James Bond e seus relógios Seiko!

Como quase todo garoto que cresceu ao longo dos anos 80 e 90, sempre fui fã dos filmes de aventura e ação. Não há como negar aquela empolgação ao vermos o mocinho fazendo coisas mirabolantes enquanto salva o dia e ao final ainda ganha o amor de uma bela donzela. Dentre tantos filmes marcantes e personagens clássicos, sem dúvida James Bond figura entre os mais notáveis.

Enquanto alguns longas de Bruce Lee, Jean-Claude Van Damme e Steven Seagal deixavam garotos e garotas empolgadíssimos para lutarem com os amigos e/ou praticarem artes marciais, Bond sintetizava algo mais profundo, ele era educado, cavalheiro (e exímio cavaleiro), dirigia qualquer objeto que pudesse se mover, lutava, atirava, praticava esportes como poucos e, claro, conquistava as mais belas mulheres de sua época, enquanto salvava o mundo!

seiko-0674-lc-roger-moore-james-bond-spy-loved-me_seikophd
O 007 Roger Moore usando um Seiko 0674 LC. Foto: MGM.

Impossível não admirar tantas qualidades, mas qual não foi minha surpresa ao descobrir, ainda no começo dos anos 2000, que Bond utilizara alguns belos relógios da curiosa marca Seiko que eu conhecera há poucos anos – um dia ainda contarei a história de como me interessei pela marca. E é exatamente disso que falaremos hoje, os relógios Seiko utilizados pelo agente secreto mais famoso do mundo (!?), divido por filmes e em comemoração ao lançamento do 25º longa da saga, “Sem tempo para morrer”, que por sinal já tive o prazer de assistir e, claro, recomendo muitíssimo vê-lo no cinema. Vamos aos relógios!


1977 – O espião que me amava (The Spy who Loved me):

Interpretado por Roger Moore, o ator que por mais tempo encarnou o clássico espião, no filme ele utiliza um Seiko 0674 LC para imprimir pequenas mensagens. Nessa época parecia não haver limites para os relógios a quartzo.


1979 – 007 contra o Foguete da Morte (Moonraker):

Nesse longa Roger Moore utiliza um Seiko LC M354 Memory-Bank Calendar que possui explosivo no fundo.


1981 – 007 – Somente para Seus Olhos (For Your Eyes Only):

No filme James Bond utiliza um Seiko 7549-7009 Golden Tuna 600m Professional e um Seiko H357-5040 Duo Display que é capaz de entregar mensagens de texto, além de possuir um microfone embutido. Interessante notar que o H357 utilizado no filme parece ter uma extensão acoplada ao topo da caixa, onde poderia estar o microfone.


1983 – 007 contra Octopussy (Octopussy):

No filme o Seiko G757 exibe um ponto vermelho na tela indicando a localização de um objeto rastreado, além disso, Bond tem acesso ao Seiko T001-5019 TV Watch no laboratório de Q e o utiliza para dar um zoom na câmera que filma o decote de uma funcionária da agência. Próximo ao final do filme ele utiliza novamente a função do TV Watch, mas desta vez para acessar as câmeras de um local que ele precisa invadir.


1985 – 007 – Na Mira Dos Assassinos (A View to a Kill):

Este é o longa em que Roger Moore, interpretando James Bond, usa a maior quantidade de relógios Seiko. São três peças bem distintas: Seiko SQ 6923-8080, Seiko 7A28-7020 e Seiko H558-5000. Inclusive falamos do belo 7A28-7020 em um artigo da série Publicidade Vintage, veja aqui.


E vocês, amigos leitores, repararam nesses relógios ao verem os filmes? Estão aí bons motivos para revermos essas aventuras de Bond interpretado por Roger Moore que, por sinal, constantemente aparece entre os melhores intérpretes do clássico espião.

Compartilhe esta publicação com seus amigos e ajude a difundir a horologia. Assine também nossas notificações por e-mail, inscreva-se em nosso canal no YouTube, junte-se a nós no Facebook e nos acompanhe no Instagram. Forte abraço!

26 comentários em “James Bond e seus relógios Seiko!

Adicione o seu

  1. Olá
    Que bom…tenho um na minha coleção 🙂 ….e foi recentemente revisto.
    Está como novo!
    Cumprs
    Augusto

      1. Olá Ramon
        Se corresponder á ordem das imagens, será este Seiko SQ 6923-8080.
        Cumprs
        Augusto

  2. Ramon, tenho um SEIKO a corda muito antigo quadrado com números romanos e tem a pulseira acredito que deve ser original, gostaria de tirar essa dúvida com você e ver se você pode me dar o valor desta peça. Se possível me chama no WhatsApp. Abraço

    Enviado do meu iPhone

    >

    1. Olá, Willian! Tudo bem?
      Infelizmente não faço avaliação de relógios, mas você pode postar em nosso grupo no Facebook e pedir ajuda aos amigos, normalmente os valores apontados estão bem próximos do praticado no mercado.
      Abraço!

  3. Belo compilado! Seiko é emblemática. Pena que está se reposicionando no mercado e já não é tão acessível e, a depender do modelo, já não é tão interessante quando se olha os concorrentes.
    Ramon, uma curiosidade/pedido: você já postou sua coleção e os porquês de adquirir peça tal ou peça tal? Seria interessante.

    Abraço!

    João

    1. Falamos do preço dos relógios em um artigo específico, infelizmente com o dólar nas alturas a situação se complica demais, mas também há um exagero no preço de alguns modelos.

      Interessante a sugestão, não cheguei a fazer esse tipo de postagem, mas pensarei a respeito.

      Abraço e obrigado!

      1. Seria ótimo, Ramon. Saber como foi a trajetória de colecionismo e o porquê de algumas aquisições de um dos maiores (se não for o maior) conhecedor de Seiko do Brasil.

        Abraço

        João

  4. Caro amigo Ramon,
    bom dia! Outro artigo fora de série. eu já tinha ouvido falar do 007 usando alguns relógios Seiko, inclusive aqui no seu site, mas nem imaginava que eram tantos. Parabéns mais uma vez, show de bola esse artigo e vou ver No time to die amanhã com minha filha. Grande abraço.

    1. Olá Ruy! Tudo bem?
      Pois é meu amigo, foi um número considerável e bem diversificado de modelos.
      Espero que curtam o filme.
      Obrigado, abraço!

  5. Olá Bom Dia ,

    Vendo relógio Seiko , Kakume , modelo 6138-0030 , n. 792329 , em perfeito estado , guardado por mais 40 anos , pequeno risco no vidro quase imperceptível. Valor R$6.500,00. Aceito oferta. Foto em anexo. Posso enviar mais fotos pelo wapp.

    Emersson Velasco – Triunfo RS

  6. Salve meu amigo Ramon!
    Quando digo que esta série sobre famosos e seus Seikos me surpreende… não imaginava quantos Seikos o 007 havia usado.
    Belas e históricas peças e suas particularidades, no filme e nos relógios.
    Se fosse hoje já questionariam sobre o armazenamento da fita no LC, rssss e que bacana este G757, quantas funções para a época. Será que a Seiko ainda faz um relógio com essa capacidade de “approach” de uma bela foto? Rssss
    Sem falar do charme do SQ, do 7A28-7020 que vimos a pouco, o Tuna e o H558 que acredito ser o mesmo Arnie.
    Sensacional!
    Obrigado pelo trabalho e por compartilhar mais uma bela matéria!
    Forte abraço e excelente final de semana!

    1. Olá Junior! Tudo bom?
      Foi um número realmente expressivo de modelos, alguns mais discretos, outros mais vistosos, mas todos estiveram ali, enquanto assistíamos sem muita atenção aos detalhes.
      Disponha meu amigo, sempre um prazer.
      Obrigado e ótimo final de semana para você também!

  7. Olá Ramon! Parabéns pelo artigo muito bem produzido, e pelas belas referências fotográficas que nos permitem curtir cada peça.
    Gostei demais do modelo 0674-5009 usado no “Espião que me amava” de 77. Para mim é um dos mais belos quartzo com dial lcd da Seiko!
    Forte abraço!

    1. Olá Fred!
      É um modelo de linhas realmente sensacionais. Como comentei no grupo, de alguma forma esses botões me lembram o belo iPhone 5.
      Grande abraço meu amigo, obrigado!

  8. PARABÉNS por mais um excelente artigo da marca (deve ter dado muito trabalho) e esse agora com uma das paixões de muitos tb, a saga 007… Só valeu mestre, Ramon SeikoPhd
    👏👏👏

    1. Muito obrigado Christian!
      Comecei o artigo em 2018 rsrs para lançá-lo na semana de estreia do Bond25, demorou, mas chegou 🙌
      Grande abraço meu amigo!

  9. Também sou fã dos filmes do James Bond,pelas cenas fantasiosas, dando uma excelente diversão. Já tinha reparado em alguns relógios digitais em suas proezas (lembro de um que tinha raio laser rsrsrs), mas não lembrava quer eram Seiko. Ótimo artigo!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: