Review: O emblemático Seiko SKX007J1!

A série SKX se consagrou como um dos maiores clássicos contemporâneos da Seiko. São relógios de mergulho profissional que conquistaram o mundo e se converteram em um verdadeiro fenômeno de vendas que encabeçou listas de “top 10” ao redor do planeta por mais de vinte anos. Fabricados de 1996 a 2019 muito já foi dito sobre esses modelos aqui no SeikoPhD, como o motivos da interrupção de sua fabricação (aqui) e a história completa dessa série – aqui.

O fenômeno não morreu quando a Seiko noticiou que interromperia a fabricação do SKX, pelo contrário, a busca por esses modelos parece ter aumentado – assim como seu preço! – e hoje finalmente traremos a análise do mais clássico exemplar dessa família, estou falando exatamente do SKX007 em sua versão Made in Japan, ou seja, J1. Quero agradecer ao meu amigo Carlos Eduardo de Almeida Campos por ter gentilmente cedido seu belo relógio para compor mais um capítulo de nossa série de análises.

Seiko SKX007J1. Foto: seikophd.com

Inicialmente o que me chama a atenção é a excelente legibilidade do mostrador desse modelo. Trata-se de uma superfície basicamente preta onde os marcadores de horas possuem formatos predominantemente circulares com estruturas ovaladas apontando para o centro às seis e nove horas, além de um pentágono irregular localizado às doze horas. O calendário é duplo, está posicionado às três horas em uma única janela e possui gravações em preto sobre um fundo branco, harmonizando perfeitamente com a proposta do mostrador. As palavras “Seiko Automatic” são gravadas e se localizam logo abaixo do marcador das doze horas que parece orgulhosamente apontar para esses dizeres.

Rompendo com a estrutura monocromática temos a frase “DIVER’S 200m” negritada em vermelho com um quê dramático, exaltando sua destinação para a prática do mergulho e sua impermeabilidade a até duzentos metros de profundidade. Importante destacar que esse número não é uma mera gravação no mostrador como vemos em tantos relógios por aí, o SKX possui certificado ISO 6425 que deixa muito claro que ele não está para brincadeiras. Essa gravação em vermelho tende a ganhar tons alaranjados e depois algo puxado para o bege com o passar dos anos. Abaixo da gravação em vermelho temos a quantidade de rubis utilizada no resistente calibre 7S26, mas a informação “21 JEWELS” somente está disponível nas versões J1 e J2, assim como a expressão “Made in Japan” gravada entre os marcadores de sete e seis horas.

Seiko SKX007J1. Foto: seikophd.com

Expandindo um pouco a visão chega-se ao aro interno também na cor preta com marcadores de minutos em branco, sendo mais grossos a cada cinco minutos. Os ponteiros de horas e minutos possuem linhas bastante conhecidas dentre os antigos diver’s da marca, são compostos por bordas em tom de prata e preenchidos com a poderosa tinta LumiBrite da Seiko. O segundeiro é esguio e carrega um lume também exercendo função de contrapeso na extremidade de sua metade escura, enquanto a metade clara afunila e se estende até bem próxima do aro interno.

O bezel é formado por uma estrutura em aço inoxidável com relevos trapezoidais em fileiras duplas não muito proeminentes, mas fornecendo firmeza o suficiente para girar o aro com segurança. O bezel funciona de forma unidirecional para a esquerda e possui 120 cliques, seu decalque é na cor preta com uma leve textura granulada difícil de ser vista a olho nu, especialmente se você já acumular alguns bons anos de vida, e gravações em um tom cinza claro quase branco. No lugar do número “60” há um triângulo com um lume em baixo relevo no centro e aqui ainda vale destacar que os marcadores de horas, os ponteiros e esse lume do bezel são exuberantemente potentes à noite, como é bem característico dos relógios de mergulho da Seiko.

Seiko SKX007J1. Foto: seikophd.com

A caixa do SKX007J1 igualmente transpira tradição e nos remete a uma linha de relógios de mergulho que passa pelos modelos de calibre 7002, 6309 e chega inclusive aos quartz diver’s de calibre 7548. Esse é, sem dúvida, um dos mais icônicos desenhos de relógios de mergulho do mundo e tem aquela “cara de Seiko”. A caixa é escovada em sua parte superior e polida nas laterais e fundo, podendo ser observada uma área de transição entre a superfície e a lateral, igualmente polida.

Importante ressaltar que esse escovado tende a desaparecer com o passar do tempo e os quase inevitáveis esbarrões e colisões, nem sempre significando que o relógio foi polido, apesar de não ser incomum ele acabar sendo submetido a esse processo exatamente pelo seu caráter de relógio para o uso diário. É preciso observar com bastante calma antes de adquirir um modelo seminovo.

Seiko SKX007J1. Foto: seikophd.com

A coroa é rosqueada, está localizada às quatro horas e é protegida por garras que saltam da caixa e fornecem um padrão estético que agrada com muita facilidade. Entalhada com textura em forma de garras de moeda, seu manuseio é realmente fácil e agradável mesmo com o uso de luvas. No topo da coroa há um acabamento arredondado e polido, dando um contraste realmente bonito e se encaixando perfeitamente ao conjunto proposto pela Seiko.

No fundo temos uma tampa rosqueada com as tradicionais informações do relógio, além da imponente Tsunami Seiko gravada em alto-relevo, no centro da tampa traseira, exclamando que o SKX007 foi feito para a água, embora sobreviva muito bem em nossos escritórios. A palavra “Japan” também é exclusiva dessa versão MIJ.

Seiko SKX007J1. Foto: seikophd.com

Lançado nas variantes J1 com a pulseira de borracha e J2 com a clássica pulseira em aço estilo jubileu, o SKX007J continua arregimentando fãs mundo afora e se firmando quase que como uma peça obrigatória em qualquer coleção de relógio, independentemente da temática. Se você não adquiriu o seu, corra que ainda dá tempo de comprar boas peças seminovas e até mesmo novas, estas especialmente no exterior.

E você, tem, teve ou teria um SKX007? Parabéns Carlos Eduardo pelo belíssimo relógio e que ele possa te acompanhar por muitos anos. Não deixem de assinar nossas notificações por e-mail, de se inscrever em nosso canal no YouTube, curtir nosso Facebook e de nos seguir no Instagram. Forte abraço!

Dados técnicos:

Referência: Seiko 7S26-0020;
Código: SKX007;
Tipo: Diver’s 200m;
Calibre: 7S26;
Alternâncias por hora: 21.600 a/h;
Reserva de energia: Aproximadamente 41 horas;
Mostrador: Preto;
Coroa: Localizada às 04 horas;
Caixa: Aproximadamente 42,5 mm;
Pulseira: 22 mm.

 


24 comentários em “Review: O emblemático Seiko SKX007J1!

Adicione o seu

    1. Boa tarde meu amigo!
      Realmente são duas peças icônicas da Seiko. Muito obrigado pela gentileza, grande abraço e um ótimo final de semana para você também!

  1. Boa tarde Ramon, tudo bem?? Meus Seikos SKX 007 e 009 já foram exaustivamente testados no mar e hoje descansam em minha coleção! O meu 007 é MIJ e o 009 é K2, e nunca deram qualquer problema! Trabalham com a mesma precisão de quando eram novos!! Eu uso hoje pulseiras de aço neles, mas no tempo que usava p mergulho, usava de borracha pela praticidade e tamanho, o que facilitava encaixar por sobre as golas das luvas ou direto no pulso do neoprene! Peças icônicas e que, como os amigos bem disseram, são peças obrigatórias em qualquer coleção de relógios de mergulho. Grande Abraço!!

    1. Boa tarde Maurício! Tudo joia meu amigo e com você?
      O cal. 7S26 realmente não costuma apresentar problemas, muito bom ler seu relato, deve ter algumas fotos incríveis dos dois SKX na água em? Se tiver compartilhe conosco no grupo Seiko Brasil no facebook.
      Acredito que nunca infiltrou água neles, correto? Fazia algo de especial após os mergulhos, para manter as vedações, ou apenas lavava os relógios com água corrente e sabão neutro?
      Abraço!

  2. Boa tarde Ramon, reparei que o vidro desses SKX mais novos tem a borda chanfrada, gostava mais do vidro mais antigo, muito bom o post, parabéns

    1. Boa tarde Anderson!
      Os vidros para reposição do SKX são todos chanfrados, ao menos eu nunca encontrei um completamente plano, mesmo os originais, então acredito que esse seja o caso meu amigo. O cristal vai riscando com o tempo e chega a hora de trocar, nesse momento acabamos não tendo muita opção.
      Você comenta que gosta mais do cristal antigo por não deixar um espaçamento tão grande entre o vidro e o bezel?
      Abraço e muito obrigado meu amigo!

  3. Excelente review meu amigo e parabéns ao Carlos Eduardo, realmente um belo exemplar!
    Ramon, nunca tinha assimilado esta frase que me chamou a atenção; ““Seiko Automatic” são gravadas e se localizam logo abaixo do marcador das doze horas que parece orgulhosamente apontar para esses dizeres”, agora parece bem lógica, boa observação!
    Quanto a valorização deste, de outros fora de linha e muitos vintages, me parece uma tendência de mercado, mas obviamente isso ocorre segundo a qualidade da peça, o que não falta no Skx007.
    Forte abraço e um excelente final de semana!

    1. Olá Junior!
      Realmente vimos ao longo da última década uma grande valorização de objetos vintage (incluindo os relógios) e acredito que esse período não passou, a valorização para bons relógios vai continuar ao longo desta década que se iniciou e como você disse, tendo qualidade e estando bem conservado, agregará valor. Fora isso ainda temos a lei da oferta de demanda atuando fortemente sobre o SKX, o valor acaba subindo mesmo.
      Obrigado pela gentileza meu amigo, abraço e um ótimo domingo!

  4. Isso mesmo, não gosto desse espaçamento entre a borda do vidro e o bezel , talvez seja questão de me acostumar, forte abraço .

    1. Também não me agrada, sempre fica a sensação de que vai acumular poeira ou água nesse ponto, de fato poderia ter um encaixe melhor. Forte abraço meu amigo!

  5. Meu skx007 eu comprei sem ao menos ter visto um antes. Quando chegou, foi difícil pô-lo no pulso. Fiquei admirando por um bom tempo. Orgulhoso. É um relógio muito simples e maravilhoso. Nada está ali por “nada”. Tem o tamanho certo. O peso certo. A cor certa. Tudo nele é maravilhoso. A pulseira jubileu é linda e muito confortável. Muita gente pode me chamar de maluco, mas é um relógio mais bonito que qualquer Submariner. Se alguém estiver em dúvida em adquirir um, só tenho a dizer que compre. Mas compre mesmo! Sem medo. É paixão imediata!

    1. Que bela descrição meu amigo, acredito que você sintetizou extremamente bem o SKX007: “Um relógio muito simples, bem projetado, no peso e tamanho corretos”!
      A jubileu da Seiko é muito elogiada lá fora, não tem como negar como é bem feita e bastante confortável no pulso.
      Obrigado pela participação digna de um proprietário que conhece a admira o seu relógio, um grande abraço!

  6. Parabéns pelo artigo Ramon, em especial pela excelente redação! Pela leitura é fácil perceber seu entusiasmo e paixão pelo SKX e pela Seiko!
    Fui convencido pelo SeikoPhd a adquirir um SKX007J1, assim como muitos outros relógios Seiko rsrs
    Depois do SKX eu sinto certa estranheza nos diver´s de outras marcas que possuem a coroa na tradicional posição das 3hs!
    Corroboro a posição do Carlos Sakamoto acima, todo colecionador precisa ter um SKX (ou suas variantes como 7548, 6458, Seiko 5 talvez) numa coleção! Eu acompanho os colecionadores de outras marcas, inclusive da alta relojoaria suiça, e quase todos tem um SKX ou um Turtle em suas coleções!
    Um grande abraço!

    1. Obrigado pelas gentis palavras meu amigo, gosto do SKX dentro de suas limitações e acredito que seja importante conhecermos suas qualidades, mas também os defeitos como quando comentei dos motivos da descontinuação desses modelos.
      Interessante você mencionar a questão dos colecionadores da alta relojoaria, esse foi um fator que sempre me chamou a atenção e que me ajudou a criar uma curiosidade pelos relógios Seiko. Por que razão colecionadores de Patek Philippe ou Vacheron Constantin resolviam comprar um Seiko? Eles não têm Citizen, não usam Orient, mas despendem tempo (já que o valor de um SKX nessa categoria é irrelevante) e utilizam um SKX (ou mais recentemente um Turtle, Sumo e outros modelos mais caros) em seu dia a dia. Não há como questionar a tradição, a qualidade de fabricação e o grande custo-benefício desses relógios.
      Abraço meu amigo!

  7. Boa tarde Ramon
    Skx007j1 ele é perfeito finalmente consegui adiquir-lo não foi fácil achar mas consegui.
    Parabéns pela matéria.

  8. Realmente uma obra prima em se tratando de relojoaria.
    Adquiri um SKX007J1 recentemente e fiquei admirado com a qualidade e sobriedade do design.

    Recomento a todos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑