Guia: 7 dicas para comprar seu primeiro relógio Seiko!

Tenho observado que o interesse por relógios vem crescendo nos últimos anos e esse fenômeno não é exclusividade de nosso país, é mundial. Muitos (as) amigos (as) têm descoberto a beleza e a riqueza por trás do icônico acessório e estão prontos para comprar seu primeiro relógio Seiko, entretanto uma dúvida vem se mostrando bastante comum nessa circunstância, afinal de contas, como escolher meu primeiro Seiko?

A resposta pode parecer bastante direta para alguns mais decididos, mas se analisarmos a situação como um todo veremos que tal escolha pode ser mais difícil do que parece. Esse momento na vida de um futuro colecionador é bastante relevante, uma vez que normalmente a pessoa não deseja errar, não possui muita experiência nesse ramo, não quer perder seu tempo comprando um relógio que talvez não seja tão relevante e muito menos correr o risco de fazer um mau negócio e ter prejuízo financeiro.

Seiko SARB033. Foto: sg.carousell.com

Respondi a essa pergunta inúmeras vezes e por ver que ela permanece se repetindo resolvi expor neste artigo por onde acredito que um possível colecionador deva começar dentro da marca Seiko – ou qualquer outra marca. É importante destacar que o guia abaixo serve também para aqueles que realizaram uma ou algumas compras às cegas, por vezes não escolhendo da melhor forma o seu relógio e que agora desejam agir de maneira mais técnica. Anteriormente escrevi sobre “como inciar e melhorar sua coleção de relógios”, não deixe de ler (aqui), pois fundamentará as bases de sua coleção e deste artigo.

1. Conhecimento básico: Pois bem, penso que o ponto de partida é ter um mínimo de estudo em relação à marca. Conheça um pouco mais da Seiko, leia sua história, compreenda os tipos de calibres fabricados e então passará a ter um panorama geral do que são seus relógios e o que representam para o mundo.

Seiko Scuba Diver’s 7002-700J. Foto: @seikophd.

2. Orçamento: Não é possível tratarmos de relógios sem mencionar as finanças. Infelizmente bons relógios no Brasil não costumam ser baratos e você precisará delimitar até que ponto pode ou deseja ir. Acredito que valha a pena separar um valor mensalmente até conseguir a soma desejada, além disso, com dinheiro em mãos normalmente bons descontos surgem e podem melhorar a experiência da primeira compra. O ideal é traçar um limite razoável para seu “investimento” de forma que não precise sacrificar sua família ou sua vida pessoal para adquirir o relógio.

3. Pesquisa: Conhecendo um pouco desse universo e sabendo do seu limite orçamentário, você pode começar a pesquisar alguns modelos que já devem ter lhe chamado a atenção e pedir sugestões a amigos mais experientes ou grupos, como o nosso Seiko Brasil no Facebook, onde certamente muitos participantes darão opiniões no intuito de ajudar e como “na multidão de conselheiros há sabedoria” (Pv 11:14), você conseguirá tomar essa decisão com mais segurança.

Seiko Prospex “Save the Ocean” SSC741 calibre V175. Foto: lazada.sg

4. Gosto pessoal: Tendo passado por todos os pontos acima  e analisando tanto suas pesquisas individuais quanto as diversas sugestões recebidas, seu gosto pessoal deve imperar! O relógio precisa, necessariamente, ser aquela peça que mexe com você, a satisfação pessoal é extremamente importante por toda a nossa caminhada e esse princípio deve pautar sua coleção, mas sem ignorar completamente os pontos anteriormente mencionados.

5. Original ou modificado (customizado): Inicialmente meu pensamento é de que você deve adquirir um relógio original, não modificado ou customizado, por mais que encontre um modelo bonito no mercado. Muitos relógios modificados (ou simplesmente Mod) passaram por esse tipo de customização após sofrerem algum dano como oxidação do mostrador, choque, queda e etc. Você está começando sua jornada, opte pela segurança, compre um relógio que não foi “mexido” e com o passar do tempo adquira algum Mod caso desejar e tiver condições de avaliar a peça. Importante destacar que existem customizações realmente muito bem projetadas e feitas com peças de excelente qualidade.

Seiko 5 Sports Helmet SSA289 – review aqui. Foto: @seikophd.

6. Vintage ou contemporâneo: Você pode se encantar pelos relógios vintage, como quando tratei das sensações de adquirir uma dessas peças (aqui), mas esse segmento do colecionismo é um “solo pantanoso”. Um relógio vintage exige ao menos um nível intermediário de conhecimento e experiência para ser adquirido com segurança, então não recomendo para um comprador iniciante. Você pode tanto adquirir um bom relógio, quanto fazer um péssimo negócio comprando uma peça completamente modificada, com diversas partes não originais e com problemas de funcionamento que te levarão a investir mais dinheiro no relógio, podendo causar uma frustração desnecessária. Como disse no artigo em que tratei de sete dicas para colecionar relógios vintage (aqui), acredito que o momento abordado neste artigo não é o mais adequado para seguir por esse caminho.

7. Aquisição: Nesta fase você provavelmente terá dois ou três modelos que lhe agradam e estará mais propenso a adquirir um deles. Com isso em mente é preciso procurar vendedores confiáveis, lojas realmente credenciadas e com reputação no mercado para que seu sonho não vire um pesadelo. Opte sempre pela segurança, adquira de uma empresa ou pessoa de confiança e sua jornada pelo universo do colecionismo de relógios tem tudo para ser de constante sucesso. Aproveite e compartilhe este artigo com seus amigos, muitos poderão fazer bom uso das informações aqui expostas.

Seiko 5 SNKL41. Foto: sg.carousell.com

Os sete passos acima auxiliarão o começo da sua jornada no universo dos relógios e do colecionismo, observando esses critérios você realizará sua compra com menos temores e mais segurança. Não deixe de assinar nossas notificações por e-mail, de se inscrever em nosso canal no YouTube, curtir nosso Facebook e de nos seguir no Instagram. Forte abraço!

 

24 comentários em “Guia: 7 dicas para comprar seu primeiro relógio Seiko!

Adicione o seu

  1. Muito bom! O relógio da 2a fotografia é espetacular.
    Eu particularmente acho o Seiko 5 (novo) um forte candidato a 1o Seiko de um amante de relógios no início de carreira.

    1. Olá João!
      Certamente eles serão o primeiro Seiko de muitos amigos, além de integrarem outras coleções já consolidadas 👍
      Fiquei tentado a comprar alguns viu rsss

  2. Parabéns pelo partigo, Ramon. Eu comprei um relógio vintage bem quando comecei a comprar mais relógios e me dei muito mal, o relógio estava todo modificado e não foi meu primeiro viu, já tinha uns 4 ou 5 relógios. Ótimo texto.

    1. Olá Gustavo!
      Infelizmente essas coisas acontecem, relógio seminovo já demanda um certo cuidado, vintage então…
      Obrigado meu amigo, abraço!

    2. Parabéns pelo Site Amigo, comprei meu Skx 007 a cerca de 1 ano e fiz várias pesquisas no seu site antes de realizar a compra. Foi através do seu site que decidi focar minha coleção nos relógios automáticos.

      1. Muito obrigado pela gentileza Jean! Fico feliz de saber que nosso site auxiliou na sua decisão. Como foi esse primeiro ano com o SKX007?

      2. Cara o relógio é muito bonito e confortável de usar, se tivesse 3 milímetros a mais seria perfeito. Não uso ele no dia a dia, para trabalhar uso alguns G Shock que tenho. Provavelmente não compre mais nenhum Seiko, quero adquirir outras Marcas e estilos, estou na dúvida entre o Tissot V8 Swissmatic ou o Certina Ds Podium.
        Abc

      3. Maior que o SKX então provavelmente o Turtle ou Baby Tuna te atenderiam. Seguindo pelos automáticos já é um bom caminho. Abraço e sucesso na jornada!

  3. Os relógio mecânicos estão vindo a tona novamente – do mesmo jeito que os discos de vinil.

    É chique ter um deles nos dias de hoje.

    E pelo jeito a tendência é aumentar mais ainda.

    1. Olá Richard!
      Também creio que aumentarão cada vez mais, nada contra os modelos a quartzo, mas penso que os mecânicos representam a verdadeira essência da relojoaria.
      Abraço meu amigo!

  4. Boa noite meu amigo Ramon!
    Realmente temos visto, inclusive em nossos grupos, muitas pessoas com dúvidas a este respeito. É muito bacana poder ajudá-los e melhor ainda ver esta crescente onda, principalmente atrás dos Seikos e modelos mecânicos.
    Excelente matéria, tópicos muito instrutivos e matérias relacionadas enriquecedoras, mas estes modelos que você postou meu amigo, dá uma coceira de sair comprando… assim não tem casamento que aguente, hahahahahahaha
    Forte abraço.

    1. Grande Júnior! Bom dia meu amigo!
      Hahaha realmente as esposas costumam ter dificuldade de compreender essa paixão pelos relógios quando só usamos “um por vezes e só temos dois braços”, como a minha já disse rsss…
      Já tentei diversas estratégias como presenteá-la com um Seiko, mas não resolveu, levá-la para sair no dia em que o relógio chegou (amenizou, mas não resolveu), até que “ofereci um presente em troca da compra do relógio”, esse resolveu hahahah, porém o relógio passou a “sair bem mais caro”… É complicado…
      Abraço meu amigo!

  5. Muito bom com certeza ajudará muitas pessoas a iniciar.
    Engraçado que no meu caso eu só sabia que queria um Seiko e olhava vários modelos na net. Até que fui na loja pra ver os tamanhos no pulso, experimentei um mais militar… Aí depois coloquei o turtle Padi no braço e foi amor a primeira vista. E gastei pelo menos o dobro doque eu esperava 😅😁

    1. Entrar em uma loja e experimentar é um privilégio para poucos por aqui meu amigo, aí em Portugal é bem mais viável, aqui se você não estiver em uma grande capital fica bem complicado. A sua experiência foi excelente e comprou o que realmente te agradou, seria o ideal se todos pudessem visitar uma loja com bastante variedade rsss

  6. Grande Ramon!! Lendo o texto, fiquei me imaginando a 26 anos atras quando pude comprar o meu primeiro seiko novo… até então tive alguns de segunda mão (privilégios de quem cresceu dentro de uma relojoaria) não tinha tantas informações como hoje, não tinha tanto conhecimento, mas depois de “achar” ele esquecido dentro de uma gaveta e o mais impressionante funcionando depois de uma troca de pilha, pude perceber que mesmo errando, com a seiko a gente sempre acerta… e hoje com todas estas informações e sua ajuda fica muito fácil acertar o modelo…. Parabéns por mais um artigo de leitura obrigatória para todos os “SEIKOLATRAS”

    1. Muito obrigado pela costumeira gentileza meu amigo!
      Realmente a história desse seu relógio é impressionante, ainda mais por ter ficado com a bateria original por mais de 20 anos, sem qualquer vazamento.
      Grande abraço!

  7. Beleza de artigo, se tivesse essas dicas antes …mesmo assim eu comprei um relógio seiko 5 automático sports ssa327k1 Open Heart já tem mais ou menos umas duas semanas e estou impressionado com seu desenvolvimento é meu primeiro relógio automático porém estou com receio até de usar e percebi que não existe muita informação sobre ele no youtube a maioria esta em inglês….por ventura você poderia me indicar onde acho informações sobre meu seiko ou sobre o calibre 4r38 ? desde já agradeço um forte abraço

    1. Fico feliz que tenha gostado do artigo meu amigo, aproveite para usá-lo em suas próximas compras e parabéns pelo SSA327, é um modelo belíssimo!
      Estou concluindo o artigo que trata do calibre 4R38, mas saiba que ele é basicamente o 4R35 e 4R36, a estrutura é a mesma, as diferenças básicas estão no acabamento em volta da estrutura exposta do calibre e a ausência do calendário. Leia os dois links acima e conhecerá um pouco mais do seu movimento.
      Um forte abraço e volte mais vezes.

  8. Boa tarde Ramon
    Parabéns pelos artigos, está fazendo me interessar cada vez mais em relógios.
    Não sou colecionador, sou apenas um jovem entusiasta que sempre usou relógios digitais e agora quer partir para o primeiro analógico.
    Gostaria das suas considerações sobre o (Alba solar AEFD 557) ou aproveitar um pouco do seu conhecimento para escolher um field para o dia dia, com caixa pequena, porém principalmente na faixa de preço que posso pagar.
    Agradeço
    Elton

    1. Boa tarde Elton!
      Infelizmente não posso lhe ajudar com o Alba, mas um modelo de caixa pequena, automático e Seiko que você conseguirá encontrar por ótimo preço é o Seiko SNK809. Existem mais três versões desse relógio (SNK803, 805 e 807) com mostradores e pulseiras diferentes, contudo o preto é sem dúvida o mais versátil.
      Esse relógio tem uma caixa levemente fosca com uma linda aparência inspirada em relógios utilizados por aviadores na Segunda Guerra Mundial. É possível encontrar o modelo seminovo na faixa dos R$ 350,00 se tiver calma para procurar. Desejo-lhe sucesso! Abraço!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑