um belo dia, o vendedor o pegue, dê uma chacoalhada ou corda e a “mágica” do movimento volta a acontecer naturalmente.

Outra situação bastante comum ocorre com colecionadores que possuem grande quantidade de relógios, o que torna impossível manter todos em pleno funcionamento. Então, eles ficarão mais parados que trabalhando, com toda certeza, e não há qualquer malefício nisso, pelo contrário, uma máquina parada está protegida dos atritos e desgastes comuns do uso. Partes importantes do calibre, como os rubis, paletes e “cabelo” repousam durante esse período e prolongam a vida do mecanismo.

Seiko Black/Orange Monster x Seiko Orange Monster. Foto: arquivo @SeikoPhD.

Alguns especialistas aconselham dar corda no relógio ao menos uma vez por mês para evitar que os óleos que lubrificam as partes móveis se assentem por força gravitacional. Essa é uma atitude coerente, contudo não haverá qualquer dano imediato se você esquecer seu relógio parado por dois ou três meses. Como disse acima, muitos ficam meses estagnados em lojas, ademais, os calibres Seiko são extremamente robustos e há registro de modelos esquecidos por mais de dez anos (!) que voltaram a funcionar com um leve balançar – embora, definitivamente, o recomendado seja seguir a cartilha de manutenção preventiva do seu relógio.

Afinal, por quanto tempo um relógio mecânico pode ficar guardado sem sofrer danos? A verdade é que não há uma resposta exata aqui, eu diria que se você armazenar seu Seiko em um local de temperaturas amenas, seco, longe de grande circulação de poeira, utilizá-lo ao menos um dia a cada dois meses (o que é realmente pouco) e fizer as manutenções recomendadas pelo manual, ele manterá suas propriedades de lubrificação e funcionará com vigor por décadas.

Seiko Sportsmatic 6619-8110 “Dolphin” de 1966. Foto: catawiki.com

POR QUE ALGUNS PREFEREM DEIXAR O RELÓGIO SEMPRE FUNCIONANDO?

Manter o seu relógio mecânico em funcionamento assegurará maior precisão, pois o torque mais elevado é aplicado exatamente quando a mola principal está completamente enrolada e, como resultado, o relógio funciona com mais exatidão (falarei mais desse assunto em breve).

O segundo argumento diz respeito à praticidade, pois calibres com várias complicações demandam muito tempo para serem ajustados. Pense na vida corrida que levamos e como às vezes deixamos de usar aquele relógio de complicação básica, como calendário duplo, simplesmente por não conseguirmos ajustar no momento em que precisamos. Agora imagine relógios com calendário perpétuo, calendário anual, indicador de fases da lua, dentre outros. Leva muito mais tempo apenas pelo grande número de etapas que você precisa percorrer para configurar todas as complicações.

Grand Seiko SBGC201G GMT Cronógrafo. Foto: divulgação Seiko.

Sem mencionar que, às vezes, você precisará utilizar ferramentas específicas para operar pequenos empurradores responsáveis pelos ajustes, ou ainda estar atento a certos horários, pois algumas funções exigem horários pré-definidos para serem reguladas. Verdadeiramente pode-se gastar vários minutos configurando uma peça assim e essa pode ser a diferença entre apreciar seu belo relógio mecânico altamente complicado ou se irritar com essas questões e acabar pegando um prático Seiko a quartzo para sair.

Existem duas soluções, uma paliativa e outra mais definitiva, para esse problema. A primeira é dar corda total no relógio de tempo em tempo, dependendo da reserva de marcha do seu calibre. Sendo um calibre com reserva de energia superior a 48 horas a corda pode ser de dois em dois dias, menos que isso precisaria ser praticamente diária. A segunda e mais indicada para relógios de grandes complicações ou para aqueles que querem seu relógio sempre funcionando, é a compra de um enrolador de relógio automático. Existem opções no mercado a partir dos duzentos e poucos reais, vale a pesquisa.

Enrolador unitário de relógio automático. Foto: dhgate.com

Enroladores automáticos existem nas mais variadas formas, desde alguns bem pequenos para apenas um relógio, até verdadeiros armários e cofres luxuosos que comportam dezenas de peças, vai da sua necessidade e do seu bolso. Você tem o costume de deixar seu relógio parado por quanto tempo? Já houve algum incidente?

Compartilhe esta publicação com seus amigos e ajude a difundir a horologia. Assine também nossas notificações por e-mail, inscreva-se em nosso canal no YouTube, junte-se a nós no Facebook e nos acompanhe no Instagram. Forte abraço!

Móvel enrolador de relógios automáticos. Foto: jetsetmag.com

16 comentários em “Relógio automático parado pode estragar? Qual a solução?

Adicione o seu

  1. …o Sr. Ramon é genial com suas publicações notáveis…conhece tudo de Seiko…e é atencioso com todo mundo…só merece elogios

    1. Como sempre muito gentil em seus comentários Sr. José Nadil. Muito obrigado meu amigo, espero algum dia merecer tais palavras. Forte abraço!

  2. Mais um excelente artigo, esclarece tecnicamente e auxilia na prática os cuidados que devemos ter. Mais uma vez parabéns Ramon!

  3. O serviço de colocar óleo no maquinário costuma sair por quanto, saberiam informar ? e se poderem sugerir um local de confiança no Rio, ficaria ainda mais grato

    1. Olá Vitor Fernando!

      Os valores são muito variados, o Brasil é grande demais, porém no caso de uma revisão completa normalmente varia entre uns R$ 150,00 e R$ 350,00 para relógios tidos como medianos a básicos, para modelos mais complexos esse valor sobe bastante.

      Infelizmente desconheço relojoeiros no Rio, mas caso queira alguém de confiança o Gelson Filgueiras recebe relógios do país inteiro, entre em contato com ele.

      Abraço!

  4. Olá Sr. Ramon, meu primeiro comentário no Seiko PhD e é uma grande honra poder participar. Se eu resolvo deixar meu Frankenmonster SKZ245 o tempo todo funcionando isso poderia abreviar em quanto a necessidade de uma manutenção preventiva?

    1. Olá Ricardo Herrera! Tudo bem? Seja muito bem-vindo ao Seiko PhD.

      Veja, seu relógio é relativamente novo e o calibre 7S36 possui uma ótima durabilidade, então pode ter certeza de que nada será abreviado inicialmente.

      Relógios Seiko foram feitos para serem usados mesmo, a questão de conservação e alguma abreviação de revisão ocorrerá em casos muitos específicos ou após um longo período de uso. Um relógio usado continuamente durante 50 anos, mas que foi bem cuidado, armazenado e andou com as revisões em dia sofrerá pouco desgaste, não se preocupe com isso.

      Use seu relógio e descanse, é um lindo modelo.

      Forte abraço meu amigo, é um prazer tê-lo por aqui e volte mais vezes.

      1. Ahhhh, como dizem o senhor realmente é muito gentil e atencioso. Até em live do gmt-3 o senhor é muito bem lembrado, rs, por seus conhecimentos. É então, fico apenas preocupado se estiver usando ele o tempo inteiro estarei comprometendo os componentes, mas, como sou muito cuidadoso e costumo respeitar prazos de revisão, então posso ficar tranquilo com suas orientações. Grande abraço para o senhor e muito obrigado pela atenção

  5. Oi
    Bom dia
    Na verdade queria uma ajuda.
    Tenho um relógio Seiko automático 7926AU/1 deixei algum tempo parado dei a corda manual ele trabalhou normal mas fica parando e funcionando quando vou vê a hora ela está atrasado por conta de ficar parando e funcionando.
    O que devo fazer?

    1. Boa noite Aline! Tudo bem?
      Preciso saber o que está gravado na tampa traseira do seu relógio para definir qual é o modelo.

  6. Ramon ! Tudo Bem ?
    Comprei um seiko turtle king manta ray.
    E eu queria saber sobre o calibre 4R36 que no mostrador vem com mais algumas letras e números.
    O que poderia ser este :
    4R36 O8N4 R5 2

    Agradeço a atenção !

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: