A joia da sua coleção: Epi 2!

Nossa série intitulada “A joia da sua coleção” visa descobrir qual é o relógio favorito que você, amigo (a) leitor (a), possui em sua coleção e qual o motivo dessa escolha. Ele não precisa ser o melhor e nem o mais caro, embora nada impeça que o seja, mas o que realmente desejamos é conhecer o modelo e a história por trás do seu relógio número um! No artigo de hoje contamos com a participação do amigo Tarcísio de Freitas Almeida.

O Tarcísio acompanha o Seiko PhD há bastante tempo e como um grande admirador e conhecedor de metais, especialmente do aço, teceu comentários bastante enriquecedores em nosso site. Morador da capital do estado de Minas Gerais ele afirma que o Seiko Sportsmatic 5 Deluxe Diashock referência 7619-7010 de 1965 é a joia da sua coleção!

Seiko Sportsmatic Deluxe 7619-7010. Foto: Tarcísio de Freitas Almeida.

Ele começa nos contando que esse relógio chegou às suas mãos em 2019 quando acabou encontrando acidentalmente o Sportsmatic Deluxe em um leilão na internet. Inicialmente teve receio pelo fato do vendedor estar localizado na Índia, país que tem conquistado fama de vender relógios problemáticos (mais aqui), entretanto o modelo em questão lembrava muito o primeiro relógio que teve, um presente dado por seu pai na década de 1970, então resolveu arriscar um lance e deixou a página acreditando que não venceria o leilão.

Poucos dias depois alega ter sido surpreendido com um e-mail informando que ele vencera o leilão e deveria realizar o pagamento. Tarcísio acrescenta que ainda estava meio relutante, desconfiado com a origem e a possibilidade de não receber o relógio, todavia decidiu arriscar, realizou a compra e qual não foi sua surpresa quando, em menos de trinta dias, recebeu sua encomenda.

Seiko Sportsmatic Deluxe 7619-7010. Foto: Tarcísio de Freitas Almeida.

Ele comenta que abriu a caixa e constatou o excelente estado de conservação do relógio, que balançou uma única vez a peça e o ponteiro dos segundos já exibiu seu vigor funcionando com perfeição. Foi amor à primeira vista! Tendo dormido com o relógio no pulso, no dia seguinte verificou que a precisão estava excelente e desde então o Sportsmatic é o preferido de sua coleção, especialmente por lembrar o bons momentos que passou ao lado de seu falecido pai.

Ele acrescenta: “Sou um Senhor de 50 e tantos anos de idade […] e comprei outros Seikos interessantes, de maior valor no mercado, mas o apego a esse vintage permanece firme.  Eu e esse vintage cinquentão trabalhamos juntos, convivemos no dia a dia, muitas vezes a semana toda e até em casa ele está no pulso, sendo um ótimo relógio, no tamanho ideal para o uso com camisa social”.

Seiko Sportsmatic Deluxe 7619-7010. Foto: Tarcísio de Freitas Almeida.

Quero agradecer ao amigo Tarcísio de Freitas Almeida por nos contar um pouco de sua história e contribuir com nosso site. Parabéns pelo belíssimo relógio e tenho certeza de que seu pai estaria orgulhoso de ser lembrado no momento da escolha desse modelo. Fica aqui nossa singela homenagem ao Senhor José Querino de Almeida!

Gostou do Seiko Sportsmatic 5 Deluxe Diashock? Quer contar a história da joia da sua coleção? Comente abaixo deixando sua localização e seu e-mail, pois você pode ser o personagem principal do nosso próximo episódio. Não deixe de assinar nossas notificações por e-mail, de se inscrever em nosso canal no YouTube, curtir nosso Facebook e de nos seguir no Instagram. Forte abraço!

 

18 comentários em “A joia da sua coleção: Epi 2!

Adicione o seu

  1. Rapaz, esse relógio tem a idade do Slash e pelo visto vai trabalhar mais que a “Les Paul” do aniversariante de ontem. Além desta bela história do Tarcísio e o Sr. José Querino, este Sportsmatic, de caixa irretocável, com índices e ponteiros brilhantes e esta canelura no aro interno está realmente maravilhoso! Certamente o valor sentimental pela peça conta mais que os outros Seikos interessantes e com maior valor agregado, bem sei o que é isso.
    Tarcísio, muito obrigado por compartilhar esta parte de sua vida e regada a belas fotos do 7010. E meu amigo Ramon, vejo que “A Joia da sua Coleção” é a joia de nossas leituras por aqui, obrigado pela matéria!
    Forte abraço aos dois.

    1. Belíssimas palavras meu amigo, confesso que não me recordava do aniversário do Slash. Acabei de definir a trilha sonora de hoje à noite enquanto aprecio um “dram” rsss. Forte abraço Júnior!

    2. Eu e o Seu José é que agrademos as palavras e a deferência. Sou muito fã do setentão Eric Clapton, mas admiro muito o Guns e o Slash. Duas Excelências no mundo das guitarras. TMJ..

  2. Olá tenho um Seiko que não vi na lista de Relogios apenas na lista de raros. Tenho um seiko automatc Water 150 m resist 6306-7001

    1. Olá Willian!
      Tem um belíssimo diver em mãos meu amigo, gostaria de ver algumas fotos dele. Se possível entre no Grupo Seiko Brasil no facebook, o link está logo abaixo no artigo de hoje. Abraço!

  3. Muito legal! Recentemente peguei o SEIKO 5 (1972), fundo azul, que herdei do meu avô. Confesso que não conhecia a reputação da Seiko, mas ao ler mais sobre a história da marca e ver que o relógio ainda funciona, após tantos anos, penso que será uma marca cada vez mais presente dentre os meus relógios! Parabéns pelo site!
    Preciso achar um artista para providenciar aquela manutenção na máquina ( ainda fica parando após pouco tempo) e fazer um belo polimento na caixa. Infelizmente, o paradeiro da pulseira original é desconhecido, mas improvisei, respeitosamente, com uma NATO azul. Ficou bem honesto!

    1. Que legal Frederico!
      Esse é um daqueles relógios que valem o investimento. Provavelmente uma boa limpeza e lubrificação resolverão a questão dele estar parando. Aproveite para trocar o cristal que geralmente sofre um pouco mais com o passar do tempo, esses pontos já mudarão completamente o aspecto do seu relógio.
      Desejo boa sorte e quando terminar esse processo não deixe de nos contar.
      Abraço!

      1. Oi Ramon. Obigado pelo retorno e pelo conteúdo! Estou cada vez mais encantado com o mundo Seiko. Você saberia me indicar algum lugar de confiança para fazer essa manutenção? Estou em Belo Horizonte. Inicialmente pensei em levar à assistência técnica da marca, mas costuma demorar bastante. Outra coisa, você recomenda alguma loja online para a compra de Seikos originais? Depois do texto sobre Faikos, fiquei bem receoso. Abraços

      2. Olá Frederico!
        Você pode procurar o Gelson Filgueiras aí na região da Pampulha, na Rafael Relojoaria, ele é fera e atua há décadas no ramo.

        Para comprar online procure o Renan, proprietário da Relojoaria Impala, entre em contato e diga que eu lhe indiquei, ele te atenderá da melhor maneira possível.

        Link aqui ou pelo WhatsApp 11.97469-1032.

        Abraço!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑