Sobre furto e roubo de relógios!

Outro dia conversava com um amigo que coordena órgãos de polícia judiciária e ele me relatava um preocupante aumento nos registros de crimes relacionados ao roubo e furto de relógios. Essa é uma triste realidade que assola não só nossa nação, mas o mundo todo. Há uma rede global interligando diversos países e unindo forças no intuito de subtrair esse tipo de bem e dificultar ao máximo sua identificação.

Como muitos, sei exatamente o que é ter seu patrimônio subtraído por forças criminosas (e não estou falando apenas da Receita Federal!) e gostaria de saber se você, amigo (a) leitor (a), já teve algum relógio subtraído ou conhece alguém que passou por essa situação? Minha intenção é criar uma área no SeikoPhD com dados e informações de relógios Seiko furtados, roubados ou mesmo extraviados, de forma a facilitar a identificação e localização dessas peças.

Seiko 5 Sports SRPD77. Foto: brandfield.com

Na semana que vem trarei os principais modos de agir desses criminosos, seja pela internet ou pessoalmente, e como evitá-los, contudo uma sugestão inicial que quero registrar aqui é para que fotografem seus relógios, mostrador, fundo e nota fiscal (caso tenha), e em seguida armazenem essas imagens em uma pasta dentro do seu e-mail. Essa atitude simples fará grande diferença caso necessite comprovar a propriedade de um relógio roubado ou perdido.

Se conhece alguém que passou por essas desagradáveis situações indique nossa página e peça para entrar em contato. Infelizmente tenho visto pelos grupos alguns relatos com certa frequência, embora sejam, em sua maioria, de acontecimentos mais antigos. Fica o alerta e a sugestão. Compartilhe esta publicação com seus amigos e ajude a difundir a horologia. Assine também nossas notificações por e-mail, inscreva-se em nosso canal no YouTube, junte-se a nós no Facebook e nos acompanhe no Instagram. Forte abraço!

15 comentários em “Sobre furto e roubo de relógios!

Adicione o seu

  1. Bom dia, Ramon. Infelizmente, aos 15 anos de idade, fui assaltado dentro de um fliperama e levaram o meu querido e saudoso Citizen Wingman. E sim, tiro fotos dos relogios, números de serie, etc e deixo tudo bem guardao. Grande abraço, amigo.

    1. Ter um relógio levado dessa forma é realmente horrível, lembro-me bem do ambiente dos fliperamas, alguns eram realmente tensos.
      Excelente meu amigo, abraço!

  2. Muito legal essa iniciativa Ramon, parabéns! Seiko nunca tive roubado graças a Deus, mas fui assaltado há alguns anos e levaram um Tissot que eu usava. Nunca mais tive notícias. Toda ajuda é bem vinda contra ladrões. Abraço e bom fim de semana.

    1. Obrigado Ruy! Faremos o que for possível para aumentar as chances de recuperar essas peças e dificultar ao máximo a revendas das mesmas. Sinto pelo seu relógio meu amigo. Abraço!

  3. Salve meu amigo Ramon!
    Excelente iniciativa! Já me ocorreu, mas foi furto e não roubo, de qualquer forma fiquei sem o relógio e outros pertences, mas, mesmo indignado… vida que segue. É ideal a foto do serial de nossos relógios, é o que fará a identificação do objeto. Eu já vi uma matéria sobre isto, não me lembro onde, mas é ótima a iniciativa de conscientizar mais pessoas, pois assim, além do zelo, terão outro artifício para coibir tais ações ou encontrar o relógio.
    O crime é organizado e nós também temos de ser.
    Forte abraço.

    1. Grande Junior! Excelente colocação meu caro: “O crime é organizado e nós também temos de ser”. Sua frase resume toda essa iniciativa, precisamos de organização. Além das fotos eu montei uma planilha há alguns anos onde insiro o máximo de dados sobre cada um dos meus relógios, desde minha primeira peça. Tenho os nomes de quem comprei, datas, para quem vendi, valores, tamanhos, tipo de pulseira, mostrador, serial e etc. São dados úteis nos mais diversos casos.
      Obrigado meu amigo, forte abraço!

  4. Bom dia Ramon!
    Infelizmente tambem já vivenciei isso! Em 2011 invadiram minha residência e levaram vários bens materiais,inclusive minha pequena coleção de relógios! Um deles inclusive era um Edox Skydiver anos 70, parecido com o Rolex Sub, que pertenceu ao meu bisavô. Outro que tinha muito carinho era um Fossil Automático Open Heart que foi dado pela minha mãe como presente de ingresso na faculdade de Direito.
    Enfim, graças a Deus não houve vidas perdidas, mas apenas um prejuízo sentimental!
    Não tinha esse hábito de tirar fotos, mas passe a tê-lo!

    1. A situação é tão grave que realmente temos que agradecer por algo pior não acontecer.

      Um pena ter perdido esses relógios meu amigo, obrigado por compartilhar a história!

      1. Era casa Ramon! Morava com meus pais. Eles a contruíram do zero pouco antes de eu nascer. Compraram o terreno e compravam os insumos para construção conforme dava e com muito esforço quando tinha meus 2 anos nos mudamos para a casa. Depois do assalto eles foram moram em apartamento, muito menor e com menos privacidade que a casa proporcionava.
        Enfim, espero que nossos próximos governantes compreendam que a redução da violência apenas ocorrerá com políticas públicas a longo prazo para que as próximas gerações possam viver num país melhor!
        Uma ótima semana Ramon!

      2. Compreendo e sinto muito meu amigo, esse tipo de situação é bastante traumática mesmo.
        Obrigado e uma ótima semana para você também!

  5. Prezado Ramon:
    Resido numa cidade tomada pelo crime. O ambiente nacional que vivemos, onde autoridades dos diversos setores toleram, ou por vezes, “protegem” criminosos de todas as espécies.
    Sendo assim, nunca saio com um bom Seiko no pulso, usando relógios de plástico baratíssimos adquiridos no comércio ambulante. Adotar esse procedimento humilhante é a única defesa que disponho.
    Parabéns pela iniciativa, e pelo magnífico trabalho que executa neste site. Mas, julgo que a alteração desse quadro não será tarefa fácil, nem de solução rápida.
    Forte abraço
    Arnaldo Bittencourt Filho

    1. Muito triste vivermos uma realidade como essa que contou, meu amigo.

      Obrigado pelas gentis palavras, também acredito que nossa situação não mudará tão cedo e por isso mesmo o Seiko PhD pode ser mais uma ferramenta nessa batalha. Forte abraço Arnaldo!

    1. Outra história de arrombamento, triste meu amigo. Morava em casa ou apartamento?

      Catalogar é muito importante, apenas não esqueça de salvar uma versão do catálogo na internet (e-mail, google drive, etc) para usar no caso de ter o computador também subtraído.

      Disponha Marcelo, forte abraço!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: