O futuro da Grand Seiko e Seiko no Summit 2021!

No final do mês passado foi ao ar o Seiko online Summit 2021 com o tema “140 Years and Going Strong”, ou 140 anos e cada vez mais forte, em tradução livre. O evento contou com os principais nomes à frente da Seiko Watch Corporation e abaixo trago um resumo do que aconteceu de mais relevante por lá.

A abertura do evento ficou a cargo de Shinji Hattori, Presidente e CEO da empresa que discursou sobre o “Legado para o futuro“. Ele inicia comentando a história de seu bisavô, Kintaro Hattori, que em 1881, aos 21 anos de idade, fundou a empresa que se tornaria a Seiko – veja a história completa da marca aqui.

Em seguida aponta alguns momentos de superação e destaca o ano de 1924 como um marco do renascimento da Seiko. Nesse momento ele indiretamente faz menção ao grande terremoto que destruiu a região de Kanto e a fábrica da Seikosha em 1923. Shinji não entra em detalhes, mas o terremoto forçou a reconstrução de uma fábrica modernizada e motivou o lançamento do primeiro relógio com a expressão Seiko no mostrador.

Em seguida ele deixa claro que as filosofias de Kintaro ainda hoje orientam a empresa e assim deve continuar. A minha impressão é de que Shinji personifica esse elo entre a essência da empresa e toda a modernidade e avanço que sempre impulsionaram a Seiko. Ele é aquela pessoa responsável por dizer que as raízes da marca são profundas e deixa claro que a Seiko jamais ignorará isso.

Logo após entra Shuji Takahashi, Presidente, Diretor de Operações e Marketing da Seiko Watch Corporation para tratar das estratégias globais da marca e começa destacando as dificuldades que o ano de 2020 representou para todo o mundo, contudo a empresa não se acanhou, pelo contrário, a Grand Seiko (GS) apresentou um enorme crescimento na Europa e já é uma das marcas de relógio mais vendidas nos Estados Unidos em sua faixa de preço!

Novas boutiques GS foram abertas em centros conhecidos por abrigar as marcas mais luxuosas do mundo em Paris e em Xangai, havendo dez boutiques atualmente no mundo. Também destacou o novo Estúdio Grand Seiko de Shizukuishi onde estão sendo montados os mecanismos Spring Drive e desenvolvidas as novas coleções Grand Seiko.

Em seguida ouvimos Akio Naito, Diretor e Vice-chefe de Operações da empresa que começa falando de Grand Seiko. Ele cita alguns dos belíssimos métodos de produção artesanal utilizados pela marca, comenta os lançamentos para este ano sob o slogan “A natureza do tempo” (“The Nature of Time”) e exibe o novo calibre 9SA5 Hi-Beat de 36.000 bph.

Algumas belas imagens e vídeos da série “The Nature of Time” são exibidos, como podemos ver acima, e Naito encerra afirmando que a empresa está confiante de que 2021 será um ano incrível para a GS. Em seguida começa um clipe emocionante da série Seiko Prospex onde o narrador é a personificação do “Prospex” narrando sua própria evolução até as importantes premiações conquistadas em 2018 e 2019, como já mencionamos aqui.

Yoshikatsu Kawada, Diretor e Vice-presidente Sênior da empresa entra para tratar dos lançamentos Seiko para 2021. Ele cita toda a herança existente por trás dos novos Seiko Alpinist, aborda o calibre 6L35 e ainda cita os novos Seiko “Willard”, Presage e pouco depois encerra o evento.

O Seiko online Summit 2021 foi realmente significativo por deixar claro que a Seiko Watch Corporation caminha a passos largos rumo ao futuro, mas sem perder sua essência. Foi como se dissessem: “estamos abrindo a empresa cada vez mais para o ocidente, mas garantimos que nossas raízes são sólidas o suficiente para continuarmos fazendo as coisas à nossa maneira”.

Gostaram das conclusões ou esperavam mais mudanças? Compartilhe este artigo com seus amigos e ajude a difundir a horologia, assine também nossas notificações por e-mail, inscreva-se em nosso canal no YouTube, curta nosso Facebook e nos siga no Instagram. Forte abraço!

Esta imagem possuí um atributo alt vazio; O nome do arquivo é banner-phd-1024x250-1.jpg
Esta imagem possuí um atributo alt vazio; O nome do arquivo é facebook_seikobrasil_2_seikphd-1.jpg

16 comentários em “O futuro da Grand Seiko e Seiko no Summit 2021!

Adicione o seu

  1. Muito interessante o artigo Ramon, novamente ,parabéns. Sabe o que achei espetacular? Foi conhecer as pessoas que estão à frente da Seiko, claro que saber que as tradições vão continuar também é relevante. Gostei das conclusões. Forte abraço!

    1. Que legal Ruy, fico feliz que tenha gostado meu amigo, esses daí são alguns dos principais grandes nomes responsáveis pela Seiko que tanto gostamos. Abraço meu amigo!

  2. Muito interessante, Ramon ! Como aficcionado pela marca, é muito bom conhecer o que pensam seus responsáveis. Obrigado por divulgar esses depoimentos.
    Abraço.
    Arnaldo

  3. Salve meu amigo Ramon!
    Pois é, mostram uma empresa com fortes raízes e grandes avanços, mas tudo ao seu tempo. Estes avanços não atropelam a centenária filosofia da corporação. Filosofia esta que sempre inclui inovações.
    Que espetáculo o acabamento do Grand Seiko! Fico imaginando este Hi-Beat na série “Calibres”.
    Certamente a estabilidade destes à frente da empresa se reflete aos colecionadores e amantes da marca.
    Excelente matéria meu amigo, muito obrigado pelo empenho nas informações e por compartilhá-las conosco.
    Forte abraço.

    1. Olá Junior! Tudo bem meu amigo?
      Ótima ideia trazermos o 9SA5 para a série calibres, ainda mais sendo um mecanismo comemorativo, com novo escapamento, vou tentar encaixá-lo na programação.
      Obrigado meu amigo, fico feliz de trazer detalhes e sutilezas que normalmente não encontramos por aí. Forte abraço!

  4. Bom dia Ramon,
    Muito top seu site e tenho aprendido bastante, já estou indo pra meu terceiro Seiko desde quando comecei a ler seu site. Não sabia que a Seiko ainda é dirigida pelo família do fundador depois de 140 anos, muito top mesmo. Parabéns pela matéria e pelo site.

    1. Bom dia Mateus! Tudo bem?
      Sim, a família Hattori nunca se afastou da Seiko, inclusive Shinji deve assumir também a presidência do Seiko Group na metade do ano. Parabéns pelas aquisições e se puder compartilhe conosco no grupo Seiko Brasil.
      Obrigado, forte abraço!

  5. Bom dia, Ramon. Vamos alertar o Mr. Shuji Takahashi a olhar com carinho o marketing e distribuição aqui no BR. E essa Linha GS “The Nature of Time” ficou maravilhosa! Ótimo artigo.

    1. Olá Carlos! Tudo bom?
      Precisamos mesmo, a sensação é de que a situação do Brasil fica pior a cada dia.
      Esses GS ficaram realmente lindos, obrigado meu amigo! Abraço!

      1. Ramon, boa noite. Aproveitado o post, vc teria indicações de empresas que fabricam pulseira de couro aqui no Brasil? De qualidade?Não estas que revendem chinesas, mas que fabricam com couro e possuem variedade. Atte

      2. Boa noite Irineu! Tudo bem meu amigo?

        Sei que essa é uma grande deficiência de nosso mercado e também por isso venho trabalhando há mais de dois anos no desenvolvimento e testes de algumas pulseiras artesanais de couro.

        Tenho realizado testes intensos e buscado fornecedores de couro de alto nível.

        Estou com fornecedor definido e meu sócio, um habilidoso antigo cuteleiro e artesão do couro, vem realizando outros testes.

        Nossa ideia é trabalhar com algumas séries limitadas, enumeradas, de altíssima qualidade e preço justo.

        Acredito que em junho deste ano já teremos a primeira coleção. Essa é uma notícia em primeira mão meu amigo. Mais detalhes em breve, forte abraço!

      3. Tem todo meu apoio. Sucesso nesta empreitada. Realmente existe demanda e pouca oferta. Se o equipamento para o couro puder trabalhar também têxtil, eu tb teria interesse rsrsrssrrs. Gostei da pulseira clara do kit do SPB199, e fiquei imaginando em outros modelos como ficaria.

        At.te,

      4. Obrigado Irineu!
        A pulseira do SPB199 é realmente muito bonita.
        No momento vamos trabalhar com couro nobre, de boi jovem (calfskin) e tenho feito contato como fornecedores de couros exóticos, os projetos estão caminhando, novidades em breve meu amigo. Abraço!

  6. Boa noite meu amigo.
    Sempre nos presenteando com ótimos artigos.
    A marca vem trabalhando essa filosofia e identidade ligada à cultura e as tradições tentando exaltar seu DNA seja por meio do marketing e também por referências no design.
    É um dos seus diferenciais frente as marcas ocidentais.
    Parabéns mais uma vez pelo conteúdo !
    Grande abraço.

    1. Olá Wilton!
      Bondade sua meu amigo. Também tenho visto a continuidade de sua filosofia, eles não se renderam aos padrões ocidentais, vêm se modernizando, mas garantindo ser a boa e velha Seiko de sempre.
      Obrigado, forte abraço!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑