A bela restauração parcial de um Seiko Pogue 6139-6002 de 1972!

Há quase dois meses o Seiko PhD trouxe um artigo expondo em quais situações o restauro de um relógio é recomendado. Continuando esse tópico, hoje veremos uma linda restauração parcial pela qual meu Seiko “Pogue” de referência 6139-6002 passou e o excelente resultado que se pode obter ao entregar seu relógio a um profissional qualificado.

Adquiri esse Pogue com sua pulseira original em aço inoxidável bastante suja e arranhada, além disso, o cristal que também era o original instalado em 1972 apresentava arranhões de espessuras e profundidades distintas, características que prejudicavam significativamente a estética da peça e demandavam intervenção. O relógio funcionava com perfeição e a caixa igualmente estava em ótimo estado para seus quase cinquenta anos.

Com o projeto em mente entrei em contato com o experiente relojoeiro Wilton Miyamoto de São Paulo, estado distinto de onde eu me encontrava, mas sabia que esse delicado trabalho demandava um profissional qualificado e distância não seria um problema. O Wilton continua a profissão de seu pai, o Senhor Tsutomu Miyamoto, um japonês que veio residir no Brasil em 1946 e aqui exerceu as nobres profissões de relojoeiro e comerciante de relógios até seu falecimento em 1990, quando Wilton assumiu os negócios do pai.

Conheço o Miyamoto há algum tempo e fui bem específico em relação ao que desejava, gostaria de restaurar o cristal e realizar uma leve restauração na pulseira, entretanto não queria que nenhum procedimento fosse realizado sobre a gravação “SEIKO” do fecho, também deveriam ser preservadas as arestas e demais detalhes da pulseira, não desbastando nada em excesso. Ademais, não mexeríamos na caixa e nem no bezel, pois julgo os riscos ali presentes como mínimos e toleráveis para a idade do relógio.

Seiko Pogue 6139-6002_7_seikophd (1)
A pulseira e o cristal lindamente restaurados do meu Seiko Pogue 6139-6002. Foto: seikophd.com

O serviço foi executado com exatidão, todas as características foram preservadas, a pulseira ficou simplesmente linda com um polimento escovado leve e reparem nos detalhes do terminal, tudo como deveria ser. O cristal era o que mais me preocupava, pois apresentava um ressecamento expressivo e certa fragilidade após quarenta e nove anos, entretanto essas características não foram impeditivas e alcançamos outro sucesso!

Fiquei muito contente quando o Wilton me mandou o código de rastreio dos Correios e ainda mais feliz ao abrir a caixa e constatar o excelente estado geral do relógio. Muito obrigado por todo o esforço e paciência meu amigo, sei muito bem da sua dedicação com a pulseira e do cuidado para que meu cristal voltasse a ter esse nível de translucidez. Ah, o Miyamoto ainda fez algumas limpezas e lubrificações como cortesia, o tipo de profissional que anda escasso por esses dias.

Se você procura um serviço bem feito, executado por quem realmente entende de relógios suíços e japoneses, alguém que vai cuidar bem do seu relógio, que pratica um preço justo e que ainda é revendedor oficial da Seiko e de outras marcas, o Wilton Miyamoto é uma excelente opção a nível nacional.

Contato:

Relojoaria C.K. – Wilton Miyamoto
Av. Cásper Líbero, n. 75, centro de São Paulo.
Telefone: (11) 3228-7604.

Compartilhe este artigo com seus amigos e ajude a difundir a horologia, assine também nossas notificações por e-mail, inscreva-se em nosso canal no YouTube, curta nosso Facebook e nos siga no Instagram. Forte abraço!

42 comentários em “A bela restauração parcial de um Seiko Pogue 6139-6002 de 1972!

Adicione o seu

  1. Prezado Ramon:
    Artigo esclarecedor, como sempre !
    Já registrei o endereço profissional do Wilton Miyamoto, e agradeço a você por essa dica preciosa.
    Um forte abraço
    Arnaldo

    1. Olá Arnaldo! Tudo bem meu nobre amigo?
      Sabemos como bons profissionais andam escassos e não poderia deixar de recomendar o Wilton, precisando conte com ele, não vai se arrepender.
      Forte abraço!

  2. Ficou muito bom o resultado. Com certeza se algum dia eu resolver encarar uma restauração irei procurar o Wilton.
    Abraços!

    1. Ficou sim João, esforcei-me para tentar retratar os detalhes nas fotos, mas como deve imaginar pessoalmente está ainda melhor.
      Abraço!

  3. Fantástico o trabalho executado do mestre Wilton Miyamoto , parabéns pelo artigo e o belo relógio!!

    1. Fiquei muito contente com o resultado, ele é muito detalhista e me mantinha atualizado de cada passo.
      Obrigado meu amigo, forte abraço!

  4. Muito legal esse trabalho, a gravação Seiko do fecho com as bordas levemente escurecidas contrasta com o restante mais claro e polido, dando um ar único e exclusivo para a peça, ótimo trabalho como um todo, parabéns ao Sr.Wilton!! Lindo relógio Ramon!

    Abraços!

    1. Ótima observação ADG, ele contornou a logo “Seiko”, mas não a tocou, exatamente como solicitei. Foi um ótimo resultado.
      Muito obrigado meu amigo, forte abraço!

  5. Esqueci de mencionar, a foto da capa ao lado do copo e da Talisker ficou sensacional, combinou muito com a cor e toque vintage do relógio.

    Abraços!

    1. Agradeço a gentileza do comentário meu amigo, o Talisker é um malte que aprecio bastante.
      Abraço e tenha um ótimo final de semana!

  6. Grande Ramon, bom dia! Nossa que relógio espetacular, não dá pra deixar com qualquer um trocador de pilha mesmo. Parabéns para o Wilton Miyamoto também, serviço impecável já salvei o número. Grande abraço e parabéns.

    1. Olá Ruy! Tudo bem meu amigo?
      Mesmo respeitando a todos os profissionais, sabemos que um serviço que exija precisão e maior habilidade realmente não pode ser executado por qualquer um, o verdadeiro Relojoeiro é requisito básico nesse caso.
      Entre em contato com o Miyamoto, não vai se arrepender.
      Forte abraço!

  7. Salve meu amigo Ramon!
    Que belo Pogue! Realmente um joia com seus quase 50 anos e estas viçosas arestas na caixa.
    Posso imaginar sua alegria ao abrir a caixa enviada pelo mestríssimo Miyamoto, um amigo e profissional ímpar.
    Realmente, para cuidar de uma peça desse gabarito há de ser criterioso e o trabalho na C.K. traduz a felicidade de uma ótima escolha.
    Parabéns ao Wilton pelo excelente trabalho de sempre e a você pelo belíssimo relógio!
    Forte abraço aos dois e um excelente final de semana!

    1. Olá Junior! Tudo bem?
      Como sempre muito gentil em suas palavras meu amigo, agradeço.
      Pois é, ano que vem ele completará cinquenta anos e achei que realmente merecia um pouco de cuidado, valeu a pena.
      Forte abraço e um ótimo final de semana para você também!

  8. Boa tarde!!! Espetacular exemplar confiado a um grande mestre relojoeiro! O resultado não poderia ter sido diferente!! Parabéns pela linda peça e ao Wilton pelo capricho!! Grande Abraço!!

    1. Boa tarde Maurício! Tudo bom?
      Pois é meu amigo, não poderia deixar meu Pogue nas mãos de qualquer um, fiquei bastante contente.
      Muito obrigado, forte abraço!

  9. Boa tarde Ramon, lindo, lindo, excelente peça, parabéns muito novo, um relógio que não pode faltar na sua coleção, forte abraço e sucesso.

    1. Boa tarde Anderson! Tudo bom?
      Gosto muito desse Pogue, a restauração foi um “presente adiantado” pelos cinquenta anos que completará em breve.
      Obrigado meu amigo, forte abraço!

  10. Boa tarde. O Wilton efetua um trabalho esmerado com exímia habilidade. Vide meus braceletes postados nos grupos de FB. Parabéns, Wilton e ótimo artigo, Ramon. Forte abraço.

    1. Boa tarde Carlos! Tudo bom?
      Vi vários trabalhos formidáveis dele em seus relógios, um profissional realmente dedicado e que ama o que faz.
      Obrigado meu amigo, forte abraço!

      1. Ah, sim, estava me esquecendo. Belo Pogue!! Parabens pela joia!!

      2. Muito obrigado Carlos!
        Como deve se lembrar esse belíssimo relógio foi daquela indicação mais do que especial que você me fez, muito obrigado, tornou-se um dos meus preferidos! 👍

  11. Já devo ter comentado isso com você. Esse Seiko em especial me chama muita atenção pela preferência dada a ele pelo então militar aviador e astronauta Coronel Pogue. O Coronel não abriu mão do seu escolhido Seiko 6139 para fazer as contas do tempo de consumo de combustível da nave espacial, a estação espacial skylab. Conta a lenda que ele treinava sempre com o Seiko e não pensou duas vezes em levar essa magnifica máquina japonesa escondida no traje espacial, temendo a negativa da Nasa e, também, talvez, porque confiava mais nela do que no Omega padrão dado aos astronautas pela Nasa. Fantástico! Seja lá onde estiver, o Coronel Pogue deve estar feliz com a sua restauração…

    1. Olá Tarcisio! Tudo bem meu amigo?
      Muito obrigado pelas gentis palavras e realmente espero que o Cel Pogue se sinta homenageado por esses relógios tão legais que acabaram ganhando seu nome.
      Obrigado e um forte abraço!

  12. Ramon, muito obrigado pelas palavras.
    São alguns anos fazendo da minha paixão o meu ofício tentando dar continuidade àquilo que começou com meu pai.
    Gratidão pela oportunidade e pela confiança.
    Grande abraço .

    1. Olá Will! Tudo bem meu amigo?

      Quem agradece todo o carinho e dedicação sou eu, não poderia ter ficado mais satisfeito.

      Obrigado e um grande abraço!

  13. Excelente artigo e muito esclarecedor como sempre. Em 1° lugar: que belo Pogue, ficou magnífico mesmo, lindo.
    PARABÉNS Ramon e Wilton por todo esse trabalho cirúrgico, um serviço impecável. 🤝👊🏻👍🙏👏👏👏

      1. Acrescento. Na qualidade e no padrão demonstrados no artigo pelo sr Miyamoto . Queria ver várias opções para estudar o que farei num caso particular. Atte

  14. Ramon, boa noite. Teria outras indicações, para trabalho / reforma no mostrador (dial)? Padrao sunburst a ser recuperado. Atte.

    1. Olá Irineu! Tudo bem?
      Infelizmente não tenho como indicar alguém capaz de reformar seu mostrador com real qualidade.

      Conheço alguns que fazem esse serviço, mas não tenho segurança para indicá-los.

      Abraço!

  15. Como grande fã da Seiko….o meu primeiro Seiko foi um digital e já lá vai a década de 80….cheguei agora a este site/blog carregado de informação Seiko. Possuo alguns relógios Seiko e um deles um cronógrafo com o mecanismo 7016 A e que está a necessitar das alavancas do Crono e da roda do cronógrafo.
    Não está fácil de arranjar estas peças, pelo que deixo aqui este pedido de ajuda e toda a que vier é bem vinda.
    Muito obrigado e muitos parabéns por este «Cantinho Seiko» na Internete.
    Augusto

      1. Olá Ramon, como vai?
        Infelizmente não consegui….ainda as peças de que preciso, mas não vou desistir?
        Abraço e obrigado.

      2. Tudo joia e com você?
        A busca acompanha a vida do colecionador, não tem jeito, ainda mais se falarmos de relógios vintage.
        Abraço e tenha um ótimo dia!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: