A história por trás dos relógios Seiko 5

Última atualização:21/03/20.

Seiko 5 é uma submarca da Seiko e foi lançada em 1963 visando atingir especialmente o público mais jovem da época. O primeiro relógio dessa linha foi o belo Seiko Sportsmatic 5 da foto acima.

O numeral 5 representa características essenciais que os relógios dessa submarca devem conter:

1. Movimento automático com a chamada “alavanca mágica”;
2. Resistência à água;
3. Indicação de dia e data na mesma janela;
4. Tecnologia Diashock proporcionando resistência a impactos, quedas;
5. Mola principal com tecnologia Diaflex, extremamente resistente e durável.

Seiko 5 7S26-3040. Foto: @seikophd.

Esses cinco quesitos representavam algumas das melhores tecnologias disponíveis à época, o que resultou em grande sucesso dentro e fora do Japão desde seu lançamento, sendo a linha Seiko 5 apontada como a grande responsável pelo domínio global da Seiko no mercado de relógios mecânicos até os dias atuais.

Às vezes essa lista de características dos relógios Seiko 5 é confundida e dizem que a coroa às 4 horas, o cristal Hardlex, dentre outros, fazem parte dos requisitos, contudo se trata de um equívoco, os quesitos são os enumerados acima como pode ser comprovado diretamente no site do museu da Seiko (em inglês).

Seiko 5 Sports Map Meter SKZ229. Foto: divulgação Seiko.

O papel da Seiko como Cronômetro Oficial dos Jogos Olímpicos de Tóquio, um ano após o lançamento da submarca Seiko 5, já em 1964, auxiliou na divulgação do Seiko Sportsmatic 5 e ele se espalhou mundo afora.

No ano de 1968, querendo acrescentar mais novidades aos relógios Seiko 5, surgiu a série “Seiko 5 Sports” que incrementava a resistência à água dos relógios para 7 ATM (70m) contra os 3 ATM iniciais, um cristal mais robusto com tecnologia Hardlex e aro giratório para realização de cálculos diversos.

Seiko 5 7S26-02F0. Foto: ebay.co.uk

Esses relógios se mostraram muito precisos, extremamente resistentes, duráveis, atraentes, com excelente custo benefício e ainda hoje, 55 anos após seu lançamento, é possível encontrar dos primeiros modelos funcionando perfeitamente e, dizem, muitas das vezes sem qualquer tipo de manutenção básica como lubrificação ou limpeza interna.

Os relógios Seiko 5 representam atualmente a linha de entrada da Seiko e constantemente lideram listas e rankings de melhores relógios custo/benefício ao redor do mundo. Já linha 5 Sports permanece, digamos assim, um degrau acima e no ano de 2019 foi completamente revitalizada, ganhou nova logo e passou a utilizar o calibre 4R36, como pode ser visto aqui.

Seiko 5 Sports Red Special Brian May Limited Edition. Foto: divulgação Seiko.

De fato a Seiko 5 consegue entregar uma ampla gama de relógios mecânicos com movimento muito confiável, importantes tecnologias embarcadas, design atraente e bons materiais por preço dificilmente combatível.

Uma curiosidade é que nos anos 80 a Seiko chegou a lançar uma pequena série com maquinário a quartzo e a chamou de “Seiko 5’s”, numa tentativa de anexar a esses relógios o prestígio já conquistado pela linha Seiko 5, entretanto os modelos a quartzo foram rapidamente descontinuados.

Seiko 5 Sports SNZE95J1. Foto: divulgação Seiko.

O preço médio de um Seiko 5 no Brasil começa na faixa dos R$ 450,00 a R$ 600,00 em lojas especializadas, já a série Seiko 5 Sports tem um valor um pouco mais elevado. Vale ressaltar que a procura pelos relógios Seiko 5 vintage é bem grande no mundo inteiro, mas lembre-se sempre dos cuidados que se deve ter ao comprar esse tipo de peça.

Ficou alguma dúvida ou tem algo a compartilhar conosco? Utilize o espaço abaixo e não deixe de assinar nossas notificações por e-mail, de se inscrever em nosso canal no YouTube, curtir nosso Facebook e de nos seguir no Instagram. Forte abraço!

 

8 comentários em “A história por trás dos relógios Seiko 5

Adicione o seu

  1. Excelente! Mais uma vez parabéns pela ótimo artigo, a Seiko 5 está ainda hoje muito presente no dia a dia das pessoas, uma linha simples, robusta e longeva.

    1. Obrigado Thiago! É verdade, falou com muita propriedade, de colecionadores experientes a iniciantes, as linhas Seiko 5 e Seiko 5 Sports têm boas opções de relógios, eu mesmo tenho alguns 👍

  2. Gostei de saber a história do Seiko5.
    Para mim sempre foi o relógio que mais gostei; por ser simples, resistente e automático, mas a versão Sport veio favorecer mais este modelo.

    1. Concordo Manuel. É uma extensa linha de relógios muito confiáveis e design bastante variado, difícil não encontrar um que agrade!

  3. Esclarecedor apesar do modelo Seiko 5 7S26-02F0 fugir à regra de ter os calendários na mesma janela…

  4. Bom dia Ramon!
    Eu vi na web aqueles 3 modelos do Seiko 5 Sports Limited Edition que homenageiam o Monte Fuji, com mostradores brancos e pulseiras e bezéis azuis! Achei muito bonitos! Pensei que o Seiko 5 do Brian May fosse o primeiro Seiko 5 de edição limitada. Achei bem curioso!
    Um grande abraço!

    1. Bom dia Hector!
      Na verdade existem muitas edições especiais e limitadas do Seiko 5, várias delas comemoram datas especiais ou homenageiam algum lugar como você mencionou, o do Brian May não inaugurou esse segmento rsss…
      Abraço!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑