Compatibilidade entre Seiko SKX e novos 5 Sports (5KX)

Nem todos sabem, mas a Seiko possui uma consolidada tradição de lançar produtos que possuem grande compatibilidade de peças entre si. Essa prática é muito bem vista no mercado, pois propicia longevidade aos calibres uma vez que, em caso de necessidade, é possível retirar peças de vários relógios fornecedores. Além disso, tal conduta incentiva diretamente o importante mercado da customização de relógios.

Nova série Seiko 5 Sports 2019. Foto: divulgação Seiko.

A customização verdadeiramente invadiu o universo da relojoaria há algum tempo e vem ganhando força nos últimos anos. Nesse contexto, uma das séries mais customizadas da história da relojoaria, sem dúvida alguma, é a SKX. Seus relógios são robustos, bem construídos, destinados à prática do mergulho profissional (com certificado ISO), além de terem estado no mercado por mais de duas décadas sendo vendidos a preços bastante competitivos.

Seiko Scuba Diver’s SKX007K1. Foto: lelong.my.

A série SKX foi encerrada em 2019, como comentamos aqui, e nesse mesmo ano a Seiko lançou os novos Seiko 5 Sports com uma enorme variedade de 27 cores e design inspirado nas linhas clássicas dos diver’s da marca. Essa nova série tem sido apelidada de 5KX pela semelhança estética que guarda com os saudosos SKX.

Seiko 5 Sports Red Special LE. Foto: divulgação Seiko.

Há alguns dias fui questionado a respeito da compatibilidade dos decalques do bezel entre essas duas linhas e percebi que ainda não havia tratado desse tema que interessa tanto aos amigos que gostam de customizar seus relógios, quanto aos que possam precisar de alguma substituição emergencial de peças.

Seiko Scuba Diver’s SKXA35. Foto: seikoclubsg.com
  • São compatíveis entre SKX e 5KX: bezel (catraca), bezel insert (decalque), cristal, mostrador, aro interno, ponteiros e pulseira.
  • Não são compatíveis: coroa e os pinos grossos utilizados apenas nos SKX por conta da perfuração menor na caixa dos 5KX.
Seiko 5 Sports SRPD61K1. Foto: divulgação Seiko.

Essas informações expandem o universo de possibilidades de manutenção e customização a um nível extraordinário, uma vez que o SKX já possuía grande compatibilidade com os diver’s de calibre 6309, 7002, 4R35, 4R36, dentre outros. Como vimos, a série 5KX não foi projetada apenas para lembrar a linha clássica de diver’s da Seiko, ela tem muito mais em comum com esses relógios, embora não sejam tecnicamente relógios de mergulho. Não deixe de assinar nossas notificações por e-mail, de se inscrever em nosso canal no YouTube, curtir nosso Facebook e de nos seguir no Instagram. Forte abraço!

 

30 comentários em “Compatibilidade entre Seiko SKX e novos 5 Sports (5KX)

Adicione o seu

  1. Bom dia, Ramon. Uma dúvida: Se o 5KX não utiliza os “fat spring bars”, então seu bracelete em aço servirá no SKX? Nao ficará com folga? Como foi sua experiência na compra do bracelete, por favor? Obrigado e ABS.

    1. Bom dia Carlos! Excelente sua pergunta meu amigo.
      Você tem conhecimento, mas nem todos sabem que estou usando uma pulseira “oyster” de um 5KX no meu SKX009 e curtindo bastante. O encaixe foi perfeito Carlos, ela foi feita para possuir essa compatibilidade, entretanto eu estava sem os pinos grossos (fat spring bars) e utilizei pinos comuns que se amoldaram perfeitamente. Não vou afirmar com completa certeza, mas até revi algumas fotos que tirei no dia e tenho quase certeza (99,99% rss) que os pinos grossos se encaixarão com perfeição. Não vou dizer com completa segurança por não ter testado um “fat spring bar” na hora, porém me recordo de ter sobrado algum espaço dentro da perfuração.
      Também não houve folga, coloquei pinos que estavam em bom estado e a pulseira ficou bem firme e corretamente ajustada.
      Abraço meu amigo!

  2. Bom dia, Ramon! Agora que quero ainda maid meu primeiro SKX heheheh
    Abraço e parabéns pelo ótimo site.

  3. Bom dia Ramon!

    Estava com dúvida esse dia ao procurar uma pulseira para meu SKX007 no AliExpress,pq eu gostei de um modelo com end link sólido ao invés daquele tradicional “oco” com garras que prendem na parte traseira das garras da caixa. Minha dúvida é semelhante a do Carlos: se há total compatibilidade da pulseira no SKX007/009 com os 5KX e 7548/7002 ou apenas a largura (22mm) é igual. Pq às vezes até entra a pulseira no relógio, mas não fica totalmente acoplada com as garras do relógio.

    Obrigado pela matéria e um grande abraço!

    1. Bom dia Hector!
      Então meu amigo, recentemente adquiri uma pulseira “oyster” de uma pessoa que comprou um 5KX, contudo não gosta desses braceletes de aço. Ele removeu a pulseira ainda na relojoaria, colocou uma de borracha e levou outra de couro.
      Então recebi a pulseira ainda no plástico, em perfeito estado, porém sem os pinos. Como eu não tinha mais os pinos grossos e como aquela minha remessa com várias peças Seiko foi cancelada por conta do Covid (comentei aqui no site outro dia), instalei com os pinos que já estavam no SKX e o encaixe ficou horrível de um dos lados. Ora, como pode um lado ficar perfeito e o outro não?
      Pois bem, reparei que um dos pinos estava estourando, com alguma dificuldade eu o removi e instalei pinos novos. Problema resolvido e respondendo à sua pergunta, sim, o encaixe é perfeito. Eu não testei os “fat spring bars” como disse mais acima e respondi ao Carlos, mas tenho quase certeza que serviriam também. Na pior da hipóteses bastaria usar pinos comuns.
      Obrigado, fico feliz que tenha gostado e um forte abraço!

  4. Bastante interessante. Acharia uma ideia bacana se a Seiko disponibilizasse um configurador do Seiko 5. O cliente escolheria cor e tipo de bezel, mostrador, pulseira, etc. Seria algo bem interessante.

    1. Interessante mesmo João, algumas marcas oferecem esse tipo de “customização de fábrica” em seus produtos como a tradicionalíssima Alden e seus calçados que figuram entre os melhores do mundo, contudo há um custo que precisaria ser somado ao produto final. A ideia é muito boa.

      1. De fato haveria um custo extra, porém ainda sim, ao meu ver, teria muita demanda. Eu gostaria de um skx todo em aço com mostrador azul escuro. Eu pagaria 10 ou 20% a mais por um “do meu jeito” novo.
        Além disso, creio que daria pra otimizar a produção de modelos customizados, da forma que é feita com automóveis.
        Abraço!

      2. As ideias são realmente muito boas meu amigo e acredito que poderiam ter sido implementadas. Vou aproveitar para pedir um desse seu modelo para mim também, gostei hahaha… Todo em aço inox, bezel em aço, anel interno em aço, mostrador azul metálico, quero um rsss
        Abraço!

      3. Hahah, pois é meu amigo, vamos enviar a ideia para a Seiko… Mostrador MIJ e calendário inglês/kanji… pronto, vai ser recorde de vendas hahaha

  5. Boa tarde Ramon, o que você achou desses modelos da Seiko (5KS), particularmente prefiro o SKX gosto mais do mostrador sem esse alto relevo do 5KS, o fundo transparente é bem legal podendo visualizar o calibre, mas para realizar customizações é muito interessante devido ao vários modelos lançados, obrigado por mais um post, forte abraço.

    1. Boa noite Anderson! Tudo bom?
      Posso dizer que gostei dos modelos, são relógios bonitos, bem construídos, a pulseira oyster é sensacional, o calibre é bastante robusto, não há do que reclamar, mas não podemos confundi-los com relógios de mergulho, pois não é essa a proposta.
      Com relação ao “alto relevo” que você menciona acredito que esteja falando da logo Seiko e dos marcadores de hora, correto? Se for isso esses são sinais de um acabamento melhor, é mais caro fazer esses detalhes em aço inoxidável do que simplesmente “imprimir” a logo ou os contornos dos marcadores. Assim, esses detalhes agregam valor ao relógio.
      De maneira geral gostei dos 5KX!
      Obrigado meu amigo, abraço!

  6. Parabéns pelo conteúdo. Excelente, parece uma conversas com amigos que falam de relógios que podemos comprar. Isso faz muita diferença. Obrigado. Bom Trabalho!

    1. Muito obrigado Christyan!
      Minha intenção é trazer a informação dessa forma mesmo, o mais simples e direta possível. Fico feliz por estar gostando.
      Grande abraço!

  7. Boa tarde Ramon!!!
    Gostaria de indicações de lojas aqui em São Paulo e site para compra, pois quero adquirir um skx007j1, parabéns pelo seu trabalho desde já agradeço.

    1. Boa noite Wilton!
      O Brasil não recebe oficialmente modelos SKX desde 2015 meu amigo e como foi encerrado ano passado, você só encontrará esse modelo nas mãos de quem tem estoque antigo ou no mercado de seminovos.
      Obrigado e grande abraço!

  8. Boa noite Ramon. Conheci seu site ontem assistindo um vídeo do Leandro do GMTmenos3,
    Que site legal esse seu. Parabéns!
    Tenho uma duvida e não sei se você pode me ajudar, Tenho um SKX007 que a algum tempo sofreu uma batida quando estava no meu pulso. Bati num batente metálico de porta e ele passou a atrasar muito. Levei em um relojoeiro e ele trocou o “cabelinho” e o relógio voltou a funcionar perfeitamente. Algum tempo depois disso fui girar a catraca do Bezel e ela estava muito dura para girar. Pode ser devido a pancada? O que costuma estragar nesses casos?

    Abraço.

    Adriano Siqueira

    1. Boa noite Adriano! Fico feliz que tenha gostado de nosso site meu amigo, seja bem-vindo!
      Provavelmente seu relojoeiro substituiu a mola principal e seu relógio voltou a funcionar normalmente. Quanto ao bezel pode ser sujeira ou com o impacto o anel localizado abaixo do bezel saiu do lugar ou sofreu algum dano. Precisa remover o bezel para ver o que houve, esse bezel é preso apenas por pressão e seu relojoeiro pode verificar a situação para você, é algo bem simples, ok?
      Forte abraço!

  9. Boa tarde Ramon!!
    Primeiro gostaria de parabenizar pelo trabalho que você vem fazendo aqui! Muitas informações interessantes. Tenho um Seiko 7002 que considero um ótimo relógio, porém ele ta um pouco sofrido pelo uso e o tempo, gostaria de customizar ou restaurar. Você poderia indicar alguém ou empresa que faz esse tipo de trabalho!?

    1. Obrigado Carlos Eduardo, fico feliz que tenha gostado do nosso site meu amigo!
      Os diver’s de cal. 7002 são belíssimos relógios, vale a pena restaurar. Procure a Relojoaria Impala, eles têm um ótimo serviço de manutenção na capital de SP: (11) 3209-8228 ou (11) 97469-1032.
      Grande abraço e volte mais vezes!

  10. Boa noite meu amigo Ramon,
    Mais uma vez você estava certo. A Olist além de não ter me entregado o relógio SKX009K2, cancelou a compra por conta própria, sem o meu consentimento. Como a Submarino pode trabalhar com uma loja desse nível ?
    Um grande abraço,
    Edylson.

    1. Esse tipo de atitude é realmente decepcionante. Entre em contato com o SAC do Submarino e reclame, caso não consiga use o site Reclame Aqui.
      Justificaram o cancelamento com base no Covid?

  11. Olha a desculpa que recebi do Submarino:
    Boa tarde Edylson Segue o retorno do parceiro: Houve um imprevisto no envio do seu pedido e como a solução do caso pode demorar, optamos por efetuar a devolução do seu pagamento. Sinto muito pelo incidente! Não temos como reativar o pedido, pois o produto é do estoque da própria olist, lamento 😦 O estorno de R$ 2.329,73 foi liberado em 03/06/2020 e sua financeira tem a fatura atual ou a próxima para te restituir esse valor, e fazer o bloqueio da cobrança. Desculpa o transtorno causado. Qualquer dúvida é só chamar. Ressalto, neste momento que nosso país está vivendo é muito importante que se cuide e proteja-se, sua vida é muito importante! Logo tudo irá passar, vamos nos cuidar! Tenha uma ótima semana ❤ Você receberá uma pesquisa em seu e-mail sobre meu atendimento, peço que avalie 🙂 Atenciosamente Jéssica Pires Submarino.com

    1. Que isso! Então já foi cancelado mesmo, a solução agora é voltar a procurar. Aproveite que o dólar está caindo, pode ser que acabe economizando.
      Abraço meu amigo!

  12. É o jeito. Mas agora vai ser difícil. Algumas pessoas estão vendendo no mercado livre, mas a preços absurdos.
    Esse que eu tinha comprado no Submarino, custou R$2.200,00 e ainda parcelavam em 24 vezes sem juros. Uma pena.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑