Seiko Prospex Turtle SPR775J1! Review #9

Eu sempre fui apegado ao clássico. Desde produtos de consumo mais rápido até bens duráveis, os itens consagrados pelo tempo e pela história, ou que homenageiam – na etimologia correta desta palavra – tais objetos, sempre foram os meus favoritos. Eu teria alguma dificuldade de explicar os motivos, embora conheça teorias a respeito, mas esses pensamentos norteiam a minha vida desde a infância e foram os responsáveis por eu adquirir o Seiko Prospex “Turtle” de referência SRP775J1 no começo de 2017.

O apelido de Tartaruga (Turtle) faz referência ao design da caixa e do bezel desses relógios que, de certa forma e ângulo, lembram o corpo do simpático réptil. Esse cognome foi também um dos primeiros dados pelos entusiastas aos produtos da Seiko. Diferentemente do primeiro Turtle lançado em 1976, não se sabe ao certo quando o apelido foi cunhado, entretanto, uma das hipóteses mais aceitas nos remete aos antigos fóruns do início da internet ou, ainda, às publicações especializadas dos anos 80.

Seiko Turtle SRP775J1_5_seikophd
Uma belíssima tartaruga! Foto: seikophd.com

Bem mais recente, o SRP775J1 foi apresentado em 2016 quando do relançamento da linha Turtle que agora portava a bandeira Prospex dos relógios profissionais da marca. Junto a outros poucos exemplares o 775 integra a primeira leva do que seria uma das famílias mais diversificadas e amadas da empresa, atualmente contando com mais de 30 modelos – leia o Guia Completo do Turtle aqui.

No pulso o novo Turtle não perdeu absolutamente nada em conforto, ele continua extremamente agradável e se posiciona de forma suave sobre a pele. Não fosse seu peso de aproximadamente 192,3 g, eu poderia muitas das vezes me esquecer de estar utilizando um relógio.

Seiko Turtle SRP775J1_10_seikophd
Uma belíssima tartaruga! Foto: seikophd.com

A pulseira é igualmente confortável, seu terminal mede 22 mm de largura e possui um bom acabamento mesclando detalhes polidos com outros escovados. O fecho é triplo, possui um rústico, mas interessante sistema de extensão da pulseira para ser utilizado sobre uma segunda pele de mergulho e fica por aí, sem qualquer maior pretensão.

Tenho minhas dúvidas em relação ao perfeito funcionamento desse extensor, já que não possui ajuste micrométrico e poderia ficar mais largo ou apertado dependendo da espessura do macacão utilizado, no entanto esse é um detalhe que não chega a realmente incomodar. O terminal – essa peça que une a pulseira à caixa – merece um destaque especial já que seu design harmoniza perfeitamente com a estrutura do relógio e compõe um conjunto bastante harmonioso, característica relevante, mas nem sempre presente na indústria relojoeira.

Seiko Turtle SRP775J1_2_seikophd
Fecho e extensão de pulseira do SRP775J1. Foto: seikophd.com

Empregando principalmente as cores dourada e preta o 775 é, certamente, o modelo de maior apelo vintage da primeira remessa de relógios Turtle Prospex e tal detalhe, em plena harmonia com seus traços transpirando anos 70, levaram-me a selecionar essa peça fabricada em novembro de 2016, para integrar minha coleção.

Sua caixa mede aproximadamente 45 mm de largura fora a coroa – às vezes apontada como 44,3 mm -, por 47,5 mm de comprimento, 13,3 mm de espessura e 48,5 mm incluindo a coroa. Faz-se necessário destacar que, apesar da largura de 4,5 cm, a caixa do 775 não parece tão grande no pulso e muito disso se deve ao fato do seu desenho com mostrador posicionado mais ao centro do relógio e coroa às 04 horas. Se você possui pulso mediano ou fino não se acanhe e experimente o Turtle, ele pode te surpreender.

Seiko Turtle SRP775J1_8_seikophd
Seiko Turtle SRP775J1. Foto: seikophd.com

A superfície da caixa recebe um delicado acabamento escovado circular enquanto a base é lindamente polida. Há uma aresta nítida e muito bem feita entre essas duas texturas, além disso, temos entalhes polidos ao redor da coroa, tanto na parte de cima quanto debaixo, que possibilitam um perfeito encaixe dos dedos e demonstram novamente a alta qualidade da usinagem japonesa.

A coroa é rosqueada, está localizada às quatro horas, possui texturas do tipo garras de moeda e uma linda copa polida como acabamento. Seu local é estratégico e permite que ela fique parcialmente dentro da caixa do relógio, dispensando, assim, a necessidade de incorporar guardas ou garras de proteção como no caso do Seiko Monster.

Seiko Turtle SRP775J1_6_seikophd
Seiko Turtle SRP775J1. Foto: seikophd.com

A estrutura do bezel é dividida em duas fileiras compostas por estruturas trapezoidais não muito definidas, porém proporcionam uma boa pegada e fácil rotação. Ela trabalha com movimento unilateral para a esquerda, conta com 120 cliques agradáveis e precisos. O decalque é preto com uma leve textura granulada, marcações em dourado e um lume em baixo relevo localizado onde se marcaria os sessenta minutos.

O mostrador é preto fosco, possui marcadores circulares na cor branca, em alto relevo e com borda dourada por quase toda sua extensão, exceto às 3 horas, onde está localizado um calendário duplo, às 6 e 9 horas, onde então presentes estruturas trapezoidais e às 12 horas, onde fica localizada a prestigiada “espada na rocha” do Turtle.

Seiko Turtle SRP775J1_1_seikophd
Seiko Turtle SRP775J1. Foto: seikophd.com

Logo acima do centro dos ponteiros temos gravada a marca SEIKO e, abaixo, o “X” de Prospex, a inscrição “Automatic” em referência ao confiável calibre Seiko 4R36, um movimento de 21.600 A/h totalmente desenvolvimento e fabricado pela Seiko, e a designação “DIVER’S 200m”, uma lembrança de que estamos diante de um relógio de mergulho profissional com certificado ISO 6425. Abaixo do marcador de 7 e 6 horas ainda podemos ler a expressão “Made in Japan”, confirmando se tratar realmente da versão J1 desse relógio – saiba mais aqui -, seguida de 4R36-04Z2 R 2.

O fundo é rosqueado, traz a consagrada Tsunami Seiko em um centro polido e em alto relevo, circulado por diversas informações sobre o relógio – como já tratamos aqui – gravadas em uma superfície com textura finamente escovada e circular, entre elas novamente há a expressão “Made in Japan”. Por fim, a tampa traseira apresenta um declive polido, com seis perfurações, e se une ao restante da caixa igualmente polida. O relógio é completamente feito em aço inoxidável de grande qualidade.

Seiko Turtle SRP775J1_7_seikophd
Seiko Turtle SRP775J1. Foto: seikophd.com

Minhas conclusões não poderiam ser diferentes, o Seiko Prospex Turtle SRP775J1 é um relógio de múltiplas personalidades, ele consegue ser um produto para atividades profissionais na água, consegue ter um enorme apelo vintage/casual e ainda é capaz de te acompanhar facilmente no burocrático dia a dia dos escritórios modernos, sem dispensar o conforto, a sobriedade e a beleza que o uso diário pode te exigir. Vale a pena conferir de perto!

O que achou dos novos Turtles e do SRP775? Não deixem de assinar nossas notificações por e-mail, de se inscrever em nosso canal no YouTube, curtir nosso Facebook e de nos seguir no Instagram. Forte abraço!

Dados técnicos:

Referência: Seiko 4R36-04Y0;
Código: SRP775J1;
Tipo: Diver’s 200m;
Calibre: 4R36;
Alternâncias por hora: 21.600 A/h;
Reserva de energia: Aproximadamente 41 horas;
Mostrador: Preto;
Coroa: Localizada às 04 horas;
Caixa: Aproximadamente 45 mm;
Pulseira: 22 mm.

22 comentários em “Seiko Prospex Turtle SPR775J1! Review #9

Adicione o seu

  1. Bom dia, Ramon e demais amigos,
    Ótimo review, bem completo e esse turtle dispensa mais comentários, esses relógios estão entre os mais bonitos da Seiko. Parabéns!

  2. Tenho três Turtles de modelos distintos. Considero essa linha a mais confortável e harmônica da Seiko, embora o Baby Tuna me agrade mais para a atividade profissional de mergulho.
    Excelente artigo, Ramon !
    Arnaldo Bittencourt Filho

    1. Olá Arnaldo! Tudo bem?
      Pois é meu amigo, o Turtle tem um encanto próprio que consquistou o mundo dos relógios e o conforto que ele proporciona surpreende, especialmente se levarmos em consideração seu tamanho e peso.
      Obrigado, forte abraço!

  3. Bom dia, Ramon. Acho que já comentei aqui que eu achava esse modelo “sem graça”. rsrsrs.
    Mas esse Turtle “Gilt”, após eu vesti-lo no pulso, a opinião mudou completamente, hoje acho um dos mais belos Seiko com a aplicação dourada na dosagem correta.
    Ótimo review, meu amigo, bom fim de semana!

    1. Boa tarde Carlos!

      Você chegou a comentar comigo sim, o dourado na dosagem correta faz toda diferença mesmo meu amigo.

      Chega a ser engraçado como alguns relógios podem nos surpreender quando vistos pessoalmente.

      Obrigado e um forte abraço!

  4. Boa tarde Ramon, tudo bem? Ótima matéria !! Sou fã de relógios Seiko de mergulho das décadas de 60 até 80, e sempre achei que esse modelo remontava um certo ar “vintage” mesmo, e sem ser “brega” !! Detalhes em dourado eram comuns em relógios daquelas épocas, inclusive nas pulseiras( que eu acho ficaria bem tbm nele), então pode ser a explicação dessa “familiariedade” que vc experimenta ao usá-lo! Nossa memória associa algumas situações e objetos à certas fases da vida que nos marcaram! Aproveite essa linda peça e obrigado novamente por nos brindar com informações tão importantes de mais um clássico que apreciamos! Grande Abraço!!

    1. Boa tarde Maurício! Tudo bem?
      O motivo é exatamente esse meu amigo, detalhes em dourado remetem bastante aos relógios daquela época, mas como você bem disse, esse Turtle passa longe de ser “brega”, o dourado é aplicado em quantidade e locais muito bem estudados.
      Obrigado pela gentileza, forte abraço!

  5. Acho que nunca li um review tão detalhado, da pra ver que é feito com amor.
    Como você sabe eu tenho um certo problema com essas tartarugas. Hehehe
    Esse Gilt é realmente muito lindo, com certeza ele tem um lugar aqui com o resto da família.

    Abraço Ramon

    1. Fico feliz com seu comentário Lucas, pois essa foi exatamente minha intenção, destrinchar ao máximo o relógio e trazer a análise mais detalhada possível.
      Obrigado meu amigo e aguardo em breve algumas fotos do seu novo Turtle rsrs. Abraço!

  6. Excelente review!!! Também sempre tive certa resistência com os “tartarugas”, apesar da minha identificação com tudo que vem dos anos 70. Talvez a minha paixão pelos modelos samurai seja responsável por essa indiferença. Análises também bem feitas como essas mudaram o meu ponto de vista, de modo que tenho como próxima meta de colecionador adquirir um.

    1. Olá Marlon! Tudo bem?
      Bom saber que mudou de opinião, certamente não se arrependerá de adquirir um Turtle, tenha certeza.
      Abraço meu amigo e aguardo fotos do novo relógio em nosso grupo.

  7. Ótimo review, meu amigo.
    Fico admirado como você consegue descrever os modelos , apontando todos os detalhes que fazem a diferença.
    Além do conhecimento e do olho clínico , seu amor pela marca aguça mais o desejo dos entusiastas.
    Todo meu respeito ao Seikophd.
    Grande abraço.

    1. Olá Wilton! Tudo bem?
      Que bom que gostou da análise, fico realmente contente com suas bondosas palavras, esse retorno é um importante incentivo para que o trabalho permaneça.
      Muito obrigado e um forte abraço!

  8. Salve meu amigo Ramon!
    Excelente review, muito bem detalhado!
    Sempre gostei de preto/dourado e azul/dourado, acho de extremo bom gosto estas combinações e não seria diferente com este Turtle.
    Além das escolhas nas combinações de cores, o que vem ao gosto pessoal, no mais, elogiar um Seiko Turtle é “chover no molhado” né. Hoje os vejo emblemáticos para a marca assim como eram os Seiko 5 na década de 70.
    Parabéns pela matéria!
    Forte abraço.

    1. Olá Junior! Tudo bem?
      Também compartilho o sentimento em relação a essas cores, são combinações perfeitas.
      Pois é, a família Turtle continua se expandindo e com ela o amor por esses relógios.
      Obrigado meu amigo, forte abraço!

  9. Bom dia Ramon, um excelente relógio muito bonito, também possuo um exemplar 775K1 e apesar de não der MIJ é idêntico a seu , uma peça que serve para todas as ocasiões, parabéns pelo post e sucesso pelo site, forte abraço.

    1. Olá Anderson! Tudo bom?
      A questão do MIJ é um mero detalhe meu amigo, parabéns pelo relógio e aproveite-o com saúde.
      Obrigado e um grande abraço!

  10. Olá amigo Ramon!
    Em primeiro lugar quero te agradecer pela tua dedicação em estar constantemente nos presenteando com excelentes conteúdos e tb te parabenizar por esse ótimo review, Já gostava bastante desse relógio (Gilt)e hoje sou ainda mais fã.
    Uma boa semana pra ti e pra todos os nossos amigos da página. 🤜🤛👏👏👏

    1. Olá Christian! Tudo bem?
      O Gilt é realmente um relógio especial e fico feliz que tenha gostado da análise.
      Obrigado por sua gentileza meu amigo, esse retorno é um importante combustível para a permanência de nosso trabalho.
      Grande abraço e uma ótima semana para você também!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑