A história da série Seiko SKX – de 1996 a 2019!

Em meados dos anos 90 o impacto causado pela revolução do quartzo estava estabilizado e os relógios mecânicos continuavam sua trajetória com a Seiko cada vez mais se consolidando como uma potência no mercado dos modelos de mergulho. Nesse período a empresa resolve encerrar a linha de diver’s com calibre 7002 e no ano de 1996 é lançada sua sucessora, a nova linha SKX com o recém lançado cal. 7S26.

Seiko Scuba Diver’s SKXA35. Foto: seikoclubsg.com

Como comentei no artigo que trata do cal. 7002, este maquinário foi desenvolvido em um momento de contenção de gastos, ainda sob a forte pressão dos relógios a quartzo, porém, passadas essas décadas de turbulência, a Seiko melhorou seu projeto e agora anunciava o novo calibre automático e a série SKX com foco na qualidade da construção, na resistência e em um preço final extremamente competitivo. Os carros-chefes da coleção foram o Seiko SKX007 e SKX009 que detalharemos em artigos próprios futuramente.

Seiko Scuba Diver’s SKX009 de 1996. Foto: @seikophd.

O design desses relógios descende de uma longa linha de diver’s da empresa que remonta ao ano de 1965 quando a Seiko lançou o primeiro relógio de mergulho profissional do Japão, o 62MAS com calibre 6217, e mais recentemente se inspira de maneira direta no projeto do Scuba Diver’s 6309-729X (review aqui). São traços que ao batermos os olhos, mesmo de longe, sabemos se tratar de um relógio Seiko e essa foi exatamente a intenção da marca.

Seiko Scuba Diver’s SKXA53. Foto: worthpoint.com

Os primeiros modelos SKX chegaram ao mercado apresentando um relógio mecânico, de mergulho profissional com resistência a até 200 metros garantida por certificado ISO 6425, reserva de marcha de 41 horas, um design limpo, mostrador de fácil leitura, ponteiros e marcadores de horas recobertos pela poderosa tinta luminescente Lumibrite da Seiko, resistência ao magnetismo e a choques (benefícios do ISO), coroa rosqueada, bezel unidirecional com 120 cliques à esquerda, opção de pulseira de borracha ou aço estilo jubilee, fundo rosqueado estampando a tsunami Seiko em alto-relevo e, além disso, a Seiko utilizou uma liga de aço de alta qualidade que assegurava uma enorme resistência à oxidação e ao desgaste deste relógio. Fechando esse detalhamento com chave de ouro, cada peça era vendida na faixa dos 200 dólares!

Seiko Scuba Diver’s SKX171. Foto: pinterest.dk/manzar5

Esse valor é relativamente alto para a maioria dos americanos que não se importa com relógios e que pode comprar muitos (muitos mesmo!) modelos abaixo dos 50 dólares, mas quando falamos de um diver profissional a história muda, pois raramente vemos um relógio com certificado ISO 6425 por menos de 400 dólares. Impulsionando ainda mais esse frenesi, revistas e sites especializados começaram a refazer suas listas estilo “Top 10” ou “melhores relógios” onde o SKX passou a liderar muitas delas, posicionando-se comumente à frente de relógios que custavam mais de 500 dólares e aparecendo em listas de melhores modelos abaixo de mil dólares, mesmo custando um quinto desse valor. A série SKX foi se tornando um sucesso de vendas e começou a frequentar os pulsos de grandes colecionadores que até então miravam apenas as mais altas marcas suíças, era quase impossível resistir à qualidade e ao preço incrivelmente sedutor desse relógio.

Seiko SKX011J1. Foto: gadgetwraps.com

Acumulando uma enorme qualidade e um ótimo preço, esses modelos se tornaram os queridinhos de muitos customizadores mundo afora. O mercado das modificações estava em alta entre o final dos anos 90 e início dos anos 2000 e a linha SKX surfa nessa onda até os dias de hoje, possuindo alguns dos relógios mais customizados de todos os tempos. Muitas empresas começaram a fabricar partes compatíveis com esses relógios que já contavam com um incentivo dentro da própria Seiko, uma vez que muitos outros modelos com detalhes, cores e acabamentos foram lançados na série SKX, além de seu calibre e muitas de suas partes terem sido projetados para ser compatíveis com seus antecessores de cal. 7002, cal. 6309, dentre outros.

Seiko Black Monster SKX779. Foto: v28customs.weebly.com

As vendas seguiam a todo vapor quando ano 2000 a Seiko inaugura uma linha completamente nova de relógios dentro da série SKX, rapidamente apelidada pelos entusiastas de “Monster”! A primeira geração do Monster foi compostas pelos modelos SKX779 e SKX781 de produção em série e calibre 7S26, além de edições limitadas com calibres diversos e outras referências como SKZ e SRP – brevemente teremos um Guia Completo da série SKX e da série Monster, aguarde.

Seiko Orange Monster SKX781. Foto: @seikophd.

A série Monster se mostrou outro grande sucesso e no ano de 2019 chegou à sua quarta geração, como relatei aqui, porém apenas parte de sua primeira geração está localizada dentro da família SKX, uma vez que adotou o calibre 4R36 como regra a partir da segunda geração, passando definitivamente para o prefixo SRP. Os demais modelos SKX continuaram até que no ano de 2019, após vinte e quatro anos de produção e milhares de peças vendidas, a Seiko encerra oficialmente essa vitoriosa linha de produtos, mas não abandona completamente seu projeto campeão, lançando a nova série Seiko 5 Sports que, embora não seja composta por relógios de mergulho, adota muitas das características dos diver’s clássicos da empresa e uma grande compatibilidade com o SKX.

Seiko Scuba Diver’s SKX399. Foto: bladeforums.com

A série SKX já deixou saudade e como era de se esperar a procura por seus produtos aumentou ainda mais em todo o mundo, assim como os preços! Para piorar a situação esses modelos não são enviados oficialmente para o Brasil desde 2015, o que só colabora com seu encarecimento. Quando começaram os rumores de que a produção do SKX seria encerrada em 2019 lembro de ter visto o comentário de um sujeito em um fórum internacional alegando que havia comprado algumas peças “Made in Japan” assim que ouviu os boatos, no intuito de revendê-las após a valorização. Obviamente ele foi duramente criticado naquele tópico, porém todos sabiam que essa valorização viria. Ontem mesmo encontrei um SKX007J1 à venda em uma renomada loja americana na faixa dos 400 dólares sem impostos ou taxas, no começo do ano passado a mesma loja vendia esse relógio por 245 dólares.

Seiko Scuba Diver’s SKX007K1. Foto: lelong.my.

Encarado como um clássico contemporâneo da Seiko, o SKX marcou presença no mundo por mais de duas décadas e pode ter certeza que essa história não acabou, certamente a Seiko guarda algumas cartas na manga e eu poderia apostar que nos próximos anos teremos edições especiais e limitadas desse relógio, com pequenas mudanças, calibres superiores e preços mais salgados, obviamente.

E você? Possui ou pretende adquirir um legítimo Seiko SKX para manter em sua coleção? Comente abaixo e não deixe de assinar nossas notificações por e-mail, de se inscrever em nosso canal no YouTube, curtir nosso Facebook e de nos seguir no Instagram. Forte abraço!

 

22 comentários em “A história da série Seiko SKX – de 1996 a 2019!

Adicione o seu

  1. Parabéns pelo seu site Ramon! Não sei como não descobri ele antes. Estou lend do primeiro post até hoje e tem informação demais. Muitos desses skx eu não conhecia, tenho um SKX009 e vou atrás de um 007. Imagino que não tenha nada a ver com James Bond né? Obrigado e continue com esse excelente trabalho.

    1. Muito obrigado pela gentileza meu amigo! Fico feliz que tenha gostado do Seiko PhD, realmente temos bastante informação em nosso site, faça bom proveito e qualquer dúvida estou à disposição.
      Como você suspeitou, o SKX007 nada tem em comum com o magnífico personagem de Ian Fleming.
      Grande abraço!

  2. Parabéns Ramon !
    Tenho um SKX007 k2, e pretendo comprar, assim que possível, um SKX009 K2.
    Um grande abraço, Edylson.

  3. Bom dia. Gostaria muito de ter um SKX009K1 na minha coleção. Como faço para adquirir? Existe esta possibilidade? Um grande abraço e obrigado pela atenção.

    1. Olá Claudio! Tudo bem?
      O amigo Carlos Sakamoto está vendendo um, ele anunciou esta semana no grupo Seiko Brasil no Facebook, o relógio é novo, impecável, na caixa, com manual e tudo mais. Dê uma olhada por lá, temos alguns amigos querendo o relógio, mas ainda não foi vendido.
      Abraço!

  4. Boa tarde Ramon, como sempre, excelente artigo!! Gostaria de aproveitar o ensejo para lhe solicitar que se conhecer alguém que tenha um SKXA53, sou candidato, pois não tenho ainda em minha coleção. Tem no EBay, mas neste momento não tenho coragem de mandar vir de fora. Mas tenha certeza que a série SKX será eterna!! É um relógio bonito, confiável e eclético, pois veste bem com qualquer roupa, de um terno à uma bermuda simples na praia! Grande Abraço Mestre!!

    1. Tem toda razão meu amigo, a versatilidade desses relógios é outro grande diferencial da maior parte da linha SKX.
      Infelizmente não conheço quem esteja vendendo um SKXA53, se aparecer alguém lhe avisarei, mas adianto que é bastante incomum e quem tem dificilmente venderá.
      Obrigado e um grande abraço!

  5. Olá. Ramon, tudo bem? O SKX009 é um verdadeiro curinga, ideal para uso diário e eventos sociais. Um dos mais belos relogios projetados e bonitos da linha. Em breve também estará em mãos um 007J1. Excelente artigo, parabéns novamente! Abraço!

    1. Tem toda razão meu amigo, é um belíssimo relógio e esse 007J1 vem para enriquecer ainda mais sua coleção, parabéns pela aquisição.
      Obrigado e forte abraço!

  6. Ainda ontem me debruçava na frente do computador para buscar informações do turtle e do skx para agregar a série de posts que tenho feito, e sem sombra de duvidas você traduziu toda a minha pesquisa sobre o skx em um só artigo… parabéns!!

  7. Excelente artigo.É sempre bom ler seus artigos. Aguardo comentário sobre o grande SKX 007. Em Portugal ainda é possivel comprar SkX JI. Um Abraço.

    1. Obrigado pela gentileza Rui!
      Em breve teremos o review completo do SKX007J.
      Você ainda encontra o SKX em lojas próprias da Seiko? Como os preços se comportaram por aí?
      Através de você aproveito para agradecer a todos os amigos leitores de Portugal.
      Grande abraço meu amigo!

  8. Bom dia Ramon, como sempre mais um artigo de qualidade, não conhecia alguns dos SKX apresentados aqui, tenho um SKX009j e como você disse nesse artigo é um relógio de muita qualidade não deixando a dever para nenhum outro diver, parabéns.

    1. Muito obrigado Anderson, fico feliz que tenha gostado meu amigo.
      Sei como é cuidadoso e como seu SKX está em excelente estado. Forte abraço!

  9. Parabéns Ramon pelo artigo! Como sempre, muito organizado, sintetizado e agradável de ler!
    Realmente o SKX é um relógio icônico que tem q estar presente numa coleção.
    Adquiri um SKX007j1 recentemente e às vezes fico tentado em pegar um 009, mas como já tenho um 7548 pepsi não sei se ficaria redundante.
    Um bom domingo e um grande abraço!

  10. Como sempre maravilhoso o post……….como sugestão posso sugerir: Que tal uma atenção para a linha 6309 com o específico 150m water resist ???????

    1. Bom dia Orlando!
      Tenho um Guia Completo desses modelos quase pronto, por questões pessoais o tempo andará apertado para mim até o final de agosto deste ano, acredito que em setembro conseguirei voltar ao conteúdo normal e concluirei o Guia. Obrigado pela sugestão e um forte abraço!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑