Seiko cal. 6119! – Calibres #15

O calibre Seiko 6119 arregimentou milhares de fãs ao longo das últimas décadas especialmente por sua incrível robustez e boa precisão, não sendo poucos os usuários e colecionadores que o apontam como o melhor calibre Seiko de todos os tempos. Ele também se tornou um queridinho entre os relojoeiros por sua desmontagem simples e incrível facilidade de manutenção e regulagem. Não por acaso, este foi o primeiro movimento que me aventurei a desmontar e hoje, na série Calibres, conheceremos um pouco mais da sua história.

Seiko cal. 6119 C sem manutenção há mais de trinta anos. Foto: Wilton Miyamoto.

Lançado no ano de 1967 o cal. 6119 A foi uma derivação e simplificação do calibre 6106 onde a Seiko optou por remover o hack (função responsável por parar o ponteiro de segundos quando a coroa é puxada completamente para fora), reduzir peças e simplificar a desmontagem do maquinário, tornando esse movimento mais barato e longevo.

Seiko 6119-6003 de 1969. Foto: distinctivepurveyor.com

Outra decisão que fez completa diferença no projeto do cal. 6119 foi a preocupação que os engenheiros tiveram com relação ao desgaste do maquinário e à facilidade de lubrificar as partes mais importantes desse movimento. Ao remover o rotor é possível facilmente lubrificar pontos cruciais do maquinário, ademais, os relatos de desgastes ou real necessidade de manutenção são raríssimos nesse calibre.

Seiko 5 6119-7010 de 1967. Foto: Junior Monteiro.

Há ainda inúmeras declarações de usos ininterruptos desses relógios por mais de 30 ou 40 anos sem nunca terem sido lubrificados ou sequer abertos! O mais curioso é que a precisão pouco ou nada alterou nesse período. Obviamente manter o relógio por tanto tempo sem cuidados básicos não é recomendado, pois gera um desgaste desnecessário no maquinário, tratamos desse assunto em profundidade neste artigo.

Seiko 5 6119-5000. Foto: myretrowatches.co.uk

Apenas um ano após o lançamento da versão A, em 1968 a Seiko traz ao mundo o 6119 B e o 6119 C em 1969. As três variantes são automáticas, possuem 21 rubis funcionais, calendário duplo, trabalham a 21.600 alternâncias por hora e vieram com um grande balanço se comparado ao seu “pai”, o cal. 6106. Esse balanço maior faz com que o cal. 6119 enrole a mola principal com grande eficiência, o que gera precisão e qualidade de trabalho à peça.

Seiko 5 Sports 6119-6050 Regatta. Foto: ebay.com

Ao abrir o relógio facilmente se percebe uma diferença entre o calibre 6119 A e as demais versões, uma vez que a variante A fixa a massa oscilante ao restante do maquinário através de dois parafusos pequenos, enquanto as versões 6119 B e 6119 C utilizam apenas um parafuso central maior para o mesmo trabalho. Esse foi outro aprimoramento utilizado pelos engenheiros da Seiko no intuito de simplificar a desmontagem e postergar manutenções.

Seiko 6119-8101 e 6119-8100 usados na Guerra do Vietnã, mais aqui. Foto: reddit.com

O calibre 6119 C sanou provavelmente a maior crítica das versões A e B ao trazer o ajuste rápido do calendário semanal também na coroa e agora em dois idiomas. Nas primeiras versões apenas o calendário mensal é ajustado pressionando a coroa e só há um idioma disponível para o calendário semanal, o que certamente limitava os planos de exportação da Seiko.

Seiko 5 Sports 6119-6400 de 1971. Foto: hubcityvintage.com

Já na versão 6119 C você pode empurrar levemente a coroa para mudar a data mensal e pressionar um pouco mais para trocar o calendário semanal, um avanço significativo nos quesitos praticidade e alcance de vendas com o segundo idioma. Um detalhe importante é que as mudanças no maquinário foram realmente mínimas e em nada afetaram a durabilidade do movimento.

Seiko 5 Sports 6119-8121. Foto: imgur.com/user/SeikoHoarder

Sendo verdadeiramente um marco na história da Seiko o cal. 6119 equipou uma gama extraordinária de relógios que, em sua grande parte, ainda hoje trabalham com vigor para manter seus proprietários sempre pontuais.

Dados Seiko cal. 6119:

Tipo: Automático in-house;
Versões: 6119A, 6119B e 6119C;
Início da fabricação: Janeiro de 1967;
Fim da fabricação: 1975 aproximadamente;
Quantidade de rubis: 21 Jewels;
Batidas por hora: 21.600 bph;
Principais expoentes: Seiko 5 Sports Rally Diver’s e Seiko 5 Sports Regatta;
Reserva de energia: 46 horas;
Funções: Horas, minutos e segundos centrais, calendário com data mensal e semanal;
Observações: O cal. 6119 foi projetado especialmente para modelos básicos da época, contudo também equipou peças de aspecto mais esportivo que se tornaram altamente cobiçadas e colecionáveis.

O que achou desse calibre? Possui algum relógio que o utilize? Não deixe de assinar nossas notificações por e-mail, de se inscrever em nosso canal no YouTube, curtir nosso Facebook e de nos seguir no Instagram. Forte abraço!

 

38 comentários em “Seiko cal. 6119! – Calibres #15

Adicione o seu

  1. Parabéns pelo artigo, muito bem explicativo. Eu tenho um 6119 na minha pequena coleção, e foi um dos primeiros que adquiri. Guardo ele com todo carinho,e uso de vez em quando.

    1. Que bacana Antonio! Tenho certeza de que é um relógio muito especial, sabe me dizer a referência (aqueles oito números e ou letras gravados atrás) dele?
      Obrigado meu amigo, abraço e apareça mais vezes!

      1. Excelente artigo! O 6119 se tornou um marco, uma referência, e com certeza é o mais querido e lembrado na história da Seiko. Hiper valente e longevo, todo colecionador respeita e deseja este movimento icônico. Parabéns mais uma vez pelo texto.

  2. Bom dia meu amigo Ramon!
    É sempre um prazer olhar a caixa e ver uma notificação do Seiko PhD!
    Excelente matéria e com belos relógios, inclusive um que conheço bem, rsss, obrigado pela participação!
    Tenho dois 6119 de estimação, este de 1967 e outro de 1973 e realmente são dois “tratores” que me impressionam pela precisão e principalmente por estarem em uma média de meio século de atividade.
    Esta diferença no ajuste do calendário realmente ajuda, na versão C é facilitada a tarefa quando não se usa o relógio todos os dias. Não chega a ter a mesma praticidade do 6309 por exemplo, mas creio que este curso mais curto da tige também colabore para a longevidade e baixa manutenção do movimento.
    Não sei se visaram tal feito naquela época, mas é certo afirmar que a Seiko desenvolveu um produto para a posteridade e assim o vemos hoje.
    Esta Série Calibres promete… Muito obrigado pela participação!
    Forte abraço.

    1. Boa tarde Junior! Tudo bem meu amigo?
      O seu 6119A de 1967 não poderia ficar de fora do nosso artigo, parabéns pela peça e fico feliz que tenha gostado da surpresa.
      Cada detalhe nesses calibres foi realmente muito bem pensado, o câmbio rápido do 6309 de fato é mais prático, porém foi lançado quase dez anos após o 6119, então era algo esperado mesmo.
      Desejo vida longa ao 6119 e que venham mais cinquenta anos!
      Abraço meu amigo, obrigado!

  3. Bom dia, Ramon! Sou fã de longa data dos 6119 só que não sabia que tinham tantos modelos bonitos assim, não que os mais comuns sejam feios, mas a Seleção aí foi top demais. Parabéns por mais esse ótimo artigo, abraço…

    1. Olá Ruy! Boa tarde!
      Obrigado pela gentileza meu amigo, alegra-me saber que gostou do nosso artigo e das fotos que procuro realmente escolher com bastante cuidado.
      Um forte abraço e um ótimo final de semana!

  4. Excelente, Ramon ! A cada dia aprendo mais sobre a marca Seiko no seu site. Obrigado pela aula ! Forte abraço.

  5. Olá amigo Ramon,
    Obrigado por trazer estes parâmetros e informações que enriquecem nosso conhecimento sobre o 6119. Tenho um velho 6119-8163, porém com 25 jewels no movimento e não 21 jóias. Dese já agradeço pois sou admirador de relógios há mais de 40 anos.

    1. Olá Gerson! Tudo bom meu amigo!
      Não imaginei que teríamos um relógio desse no Brasil, bem, oficialmente o cal. 6119 possui 21 jewels, contudo existe realmente esse 6119-8163 com 25 jewels circulando, inclusive é uma xarada antiga que muitos tentam desvendar e nós dois podemos conseguir, ao menos, nos aproximar dessa solução.
      Você consegue abrir o fundo do seu relógio ou levar a um relojoeiro para que o faça? Se sim eu gostaria de ver algumas fotografias, pois sobre o rotor estará (provavelmente) gravado 25 jewels em vermelho, mas ao movimentá-lo com calma você lerá abaixo dele “AS 1916”.
      O calendário semanal você troca apenas avançando os ponteiros de horas, correto? Ou consegue trocar os dois calendários apenas pressionando a coroa?
      Se puder abrir a tampa traseira dele e me enviar algumas fotografias seria muito bom, imagens do mostrador também, pois abaixo do marcador de seis horas deve estar gravado “6119 -8160T AD” e abaixo da palavra “AUTOMATIC” os tais “25 JEWELS”, correto?
      Se possível me responda aqui para que te envie meu e-mail, seu relógio é muito interessante.
      Forte abraço!

  6. Olá Ramon,
    Gostaria de saber se você conserta relógio seiko s800-0020, air diver (digital). Ele apagou e após substituição da bateria continua apagado. Desde já agradeço. Gerson

    1. Olá Gerson!
      Não sou relojoeiro, mas posso indicar um ótimo profissional capaz de ajudá-lo. Relógios digitais podem queimar o display em algum momento e em certos casos pode ser bem difícil encontrar substituição, por outro lado pode ser algum fio partido ou trilha interrompida e nesses casos é possível reparar.
      Caso queira o contato me avise.
      Abraço!

  7. Ótimo artigo!
    Só fiquei em dúvida se o seiko prata com pulseira bege da foto é ano 1979 ou 1969, haja vista que no próprio artigo informa que o fim da fabricação do 6119 foi 1975.

    1. Olá Jonhy!
      Muito bem reparado meu amigo, o ano correto é 1969 e foi devidamente alterado.
      Obrigado pela sua ajuda e atenção para com o texto.
      Forte abraço!

  8. Olá Ramon .
    Realmente esse calibre é muito querido por aqui.
    Sempre aparecem senhores em busca de um 6119 novo e sem uso e acabo explicando a questão do mesmo ter sido descontinuado, etc…
    Certamente Miyamoto san está muito feliz, nunca ia imaginar que seu velho guerreiro 6119 apareceria numa foto e num site referenciado por colecionadores.
    Esse modelo desde 1990 nunca foi revisado; ficou intocado desde então e continua funcionando.
    Muito obrigado e um fraterno abraço.

    1. Olá Wilton!
      Impressionante como o calibre 6119 marcou época, não é? Histórias como essa que você contou são sempre muito interessantes.
      Fica aqui nossa singela homenagem ao saudoso Miyamoto san, é uma honra para o SeikoPhD manter a foto do relógio que seu pai utilizou por toda a vida!
      Obrigado meu amigo, forte abraço e uma ótima semana!

  9. Excelente artigo da Seiko PhD. Mais uma vez, parabéns pelo empenho e em nos passar com eficiência um conteúdo tão incrível que é o mundo dos relógios!! Grande abraço Ramon!

  10. Olá Ramon,
    Aqui onde moro (Cidreira/RS) até tem um homem que mexe em relógio, mas não é relojoeiro. Já mandei um relógio para revisão e voltou estragado. Então, tirei uma foto do mostrador do Seiko e outra do fundo, mas não consegui abri-lo. Acho que nunca foi aberto. Também tirei foto do s800 e de outra relíquia que tenho ( Hamilton sea ranger, 1972, corda manual). Esse seiko 6119 a minha tia estava com ele guardado há mais de 20 anos e está comigo há 18. Ela ganhou do seu patrão na época.

  11. Olá Ramon,

    No mostrador do Seiko 6119-8163 está escrito exatamente a mesma descrição que vc citou: Mostrador branco perolisado. abaixo da palavra automatic, está grafado 25 jewels, entre as seis horas está escrito: “JAPAN 6119- 8160T AD. No fundo (tampa) stainless steel 6119-8163 waterproof (junto), japan j. tem 38mm de caixa (fora a coroa). O segundeiro tem um retângulo na ponta. Ele precisa de revisão, pois a moldura que fica em volta da data entrou para dentro. Não confio no “relojoeiro” de minha cidade para fazer o serviço nele. No mais, se trata de um Seiko original e antigo. Se vc quiser comprovar os detalhes do relógio estou à disposição. Grato.

    1. Entendo perfeitamente meu amigo, uma pena não ter conseguido abrir o relógio. Aproveite seu modelo com bastante saúde 🙂👍

  12. Infelizmente tive problemas com um Seiko 5 6119 na parte dos calendários. A coroa ao ser pressionada para troca de data ficou emperrada e não voltou mais, foi ao conserto por duas vezes, estou me questionando se vale a pena continuar investindo no mesmo. O que aumenta mais essa dúvida é que o relógio está em estado de novo apesar de suas quatro décadas de vida.

    1. Bom dia Mateus! Tudo bem?
      Fico feliz que tenha gostado meu amigo. Sugestão do cal. 4205 anotada.
      Obrigado e um forte abraço!

  13. Boa noite. Tenho dois Seiko 5. Um 6119-8083/261818 e outro 7009-8210/950340. Tentei confirmar os anos de fabricação, mas ficou um pouco incerto. Acho que são 72 e 79. Ambos são water resistant, e queria confirmar exatamente o que significa. Só da pra lavar a mão e tomar chuva ou da pra tomar banho de chuveiro e piscina? Obrigado! Excelente material no site, muito legal. Ajuda demais!!! 👏👏👏

    1. Boa noite Maury! Tudo bem?
      O 6119 seria sim de 72, já o 7009 pode ser de 79 ou 89, leia sobre o calibre 7009 aqui.
      Quanto a Water Proof, Water Resist e Water Resistant, publiquei um artigo há algum tempo sobre o assunto, leia aqui.
      Abraço meu amigo e parabéns pelos relógios!

  14. Comprei um Seiko 6119 8093 de segunda mão cujo dono me informou que o relógio nunca havia sido aberto. Realmente a tampa traseira não tem nenhuma marca. O vidro estava um pouco amarelado. Parecida que o relógio estava guardado há muito tempo. A pulseira também é a original. Dei uma polida com uma cera automotiva no vidro e vi um mostrador muito bonito e perfeito. A Caixa e a pulseira estão perfeitas, apenas com algumas marcas de uso. Usei o relógio durante 24 horas para testar a precisão e fiquei estarrecido com o resultado. Precisão maior que o meu Mido Commander II que tem certificação COSC. Um verdadeiro achado! Mais um pra minha coleção de relógios que não vendo.

    1. Que ótima aquisição Hermogenes!
      O 6119 foi projetado em uma época em que a qualidade estava sempre em primeiro lugar. Parabéns pelo relógio meu amigo.
      Forte abraço!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑