Fakes Hunter: Seiko Prospex Turtle falso?

Na semana passada recebi uma pergunta no Guia completo dos relógios Seiko Turtle que me deixou inquieto. Algumas vezes acessei anúncios de vendas na internet para questionar certos vendedores que tentavam claramente enganar consumidores com relógios modificados ou falsificados. Após meus questionamentos muitos anúncios foram removidos ou alterados pelo vendedor, porém outros insistem em continuar ludibriando as pessoas.

Como dito, a Sra. Tânia Oliveira duvidou de um Turtle à venda em um grande site do Brasil e pediu minha ajuda. Com base nessa pergunta criei uma nova categoria em nosso site que há muito era necessária, a Fakes Hunter. Aqui analisarei relógios suspeitos enviados pelos amigos leitores ou encontrados por mim. A intenção é impedir que mais pessoas sejam enganadas! Se você estiver lendo este artigo e for vender um Seiko modificado, adulterado ou seja lá o que for, seja honesto e explique essas questões no decorrer de seu anúncio, faça a diferença, nosso país precisa disso!

Seiko Turtle suspeito. Foto: um famoso site de vendas.

Pois bem, vemos na imagem acima o anúncio de um “Relógio Seiko Prospex Padi Turtle”, mas de cara sabemos que não é um PADI por conta do fator mais óbvio, o mostrador – o verdadeiro pode ser visualizado no Guia acima. Por outro lado as palavras ali dispostas podem ter sido utilizadas apenas para atrair buscas no site, o que é perfeitamente comum e aceitável.

Quanto ao relógio em si a primeira inconsistência se dá em relação ao decalque da catraca (ou bezel insert), pois é possível perceber que o lume às 12 horas está em alto relevo e não baixo relevo como no original, logo, certamente foi substituído. As cores parecem ser azul e vermelho com aro interno em preto e branco, portanto assemelha-se ao Seiko Turtle SRP779. O aro interno está bastante deslocado para a esquerda, todavia esse problema infelizmente acontece em alguns Seiko de fábrica, então há apenas dúvida quanto à sua substituição.

Seiko Turtle suspeito. Foto: um famoso site de vendas.

Chegando ao mostrador temos um dos maiores problemas desse relógio, sabe-se que os Turtles modernos da Seiko vêm equipados com calibre 4R36, entretanto neste mostrador lemos NH36 logo abaixo do marcador das 6 horas. Ora, NH36 é uma versão do cal. 4R36 “sem marca” que a Seiko produz e revende para outras fabricantes de relógios, então jamais haveria um mostrador Seiko com essa inscrição, certamente ele foi trocado. Não é possível perceber muitos detalhes dos marcados de horas pelas fotos, porém acredito que não tenham o acabamento prateado que esperaríamos nesse relógio.

Os ponteiros são outro problema, já que NENHUM Seiko Turtle (até hoje) vem com ponteiro de horas e de segundos em vermelho. O ponteiro de minutos vem em vermelho apenas nas versões SRP789 (Coke) e SRPA21 (PADI), muito diferentes do relógio suspeito. Certamente os ponteiros foram trocados.

...
Acima a tampa traseira de nosso suspeito. Foto: um famoso site de vendas.
Fundo de um Seiko Turtle autêntico. Foto: um famoso site de vendas.

A tampa traseira do nosso suspeito me preocupou ainda mais. Vemos na parte de cima, à esquerda, a referência 4R36-04Y0 que confere com o que poderíamos esperar de um relógio original, tanto o calibre quanto modelo da caixa estão corretos (para saber como ler referências Seiko clique aqui), contudo o 4R36 gravado no fundo novamente diverge do NH36 do mostrador, reforçando o que já foi dito. Em seguida reparamos no número de série 630711 que aparentemente está correto quanto ao ano e mês de fabricação (para compreendê-lo melhor clique aqui), entretanto tenho notado que esse número tem se repetido em falsificações de tampas traseiras do Turtle, o que levanta outra suspeita e deixa um alerta para nossos amigos leitores.

O acabamento da tampa traseira deve ser polido na parte externa, escovado de maneira circular na parte intermediária e polida no centro onde está gravada a tsunami Seiko, como na imagem do relógio verdadeiro. Observe que não há escovação circular e a tsunami é irregular em nosso suspeito, com algumas diferenças de traços e acabamentos. Agora, o mais gritante foi a gravação SEIKO que é completamente diferente da original, simplesmente usaram uma fonte que lembra a oficial. A letra “O” da Seiko é redonda e de mesma espessura em toda sua extensão, no fake vemos que ela afina nas extremidade; o “S” também é claramente distinto, “Air Diver’s 200 m” deveria estar em negrito e o “X” do Prospex também é irregular, enfim, são fontes diferentes e toda a tampa traseira foi fabricada para se parecer com a original e enganar o comprador.

Seiko Turtle suspeito. Foto: um famoso site de vendas.

Na foto acima a coroa nos chama a atenção pelo seu volume. O Seiko Turtle é conhecido por possuir uma coroa mais discreta que fica parcialmente “guardada” na caixa do relógio, dispensando barras de proteção como no caso do Seiko Samurai.

Assim, reparando na foto acima e nas duas imagens anteriores podemos observar como nosso suspeito possui a coroa ligeiramente maior, embora o acabamento em forma de garras de moeda seja muito parecido com o original. Certamente a coroa foi substituída.

Seiko Turtle suspeito. Foto: um famoso site de vendas.

O bracelete juntamente com o fecho parecem originais. Acabamento correto entre detalhes polidos e elos escovados, além do grafismo oficial da palavra SEIKO gravada na trava do fecho deste relógio. Aparentemente essa é uma das poucas partes originais do nosso suspeito, o que é facilmente explicado, já que pulseiras e braceletes de substituição originais são vendidos livremente em lojas como Amazon e podem proporcionar um pouco mais de credibilidade à peça falsa, ajudando a enganar um possível comprador.

A caixa como um todo parece correta, embora tenha um detalhe ou outro que merecia uma inspeção pessoal. Nosso veredito é de que se trata SEM DÚVIDA de um relógio com diversas modificações e peças falsificadas, uma réplica, especialmente decalque da catraca, mostrador, ponteiros, coroa e tampa traseira. Seguramente nosso suspeito de hoje é um FEIKO, como costumam chamar um fake Seiko lá fora, e ainda pedem R$ 1800,00 por um relógio assim.

Original: Seiko Prospex Turtle SRP779. Foto: imgur.com/gallery/RAkhbzA

Então já sabe, encontrou algum relógio suspeito? Duvidou de algum detalhe ou das palavras do vendedor? Envie sua questão nos comentários abaixo que será respondida o mais brevemente possível e, dependendo do caso, poderá se tornar mais um artigo da série FAKES HUNTER!

Não deixe de assinar nossas notificações por e-mail, de se inscrever em nosso canal no YouTube, curtir nosso Facebook e de nos seguir no Instagram. Forte abraço!

 

 

16 comentários em “Fakes Hunter: Seiko Prospex Turtle falso?

Adicione o seu

  1. Olá Ramon, meu Seiko é exatamente esse (Turtle Coke srp789). Muito legal as dicas que deu para “caçar falsos”…ufa, olhei todos os detalhes do meu e está tudo ok..kk… Procedência é muito importante para evitar o choro depois!!

    1. Olá Bruno! Realmente a procedência é importantíssima, para comprar online é necessário tomar certos cuidados mesmo. Ótimo saber que o seu está seguro rsss

  2. Outro detalhe é o encaixe do bracelete, no original não se vê esse entalhe onde daria para retirar o pino por traz ao invés de remover pela lateral nos furos, não sei se isso seria um detalhe para condenar, mas tenho olhado e os braceletes originais tem uma marcação numérica e esse não tem.

    1. Muito bem observado Anderson! O bracelete original que vem no Turtle é feito especificamente para caixas que possuem acessos laterais (os Turtles clássicos não tinham), já os braceletes de substituição precisam abranger o maior número de relógios possível, por esse motivo possuem o entalhe que você comentou. Ótima observação meu amigo, forte abraço!

    1. Boa tarde Evandro!

      Infelizmente o link não está abrindo, mas de maneira geral relógios do Wish são réplicas, às vezes utilizam fotos de relógios reais, mas enviam as réplicas.
      É uma situação bem difícil meu amigo. Tente reenviar o link. Abraço!

    1. Olá Anderson!
      O anúncio possui algumas imagens que parecerem ser do relógio e outras da internet, se as imagens forem realmente do relógio não tem com o que se preocupar meu amigo, o relógio é original. Só aguardar chegar e curtir bastante, é uma lindíssima peça.
      Grande abraço e qualquer dúvida estou à disposição.

  3. Boa noite Ramon, recebi o relógio hoje, realmente é muito top, só ficou uma dúvida, os quatro dígitos do visor depois do 4R36-04z2 não bate com o fundo 4R36-04y0

    1. Que ótimo Anderson! Essa ansiedade da espera de um relógio novo não é brincadeira rsss
      Isso é normal meu amigo, o código “do visor” é o número de referência do seu calibre e mostrador, já o código do fundo é a referência do calibre e da caixa, eles são distintos mesmo.
      Conseguiu aferir a precisão do relógio? Tudo ok?

  4. Realmente o relógio é muito bonito, obrigado pela ajuda Ramon, já estou pesquisando para comprar o próximo para coleçãokkk, tem alguma sujestão?

    1. Que ótimo Anderson! Fico feliz que esteja curtindo seu relógio.

      Você pretende ficar entre os diver’s por enquanto? Se for essa a situação um Samurai pode ser uma ótima escolha.

      Acabamos de criar um Grupo no Facebook para tratarmos dos relógios Seiko, além de termos um espaço dedicado à compra e venda de relógios originais, faça parte, quem sabe não encontrará por lá sua próxima aquisição. Abraço!

  5. Estou gostando muito dos divers, muito obrigado pela dica do samurai, vou começar a pesquisar as opções, grande abraço Ramon.

  6. Também acho que levei balão…comprei esse ai a alguns meses e vendi…o comprador reclamou e disse que era falso…não sei como gastam tanto tempo e dinheiro falsificando um 7s26. A qualidade da falsificação chega a surpreender e nem sei ainda o quanto desse relogio é original e o quanto é falso

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑