Publicidade Vintage: Seiko Chronograph Automatic 6139-6002 “Pogue”

Última atualização: 07/12/19.

Hoje analisaremos uma linda peça publicitária veiculada pela Seiko no final dos anos 60 abordando o Seiko cronógrafo automático de referência 6139-6002 (AH001M), uma variante do Seiko Pogue, o primeiro relógio cronógrafo automático utilizado no espaço.

A arte abaixo, de evidente apelo esportivo, expressa em quatro planos a imagem que a Seiko vinculava ao seu produto. Em maior evidência temos o relógio Seiko 6139-6002 com seu bezel azul e vermelho, mostrador azul marinho e as belas linhas e arestas de sua caixa. Logo atrás há dois pilotos com ares de concentração, mas um certo relaxamento.

Em terceiro plano temos um lindo carro esportivo vermelho (pareceu-me um Ford GT 1967) cercado de fãs e possíveis jornalistas, além de um mecânico vestindo as famosas jaquetas de corrida da época e provavelmente realizando a troca de pneus. Logo acima há dois paraquedistas executando um salto na clara demonstração da variedade esportiva suportada pelo relógio.

Lê-se no texto da imagem publicitária, em tradução livre:

Seu mundo da Seiko
O relógio masculino de todo homem… Cronógrafo Seiko
Já sonhou em correr com um carro esportivo?
Saltar com um pára-quedas?
Faça.
Mas o primeiro passo é usar o Cronógrafo Seiko.
Porque é o tipo de relógio que um homem deveria ter.
Ao redor do mundo.
E você pode. Porque é vendido, manutenido e garantido em todo o mundo. Pela Seiko.
Onde quer que você vá, use o relógio masculino de todo homem.
O Cronógrafo Seiko.
Você vai amar cada minuto dele”.

Parte do catálogo da época.

A peça publicitária traça bem seu alvo ao transpirar ousadia e masculinidade. Provavelmente o foco em seu público e (sem dúvida) a qualidade deste cronógrafo sejam os grandes responsáveis por garantir que, mesmo completando cinquenta anos em 2019, o Seiko 6139-6002 continue em plena demanda mundo afora.

Não deixe de assinar nossas notificações por e-mail, de se inscrever em nosso canal no YouTube, curtir nosso Facebook e de nos seguir no Instagram. Forte abraço!

 

8 comentários em “Publicidade Vintage: Seiko Chronograph Automatic 6139-6002 “Pogue”

Adicione o seu

    1. Boa noite !
      Já comprou o relógio para seu marido ? Caramba… tenho um exemplar, e nem tinha me dado conta, de que ele era tão cobiçado na época.

      1. Bom dia Rodolfo! Vou enviar sua mensagem do e-mail dela. Qual a referência exata do seu relógio? Está bem conservado, funciona perfeitamente com cronógrafo zerando? Algo foi trocado? Abraço!

    1. Grande Carlos! Bom dia!
      Esse é um tema que estou devendo desde o início do nosso site, mas sempre surge algo e acabo não escrevendo a respeito, fica como mais uma promessa para 2020 rsss!
      Pogue é o sobrenome do Coronel William Pogue que, resumidamente, foi ao espaço com um Seiko 6139-6002 de mostrador dourado SEM AUTORIZAÇÃO DA NASA e realizou diversos trabalhos na estação espacial, com isso esse relógio se tornou icônico por ser o primeiro cronógrafo mecânico a ir ao espaço – ele ainda voltou funcionando perfeitamente. A NASA já recebia patrocínio da Omega, mas por escolha pessoal o Coronel Pogue foi com o Seiko que era seu relógio de confiança e uso diário.
      Fica a promessa para 2020 rsss. Um abraço!

      1. Olá, Ramon. Puxa, que história, hein! Mal sabia ele que ao adquirir esse Seiko 6139 seria batizado com seu nome alguns anos depois. Obrigado novamente e bom fim de semana. Forte abraço.

      2. Pois é Carlos, sem dúvida foi uma grande surpresa para ele. A história é ótima e vale ser contada. Abraço e ótimo final de semana para você também!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑