A joia da sua coleção: Epi 1!

Intitulada “A joia da sua coleção”, a nova série do Seiko PhD (mais aqui) visa descobrir qual é o relógio favorito de sua coleção, amigo (a) leitor (a), e qual o motivo dessa escolha. Ele não precisa ser o melhor e nem o mais caro, embora nada impeça que o seja, o que mais nos importa é conhecer o modelo e a história por trás do seu relógio número um. No artigo de hoje contamos com a participação do amigo Carlos Sakamoto!

O Carlos tem estado conosco há bastante tempo e é figura ativa no cenário nacional do colecionismo de relógios. Morador da capital do estado São Paulo ele afirma que o modelo Seiko Scuba Diver’s de referência SKX009 é a joia da sua coleção!

Seiko Scuba Diver’s SKX009. Foto: Carlos Sakamoto.

Já tratamos desse relógio em diversos artigos por aqui e o Carlos nos conta que a compra do SKX foi quase acidental, pois havia encomendado um modelo diferente para um amigo que retornava do exterior, entretanto, ao ver que seu amigo trouxera também o SKX, foi “amor à primeira vista”, em suas próprias palavras.

Ele acrescenta: “O SKX009 é o meu ‘coringa’, pois além de combinar com qualquer ocasião social, é um relógio robusto, com design atual e muito bem acabado“. De fato esse modelo tem se consagrado como um verdadeiro ícone contemporâneo da Seiko e já deixou saudade, uma vez que teve sua fabricação interrompida em 2019 – mais aqui.

Seiko Scuba Diver’s SKX009. Foto: Carlos Sakamoto.

O Sakamoto tem uma belíssima coleção de relógios e compartilha alguns cliques dessas peças em seu Instagram e no grupo Seiko Brasil no Facebook. Ele nos conta que foi o SKX quem abriu as portas para que fosse, aos poucos, migrando suas peças para os modelos automáticos da Seiko e esse seria um dos principais motivos do SKX009 ser a joia da sua coleção! Ademais, afirma utilizar o relógio no dia a dia, “para bater”, pois confia em sua construção e no robusto calibre 7S26.

Quero agradecer ao amigo Carlos Sakamoto pelo constante apoio ao Seiko PhD, pela excelente atuação no grupo Seiko Brasil, pelas breves, mas interessantíssimas histórias e aproveito para parabenizá-lo pela linda coleção que tem conquistado ao longo do tempo, além desse belíssimo SKX em ótimo estado de conservação.

Seiko Scuba Diver’s SKX009. Foto: Carlos Sakamoto.

Gostou do Seiko SKX009? Quer contar a história da joia da sua coleção? Comente abaixo deixando seu e-mail, pois você pode ser o personagem principal do nosso próximo episódio. Não deixe de assinar nossas notificações por e-mail, de se inscrever em nosso canal no YouTube, curtir nosso Facebook e de nos seguir no Instagram. Forte abraço!

 

34 comentários em “A joia da sua coleção: Epi 1!

Adicione o seu

    1. Obrigado Sérgio!
      A ideia é exatamente essa, fazer um artigo mais leve e curto para contrastar com outros mais pesados e técnicos que às vezes publicamos.
      Um abraço meu amigo!

  1. Carlos tem toda razão, a linha SKX é uma boa escolha para qualquer ocasião. Para os amantes dos relógios Seiko esta é uma jóia que não pode faltar.

    1. Hahahah não será necessário meu amigo, os amigos que comentaram serão contatados no momento oportuno, em breve teremos o episódio nº 2. Um abraço!

  2. Muito legal essa série! E parabéns Ramon pelo artigo e Carlos pelo relógio!
    Acho que o SKX deve ter sido o responsável pela paixão de muitos fãs pelas Seiko!
    Realmente, comparando o SKX com diver mais caros, como os da Oris, Longines, Hamilton etc, é perceptível a robustez, sem perder a elegância e o grammar design, que a Seiko foi capaz de oferecer a um custo bem acessível!

    1. Tenho quase certeza disso Hector! O SKX abriu as portas para muitos colecionadores e apresentou a marca para muitos outros. Abraço meu amigo!

  3. Boa noite Ramon. Belo artigo.

    Parabéns ao Carlos. Belo relógio.

    Eu tenho um skx007 e sou fã. Comprei em um leilão no ebay de um vendedor das Filipinas se não me engano. Por um precinho que hoje em dia é de fazer rir.
    Minha joia é um velhote que já comentei outro dia. Um h558 de 1984. E essa semana chegou o SNJ025 de 2019 lindão. Quem gosta, e puder, compre porque logo acaba.
    Sobre o SKX a frase que descreve como esse relógio é legal foi dita por um amigo um dia que a gente estava tomando umas. Ele olhou no meu pulso e soltou. “Meu.. mas que relógio bonito!” .

    Um outro amigo tem um relógio SEIKO, acredito que seja original com uma caixa idêntica a do skx, pulseira jubileu, mas o mostrador não tem “bolinhas”, tem traços. Ramon, você sabe se isso existe de fabrica? Ou seria uma modificação ou falcete?

    Abraço.

    1. Obrigado meu amigo!
      Apenas com essa descrição é um pouco difícil Adriano, mas o relógio do seu amigo pode ser um Scuba diver’s de calibre 7002, já que possui a maioria dos marcadores de horas em formato de retângulos e apenas a janela da data mensal, ou pode ser um 6309-729X que já fizemos um review aqui.
      Existem outras variantes do SKX que são mais raras, acho improvável (não impossível) que seja o modelo do seu amigo, como o SKX bullet (SKXA53), onde os marcadores de horas são em formato trapezoidal e lembram munições de armas de fogo. Se conseguir uma foto nítida do mostrador fica tranquilo discernir.
      Abraço!

  4. Minha coleção tem algumas jóias, nem todas comercializáveis, nem todos Seikos, algumas heranças, relógios que eu gosto. Mas, gostar de Seiko é algo natural do ser humano, fácil, basta conhecer um pouquinho sobre a marca, a história, os desafios, assim terá certeza da confiabilidade e da constante evolução desde o Sr Kintaro Hattori há quase 140 anos.
    Quando digo que é natural do ser humano, me refiro inclusive a alguns posts que já fiz sobre a Seiko ser a empresa de fora da Suíça que mais “incomoda” os precursores da horologia, é como uma torcida, imaginem alguém batendo os recordes do Bolt… competência enorme né?! Além disso, em uma observação mais detalhada, analisando o funcionamento de seus robustos calibres, a perfeição de acabamento de um Grand Seiko, a esportividade, jovialidade e design de seus divers, claramente vemos o motivo para este reconhecimento e paixão.
    Certamente esta série “A Jóia da sua coleção” nos renderá alguns colírios como este apresentado e alguns outros que já tive a oportunidade de ver em nossas redes.
    Parabéns Ramon, pelo espaço e pela matéria!
    Parabéns Carlos, pelo bom gosto!

  5. Boa tarde Ramon ,novamente te parabenizo pelo excelente artigo!!!
    Parabenizo também nosso amigo Carlos Sakamoto por seu testemunho e seu amor pela marca .
    Fico feliz por ter você para valorizar nossos irmãos de Seiko com suas histórias.
    Fraterno abraço!!!

  6. Ramon,
    Acho que você matou a charada.. Alias no mesmo dia eu vi o relógio igual ao dele aqui na sua pagina é esse SKXA mesmo. No seu artigo que fala dos skx x seiko5 tem o modelo dele lá. Como ele nem sabe o que tem em mãos, já avisei para ele guardar com carinho porque é coisa rara. Resta saber se ele ainda tem guardado.

  7. Mais um post bem elaborado, tenho um SKX 009j é um relógio com um mostrador de fácil leitura e bem preciso não deixa a dever para nenhum outro da Seiko, esse modelo seria também o que eu mais gosto, parabéns ao Ramon e Sakamoto pela escolha desse SKX, que ao meu ver é mais esse bezel azul e vermelho é muito bonito.

  8. Bacana o episódio 1, piloto, “A joia da sua coleção”.
    Tinha que ser um SKX. Um dos mais populares da Seiko. Que causa “amor à primeira vista”.
    E digo mais, o SKX a meu ver, é um relógio atemporal e atravessou os anos encantando gerações. Ainda hoje!
    Meu filho de 12 anos, um pré adolescente, em novembro do ano passado, bateu o olho numa foto do SKX e não sossegou enquanto não lhe comprei um….
    Dei muita sorte e achei um usado para comprar, apesar de ter saído de linha. Agradeço a assessoria do Ramon naquela empreitada. Valeu demais…

    1. Grande Tarcísio! Bom dia meu amigo!
      Lembro-me bem dessa história do SKX, fico feliz por tê-lo ajudado a realizar o desejo do Carlos Eduardo, é um excelente relógio e comprado por um ótimo preço.
      Obrigado e um grande abraço!

  9. Boa noite Ramon. Meu amigo mandou uma foto do relógio SKXA. É idêntico ao da foto de “capa” do seu artigo da compatibilidade de peças entre skx e seiko 5 sport. O dele tem bezel pepsi também, calendário só com dia do mês. 150 metros. Mas notei diferenças em fontes do mostrador e bezel, como ele já tem esse relógio faz algum tempo e comprou usado eu não sei se já falsificavam esse relógio, se é que já foi falsificado algum dia.

    Abraço

    1. É difícil encontrar em relógio que não estejam falsificando, porém o mais comum ainda é a utilização de peças aftermarket ou customizações. Essa diferença tem que ser analisada com mais calma, pois pode ser motivada por ângulo da foto, luz, resolução da imagem e etc.
      Abraço!

  10. Excelente.
    Muito interessante abrir espaço para a história dos modelos dos seguidores.
    O Carlos sempre está em busca de algo diferenciado focado nos mecânicos da Seiko. É um colecionador sempre em busca de novidades e conhecimento.
    Apreciei muito essa série aqui.
    Muito obrigado Ramon por abrir esse espaço aos entusiastas da marca e compartilhar dessas histórias.
    Grande abraço

    1. Olá . Tudo bem ? Comecei a acompanhar recentemente o site e achei muito interessante e completo. Sobra o artigo A jóia da minha coleção possuo um modelo […] Um modelo que gosto tanto e simboliza uma amizade que dura décadas. Agradeço a oportunidade em poder compartilhar essas histórias, meu amigo. Grande abraço.

      1. Olá Wilton! Tudo bom meu amigo?

        Conhecia essa história por alto, mas os pormenores é que fazem diferença. Suprimi os detalhes para aguardarmos o momento da publicação, entrarei em contato.

        Obrigado meu amigo, forte abraço e um excelente dia dos pais!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑