A história completa da Seiko!

Última atualização: 08/04/20.

Este artigo tem por objetivo trazer a maior e mais detalhada história da Seiko disponível em toda a web. Hoje acredito termos alcançado esta meta, contudo as atualizações continuarão periodicamente. Pegue aquela bebida gelada e vamos começar a viagem pelos quase 140 anos da marca!

Kintaro Hattori, o fundador da Seiko.

1881 – A história da Seiko teve início no ano de 1881 quando um empresário de 22 anos, Kintaro Hattori, abriu uma pequena loja no centro de Tóquio com o objetivo de vender e reparar relógios importados.

Seikosha Timekeeper. Foto: museum.seiko.co.jp

1892 – Ao longo da década de 1890 o sucesso dos negócios de relógio de parede da Seikosha aumentou e Kintaro procurou ampliar o alcance de seus produtos, então, fundou a primeira fábrica “Seikosha” (“casa da precisão” em japonês) no intuito de produzir relógios de parede.

Movimento do Seikosha Timekeeper. Foto: museum.seiko.co.jp

1895 – Três anos depois ele criou seu primeiro relógio de bolso, o Seikosha Timekeeper. Foi um passo vital sem o qual o futuro da Seiko teria sido muito diferente do que vemos hoje, pois este modelo abriu o caminho para o primeiro relógio de pulso do Japão.

Seikosha Laurel 1913, o primeiro relógio de pulso feito no Japão. Foto: museum.seiko.co.jp

1913 – No início da Era Taisho (período compreendido entre 1912 a 1926) os relógios de bolso ainda eram muito populares e havia apenas alguns relógios de pulso importados para o Japão. Kintaro, no entanto, estava determinado a permanecer “um passo à frente” e embarcou na árdua tarefa de criar o primeiro relógio de pulso do Japão. Em 1913 ele conseguiu e o Laurel foi produzido. Nos primeiros dias a empresa conseguiu fabricar apenas de 30 a 50 relógios por dia, era algo novo e desafiador para todos.

Seiko 1924, o primeiro a estampar a marca. Foto: Foto: museum.seiko.co.jp

1924 – É produzido o primeiro relógio nominalmente Seiko!

Em 1923 um enorme terremoto atingiu a região de Kanto e ocasionou um incêndio na sede e na fábrica da Seikosha – fenômeno que ficou conhecido como “Great Kanto Earthquake“.

Tudo precisou ser refeito e logo após o terremoto a empresa criou um relógio totalmente novo que foi colocado à venda já em dezembro de 1923. Ele foi o primeiro a usar o nome Seiko, apresentando ao mundo a marca que mais tarde se tornaria sinônimo de precisão, inovação e refinamento.

Seikosha Railroad. Foto: museum.seiko.co.jp

1929 – À medida que sua rede ferroviária se expandia, a Japan National Railways designou a Seiko como seu fornecedor oficial. Os motoristas de trem costumavam fazer recortes de madeira em seus consoles, onde o relógio de bolso aprovado se sentaria em linha de visão enquanto dirigiam seus trens.

Wako Clock Tower. Foto: wako.co.jp

1932 – Construído “The Wako Clock Tower”, símbolo da região de Ginza, Tóquio, que durante alguns anos foi um renomado centro de vendas de relógios e jóias, hoje abriga a Seiko Holdings Corporation. A torre do relógio atual permanece sendo a de 1932. O prédio adota um estilo chamado neo-renascimento.

Seikosha “kamikaze”. Foto: watchuseek.com

1941 a 1945 – No esforço de guerra a Seiko fornece relógios para a Marinha Imperial Japonesa, como tratei no artigo O relógio Seiko usado pelos pilotos kamikazes na Segunda Guerra Mundial.

Seiko Super 1950. Foto: museum.seiko.co.jp

1950 – Lançado o primeiro relógio com ponteiro central de segundos gravado com a marca Seiko em seu mostrador. Os anteriores tinham um pequeno ponteiro próximo às 6 horas que marcava os segundos. Significou um salto, um calibre completamente refeito e uma tendência para as próximas décadas.

1953 – Em 28 de agosto de 1953 o Japão entrou na era da televisão comercial e emitiu sua primeira propaganda de TV. Precisamente às 19 horas, a Seiko tornou-se o primeiro anunciante de TV. A estação era Nihon TV, ou NTV como é conhecida agora, e o comercial promoveu um despertador Seiko. Para ser mais preciso a marca exibida foi a Seikosha.

Seiko Marvel 1956. Foto: museum.seiko.co.jp

1956 – Seiko começa a usar o sistema “Diashock“, um dispositivo de resistência a impactos.

Quando um relógio fica sujeito a choque, como ao cair contra um piso duro, o componente que provavelmente será danificado é o balance-staff pivot, que é o eixo de rotação da roda do balanço. Mesmo em comparação com outras partes do movimento, essa parte é extremamente fina, delicada, tendo apenas entre 0,07 e 0,08 mm de diâmetro, ou aproximadamente o mesmo que um fio de cabelo humano.

A proteção contra choque é, portanto, crucial e a solução da Seiko foi criar o Diashock, um dispositivo que absorve impacto em uma das partes mais vulneráveis do relógio mecânico. O Diashock também reduz o atrito para garantir a amplitude ideal da roda do balanço. Essa tecnologia é usada até hoje.

Seiko Gyro Marvel 1959. Foto: classicseiko.com

1959 – Gyro Marvel

Este é o primeiro relógio auto-enrolador equipado com o sistema próprio da Seiko de “alavanca mágica“. A alavanca mágica é um inovador mecanismo auto-enrolador que utiliza o simples “sistema de garra leve” de forma eficiente para transmitir a potência do peso oscilante em ambas as direções e movimentar o relógio.

As alavancas mágicas ainda são usadas nos relógios automáticos de Seiko. Este mecanismo de baixo custo com excelente qualidade de enrolamento dominou instantaneamente o mercado mundial, iniciando a popularização dos relógios automáticos.

Primeiro Grand Seiko. Foto: museum.seiko.co.jp

1960 – Foi produzido o primeiro modelo Grand Seiko.

Do alto das montanhas de Nagano, no centro do Japão, uma pequena equipe de relojoeiros mais experientes da Seiko foi encarregada de fazer o melhor relógio de que eram capazes. O Grand Seiko representaria o pináculo da excelência da Seiko em relojoaria mecânica e para fornecer mais precisão, legibilidade e durabilidade do que qualquer outro relógio.

King Seiko 1961. Foto: museum.seiko.co.jp

1961 – Lançamento do primeiro King Seiko.

Uma evolução do Seiko Chrono, mais fino e de melhor desempenho que o Seiko Marvel, o King Seiko foi lançado com padrões de inspeção semelhantes ou superiores aos melhores relógios suíços da época.

Seiko Sportsmatic 5 1963. Foto: campanha publicitária da Seiko.

1963 – É apresentada a submarca Seiko 5 visando atingir especialmente o público mais jovem da época.  O lançamento foi um grande sucesso dentro e fora do Japão, sendo a linha Seiko 5 apontada como a grande responsável pelo domínio global da Seiko no mercado de relógios mecânicos até os dias atuais. Leia a história dos relógios Seiko 5.

Seiko 6217-7000 Edição Especial “Olympic World Time” de 1964. Foto: cdn.shopify.com

1964 – No dia da abertura dos Jogos Olímpicos de Tóquio a Seiko estava pronta com 1.278 dispositivos de temporização construídos especificamente para o evento. Os cronômetros criados para atletismo foram testados pelo Sr. Paulen, mais tarde presidente da IAAF  – a mais importante organização de atletismo do mundo. Após horas de teste, dois cronômetros registraram menos de 1/10 de segundo de diferença.

Essa extrema precisão foi graças a uma nova caminha em forma de coração no balanço dos aparelhos, um novo nível de precisão acabara de ser alcançado.

Seiko Crown Chronograph 1964. Foto: pinterest.com/jamescdunn/

1964 – Seiko introduz o primeiro relógio de pulso do Japão equipado com um cronógrafo.

Lançado em 1964, no ano dos Jogos Olímpicos de Tóquio, seu funcionamento suave e a grande durabilidade do calibre 5719 (corda manual) tornaram-se marcas registradas até os dias atuais. Esse relógio preparou o caminho para o primeiro cronógrafo automático do mundo lançado em 1969 pela Seiko – leia a história completa aqui.

Seiko 6217-8000 62MAS de 1965. Foto: watchtime.com

1965 – Seiko produz o primeiro relógio de mergulho japonês.

Os relógios de mergulho estão entre os mais procurados pelos colecionadores e amantes da relojoaria. O primeiro relógio de mergulho fabricado no Japão era impermeável a uma profundidade de 150 metros e foi lançado pela Seiko em 1965. A coroa sinuosa foi projetada com uma estrutura de embalagem dupla para suportar a alta pressão da água. O relógio foi desenhado para ser usado na 8ª Expedição Japonesa de Pesquisa na Antártida. O mecanismo se mostrou bastante preciso, resistente à pressão da água e ao rigoroso clima dessa região do planeta, sucesso absoluto. Falei a respeito do calibre que equipa esse relógio.

Seiko 6139 SpeedTimer Cronógrafo Automático. Foto: seikowatches.com

1969 – Introdução do calibre 6139, o primeiro relógio cronógrafo automático do mundo equipado com embreagem vertical e roda de coluna.

Como primeiro cronógrafo automático do mundo com uma “alavanca mágica”, roda de coluna e embreagem vertical, esse calibre foi um marco na jornada da Seiko em direção à preeminência da tecnologia dos cronógrafos. A série 6139 é um grande sucesso e marcou época com diversas aparições no cinema, era comum estar no pulso do astro Bruce Lee e esteve no espaço com o Coronel William Pogue, assuntos para outros artigos.

Seiko Astron 1969. Foto: seikowatches.com

1969 – Ainda neste ano a Seiko lança o primeiro relógio a quartzo do mundo.

O Seiko Quartz Astron foi apresentado em Tóquio em 25 de dezembro de 1969. O relógio apresentou desempenho inigualável. A precisão era absoluta, oscilava no máximo 5 segundos por mês, 100 vezes mais preciso do que qualquer outro relógio da época, e funcionava continuamente por um ano, ou 250 vezes mais do que a maioria dos relógios mecânicos. A revolução do quartzo havia começado. Leia nosso artigo sobre o movimento a quartzo.

Seiko Kakume 6138-0030. Foto: wristsushi.proboards.com

1970 – Introdução do calibre 6138 pela Seiko, o primeiro cronógrafo automático do mundo, de dois registros, totalmente integrado com uma roda de coluna e embreagem vertical.

Esse calibre representou um enorme avanço para a época e de tamanha importância que três décadas após seu lançamento, no ano 2000, a Rolex usou uma variação dessa máquina para equipar o belo Rolex Daytona. Essa tecnologia deixou para trás grandes fabricantes suíças como como Zenith e Heuer que disputavam com a Seiko a dianteira da novidade do cronógrafo automático. Leia sua história completa aqui.

Seiko Quartz cal. 0614 de 1973. Foto: esquiremag.ph

1973 – Primeiro relógio do mundo a quartzo com tela de seis dígitos em LCD, calibre 0614.

Este relógio totalmente eletrônico usou o primeiro display de cristal líquido de seis dígitos do mundo para indicar o tempo. Capaz de exibir continuamente a hora, os minutos e os segundos em uma tela de cristal líquido, este relógio digital inovador atraiu grande atenção quando foi comercializado pela primeira vez em outubro de 1973. O LCD desenvolvido internamente era de longa duração (50.000 horas) e tinha bom contraste. Uma lâmpada forneceu iluminação suficiente para tornar os números na tela fáceis de serem lidos mesmo no escuro.

Seiko 0634-5001 de 1975. Foto: gizmondo.com

1975 – Em 1975, a Seiko lançou o primeiro relógio digital à quartzo do mundo com um cronógrafo, o 0634. Poderia gravar o tempo para 1/10 de segundo e teve uma função de tempo retroativo. Também incorporou uma luz interna para ser utilizado no escuro. Tornou-se um grande sucesso e criou o mercado de relógios digitais de alta funcionalidade.

Seiko Professional Diver’s 600m de 1975. Foto: seikowatches.com

1975 – Um dia, em 1968, os engenheiros da Seiko receberam uma carta de um mergulhador profissional da Prefeitura de Hiroshima. A carta chocou os engenheiros da Seiko com sua descrição vívida das tensões vividas por mergulhadores profissionais de saturação que chegavam a profundidades de 350 metros. A Seiko assumiu o desafio de ajudar esse mergulhadores e após sete anos de pesquisas foi criado o Seiko Professional Diver’s 600m, o primeiro relógio de mergulho do mundo com caixa de titânio. Contendo uma junta impermeável ao gás hélio (entenda um pouco mais aqui), legível em grandes profundidades e com uma caixa de titânio. Estabeleceu um novo padrão para relógios de mergulho.

Seiko Turtle 6306-700x. Foto: adventuresinamateurwatchfettling.com

1976 – Lançados os primeiros modelos que ficaram conhecidos como Seiko Turtle (veja o Guia Completo aqui) sob as referências 6309-7040/9 e sua versão JDM 6306-700x.

Seiko Solar 4826-9000, o primeiro com essa tecnologia. Foto: aucfree.com

1977 – Seiko lança seu primeiro relógio com tecnologia solar.

O Seiko Solar Quartz 4826-9000 representou mais um passo da empresa em direção ao aperfeiçoamento da tecnologia dos relógios a quartzo. Nesse modelo uma célula fotoelétrica localizada sob o mostrador capta a luz e a transforma em energia elétrica, armazenando em uma bateria recarregável. Uma tecnologia mais limpa e que gera menos resíduos, já que não há a substituição quase anual de baterias como em um relógios comuns a quartzo. Leia artigo completo aqui.

Seiko LCD TV watch. Foto: museum.seiko.co.jp

1982 – Seiko produz o primeiro relógio do mundo com TV acoplada.

O primeiro relógio do mundo projetado com um sintonizador e fone de ouvido para assistir TV a qualquer momento ou lugar. Também equipado com um rádio FM, juntamente com todas as funções de um relógio padrão como alarme, cronógrafo e calendário. Outro verdadeiro marco na história da relojoaria que ainda hoje detém o record mundial de menor TV já fabricada.

Seiko Speedmaster Giugiaro. Foto: museum.seiko.co.jp

1983 – O domínio da tecnologia de quartzo pela Seiko e da relojoaria mecânica de cronógrafo uniram-se para criação do primeiro cronógrafo analógico a quartzo do mundo. Ele mediu o tempo decorrido para 5/100 de segundos e ofereceu capacidade de tempo dividido e um taquímetro. Foi desenhado pelo célebre designer de automóveis italiano Giorgetto Giugiaro.

Mais tarde este relógio ganhou ainda mais fama ao aparecer no filme Alien. Veja um guia dos apelidos Seiko aqui.

Seiko M516-4009 Voice Note. Foto: pinterest.com/hedgehogdilema

1983 – O primeiro relógio com gravação de voz do mundo, o Seiko Voice note.

Desde 1973, quando introduziu o primeiro relógio de quartzo com LCD de seis dígitos do mundo, a Seiko desenvolveu dispositivos inteligentes “vestíveis”.

O Seiko M516-4009 foi utilizado por alguns dos protagonistas do clássico Ghostbusters. Foto: hiconsumption.com

“Voice Note” é o primeiro relógio do mundo equipado com uma função de gravação de voz. O som gravado por até 8 segundos pode ser reproduzido como nota de voz. Ele também reproduz um toque de voz no horário ajustado previamente.

Seiko UC 2000. Foto: inexhibit.com

1984 – Introdução do primeiro relógio do mundo com funções de computador, o UC-2000.

Depois de apresentar o primeiro relógio com TV do mundo, a Seiko introduziu um computador de pulso que guardava dados. Foi o primeiro de seu tipo. Possui memória de até 2.000 caracteres e pode armazenar números de telefones e endereços, bem como um diário e agendamento por até um mês. O computador de pulso Seiko marcou o início da idade dos dispositivos de informação portáteis.

Seiko Professional diver’s 1000m. Foto: seikowatches.com

1986 – O primeiro relógio de mergulho do mundo com resistência a 1000m em um estojo de cerâmica!

O Diver’s 1000m foi o primeiro relógio a usar material cerâmico para a camada externa da caixa. A caixa era de titânio super leve, resistente à corrosão e foi construída de uma única peça de titânio, caixa inteiriça, o que fez com que este relógio suportasse a profundidades desejada.

1987 – Seiko atua como cronômetro oficial no campeonato mundial de atletismo da IAAF em Roma, na Itália.

Seiko A.G.S. cal 7M22. Foto: seikowatches.com

1988 – Introdução do primeiro relógio “A.G.S.” do mundo utilizando calibre 7M22  – mais tarde renomeado como Seiko Kinetic!

A partir do momento em que o relógio de quartzo nasceu, a Seiko se esforçou para criar tecnologias “sem bateria”. Em 1977 a Seiko introduziu o relógio de energia solar e, em 1986, um relógio de quartzo com sistema de geração de energia por enrolamento à mão. Já em 1988 veio o grande avanço, Seiko KINETIC, um relógio com um peso oscilante que converteu o movimento do usuário em eletricidade e, desse modo, impulsionou o movimento a quartzo.

Seiko Scubamaster M726. Foto: seikowatches.com

1990 – Introdução do primeiro relógio de mergulho computadorizado do mundo, o “Scubamaster” cal. M726.

O domínio da relojoaria eletrônica da Seiko e a longa experiência em relógios de mergulho permitiram a criação do SCUBA MASTER, que estava equipado com um sensor de água, sensor de profundidade, mostrava tempo decorrido e profundidade atingida no mergulho, informações vitais para profissionais e entusiastas.

1991 – Seiko atua como Temporizador Oficial no 3º Campeonato Mundial de Atletismo da IAAF em Tóquio, Japão.

1992 – Seiko foi selecionada para aferir o tempo nos Jogos Olímpicos na Europa pela primeira vez. Uma equipe de mais de 300 engenheiros e especialistas em timing atuaram no evento.

1993 – Seiko serve como timer oficial no 4º Campeonato Mundial de Atletismo da IAAF em Stuttgart, Alemanha

Seiko 8F56-0050 Calendário Perpétuo. Foto: catawiki.com

1998 – Depois de criar as tecnologias “sem bateria” Solar e Kinetic, os desenvolvedores da Seiko focaram em relógios que ofereciam a melhor operação. O relógio PERPETUAL CALENDAR tem uma precisão de 20 segundos ao ano, duração da bateria até 10 anos e um “calendário perpétuo” correto até 28 de fevereiro de 2100. Seu motor ultra-sônico entregou uma mudança de data precisa e imediata.

Seiko Thermic. Foto: rakuten.com

1998 – No mesmo a Seiko ainda lançou o THERMIC, relógio com tecnologia embarcada capaz de gerar energia usando a diferença de temperatura entre o pulso e a atmosfera. Ele Possui reserva de energia de 10 meses após a carga total.

Grand Seiko 1998. Foto: seikowatches.com

1998 – Uma nova geração de relógios mecânicos Grand Seiko!

O primeiro novo calibre mecânico Grand Seiko em vinte anos. Ele estabeleceu um novo padrão Grand Seiko com tecnologia de produção de ponta, possibilitando uma nova interpretação dos valores tradicionais dos Grand Seiko.

Seiko Spring Drive. Foto: seikowatches.com

1999 – Apresentação do Spring Drive, um relógio mecânico de luxo com precisão de quartzo.

SPRING DRIVE é uma tecnologia exclusiva da Seiko. O escape tradicional é substituído por um regulador totalmente novo que oferece um funcionamento suave e precisão de um segundo por dia, algo extraordinário quando falamos de um relógio mecânico.

2001 – Seiko serve como Temporizador oficial no 8º Campeonato Mundial de Atletismo da IAAF em Edmonton, Canadá.

2003 – Seiko serve como Temporizador oficial no 9º Campeonato Mundial de Atletismo da IAAF em Paris, França.

Seiko Titanium Samurai SBDA001 (JDM). Foto: watchuseek.com

2004 – Lançada a primeira geração dos relógios Seiko Samurai. Veja o Guia Completo aqui.

Seiko Solar Radio Wave Control 2005. Foto: seikowatches.com

2005 – Seiko lança relógio analógico controlado por rádio, movido a energia solar e capaz de receber a onda padrão de três países (Japão, EUA e Alemanha), o primeiro dispositivo desse tipo no mundo.

Grand Seiko Spring Drive 2005. Foto: seikowatches.com

2005 – Introdução do primeiro movimento automático Grand Seiko Spring Drive. Reserva de energia estendida para 72 horas.

Seiko Premier Kinetic Perpetual 2005. Foto: firstclasswatches.co.uk

2005 – Lançamento do Seiko Kinetic Perpetual!

Alimentado pelo movimento do corpo humano, é o primeiro relógio a gerar e economizar sua própria eletricidade. Ele “vai dormir” quando percebe que não está sendo usado e retorna automaticamente para a hora correta quando colocado novamente em movimento. O calendário perpétuo funcionará perfeitamente até 28 de fevereiro de 2100!

Seiko E-Ink 2006. Foto: seikowatches.com

2006 – Introdução do primeiro relógio E-Ink do mundo.

Usado pela primeira vez em um relógio, a tecnologia de tinta eletrônica apresenta o tempo ou qualquer outro dado em uma ampla área de exibição com legibilidade perfeita em qualquer ângulo. Mesma tecnologia usada nos excelentes Kindle da Amazon. Além disso, a exibição permite que o usuário escolha entre muitos gráficos de apresentação para as horas, incluindo um fundo “dia e noite” que mostra, em um estilo gráfico deslumbrantemente simples, AM e PM. Este relógio ganhou o Grande Prêmio de Genebra, um dos maiores prêmios da relojoaria mundial.

Seiko Sumo SBDC001. Foto: @seikophd.

2007 – Lançamento da linha Seiko Sumo

A primeira geração do Seiko Sumo foi fabricada de 2007 a 2015 e se destinava exclusivamente ao mercado interno japonês (JDM), não sendo possível comprar esses relógios oficialmente fora do Japão. Leia a história completa do Seiko Sumo aqui.

Seiko Spring Drive Chronograph 2007. Foto: seikowatches.com

2007 – Introdução do cronógrafo Spring Drive.

Graças à tecnologia Spring Drive, este cronógrafo pode medir o tempo decorrido com exatidão e não um tempo aproximado como outros cronógrafos mecânicos. Ele redefine a exatidão do cronógrafo mecânico oferecendo precisão de um segundo por dia, praticamente sem variação.

Grand Seiko Hi-Beat 36000 de 2009. Foto: seikowatches.com

2009 – O primeiro novo calibre Grand Seiko em 41 anos, o Hi-beat 36000.

O movimento de 10 batidas deste Grand Seiko oferece uma precisão de +5 a -3 segundos por dia, uma reserva de energia de 55 horas e a durabilidade pela qual cada relógio Grand Seiko é conhecido.

Este é o resultado de muitos anos de desenvolvimento, de avanços na concepção, fabricação de componentes e dos próprios materiais.

Seiko Spring Drive Spacewalk 2010. Foto: seikowatches.com

2010 – Lançamento da edição comemorativa Seiko Spring Drive Spacewalk.

Este relógio foi projetado especificamente para uma caminhada espacial. Tanto dentro como fora da Estação Espacial Internacional, ele funcionou perfeitamente. Vencedor na categoria  relógio esportivo do Grand Prix d’Horlogerie de Genève.

Seiko EPD 2010. Foto: seikowatches.com

2010 – O primeiro relógio EPD do mundo com um sistema de matriz ativo.

Este novo sistema de exibição mantém todos os benefícios de legibilidade do primeiro relógio E-Ink da Seiko (2006), mas permite que uma gama muito mais rica de imagens e dados sejam exibidos no dial do relógio com 80.000 pixels, cada um capaz de quatro tons diferentes, fornecendo 300 dpi de exibição.

Credor Spring Drive Minute Repeater 2011. Foto: seikowatches.com

2011 – Lançamento do Credor Spring Drive Minute Repeater.

O belo som persistente do carrilhão é criado pelo uso de um aço especial forjado por uma famosa siderúrgica japonesa. A pureza do som é assegurada pela magia do mecanismo silencioso da Seiko.

Seiko Astron GPS Solar SAST007. Foto: azfinetime.wordpress.com

2012 – Introdução do primeiro relógio Solar GPS do mundo, Seiko Astron GPS Solar.

Finalmente a busca pelo tempo totalmente preciso, em todo o planeta, acabou! Ao desenvolver seu próprio receptor GPS, de baixo consumo de energia, patenteado, a Seiko conseguiu criar um relógio que pode receber sinais de GPS e identificar dados de fuso horário, data e hora usando a rede global de satélites GPS. Ele reconhece todos os 39 fusos horários na Terra! Este relógio inovador é chamado Seiko Astron. Como o seu célebre antecessor de 1969, que foi o primeiro relógio movido a quartzo do mundo, o novo Seiko Astron oferece uma nova era de tecnologia de horários.

2013 – 100º aniversário da relojoaria Seiko.

Quando, em 1913, a Seiko construiu seu primeiro relógio de pulso, o presidente da empresa o chamou de Laurel. Não era apenas o primeiro da Seiko, mas sim o primeiro relógio de pulso do Japão e foi o início de uma tradição de inovação que resultou diretamente da determinação de Kintaro Hattori de que a Seiko sempre estaria “um passo à frente do resto”. O filme mostra os relógios históricos de Seiko.

Seiko Astron GPS Solar 8X Series Chronograph 2014. Foto: seikowatches.com

2014 – O Seiko Astron GPS Solar 8X Cronógrafo. A revolução Astron gera ritmo!

O Astron GPS Solar mostrou-se um grande sucesso desde o seu lançamento de 2012, dando prova positiva da demanda por um relógio que se ajusta aos fusos horários automaticamente. O novo calibre Astron oferece quatro novos recursos e tornou o relógio ainda mais completo.

Grand Seiko Hi-Beat GMT Limited Edition SBGJ005. Foto: azfinetime.wordpress.com

2014 – Seiko ganha o prêmio “Petite Aiguille” no Grande Prémio de Horlogerie de Genève de 2014.

O relógio que ganhou o prêmio “Petite Aiguille” foi reveladopela primeira vez no Baselworld 2014. É a edição limitada Grand Seiko Hi-beat 36000 GMT (SBGJ005). Tanto no desempenho como na aparência, expressa o melhor da relojoaria mecânica da Seiko.

O calibre tem uma alta precisão de +5 a -3 segundos por dia e uma reserva de energia de 55 horas. O ponteiro GMT pode ser usado como um indicador de tempo duplo, sendo essa segunda hora ajustável de forma independente enquanto os ponteiros principais continuam marcando o tempo anterior. É o relógio perfeito para o viajante internacional.

Seiko Turtle PADI SRPA21. Foto: @seikophd.

2016 – Relançada a célebre série Seiko Turtle com diversos novos modelos sob a linha Prospex, veja o Guia Completo aqui.

Credor Fugaku 2016. Foto: seikowatches.com

2016 – O primeiro “tourbillon” da Seiko equipa o relógio Credor Fugaku!

O calibre 6830 é o primeiro movimento com “tourbillon” da Seiko. Esse calibre foi criado utilizando o máximo da experiência de fabricação de movimentos mecânicos, com a base contendo mero 1,98 mm de espessura. Todo o movimento mede apenas 3,98 mm de profundidade e o diâmetro é de apenas 25,6 mm, como resultado este é o menor “tourbillon” do mundo. Posteriormente escreverei mais sobre essa tecnologia.

Grand Seiko Spring Drive 9R01. Foto: seikowatches.com

2016 – Apresentado o novo calibre 9R01 com 8 dias de reserva de marcha.

Superando todos os demais movimentos Spring Drive que possuem imponentes 72 horas de reserva de marcha, o novo calibre 9R01 foi desenvolvido exclusivamente para a linha Grand Seiko e possui a incrível reserva de marcha 192 horas, ou simplesmente 8 dias de funcionamento constante quando a mola estiver completamente enrolada. Ademais, são aplicados 56 rubis ao movimento garantido pouquíssimo desgaste por atrito e sua longevidade por décadas.

Foto: grand-seiko.com

2017 – Grand Seiko torna-se uma marca independente da Seiko!

O Grand Seiko sempre foi distinto em seu design, caráter, apresentação e, mais recentemente, em seus calibres. A fim de reforçar ainda mais o seu apelo único e fazer frente às grandes marcas suíças, decidiram apresentar a Grand Seiko como uma marca totalmente separada, porém ainda pertencente à Seiko Holdings Corporation.

Seiko Prospex Samurai SRPB53J1. Foto: @seikophd.

2017 – Apresentada a segunda geração dos relógios Seiko Samurai. Veja o Guia Completo aqui.

E então, gostou do artigo? Você conhece alguma outra história curiosa sobre a Seiko, sabe de algum acontecimento ou acredita que outro fato deveria estar neste post? Conte  nos comentários abaixo e terei prazer em responder.

Não deixe de assinar nossas notificações por e-mail, de se inscrever em nosso canal no YouTube, curtir nosso Facebook e de nos seguir no Instagram. Forte abraço!

 

8 comentários em “A história completa da Seiko!

Adicione o seu

  1. Parabéns, pelo bom e detalhado histórico, só senti muita falta de uma menção a linha Seiko 5 que apesar de ser popular e não trazer nada de tão inovador, foi a linha mais vendida no Brasil e talvez no mundo, encontrar Seikos 6119, 6619, 7009, 7019 e demais calibres, funcionando perfeitamente ainda hoje é muito comum, o que prova a grande qualidade e robustez da linha Seiko 5. Veja a possibilidade de incluir um bom descritivo no seu ótimo histórico.

    1. Olá Thiago! Tudo bom?
      Muitíssimo bem observado! Realmente não tinha reparado a ausência do nascimento da linha Seiko 5 em 1963, saltei direto para 1964. Escrevi um artigo específico contando a história da submarca Seiko 5, você leu?
      A história da Seiko é realmente enorme e propositalmente omiti alguns detalhes que julguei, no momento, não serem tão relevantes, contudo o nascimento do Seiko 5 realmente precisa ter e será acrescentado provavelmente amanhã, já que estou em viagem. Também reparei na ausência do lançamento do primeiro relógio de mergulho do mundo com movimento à quartzo, um belo Seiko Tuna que completa 40 anos! Também será acrescentado. Muito obrigado pela excelente observação e pela ajuda no Seiko PhD, um forte abraço!

  2. Eu que agradeço pela sua atenção com esse mero leigo entusiasta. Gostei muito do artigo, por isso mesmo dei falta desta submarca tão importante e marcante para Seiko, a linha Seiko 5 foi responsável por difundir e popularizar a marca Seiko que possui tantas estrelas da relojoaria em seu catálogo, mas como toda grande marca, tem sempre uma linha responsável por solidificar seu nome, e acho que Seiko 5 contribuiu muito para isso levando a todos os pulsos do mundo a qualidade, robustez e longevidade da marca.

    Li o artigo específico da Seiko 5, por sinal excelente também, parabéns! Essa submarca foi um marco, Seiko 5, Sportsmatic, Weekdater, Actus, Advan, e seus maravilhosos e simples calibres 6619, 6119, 7006, 7009, 7019 e mais, até hoje inúmeros trabalhando perfeitamente.

    Quem sabe se for cabível, oportuno e conveniente, possa ver um artigo tão maravilhoso quanto este, sobre o primo Orient, também amplamente conhecido no mundo, com seus automáticos, com seus lendários calibres 1942, 1946, 46940, 46941, tão marcantes no Brasil quanto os Seiko, mas infinitamente mais carente de informações, mesmo tendo sua primeira fábrica fora do Japão aqui no Brasil. Os Orient automáticos são outro belo fruto da relojoaria japonesa presente no imaginário de milhões de brasileiros há mais de 5 décadas, quem sabe o amigo não dedique um artigo a este também.

    Um grande abraço!

    1. Obrigado pelas gentis palavras Thiago! Foi isso mesmo, a linha Seiko 5 renovou o espírito da Seiko ao atrair e fidelizar jovens do mundo todo, certamente um dos mais impactantes lançamentos da história da Seiko e até mesmo o Seiko em Pauta.com comprova esses fatos empiricamente, pois o artigo com a história da linha Seiko 5 é o mais lido quase toda semana, atraído leitores de muitos países, inclusive.

      A Orient é uma empresa do grupo Seiko Corp desde 2001, assim como EPSON que é bastante conhecida por aqui também, mas pelo menos por enquanto não pretendo abordar detalhes de seus calibres. Devo, futuramente, mais para o final do ano ou primeiro trimestre do ano que vem, escrever um artigo contando a história da Orient por conta da ligação com a Seiko, mas não posso aprofundar demais por meu tempo não ser muito abundante.

      A questão é que o universo da Seiko é tão vasto que a energia (e tempo) que eu gastaria para falar de um Orient 1946 seria melhor empregada, até pela nossa temática, para falar do cal. 7S26 da Seiko e suas variantes, por exemplo, como o amigo Daniel solicitou ontem no artigo que aborda o cal. 6217 da Seiko.

      Sou realmente apaixonado por esses relógios e tenho vários artigos e guias (aqueles artigos maiores, mais aprofundados) iniciados, alguns levam literalmente semanas de pesquisas e ajustes para ficarem o mais precisos e fiéis possível, bem embasados, sem “achismos” e etc., então acabo esbarrando nessas minhas limitações de tempo, além disso sou pai de família, vivo essa correria como todos os brasileiros rsss e ainda invento outros hobbies sem poder, a esposa “pira” rsss =)

      De qualquer maneira a ideia é muito boa e está anotada, tinha pensado no artigo da Orient, mas sem muito planejamento. Darei mais ênfase e será escrito oportunamente. Se possível cadastre seu e-mail em nossa lista de e-mails para ficar por dentro dos novos artigos.

      Mais uma vez muito obrigado Thiago! Um forte abraço e continue participando, é sempre um prazer e as ideias foram muito válidas.

  3. Olá, Ramon, tudo bem? A partir do primeiro Turtle em 2017, fiquei admirado pelo acabamento e detalhes do mesmo. Hoje sou apaixonado pela marca. Que visão e empreendedorismo que Kintaro Hattori teve, não? Belíssima história, tive um enorme prazer em lê-la! Continue assim para nosso deleite. Grande abraço.

    1. Olá Carlos! Os relógios Seiko são realmente intrigantes meu amigo. Fico feliz que tenha gostado, em breve o artigo será novamente atualizado, já temos dados importantes para adicionar. Forte abraço e muito obrigado pela costumeira gentileza.

  4. uma bela historia, to aqui me preparando, financeiramente, pra comprar meu primeiro seiko pro. e vejo essa historia. fico mais encantado. parabéns.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑