Carta do Presidente e CEO da Seiko!

Na quinta-feira passada (25/02/2021) a Seiko anunciou o lançamento de diversos novos relógios, dentre eles alguns comemorando seus 140 anos e, como de costume, tudo foi divulgado no grupo Seiko Brasil no Facebook. No mesmo dia ainda publicaram uma carta aberta assinada por Shinji Hattori, bisneto do fundador da Seiko e atual Presidente e CEO da empresa. Nesta carta podemos compreender um pouco de sua visão e o que esperar para o futuro da Seiko. Segue a carta em tradução livre:

“Caros amigos da Grand Seiko e Seiko,

Este ano comemoramos o 140º aniversário da fundação da Seiko por meu bisavô, Kintaro Hattori. Vejo isso como uma oportunidade para refletir sobre nossa longa história, para fazer um balanço do que ele e meus antecessores alcançaram e para olhar para o futuro.

Kintaro dirigiu a empresa até sua morte em 1934. Ele ficou conhecido como o ‘Rei dos Relógios no Oriente’. Ele criou uma empresa que podia produzir relógios de alta qualidade e notável precisão e guiou a Seiko em tempos bons e ruins para se tornar a empresa de relógios líder no Japão. Eu sei que ele ficaria orgulhoso de nosso sistema de produção verticalmente integrado, que cobre tudo, desde o projeto inicial, a fabricação de peças e até mesmo o desenvolvimento de materiais.

No entanto, seu maior legado foi algo mais duradouro e mais valioso do que nossos métodos de fabricação ou nosso modelo de negócios. Era sua visão do tipo de empresa que ele queria que a Seiko fosse – uma empresa que valoriza seus clientes, todas as partes interessadas e tem a verdadeira confiança da sociedade.

O espírito de Kintaro é claro em suas palavras de que a Seiko deve estar ‘sempre um passo à frente das demais’ e ele repetiu aos seus colegas quando do cumprimento de suas funções: ‘Não corram, mas sempre continuem em frente’. Suas palavras ainda ressoam e continuam a inspirar a todos nós enquanto enfrentamos os desafios destes tempos difíceis e almejamos um futuro melhor.

Gosto de pensar que Kintaro teria orgulho do que conquistamos nos últimos tempos e do nosso ambicioso programa para 2021 que desenvolvemos de acordo com a sua visão e espírito. Estou confiante de que as coleções que vamos mostrar a vocês vão cumprir os ideais de Kintaro e que o próximo ano marcará o início de uma nova era emocionante para Grand Seiko e Seiko.

Com os melhores cumprimentos,

Shinji Hattori
Presidente e CEO”

Wako Clock Tower. Foto: wikipedia.com

Ao analisarmos suas palavras podemos absorver inúmeras informações e sugestões, todavia acredito que as mais importantes dizem respeito aos novos lançamentos que foram realmente muito bem pensados e planejados para este importante ano comemorativo , além da expectativa do ano que vem se tornar um novo marco para Grand Seiko e Seiko!

Penso que projetos verdadeiramente ambiciosos estão sendo desenvolvidos, dentre eles a continuação da expansão das lojas próprias dessas duas marcas que podem desembarcar no Brasil ao longo desta década. Pelas últimas informações que recebi a Grand Seiko chegará por aqui, oficialmente, até o ano de 2023, o que causará uma verdadeira revolução no mercado nacional de relógios de luxo. E você amigo (a) leitor (a), o que achou da carta? Conseguiu decifrar mais alguma informação?

Deixe seu comentário abaixo, compartilhe este artigo com seus amigos e ajude a difundir a horologia! Não deixe de assinar nossas notificações por e-mail, de se inscrever em nosso canal no YouTube, curtir nosso Facebook e de nos seguir no Instagram. Forte abraço!

 


12 comentários em “Carta do Presidente e CEO da Seiko!

Adicione o seu

  1. Bom dia Ramon,
    Não sabia que a Grand Seiko estava pra chegar no Brasil, os preços vão chegar salgados com esse dólar alto. Uma pena, mas é bom ter GS aqui. Obrigado por compartilhar a carta, abraço.

    1. Olá Ruy!
      Infelizmente não devem chegar com preço muito acessível, estamos falando de aproximadamente 3,5K dólares para os modelos de entrada e a quartzo. Com o dólar a quase 6 reais, vai pesar…
      Abraço!

  2. Prezado Ramon:
    Não tenho qualquer informação qualificada, e fidedigna, sobre a estratégia comercial da Seikorelacionada a sua penetração no mercado. Parece que perseguem uma elitização de seus produtos, o que me preocupa bastante. Como fiel consumidor da marca, não tenho certeza de poder acompanhar essa suposta tendência. Se aumentar preços, exagerando com séries limitadas a poucas unidades, compensa à venda de milhões de bons relógios ao redor do mundo, tal política deve ter sido amparada numa cuidadosa pesquisa de mercado. Infelizmente, não me enquadro no grupo consumidor dos espetaculares Grand Seiko, mas ainda estou na faixa da linha ProsPex. Os últimos modelos dessa linha quase tripicaram de preço ( séries limitadas ) , o que, a meu ver, iniciam a exclusão de minhas ambiçòes de consumo de um Seiko atual.
    Carecendo de conhecimento e informações, torço para que minha impressão seja totalmente equivocada, mas nas entrelinhas dessa carta, meu “feeling” aponta nessa direção.
    Muito obrigado pela notícia, e receba meu forte abraço.
    Arnaldo Bittencourt Filho

    1. Grande Arnaldo! Tudo bem meu amigo?

      No artigo abaixo eu tratei desse assunto dos “novos” preços de forma aprofundada, vale a pena conferir:
      https://seikophd.com/2020/09/08/relogios-seiko-estao-mais-caros-entenda-a-questao/

      Enquanto o dólar estiver alto infelizmente ficará mais difícil para todos nós e como não temos a menor expectativa de quando ele estará, por exemplo, abaixo dos R$ 3,00 (se é que algum dia voltará a esse valor), precisamos procurar outras saídas. Um relógio seminovo pode ser uma ótima solução, vez ou outra aparecem oportunidades pela web.

      Forte abraço meu amigo, é sempre bom ler seus sensatos comentários.

    2. Olá meu amigo Ramon!
      Tudo bem com vc?
      Em primeiro lugar, quero te agradecer por ter postado pra gente a carta do CEO da Seiko.
      Fiquei muito feliz com as grandes novidades, entre elas as novas lojas da Seiko aki no Brasil, da nova coleção (deve vir muita coisa legal) e da vinda da marca Grand Seiko para nosso país. Expectativa a mil.
      Obrigado. 🤝👍👊🏻

      1. Bom ter você por aqui também meu amigo!
        Pois é, essa questão das lojas Seiko não está definida, mas os boatos estão cada dia mais fortes e sobre o Grand Seiko chegar por aqui, bem, isso é dado como certo. Aguardemos.
        Obrigado e forte abraço!

  3. Bom dia Ramon, tudo bem? Empresas que derivam de ancestrais que procuram orientar seus descendentes sobre a importância da qualidade e respeito a seus clientes tendem a ser sólidas e de sucesso!! É o caso da Seiko, a qual agrega valores tradicionais do comprometimento nipônico e ainda preza por atualizações tecnológicas que a colocam sempre na vanguarda de relógios cobiçados, tanto pela durabilidade, como pela beleza de seus designs !! Hoje, quando compramos um relógios da marca, sabemos que estamos adquirindo uma peça para o resto de nossas vidas e vale a pena o investimento!! Que a Seiko volte ao Brasil, produza relógios de qualidade e domine este mercado que carece mesmo de coisas boas e honestas!! Grande Abraço!!

    1. Olá Maurício! Tudo bom?
      Faço de suas as minhas palavras meu amigo e também torço para que nosso mercado amadureça e preze por “coisas boas e honestas”.
      Forte abraço!

  4. Bom dia Ramon!
    A notícia de que a Seiko pretende abrir boutiques próprias no Brasil, e mais ainda, trazer o Grand Seiko, não deixa de ser alvissareira!
    Como SEMPRE, todo o problema reside em nossos altos impostos e no preço do dólar. Será que podemos ter esperanças de que esse sonho se concretize e que será um sonho que caberá em nossos BOLSOS????
    Vamos torcer para que sim.

    1. Olá Jarlan! Tudo bem?
      Realmente grande parte de nossos problemas reside nos altos impostos e no dólar. Como infelizmente não temos previsão de recuperação do Real, os preços não deverão ser dos mais convidativos meu amigo.
      Abraço!

  5. Salve meu amigo Ramon!
    São belos modelos já apresentados e estamos ansiosos pelo que há de vir ainda este ano.
    Quanto a Grand Seiko é uma boa notícia pra 2021, pois ainda temos 2 anos pra engordar o “pé de meia” kkkk
    Forte abraço!

    1. Olá Junior! Tudo bem meu amigo?
      Hahaha gostei da ideia dos dois anos, temos algum tempo para nos prepararmos rsrs…
      Obrigado meu amigo, abraço!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑