Seiko 62MAS SPB143 réplica? – Fakes Hunter #11

Continuando a série Fakes Hunter, hoje analisaremos uma possível réplica do Seiko Prospex SPB143/SBDC101, uma das reedições do primeiro relógio de mergulho da Seiko, o chamado 62MAS. Esses artigos têm dado ótimo resultado ao evitar que nossos amigos leitores adquiram produtos falsos, então participe e envie suas dúvidas, denúncias e sugestões.

O suspeito de hoje foi enviado por um amigo bastante experiente no colecionismo de relógios e que afirmou se tratar de mais um modelo falsificado em nosso mercado. Ao acessar o anúncio e constatar que o vendedor é o João da cidade de Igarapé, MG, um conhecido criminoso desse ramo, já não restaram muitas dúvidas, mas vamos analisar um pouco o relógio.

loja do joao igarape
Os péssimos produtos comercializados pelo estelionatário. Foto: site de vendas.

Na imagem acima vemos um dos perfis desse vendedor e abaixo está nosso suspeito do dia com bezel inicialmente chamando a atenção para seu lume protuberante. O ponto luminoso deveria ser em baixo relevo como já dissemos muitas vezes por aqui, além disso, a fonte utilizada no bezel não é a correta e a própria textura que deveria ter um leve escovado circular por toda a sua extensão, é polida e brilhosa.

O mostrador beira o ridículo com fonte distinta da original e erros grosseiros. A palavra SEIKO possui falhas em todas as letras, repare, por exemplo, a parte superior direita da letra “K” onde o traçado deve terminar no meio de uma pequena barra superior, mas na réplica termina na extremidade direita do traço. Há ainda uma falha de impressão no “S” da expressão “Diver’s” e a logomarca “X” do Prospex possui inúmeras outras falhas.

Seiko prospex 62MAS spb143 fake réplica falso 1
Suspeito do dia. Foto: site de vendas.
Seiko prospex 62MAS spb143 original
Seiko Prospex SPB143 62MAS original. Foto: pinterest.cl/alexhunt85/

Os marcadores de horas ainda possuem bordas mais grossas no suspeito, os ponteiros de hora e minuto são mais pontiagudos na réplica e o segundeiro é completamente diferente, sendo menor, com lume mais curto e recuado, além de possuir uma ponta pós-lume mais comprida. A janela do calendário é grosseira e não traz o acabamento chanfrado da original, enfim…

Não gastarei muito do seu e nem do meu tempo com o fundo extremamente mal feito dessa réplica. A Tsunami Seiko está simplesmente horrível, assim como as demais gravações. Podemos anotar mais um número de série típico dos relógios “Feiko”: 037222. A caixa possui ângulos diferentes na réplica e o terminal da pulseira é totalmente distinto, além de evidenciar sua péssima qualidade com uma chapa fina e mal acondicionada.

Imagem 1: fundo original. Foto: gnomonwatches.com Imagem 2: fundo do nosso suspeito. Foto: site de vendas.

Com mais essas duas péssimas imagens abaixo que reafirmam a incapacidade do vendedor até mesmo para fotografar, sem sombra de dúvida o relógio em questão é uma falsificação de extremo mau gosto, feita de maneira rudimentar para lembrar um relógio Seiko.

Fique atento e continue nos acompanhando para vermos um pouco mais desses péssimos relógios que indivíduos de índole torpe insistem em trazer para o Brasil. Encontrou algum relógio suspeito? Duvidou de detalhes ou das palavras do vendedor? Envie sua questão nos comentários abaixo e ela poderá se tornar mais um artigo da série FAKES HUNTER!

Compartilhe esta publicação com seus amigos e ajude a difundir a horologia. Assine também nossas notificações por e-mail, inscreva-se em nosso canal no YouTube, junte-se a nós no Facebook e nos acompanhe no Instagram. Forte abraço!

34 comentários em “Seiko 62MAS SPB143 réplica? – Fakes Hunter #11

Adicione o seu

  1. Excelente artigo, Ramon! São textos como esse que reforçam os conhecimentos de quem já iniciou uma coleção ou instruem quem está apenas começando. Espero que tenhamos sempre orientações como essas, pois vez por outra tenho colegas me perguntando onde comprar ou se “tal relógio deste site presta”. Muito grato.

    1. Obrigado meu amigo e pode ter certeza de que teremos muitos outros artigos como esse, feliz e infelizmente, pois sempre teremos novas pessoas se unido à velha corja em busca de lucro fácil às custas dos menos avisados.
      Grande abraço!

    2. Ramon, aproveitando a oportunidade, onde comprar seiko on line nos EUA (par entrega lá)? O site seikousa reencaminha direto para o site mundial. Não possibilita mais comprar. Atte

      1. Olá Irineu!
        Compre na Amazon, é bem segura, costuma ter boa variedade e entrega muito rápida. Abraço!

  2. Muito bom! Já vi anúncios desse indivíduo. Realmente é triste pensar em alguém enganado, quando poderia comprar um bom relógio original pelo mesmo valor.

  3. Novamente parabéns pelo conteúdo, esse tipo de artigo merecia um prêmio porque eu mesmo já deixei de comprar um Turtle falso por causa do seu artigo, lembra? Parabéns pelo trabalho e vida longa ao Seiko PHD 👍👏

    1. Claro meu amigo, lembro-me bem do seu relato e fico feliz de tê-lo ajudado a não cair naquela armadilha.
      Obrigado, grande abraço!

      1. Aquele Omega anunciado por R$ 1350,00 foi de doer e já entrega qual é a do vendedor…

      2. Entrega mesmo e ainda assim compram, pois ele já teve outros suíços expostos e aparentemente foram vendidos. É complicado!

  4. Bom dia, Ramon. Infelizmente esse vendedor participa de alguns grupos de FB onde posta seus fakes e sempre há um infeliz comprador. Parabéns! Mais um excelente alerta aos seus leitores.

    1. Boa tarde Carlos! Tudo bem meu amigo?
      Pois é, ele participa, utiliza vários perfis e tenta constantemente ludibriar os colecionadores, infelizmente um ou outro acaba caindo. Bem, se tem uma regra antiga e que realmente funciona neste mundo é que colhemos o que plantamos. A hora da colheita dessas pessoas será bastante difícil.
      Forte abraço meu amigo!

  5. Bom dia Ramon, parabéns pelo artigo. Pelo que pude notar vários desses indivíduos estão adquirindo relógios falsos naquele site wish e revendendo como legítimos. Deveria haver um modo de acabar com essa venda indiscriminada de falsificações por meio desses sites.

    1. Olá Antônio Carlos! Tudo bem?
      Você notou muito bem, estão fazendo exatamente isso e não existe vontade alguma de acabar com esse comércio, seja dos vendedores que lucram, dos sites que lucram e dos revendedores que igualmente lucram.
      Falei um pouco do posicionamento da Seiko em relação às homages e falsificações aqui, caso não tenha lido, recomendo.
      Forte abraço meu amigo!

  6. Muito obrigado amigo Ramon, essa semana mesmo tu me tiraste de uma furada!!
    Esses seus artigos são de utilidade pública, parabéns!!!

  7. Salve meu amigo Ramon!
    Estes posts são de extrema importância para evitar que muitos de nós caiam em ciladas e como disse o ADG, são de utilidade pública.
    Um dos detalhes que sempre reparo nos fakes, independente de marca, é a inscrição no caseback, pois os originais vem em baixo ou alto relevo e os falsos vem com esta impressão a laser, geralmente feito na China.
    Excelente matéria!
    Forte abraço e um ótimo final de semana!

    1. Olá Junior! Tudo bem?
      Por enquanto os chineses não conseguem reproduzir tão bem o fundo dos relógios Seiko, embora existam cópias bem melhores do que essa esdrúxula usada no Feiko 62MAS. Essa é uma ótima forma de começar a identificar as falsificações, sem dúvida.
      Forte abraço e um ótimo final de semana para você também!

  8. Boa tarde amigo Ramon! O pior é que os tais “sites”, pricipalmente o ML, são constantemente avisados por denúncias de seus mebros sérios e não tomam providências! Tbm carecemos de leis mais rígidas para enquadrar esses vendedores e os próprios sites, além de mais atuação do Poder Público para fiscalizar! Enquanto isso, artigos como o seu, fazem a grande diferença para que um desavisado iniciante ou mesmo um comprador de boa fé, não embarquem nesses golpes e comprem gato por lebre!! Parabéns pelo artigo !! Grande Abraço!!

    1. Boa tarde Maurício! Tudo bom?
      No país do jeitinho, do “deixa disso” e do “você sabe com quem está falando?”, cobrar mais seriedade das autoridades é algo que raramente surte efeito, como bem sabemos.
      Enquanto isso não se resolve vamos fazendo nossa parte.
      Obrigado meu amigo, abraço!

    1. Olá Arnaldo! Tudo bem?

      No geral não, essa é nossa realidade. Eles ficam por aí ludibriando, enganando, lucrando às custas do prejuízo alheio e raramente são descobertos. Os poucos que são presos dificilmente permanecem encarcerados, normalmente cumprem pena alternativa e voltam para delinquir novamente.

      É triste essa sensação de que a maioria das autoridades está muito preocupada com a “vítima da sociedade” enquanto a verdadeira vítima, aquela que recolhe impostos, trabalha, que cumpre com seus deveres e contribui para uma sociedade melhor, é deixada completamente de lado e à mercê da criminalidade.

      Muita coisa precisa mudar por aqui!
      Abraço meu amigo, obrigado!

  9. Bom dia Ramon!

    Mais uma vez, obrigado por nos alertar!

    Já tinha visto alguns Seikos à venda no ML, mas esse é novo. Para quem não tem um olhar clínico ou uma foto do original para comparar, passaria como original facilmente.

    Mas lendo suas observações, acho que podemos concluir que não fazem uma falsificação quase perfeita pq simplesmente não querem, já que as inconsistências são realmente muito evidentes e acredito que poderiam ser “corrigidas” pela fábrica falsificadora.

    Há outras falsificações de Tag Heuer e Breilting, por exemplo, que, sob a ótica externa, são realmente “perfeitas” e só podem ser detectadas ao abrir o relógio e mesmo assim às vezes não é tão fácil descobrir que não se trata de um exemplar original. Assim, me pergunto se já não há alguns relógios falsificados sendo comercializados como Seikos originais por aí.

    Corroborando a posição dos amigos acima, o ML deveria tomar alguma atitude sobre esses anúncios, pois, afinal, a plataforma é corresponsável pelos produtos ali anunciados.

    Parabéns pela iniciativa Ramon!

    Um ótimo domingo e excelente semana!

    1. Olá Hector!

      De fato as falsificações em outras marcas estão mais avançadas, por aqui elas têm evoluindo, mas ainda permanecem um pouco distantes do que vemos na indústria suíça.

      Por outro lado, há alguns meses vi um calibre “NH36” desmontado de um Feiko Turtle e fiquei impressionado, pois o calibre era falso, mas reproduzia praticamente todo o calibre Seiko, inclusive a massa oscilante da SII e as inscrições nas platinas e pontes. O futuro será tenebroso.

      Obrigado meu amigo, forte abraço!

  10. Parabéns pelo artigo Ramon! Trouxe com precisão a elucidação de sempre nós colecionadores e amantes de relógios, atentarmos quanto a possíveis Fakes em momentos de compras. É de grande importância a série “Fakes Hunter”! Grande abraço!

  11. Bom dia Ramon.
    Ótimo artigo descrevendo os pontos que acusam ser uma falsificação.
    Lamentável que a oferta desses modelos estejam aumentando e que esse indivíduo continue agindo por meio dos marketplaces e grupos de relógios.
    Como dizem : “uma hora a casa cai.”
    Grande abraço.

    1. Olá Will! Tudo bem?
      É realmente lamentável meu amigo, uma hora ou outra esse tipo de gente se dá muito mal.
      Muito obrigado, grande abraço!

  12. Boa tarde, Ramon! Eles fazem de tudo pra ludibriar as pessoas, mas muitos fomentam o mercado ilegal comprando peças baratas e sem a alta qualidade proporcionada pela marca por acharem que nao “muda muito” ou por questão financeira. Na verdade a marca é a garantia que o produto ou serviço q vc está adquirindo são de qualidade comprovada. PARABÉNS pela matéria. 👏👏👏👏

    1. Boa tarde Christian!
      Concordo plenamente meu amigo, existe uma parcela expressiva da sociedade que lucra direta ou indiretamente com esse tipo de gente.
      Muito obrigado, forte abraço e uma ótima semana!

  13. Boa tarde a todos. Gostaria de perguntar ao amigo Ramon, se ele tem conhecimento da possível chegada ao Brasil do modelo Seiko SPB143, nos revendedores oficiais, pois me parece que esse modelo, trata-se de um modelo mais bonito que o SPB149J1, atualmente disponível no site da Seiko Brasil.

    1. Olá Paulo!
      Se não me falha a memória a Impala Relojoaria chegou a ter algumas peças desse modelo, chame o Renan no whatsapp, diga que lhe indiquei e ele te atenderá da melhor maneira possível: 11 97469-1032.
      Abraço!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: