A história dos relógios Seiko Save the Ocean!

Dizem que no século XXI uma empresa não deve pensar simplesmente no acúmulo de capital, é necessário que haja também uma compreensão de sua responsabilidade socioambiental. Para muitas entidades essa pode ser uma nova forma de enxergar os negócios, mas não para a Seiko que há décadas desenvolve projetos voltados tanto para a preservação do meio ambiente, quanto para o desenvolvimento social das comunidades localizadas nos arredores de suas fábricas.

Seiko Samurai SRPC93 e Turtle SRPC91 Save the Ocean Special Edition. Foto: Carlos Sakamoto.

Nos últimos cinco anos ao menos duas grandes ações da Seiko chamaram a atenção no mundo dos relógios quando o assunto é conservação ambiental. A primeira foi a série Seiko Zimbe Limited Edition (mais aqui) lançada em 2016 e mais recentemente, no ano de 2018, a série Seiko Save the Ocean Special Edition ganhou os holofotes por sua beleza e por destinar parte do seu lucro à entidades que atuam diretamente na preservação dos oceanos.

Seiko Prospex “Save the Ocean” cronógrafo Solar SSC741. Foto: lazada.sg

De fato a série Save the Ocean (STO) não é apenas uma campanha publicitária desenvolvida pela equipe de marketing da Seiko, a questão ambiental sempre foi vista de maneira bastante séria pela empresa que reforçou suas intenções ao firmar uma parceria com o oceanógrafo, mergulhador e explorador francês Fabien Cousteau.

Fabien Cousteau. Foto: m2magazine.co.nz

Fabien é neto do conservacionista, cineasta e oceanógrafo (além de oficial condecorado da marinha francesa) Jacques-Yves Cousteau, um pioneiro na proteção marinha e vencedor do prêmio Ambiental Internacional da ONU de 1977. Jacques Cousteau esteve na Amazônia em 1982 e foi a primeira pessoa a filmar o singular boto rosa, tornando-o uma espécie de símbolo da região, o que fomentou o turismo e gerou renda para muitas comunidades ribeirinhas. Definitivamente não estamos falando de qualquer pessoa.

Seiko Monster SRPE09J14 Save the Ocean Great White Shark. Foto: divulgação Seiko.

Praticamente nascido no barco de seu avô, Fabien passou ali boa parte de sua infância, sempre rodeado da beleza natural dos oceanos e dos ensinamentos de um dos ambientalistas mais importantes da história da humanidade. Como não poderia ser diferente, ele se tornou um grande especialista na área e dedica sua vida aos oceanos assim como seu avô, o que chamou a atenção da Seiko e do projeto Save the Ocean.

Fundo do Seiko Prospex Samurai SRPD09 Save the Ocean. Foto: millenarywatches.com/

Fabien Cousteau se tornou embaixador global da série Seiko Prospex com foco na linha Save the Ocean que tem na organização de Cousteau, a “The Fabien Cousteau Ocean Learning Center”, uma das ONGs beneficiadas por parte dos lucros obtidos com as vendas dessas peças que conquistaram o mundo ao trazer alguns dos mais belos mostradores já instalados em relógios de mergulho.

Seiko Prospex Turtle Manta Ray SRPE39. Foto: hsjewellers.com.au

Os modelos dessa série são relógios de mergulho profissional, têm por característica mostradores extremamente bem feitos e utilizam variações dramáticas de azul com belos reflexos metálicos diretamente relacionados aos oceanos e aos seres que os habitam. Saiba que ao adquirir um relógio da família STO você não apenas contribui para a preservação do nosso planeta, como também terá em mãos um dos melhores, mais bonitos e funcionais relógios de mergulho do mundo. Em breve traremos por aqui o Guia Completo da série Save the Ocean, aguarde!

Seiko Prospex Samurai The Great White Shark Save the Ocean SRPD23. Fonte: watchpatrol.net

O que você achou desses relógios e do projeto STO? Deixe seu comentário abaixo, compartilhe este artigo com seus amigos e ajude a difundir a horologia! Não deixe de assinar nossas notificações por e-mail, de se inscrever em nosso canal no YouTube, curtir nosso Facebook e de nos seguir no Instagram. Forte abraço!

 

18 comentários em “A história dos relógios Seiko Save the Ocean!

Adicione o seu

  1. Bom dia, Ramon, tudo bem? O Fabien faz excelentes documentários assim como seu avô. Congratulações à sua ONG! Como vc bem sabe, sou fã dos STO, sua linha possui os mais lindos mostradores na minha modesta opinião. O do atual Manta Ray é um espetáculo à parte! Parabéns por mais um excelente artigo. Bom fim de semana, amigo!

    1. Olá Carlos!
      Sei sim meu amigo, é difícil não se render aos encantos dessa série, um relógio mais bonito que o outro.
      Também tive a oportunidade de ver alguns dos documentários de ambos, poxa, são realmente apaixonados pelo o que fazem.
      Abraço e ótimo final de semana!

    2. A Seiko em minha opinião, realizou uma excelente ação pró ambiental conciliada com um marketing extremamente chamativo. Atualmente grandes empresas tentam demonstrar que seus produtos causam um impacto positivo na natureza, isto é, gerando lucro e investimentos no meio ambiente, isso é muito legal! A respeito da linha Save the Ocean, a Seiko não somente está realizando uma boa ação, a nível global, como também, fez um dos mostradores mais magníficos de um Diver. Eu sinceramente, pretendo ter todos os modelos “Save the Ocean”. Parabéns pelo artigo Ramon! Grande abraço!

      1. Que bacana Octávio!
        Falou com grande propriedade meu amigo, ainda não vi no Brasil uma coleção completa de STO, lá fora existem algumas, é um linha sensacional da Seiko.
        Obrigado e forte abraço!

  2. Bom dia, Ramon! Esse envolvimento da Seiko com q natureza é muito interessante e sempre rende relógios lindos. Essa série STO tem uns dos mais bonitos que já vi. Parabéns por mais um ótimo post. Abraço!

  3. Bom dia Ramon, tudo bem? Há alguns meses até lembrei que faltava um tópico por aqui só para esses STO, pronto! agora não falta mais!! E sempre com seu poder de síntese e escolhendo as melhores maneiras de abordar o tema!! Eu sempre gostei muito dessa série especial voltada à beleza de nossos oceanos e acho que a Seiko foi muito feliz nesse projeto!! Sem contar o apoio à família Cousteau, a qual desde sempre realizou trabalhos em prol de nossos oceanos e rios pelo mundo !! Responsabilidade social e ambiental é primordial nos dias de hoje !! Parabéns pela matéria !! E pelas belas fotos !! Grande Abraço!!

    1. Olá Maurício! Tudo bom?
      Realmente faltava esse artigo e, na verdade, faltam muitos outros viu. São muitos temas para serem trabalhados e o tempo nem sempre permite, mas fico feliz de ter suprido sua expectativa a respeito desse assunto.
      Obrigado pela gentileza meu amigo, forte abraço!

  4. Belo texto, como de costume!
    Quanto aos relógios, são belíssimos! Esses mostradores ao vivo são muito impactantes. E ter a marca associada ao Jacques Cousteau não é pra qualquer um. Seiko fez um gol de bicicleta com essa linha de relógios.
    Abraço!

  5. Salve meu amigo Ramon!
    Bela e interessantíssima matéria!
    Você sabe que apesar de admirá-los e conhecer a história deles atrelada a da Seiko, os relógios de mergulho não são os meus prediletos né, mas vamos combinar que dial azul não escolhe modelo, ele fisga mesmo, kkkk.
    Sempre admirei muito esta série STO, mesmo sem conhecer esta história e como diria o Chaves, esses relógios são “belississíssimos”!
    Em tempos de descalabros por trás de muitas ONGs é muito bom ver um trabalho como o do Fabien ter o incentivo e seriedade da Seiko, isso nos deixa com o sentimento de que existem boas pessoas fazendo um bom trabalho neste sentido.
    Será que existe este cronógrafo STO automático? Achei muito bonito.
    Parabéns pela excelente matéria e muito obrigado por compartilhá-la conosco!
    Forte abraço.

    1. Grande Junior! Tudo bom?
      Sei que os diver’s não são “sua praia”, mas não há como resistir a esses relógios rsrsrs…

      O trabalho de Fabien sempre me pareceu muito sério, o do seu avô dispensa comentários e a Seiko vem apostando em entidades bem diversificadas, “conheci” algumas ONGs minúsculas enquanto realizava pesquisas mais aprofundadas sobre a destinação dos recursos da STO e fiquei admirado pelo trabalho excepcional que executam. Realmente não são necessários grandes gestos para fazer a diferença nesse mundo tão egoísta em que vivemos.

      Os cronógrafos dessa série são apenas solares e não vou entrar em mais detalhes, pois o artigo da sexta-feira que vem vai abordar esse tema de uma forma bastante incisiva, acredito que ficará bem surpreso com o artigo.

      Muito obrigado meu amigo, forte abraço e ótimo final de semana!

      1. Que haja controle da ansiedade e que venha logo a sexta-feira, hahahah
        Ótimo final de semana meu amigo!

  6. Ótima iniciativa da Seiko em parceria com Fabian Cousteau.
    Quanto aos modelos os mostradores da linha Save The Ocean impressionam por seu trabalho e o efeito visual quando refletidos na luminosidade.
    Como sempre um ótimo artigo trazendo informações para os entusiastas.
    Parabéns pelo empenho e um grande abraço meu amigo.

  7. os mostradores da serie STO são todos lindos, os King Turtle e Samurai ficaram impressionante. o que sempre nos deixa na duvida de qual comprar.

    1. Tem toda razão José!
      Por outro lado pode ir em frente e escolher sem medo, qualquer peça aí é uma ótima decisão.
      Abraço!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑