Seiko & Celebridades #1: Steve Jobs!

A curiosidade é uma característica essencial para o desenvolvimento, evolução e aprendizagem do ser humano. Contudo, não apenas de temas maiores, filosoficamente falando, vive a curiosidade. Ela também se faz presente em nosso cotidiano, lidando com questões menores, corriqueiras e, nesse sentido, apresento aos amigos (as) leitores (as) a mais nova série do Seiko PhD, a Seiko & Celebridades!

Seiko Qyartz 6431-6030 n Steve Jobs_seikophd
Jobs e seu Seiko Quartz 6431-6030 de 1984. Foto: autor desconhecido.

Por aqui veremos personalidades que foram flagradas utilizando relógios Seiko nos mais diversos contextos tendo, já no episódio de estreia, ninguém menos que Steve Jobs, o fundador da Apple e dono de uma das mentes mais brilhantes dos últimos séculos, um gênio responsável por modificar profundamente o mundo em que vivemos e muitas das vezes com um relógio Seiko em seu pulso.

Steve-Jobs-Seiko-Seiko Quartz 6431-6030-1984
Seiko Quartz 6431-6030 de 1984. Foto: autor desconhecido.

O modelo em questão é o Seiko Quartz 6431-6030 que foi usado por Jobs no início de sua vida à frente da Apple. Trata-se de um relógio simples, com mecanismo a quartzo, mas capaz de transmitir muitas informações a respeito da personalidade pragmática e austera de seu proprietário. Steve sempre teve uma relação bastante profunda com o design e conforme os anos se passavam, influenciado especialmente pela Escola de Bauhaus, ele presava ainda mais pela simplificação e funcionalidade dos objetos, características bastante presentes no Seiko acima.

Seiko Quartz 6431-6030 and Steve Jobs_seikophd
Jobs e seu Seiko Quartz 6431-6030. Foto: autor desconhecido.

Custando menos de cem dólares seu relógio trazia ponteiros simples, um mostrador limpo com funcionais numerais arábicos e caixa de 33 mm fora a coroa. O modelo também foi utilizado pelo ator Michael Fassbender ao interpretar o mítico magnata do Vale do Silício no filme “Steve Jobs” (2015). Um ano depois a peça utilizada por Jobs foi a leilão onde o vencedor a arrematou pela bagatela de US $ 42.500,00.

Seiko-Nano-Universe-Steve Jobs
Seiko Nano Universe. Foto: divulgação Seiko.

Em 2017 a Seiko relançou esse modelo exclusivamente no Japão e em dois tamanhos diferentes, no original com 33 mm e um maior com 37,5 mm que foram vendidos a US $ 180,00. Houve ainda uma edição limitada de apenas 300 unidades, com revestimento PVD preto, vendidas exclusivamente na varejista japonesa Nano Universe.

Steve Jobs and Seiko LCS Chronograph_seikophd
Steve Jobs e seu Seiko LCD M159-5028. Foto: autor desconhecido.

Steven Paul Jobs, como foi batizado, também usou um Seiko LCD M159-5028 Chronograph fabricado em 1977 que atualmente estaria no “Apple Museum”. Interessante o fato de que, se olharmos com atenção para o modelo ampliado abaixo, é possível divagar um pouco e enxergar certa similaridade com muitos dos desenhos que a Apple desenvolveria nos anos seguintes. Poderia esse modelo ter inspirado Jobs de alguma forma? Não afirmo e nem duvido.

Steve_Jobs_Seiko_1977_Chronograph_Vintage_LCD_M159-5028_Stainless_Steel
Seiko Chronograph LCD M159-5028 de Steve Jobs. Foto: Apple Museum de Praga.

Com todos os seus prós e contras Steve Jobs nasceu para mudar o mundo e foi exatamente o que ele fez, muitas das vezes tendo um Seiko como companhia. Se deseja saber mais a respeito desse intrigante personagem recomendo fortemente a leitura de sua biografia escrita pelo jornalista Walter Isaacson, além de ajudar a manter o SeikoPhD no ar caso compre por esse link da Amazon.

Steve Jobs and Seiko_seikophd
Jobs e seu Seiko LCD M159-5028. Foto: autor desconhecido.

O que acharam do primeiro episódio? Praticamente sempre que menciono a relação entre Steve Jobs e Seiko as pessoas se surpreendem, então não poderia ser outra pessoa a inaugurar nossa série. Você conhece outra celebridade que tenha utilizado um relógio Seiko?

Compartilhe esta publicação com seus amigos e ajude a difundir a horologia. Assine também nossas notificações por e-mail, inscreva-se em nosso canal no YouTube, junte-se a nós no Facebook e nos acompanhe no Instagram. Forte abraço!

Esta imagem possuí um atributo alt vazio; O nome do arquivo é banner-phd-1024x250-1.jpg
Esta imagem possuí um atributo alt vazio; O nome do arquivo é facebook_seikobrasil_2_seikphd-1.jpg

26 comentários em “Seiko & Celebridades #1: Steve Jobs!

Adicione o seu

  1. Prezado Ramon:
    Meus cumprimentos pela excelente idéia do “Celebridades”.Além de ser um tema interessante, agrega conhecimento sobre a história da marca.
    Parabéns !
    Forte abraço.
    Arnaldo

  2. Bom dia! Outra séries que já nasceu como sucesso. Eu não tinha a mínima ideia que o Steve Jobs usava Seiko, achei muito legal a história. Poderia falar do clássico Coronel Pogue 👍 Forte abraço Ramon.

    1. Olá Ruy! Tudo bem?
      Obrigado meu amigo, a história é realmente interessante.
      Pode deixar que colocarei o Pogue no cronograma.
      Forte abraço!

  3. Muito boa a ideia dessa série. Há realmente muitos modelos Seiko interessantes e pouco conhecidos do grande público.

  4. Salve meu amigo Ramon!
    Mais uma instigante série se inicia e já entra de sola com o gênio californiano que, renunciando ao tradicionalismo, já no final da década de 70 usando a nova tecnologia quartz (a mais nova até então), algo pertinente a quem trouxe tantas inovações ao mundo. Aliás, excelente indicação a leitura do livro do Isaacson, uma coletânea de entrevistas que revelam muito sobre a mente brilhante de Jobs.
    Já estou vendo uma série regada a Pogue, Schwarzenegger, Djokovic e cia ltda.
    Steve, em sua segunda gestão na Apple, de 97 até 2011, como uma das formas de não se preocupar com coisas que não fossem a inovação e produtividade em sua mente, adotou o “basic clothing” quase sempre com suas camisetas pretas, calça jeans e tênis. A simplicidade deste 6431-6030 usado por ele 20 anos antes, provavelmente já trazia muito do gosto pelo simples e excelente.
    Parabéns pelo nova série, pelo excelente trabalho e muito obrigado por compartilhá-lo conosco!
    Forte abraço.

    1. Como sempre trazendo comentários enriquecedores e muito detalhados para nossos artigos.
      Obrigado meu amigo, lembro-me bem dessas fases do Jobs e das que não me lembro exatamente, acabei lendo em sua biografia.
      Com certeza teremos personalidades intrigantes por aqui, algumas com um relacionamento bastante conhecido com a Seiko e outras que poucos sabem, como no caso de Steve.
      Forte abraço Junior e tenha um ótimo final de semana com sua família!

  5. Olá meu amigo Ramon, não conhecia essa relação Jobs e Seiko, achei muito interessante e demonstra a excelência da marca, pois perfeccionista como ele era, não usaria qualquer coisa no pulso.

    Parabéns pelo ótimo post e grande abraço !!!

    1. Olá ADG!
      Realmente meu amigo, Jobs era extremamente exigente com tudo e todos à sua volta, seus relógios não foram escolhidos ao acaso.
      Obrigado, um forte abraço e ótimo final de semana!

    2. Sempre bom saber de coisas novas!! Curiosidade é um dos laços para o conhecimento! Muito bom o artigo Ramon, bem escrito e com leitura agradável! Parabéns pelo empenho! Grande abraço!!

      1. Obrigado meu amigo, fico feliz que tenha gostado do artigo.
        Forte abraço e tenha uma ótima semana!

  6. Boa tarde Amigo, tudo bem? Já havia reparado nesse relógio Seiko 6431 em seu pulso por ocasião de uma mostra de fotos de Jobs pela internet. Então, aí vão os detalhes dele !! Muito bem explorados, como sempre !! Outra celebridade de renome que sempre foi fã dos relógios Seiko, é Robert Redford. Inclusive fez questão de usar seu próprio Seiko SKX009 no filme de 2013, “All is lost”, onde ele passa por aventuras no mar a bordo de seu iate particular. Fica como sugestão. Grande Abraço!!

    1. Olá Maurício! Tudo bem?
      Excelente sugestão meu amigo, Redford e seu SKX certamente merecem estar em nosso site.
      Obrigado e um grande abraço!

  7. Caro Ramon, parabéns!
    Como sempre, rigoroso e claro nas informações que nós dá.
    Foi uma bela ideia está de mostrar os Seiko das celebridades.
    Um grande abraço aqui de Portugal!

    1. Olá Nuno! Tudo bem?
      Obrigado meu amigo, a série promete ser muito interessante.
      Um grande abraço para você e para todos os amigos de Portugal!

  8. Olá Ramon,
    Gostei bastante do conteúdo e digo que não surpreendeu me o Steve Jobs usando Seiko, pois ela é uma marca respeitada ao redor do mundo e por que não vestir um, principalmente naquela época.

    Parabéns mais uma vez pelo belo trabalho de pesquisa e explanação.

    1. Olá Romulo! Saudações meu irmão!
      Obrigado, fico feliz que tenha gostado do artigo.
      Grande abraço e tenha uma ótima semana!

  9. Mais um excelente série como sempre . Na sabia que ele usou Seiko tbm, muito interessante.
    Uma pessoa que usou e com certeza você vai falar é o Chefe né?!

    Abraço

    1. Obrigado Lucas. Pois é meu amigo, acredito que a grande maioria não tinha a mínima ideia de que ele gostava tanto de Seiko. De que Chefe está falando?
      Abraço!

  10. Oi Ramon!

    Muito legal essa nova série! Tenho certeza que vamos nos surpreender bastante!
    Quanto a outras celebridades que já foram flagradas usando um Seiko eu lembro das já mencionadas aqui em outros artigos, como Ayrton Senna com seu Bullhead azul, Bruce Lee com seu 6139 preto, Martin Sheen com o 6105 no filme Apocalipse Now, o Mick Jagger com o 6309 Turtle e o Brian May com seu 7548. Além dos Bond Watch usados por Roger Moore nos filmes 007 e o Cel William Pogue com seu 6139.
    Outras celebidades que descobri recentemente usando Seiko foi Al Pacino com o 6139 Helmet e o atual Presidente dos EUA Joe Biden com um Seiko cronógrafo branco e dourado!
    Um grande abraço Ramon!

    1. Olá Hector!
      Obrigado meu amigo, com essas sugestões já temos uma boa lista de artigos pela frente.
      Grande abraço e tenha uma ótima semana!

  11. Olá Ramon! Parabéns pela idéia de sua página e pela Seiko PhD! É muito satisfatório saber que compartilhamos nosso gosto e admiração pela Seiko com algumas celebridades! Aproximadamente 46 anos atrás, meu pai me deu de presente um Seiko 5 automático, o qual conservo até o dia de hoje, em perfeito funcionamento. sendo profissional da saúde, atendi em muitíssimas ocasiões a pacientes com relógios Seiko, com idades similares ao meu, muitas vezes herdados ou comprados de segunda ou terceira mão e todos cumprindo com honras, suas funções, apesar de muitos estarem castigados pelo uso intenso e em profissões pesadas (lavoura, construção civil, etc). este meu comentário somente demonstra minha admiração pela fortaleza e longevidade destas jóias mecânicas. um grande abraço e sucesso sempre! 🙂

    1. Olá Maurício! Tudo bem?
      Que bela história, um relógio que te acompanha por toda a vida, especialmente sendo um presente de seu pai.
      Um dia gostaria de ler mais detalhes a respeito desses fatos.
      Forte abraço meu amigo!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑