A exuberância do verde no Seiko LX Spring Drive SNR045J1!

Há mais de dois anos eu comentei por aqui que uma onda de relógios verdes vinha conquistando o mercado. São relógios que saem do convencional e trazem um sentimento de renovação tão necessário em alguns momentos da vida. Quando bem planejado um relógio predominantemente verde não será extravagante em demasia e esse é o caso do Seiko Prospex LX Spring Drive SNR045J1.

Sabemos que a linha LX foi introduzida em 2019 com o objetivo de se posicionar como topo de gama dos relógios esportivos Seiko e nesse mesmo ano conquistou na Suíça o disputado prêmio de melhor relógio de mergulho do mundo, como falamos aqui. As letras LX fazem menção à palavra latina lux (luz) e é um aceno sutil ao modo como a luz é refletida nas superfícies desses relógios que recebem o cuidadoso polimento Zaratsu.

A floresta subaquática. Foto: divulgação Seiko.

O Seiko LX SNR045J1 foi inspirado em uma incomum floresta subaquática localizada em um lago da Antártida, a 55 quilômetros da estação de pesquisa japonesa. A área foi descoberta por pesquisadores japoneses que começaram a estudar esse misterioso bioma formado por colunas de musgos. Essas colunas levam muitos séculos para se formar debaixo da água e são compostos complexos de musgos, algas e bactérias que coexistem em um tipo de micro ecossistema.

Esta edição limitada se inspira no misterioso cenário da floresta subaquática para trazer outro incrível mostrador da Seiko em uma produção de apenas 500 peças enumeradas. A caixa é diretamente inspirada no primeiro relógio de mergulho da Seiko com impermeabilidade a até 300 metros de profundidade, um verdadeiro clássico lançado em 1968 que ajudou a construir o conceito do que seria um diver Seiko. O calibre 5R65 Spring Drive abrilhanta a construção do SNR045 que ainda traz o bezel em uma linda cerâmica verde musgo.

Seiko Prospex LX Spring Drive SNR045J1. Foto: hayko.vn

Poderia encerrar por aqui sem entrar em outros detalhes como a ótima função de micro ajuste da pulseira, a caixa em titânio, o cristal em safira duplas com revestimento interno antirreflexo, a incrível resistência do calibre Spring Drive a impactos e variação de temperatura, mas quero comentar um pouco mais sobre esse mostrador! Nós sabemos que no acabamento da caixa e no detalhamento do mostrador a Seiko costuma se dedicar com bastante afinco, novamente é o caso deste relógio.

 Uma caixa primorosa guarda um mostrador que é a grande joia desse relógio, de fato ele parece ter sido entalhado à mão e com bastante tranquilidade eu diria que não existe nada assim no mundo! Realmente podemos ver a floresta subaquática ali representada de uma forma elegantemente simples, interessante e artística. Uma verdadeira joia do design com características complexas de simetria e harmonia.

O fundo do SNR045J1. Foto: timeandtidewatches.com

Seja por trazer para o mundo o conhecimento dessa intrigante floresta subaquática centenária, por aproveitar este momento em que os relógios em tons de verde continuam em ampla demanda ou por apresentar o melhor relógio de mergulho do mundo com um mostrador ainda mais incrível, a Seiko acertou em cheio mesmo mantendo essa coroa um pouco desproporcional e caso esteja pensando no valor de um modelo tão exclusivo (e obviamente já esgotado), em uma rápida pesquisa encontrei uma das 500 peças anunciada na casa do US $ 6.500,00.

Um relógio realmente incrível e exclusivo em todos os sentidos. Compartilhe esta publicação com seus amigos e ajude a difundir a horologia. Assine também nossas notificações por e-mail, inscreva-se em nosso canal no YouTube, junte-se a nós no Facebook e nos acompanhe no Instagram. Forte abraço!

16 comentários em “A exuberância do verde no Seiko LX Spring Drive SNR045J1!

Adicione o seu

  1. Realmente se nota que é um relógio diferenciado. Depois da Rolex ter lancado o Sub edicao comemorativa de 50 anos em verde, muitas marcas lancaram algo similar, mas a Seiko com certeza tem um produto muito superior aos concorrentes….

    1. Interessante meu amigo, relógios com mostradores ou detalhes em verde não são novidade, há muitas décadas as indústrias do ramo lançam uma peça aqui, outra ali, mas o Rolex Kermit realmente encorpou esse movimento de colecionadores que migravam dos mostradores azuis para o verde, embora o azul jamais tenha perdido a majestade.

  2. …Ramon bom dia…eu com 85,5 anos contínuo em casa fechado à cadeado…como está o corona aí pras suas bandas…parabéns pelos seus excelentes artigos…fique com Deus com a família e degustando o pãozinho de queijo das MinasGerais…ABS…tchau

    1. Grande José Nadil!
      Sempre bom receber notícias suas meu amigo. Por aqui as coisas estão caminhando para a normalidade graças a Deus. Fico feliz de saber que está bem e quando puder venha me visitar para assarmos aquele pão de queijo especial acompanhado de um bom café “passado na hora”! Forte abraço!

  3. Não sei o que ficou mais bonito, o mostrador ou a caixa. Uma joia de fato.
    Parabéns pelo ótimo artigo.

  4. Boa tarde!! Achei os tons de verde aplicados nos acabamentos de mais bom gosto do que os da Rolex em seus “Hulks” … mas ainda prefiro os pretos e azuis . questão de gosto, claro!! Mas não deixa de ser uma bela peça!!! Grande Abraço Ramon!!

    1. Interessante sua colocação meu amigo, acredito que o mostrador “plano” do Hulk seja o responsável por essa sensação de ele ser, talvez, verde demais! De fato acabamos preferindo preto e azul, falarei mais sobre isso futuramente.
      Grande abraço Maurício!

  5. Bom dia Ramon!

    Que belo relógio!

    Eu tenho curiosidade de saber no que consiste o tão famoso polimento Zaratsu! Ouvi dizer que essa técnica deixa o aço com um tom amarelado/dourado.

    Ramon, estava me questionando pq um relógio como esse não é um Grand Seiko. Mas acredito que é pelo fato da GS e a Seiko serem independentes, embora haja algum compartilhamento de técnicas e tecnologias, como o calibre Spring Drive e o polimento Zaratsu. Diferentemente de outrora em que a Seiko possuía as fábricas Suwa e Daini de forma independente.

    Um ótimo final de semana e um feliz dia dos pais!

    Abraços!

    1. Bom dia Hector!

      Tenho um artigo em fase de finalização sobre o Zaratsu, era para ter sido publicado em junho, mas o cronograma todo atrasou por motivos pessoais, a partir de outubro pretendo retornar ao ritmo normal e teremos boas publicações pela frente, mas resumindo é uma forma de polimento que visa atingir o espelhamento e ângulos extremamente bem definidos, ou seja, um polimento perfeito e essa técnica não vai interferir na cor do aço. Para mudar a cor do aço é preciso aquecê-lo, causar oxidação ou aplicar um recobrimento. Falarei mais em breve.

      Quando ouvi falar do lançamento da linha LX também pensei a mesma coisa, poderia ser um GS, contudo esses relógios remetem ao MM300 de 1968 que era um Seiko puramente, com base nisso e no fato da Seiko procurar lançar um relógio esportivo representando um “novo MM300”, surgiu a série “lux”. Por esse lado faz sentido ele ser um Seiko.

      Obrigado meu amigo, bom domingo e um ótimo dia dos pais para você também, seja curtindo seu pai ou filhos. Abraço!

  6. Muito interessante esta Floresta Subaquática, estou imaginando a temperatura em que se desenvolveu… Esse mostrador… esses dias havíamos falado de outro Seiko com mostrador texturizado e ao que parece, junto com o movimento, resistência e outros diversos atributos, é uma referência da marca. Data, indicador de reserva e o 10:08:42 ficou perfeito na foto para mostrar todos os detalhes.
    Bela matéria meu amigo!
    Forte abraço.

    1. É Júnior, a Seiko e GS realmente têm destinado uma atenção muito especial para seus mostradores, o que dizer das séries Save the Ocean, Snowflake, Presage, ou dos belos mostradores esmaltados, em porcelana… São produtos de altíssimo refinamento e abrangendo uma gama enormes de relógios, desde modelos de entrada como alguns mostradores metalizados na família Seiko 5 até os hight-ends Grand Seiko.
      Obrigado meu amigo, forte abraço!

Deixe um comentário

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑