Diferenças entre Seiko Diver’s, Scuba Diver’s e Air Diver’s

Última atualização: 18/01/20.

Os icônicos relógios de mergulho da Seiko estão entre os modelos mais populares e cobiçados da marca, entretanto, apesar das diversas informações detalhadas pela empresa no fundo de seus relógios, como já tratamos em um Guia específico, algumas dúvidas pairam no ar quando nos atentamos aos detalhes.

Além da tradicional Tsunami Seiko gravada na maioria deles, existem as inscrições Seiko Diver’s, Seiko Scuba Diver’s e Seiko Air Diver’s, dependendo do modelo. Desse fato surgem dúvidas quanto a possíveis diferenças e o motivo pelo qual a Seiko escolhe e grava uma dessas frases no fundo de seus relógios.

Seiko Scuba Diver’s 7002-7000 de 1995. Foto: arquivo @SeikoPhD.

Oficialmente a Seiko não explica essas diferenças, cabendo a estudiosos e pesquisadores levantarem as informações. Para este artigo pesquisei durante meses o assunto, li muitos equívocos publicados ao redor do mundo, entrei em inúmeras discussões, e por fim acredito ter chegado a um resultado coerente.

Existem duas teorias amplamente difundidas entre os pesquisadores. Boa parte dos estudiosos concorda que a inscrição “Air Diver’s” significaria simplesmente que o relógio foi projetado para mergulhos com ar comprimido. Já “Scuba Diver’s” significaria que, além do ar comprimido, você também pode mergulhar com mistura de gases comprimidos que são necessários em maiores profundidades.

Seiko Sumo SBDC001 1ª geração. Foto: rakuten.com

O erro desse entendimento é que o ar comprimido é utilizado, de maneira geral, para mergulhos a até 50 metros, contudo a maioria dos Diver’s modernos da Seiko possuem certificado ISO para mergulhos a até 200 m de profundidade e vêm com a inscrição Air Diver’s! É o caso do Seiko Samurai e Sumo, dentre outros.

O que explicaria esse aparente conflito? A verdade é que não há diferença técnica entre um relógio usado para mergulho com ar ou gases comprimidos, o importante é o limite de profundidade suportado pelo relógio e garantido pelo certificado ISO, que por sinal não faz qualquer menção ao tipo de gás utilizado no mergulho – estou devendo um artigo a respeito do ISO.

Seiko Sumo SBDC001 1ª geração. Foto: yeomanseiko.com

Já a simples inscrição “Diver’s” demonstra que o relógio possui certificado ISO para mergulho até aquela profundidade exibida no mostrador ou no fundo da peça, não tendo uma relação direta com mergulho de saturação ou gás hélio que tratarei em um artigo próximo. Então, voltamos à questão de qual é o motivo da Seiko utilizar termos distintos uma vez que o importante é o limite de profundidade exibido nos relógios e garantido por certificado ISO?

Uma segunda teoria tenta responder ao afirmar que os relógios com classificação ISO são rotulados como Scuba quando destinados ao mercado japonês, já os relógios  destinados ao mercado americano e europeu, com a mesma classificação ISO, usariam a rotulação Diver’s ou Air Diver’s.

Seiko Scuba Diver’s 7002-7039. Foto: lionseek.com

Ora, essa teoria também não se sustenta, uma vez que há relógios da série SKX montados na Malásia que estampam Scuba Diver’s, assim como o 7002-7039 da imagem acima montado em Singapura. Há ainda os curiosos casos do Seiko Samurai 1ª geração em titânio e do Seiko Sumo 1ª geração que carregam a inscrição Scuba no mostrador e Air Diver’s no fundo. Como explicar isso?

As pesquisas apontam para o fato de que todos os relógios mais novos da Seiko estão vindo com a inscrição Air Diver’s, sendo a série SKX, encerrada em 2019,  a última a ainda carregar a gravação Scuba Diver’s. Parece-me que, em algum momento nos meados da década de 2000, a Seiko decidiu gravar Air Diver’s em seus novos relógios de mergulho, especialmente quando mudaram de geração e adotaram calibres mais novos.

Seiko Monster SRP 313 2ª geração. Foto: ablogtowatch.com

Como exemplo observamos que o Seiko Orange Monster 1ª Geração é um Scuba Diver’s (review aqui), já a 2ª geração carrega a inscrição Air Diver’s (review aqui), embora ambas sejam projetadas para mergulhos a até 200 metros de profundidade. O que se depreende disso é que, aparentemente, a Seiko decidiu adotar Air Diver’s nos relógios mais recentes, não subsistindo as duas teorias anteriores.

Em outras palavras, um relógio Scuba Diver’s não necessariamente foi feito para o mercado japonês ou para mergulho com gases mistos, assim como Air Diver’s não foi feito para mercados “estrangeiros” ou para mergulho com ar comprido. Até onde se sabe foi uma escolha da Seiko ao adotar mais recentemente Air em detrimento de Scuba. Também não há qualquer garantia de que a Seiko não possa voltar a usar Scuba Diver’s em seus relógios algum dia.

Seiko Samurai Titanium SBDA001. Foto: pinterest.com

A versão em titânio da primeira geração do Seiko Samurai é bastante curiosa, pois ela foi destinada apenas ao mercado japonês e estampava Scuba no mostrador, embora o fundo já fosse Air Diver’s. As demais versões em aço inoxidável não tinham qualquer menção do tipo no mostrador. Aparentemente foi uma decisão puramente estética e opcional da Seiko, visando salvaguardar um visual diferenciado em relação aos demais modelos do Samurai.

As pesquisas continuarão e se algo mais for descoberto atualizarei este artigo e avisarei nos stories de nosso Instagram. Em um próximo artigo abordarei a questão das válvulas de hélio e do mergulho de saturação. Não deixe de assinar nossas notificações por e-mail, de se inscrever em nosso canal no YouTube, curtir nosso Facebook e de nos seguir no Instagram. Forte abraço!

 

6 comentários em “Diferenças entre Seiko Diver’s, Scuba Diver’s e Air Diver’s

Adicione o seu

    1. Parabéns Ramon pelas pesquisas e informações, esclareceu bastante, fico atenciosamente aguardando novos temas e assuntos desta marca tão magnifica que é a Seiko e sua evolução, muito obrigado!

      1. Olá Marcelo! Fico muito grato pelo seu comentário, brevemente teremos novos artigos no SeikoPhD. Estou com alguns quase prontos, mas precisei parar de redigi-los por conta de assuntos familiares. Aguarde por novidades! Forte abraço!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑