Calibres: Seiko cal. 7S26

A série Calibres traz detalhes a respeito dos principais movimentos fabricados pela Seiko, sejam eles a quartzo, mecânico, cinético, solar, dentre outros.

Hoje trataremos de um fenômeno de vendas da Seiko desde meados dos anos 90, o calibre automático 7S26, como solicitou nosso amigo leitor Daniel no artigo em que falei do calibre 6217 da Seiko.

Seiko Black Monster 1ª geração. Foto: arquivo @SeikoPhD.

O calibre de hoje foi lançado em 1996 como um sucessor do calibre 7002 e rapidamente se tornou um sucesso equipando relógios casuais e esportivos como Seiko SKX007, SKX009 e a primeira geração dos Seiko Monster.

A série Seiko 5, umas das principais famílias da Seiko, teve fundamental importância na popularização desse calibre ao utilizá-lo também a partir de seu lançamento.

Calibre Seiko 7S26A. Foto: calibercorner.com

Os grandes atrativos dessas máquinas são a durabilidade, simplicidade e baixo custo de produção e manutenção que apresentam, logo, equipam com muita competências relógios que são responsáveis por apresentarem a Seiko a inúmeros admiradores e futuros colecionadores.

Hoje, vinte e três anos após seu lançamento, o calibre 7S26 continua equipando os relógios de mergulho mais vendidos da marca, assim como boa parte dos relógios Seiko 5. Tenho a sensação de que sua vida útil está chegando ao fim pelo excesso de simplicidade, uma vez que não embarca tecnologias como  as funções manual-winding (corda manual no relógio) e hacking-seconds (o paralisar de todos os ponteiros quando a coroa é completamente puxada para fora), além do longo período de fabricação.

Seiko 5 7S26-3040 de 1997. Foto: arquivo @SeikoPhD.

O movimento 7S26A, o orginal, foi revisado para 7S26B no ano de 2006 ao embarcar um novo regulador e outra revisão ocorreu em 2011 para 7S26C. Além dessas versões com pequenas alterações, do 7S26 ainda surgiram outros movimentos que falarei futuramente como 7S25, 7S35, 7S36 e 7S55.

A qualidade dessas máquinas e seu custo-benefício são inquestionáveis. Quem acompanha nosso Instagram sabe que tenho um Seiko SKX009 de 1996, um 7S26-3040 (foto acima) de 1997, além de Monsters de outros anos e posso afirmar que são relógios sensacionais e jamais apresentaram qualquer necessidade de manutenção ou ajuste.

Seiko Orange Monster 1ª geração. Foto: arquivo @SeikoPhD.

Outra grande vantagem de se produzir máquinas como essas há tantos anos é a facilidade na aquisição de peças de reposição e a compatibilidade que existe entre esses calibres, como quando decidi retirar peças de uma antiga máquina 7S26 e transplantar para meu Atlas 7S36.

Dados Seiko cal. 7S26:

Tipo: Automático in-house;
Início da fabricação:
1996;
Fim da fabricação: Ainda em produção;
Quantidade de rubis: 21 jewels;
Batidas por hora: 21.600 bph;
Principal expoente: Seiko Orange Monster SKX781;
Reserva de energia: Aproximadamente 41 horas;
Funções: Horas, minutos, segundos centrais, calendário dia/data com câmbio rápido no segundo estágio da coroa;
Observações: trata-se de um calibre simples, mas confiável, duradouro e de baixíssima manutenção.

Há algum calibre Seiko que você gostaria que fosse analisado? Comente abaixo e não deixe de assinar nossas notificações por e-mail, de se inscrever em nosso canal no YouTube, curtir nosso Facebook e de nos seguir no Instagram. Forte abraço!

 

24 comentários em “Calibres: Seiko cal. 7S26

Adicione o seu

  1. Mestre. Você sabe se no Calibre 7s26, a massa oscilante dá corda em ambos os sentidos de rotação?
    Obrigado pela atenção e parabéns pelo site. Só descobri ele agora👍🏼

    1. Olá Bruno!

      Falta percorrer uma longa estrada para poder utilizar um título desse, meu amigo, mas agradeço a enorme gentileza.

      Sim, no calibre 7S26 a massa oscilante enrola a mola principal ao se movimentar para ambos os lados.

      Essa tecnologia foi incorporada aos calibres Seiko, salvo engano, em 1954 com a linha Gyro Marvel, fato é que nos anos 60 todos os calibres automáticos Seiko já funcionavam dessa forma.

      Forte abraço!

      1. Obrigado meu nobre, pela explicação completíssima. Abraços.

  2. Boa tarde amigo gostaria de saber sobre o calibre 4R36 que é utilizado nos novos Seiko Turtle é uma bom calibre, particularmente acho o 7S26 mais preciso ou será impressão minha, interessante que o 4R36 o segundeiro para quando realizar o ajuste das horas, obrigado e sucesso pelo site.

    1. Boa tarde Anderson!
      O próximo artigo da série calibres abordará o 4R36, acompanhe o SeikoPhD.com para ler todos os detalhes, mas antecipando alguns ele é o sucessor do 7S26 e trouxe aprimoramentos que foram muito bem-vindos, como a possibilidade de dar corda manualmente e a função hacking-seconds (ou simplesmente hack) que paralisa o ponteiro de segundos quando a coroa é completamente puxada para fora. São detalhes importantes e que deixam a desejar no 7S26. Falei um pouco desse calibre no review do Seiko Monster SRP315, leia aqui.
      Quanto à precisão eu diria que permaneceu boa, ambos são bem precisos, porém com uma margem elevada de variação.
      Espero ter lhe respondido por enquanto, em breve teremos um artigo completo sobre o 4R36. Forte abraço e sinta-se à vontade para perguntar sempre que desejar.

  3. Boa tarde, Ramon.

    Após ler o post com os 10 melhores Seiko 5, comprei o SNK809 e um outro, o SNXF05. Ambos com o mecanismo 7s26c.

    Verifiquei que o SNXF05 não mantém a reserva de marcha sequer em 24h (com o uso diário de 10h), o que não ocorre com o SNK809 ou com meu turtle, com o mesmo uso diário, que mantém as 40h.

    É um problema recorrente?

    Como eu comprei aqui no Brasil de um revendedor não autorizado, só tenho a nota fiscal, sem o cartão da garantia.

    Na minha pele: você arriscaria mandar para a assistência da Seiko? Ou devolveria para vendedor (ainda estou nos 7 dias)?

    Desde logo eu agradeço!

    Um forte abraço,

    Marcus.

    1. Olá Marcus!

      Primeiramente parabéns pelas novas aquisições, ambas as peças são clássicas, bem versáteis e fico feliz de ter contribuído com sua escolha.

      Quanto à reserva de marcha do SNXF05, definitivamente não é normal.

      Nesses casos eu comentaria sobre a forma como você o está utilizando, já que 10 horas parado em uma mesa de escritório praticamente não enrola a mola do calibre, porém você disse que utiliza outros relógios nessa mesma rotina e a reserva costuma manter o funcionamento por pelo menos 40 horas, correto?

      Tratando-se de um calibre relativamente novo como o 7S26C eu diria que uma lubrificação simples do maquinário deve resolver. Quando digo simples é simples mesmo, sem precisar desmontar, apenas abrindo a tampa traseira e lubrificando umas três articulações específicas.

      “Na sua pele”, como me perguntou, eu não devolveria o relógio caso tivesse gostado dele. Esse calibre possui peças em abundância no mercado e costuma ser muito fácil resolver qualquer problema que surja.

      Procure seu relojoeiro de confiança caso tenha um e se não tiver essa pode ser uma ótima oportunidade para encontrar aquele que te acompanhará por toda sua jornada no mundo do colecionismo de relógios.

      Após tomar sua decisão nos diga aqui o que foi necessário para resolver essa questão da reserva de energia.

      Forte abraço meu amigo!

      1. Entendido!

        Ainda nesta semana vou a uma relojoaria e volto para contar.

        Obrigado!

  4. Adorei!! Faz tempo que procuro informações sobre o relógio mas nunca que encontrava, achei muito informativo e agora sei muito mais do que sabia antes.
    Se possível queria saber mais sobre o 7s26C, se houve alguma mudança significativa do A para o C e por fazer 9 anos já que estão nele ainda.

    1. Olá Felipe!

      Fico feliz que tenha gostado e aprendido mais sobre seu relógio.

      O Calibre 7S26C, segundo a própria Seiko, foi construído com novas peças, mas possui o mesmo tamanho (volume) do 7S26B.

      Em suma o 7S26C foi redesenhado, mas ainda utiliza algumas partes das versões anteriores e executa as mesmas funções.

      Seja bem-vindo ao Seiko PhD e volte mais vezes.

      Abraço!

  5. Olá. Boa Noite. Gostaria de saber, se possível qual o significado dessas letras e numeros. SNK805K2. É de um Seiko Military Modelo SNK805K2 Agradeço a atenção.

    1. Bom dia Paulo e seja bem-vindo ao Seiko PhD!
      Essas letras e números são o código ou referência do seu modelo de relógio dentro da Seiko, é o que o distingue dos demais modelos.
      Há algum tempo escrevi um guia bastante explicado sobre o assunto, acesse aqui e em caso de dúvidas permaneço à disposição.
      Um abraço e volte mais vezes!

  6. Boa tarde, Ramon. Como disse anteriormente, nesses tempos de ociosidade devido à pandemia, fiz mais um teste de reserva, dessa vez no SKX009 montado em Janeiro/2017. Teve uma reserva de marcha de 46 horas. Grande abraço!

      1. Ramon, usei normalmente o relogio por dois dias seguidos, inclusive eu o utilizei dormindo à noite, só o tirando do pulso na hora do banho. Realmente falta do que fazer nessa atual situação que passamos, não? rsrsrsrs.

      2. Hahahah, mas serviu a um bom propósito, então você só o utilizou em casa? Poxa, então enrolou muito bem, ótimo experimento.

  7. Boa noite

    Excelente este site onde podemos encontrar informações sobre os notáveis relógios relógios Seiko mecanico.

    Tenho um 7S26C e ele teve somente 12 horas de marcha.

    Eu li que basta lubrificar 3 partes internas para resolver.

    Poderia informar que partes são essas ?

    1. Boa noite Richard! Tudo bem?
      Obrigado, fico feliz que tenha gostado do Seiko PhD.
      Salvo raras exceções, os rubis são utilizados nas principais partes articuladas do seu relógio, então a informação de lubrificar apenas três partes do calibre não procede.
      Se a reserva de marcha está baixa é preciso fazer uma revisão completa no relógio, limpar e lubrificar muitas partes, além de verificar muitas outras, lubrificar três pontos muito provavelmente não resolverá o seu problema.
      Leve a um relojoeiro de confiança e submeta seu relógio a uma revisão completa.
      Abraço e boa sorte!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑