Review: Seiko Bell-Matic 4006-6031 de 1972

A submarca Bell-Matic se tornou um dos grandes sucessos da Seiko nos anos 70 ao trazer em diversos formatos de caixas, pulseiras e acabamentos as funcionalidades de um relógio de movimento automático equipado com alarme mecânico manual.

Dessa interessante combinação surgiu o modelo que hoje analisaremos, o Seiko Bell-Matic 4006-6031 fabricado em setembro de 1972, um belo vintage com seus 48 anos bem vividos e pelo qual tenho grande apreço.

Seiko Bell-Matic 4006-6031. Foto: seikophd.com

A expressão “Bell-Matic” gravada no mostrador vem da junção das palavras bell e automatic, uma menção direta ao alarme mecânico inserido no calibre automático 4006, entretanto essa não é a primeira característica estética que chama nossa atenção no relógio. Ao primeiro contato visual o formato meio retangular e meio ovalado retém nosso olhar na bela caixa que, medindo 38 mm de largura fora a coroa, parece maior provavelmente por conta de seu design e do bracelete com encaixe de 20 mm.

Em seguida a pulseira atrai nossa atenção com seus clássicos elos em formato de caixão (coffin link) e exibe um pouco dos experimentos e das extravagâncias dos anos 70. Preciso destacar que, embora os elos não sejam de aço maciço, eles são muito bem construídos, estão firmes mesmo após quase cinco décadas de uso e não causam qualquer desconforto como beliscões ou puxões de pelos no meu braço, como às vezes ocorre com pulseiras modernas.

Seiko Bell-Matic 4006-6031. Foto: seikophd.com

O fecho é simples, triarticulado e a trava funciona por pressão em dois pontos. Se me perguntassem eu diria que provavelmente uma trava como essa estaria cansada após bem menos de 48 anos, porém, surpreendentemente ela funciona com perfeição, nunca precisou de manutenção corretiva e fixa o relógio com bastante segurança. Penso que os engenheiros e designers do Séc. XXI certamente têm muito o que aprender com aqueles que desenvolveram projetos tão interessantes e duradouros ao longo do Séc. XX.

O cristal é em acrílico – comum na época – com todos seus prós e contras e compõe o único ponto que eu alteraria nesse relógio. Abaixo dele temos o aro unidirecional do alarme que se move em sentido anti-horário e permite posicionarmos a seta branca no momento desejado para o despertador.

Seiko Bell-Matic 4006-6031. Foto: seikophd.com

Todo o aro parece muito bem feito e as tintas aplicadas ainda demonstram seu vigor em cores vívidas. O acabamento vermelho proporciona destaque à seta do alarme e as gravações em tons prateados harmonizam com os demais detalhes metálicos do relógio.

O segundeiro é bastante simples e discreto, já os ponteiros das horas e minutos são bastões finos com uma pequena elevação central ao longo do seu corpo que suporta a aplicação de uma fina camada de tinta luminescente. Essa tinta, apesar de cansada após quase cinco décadas, ainda se esforça para trazer um brilho médio-fraco e de curta duração.

Seiko Bell-Matic 4006-6031. Foto: seikophd.com

Os marcadores de horas apresentam esse mesmo cansaço no pequeno quadrado revestido de tinta luminescente na ponta de uma bela barra retangular metálica. O marcador de doze horas é composto por essa barra retangular duplicada, com uma pequena inserção entre ambas.

A marca Seiko vem esculpida em aço inoxidável e é aplicada ao mostrador que oscila em tons de azul escuro. O calendário com dias da semana e mês se localiza em uma janela única às três horas e tem um simples, porém bonito acabamento retangular metálico ao seu redor.

Seiko Bell-Matic 4006-6031. Foto: seikophd.com

No mais a submarca Bell-Matic é impressa no mostrador, assim como a quantidade de rubis do confiável calibre 4006 e a logomarca da Suwa Seikosha abaixo. De maneira geral o relógio agrada, tem um formato interessante e linhas ainda bastante utilizáveis, além disso a função alarme sempre gera boas conversas, curiosidades e é um dos grandes atrativos desse relógio.

Funcionamento

Com a coroa na posição zero é possível girá-la no sentido horário para enrolar a mola do despertador. Subindo um nível tem-se acesso ao aro do despertador ao girar a coroa no sentido anti-horário. No segundo e último nível acerta-se as horas girando a coroa também no sentido anti-horário. Estando com corda no despertador e horário ajustado, basta puxar o botão localizado às duas horas para que o alarme seja armado. Quando o ponteiro das horas atingir o horário especificado um pequeno martelo irá se chocar contra uma mola e emitir o som característico.

Seiko Bell-Matic 4006-6031. Foto: seikophd.com

O calendário desse relógio pode confundir muitos dos amigos por conta do seu mecanismo desenvolvido em um momento de transição para o chamado “câmbio rápido na coroa”. O dia do mês é facilmente trocado ao se pressionar o botão localizado às duas horas e, nesse momento, ouve-se um lindo “click” bem característico dos relógios mecânicos. Na mudança do dia da semana é que está a grande diferença do calibre 4006 (dentre outros de sua época). Para avançar rapidamente entre os dias basta mover os ponteiros entre 22 horas e uma hora.

Explico melhor: avance o ponteiro das horas até que o calendário mude normalmente, todavia, se não for o dia desejado, vá com o ponteiro até uma hora (eu sempre passo um pouco para ter certeza da troca) para que se complete a mudança do calendário, depois retorne com ele até as 22 horas e avance novamente até 01 hora. Nessa nova progressão o dia da semana será trocado e basta que se repita esse movimento até o dia desejado. No fim das contas não é tão complicado, entretanto é importante ressaltar que apenas alguns poucos calibres estão preparados para esse tipo de manobra sem sofrer dano, então não tente fazer isso em outras máquinas, a menos que o manual indique claramente essa possibilidade.

Seiko Bell-Matic 4006-6031. Foto: seikophd.com

Como vimos é um relógio muito peculiar e fica aqui minha recomendação para você que procura um modelo verdadeiramente interessante e que, sem sombra de dúvida, agregará muito à sua coleção.

Dados técnicos:

Referência: Seiko 4006-6031;
Submarca: Bell-Matic;
Tipo: Casual;
Calibre: 4006;
Alternâncias por hora: 19.800 a/h;
Reserva de energia: 42 horas;
Mostrador: Azul;
Coroa: Localizada às 03 horas;
Caixa: 38 mm;
Bracelete: 20 mm.

Gostaram do relógio? Você tem ou teria algum Seiko Bell-Matic? Não deixe de assinar nossas notificações por e-mail, de se inscrever em nosso canal no YouTube, curtir nosso Facebook e de nos seguir no Instagram. Forte abraço!

 

12 comentários em “Review: Seiko Bell-Matic 4006-6031 de 1972

Adicione o seu

    1. Obrigado pela gentileza Orestes! Infelizmente não conseguir concluir até semana passada, como havia lhe dito, mas fico feliz que tenha gostado.
      Fica aqui minha homenagem a esses maravilhosos Bell-Matics, inclusive ao seu que está impecável!
      Abraço meu amigo!

  1. Boa tarde, Ramon. O legal é o som das “marteladas” do alarme. Nas devidas proporções, lembra os antigos despertadores ao lado da cama em cima do criado-mudo. rsrsrs. Abraço.

    1. Obrigado Pedro, fico feliz que tenha gostado meu amigo. Procure sim, encontre um revisado e em bom funcionamento, de preferência, pois aí é só aproveitar!
      Abraço!

  2. Mais um belo exemplar da Seiko, seria muito legal um relançamento desse modelo, esse despertador que ele possui é muito legal só vi em vídeos, parabéns mais uma vez.

    1. Obrigado meu amigo!
      Penso a mesma coisa, um relançamento do Bell-Matic seria muito legal, mas também seria bem caro viu. Eles custavam mais que os diver’s da época, imagine hoje como seria.
      Abraço!

  3. Bom dia Ramon!
    Que belo relógio heim? Polimento perfeito, dial e ponteiro idem. Parabéns!
    Tenho a impressão que a complicação alarme nos relógios mecânicos foi esquecida no tempo, diferentemente dos cronógrafos por ex. Eu particularmente acho uma complicação mais interessante e útil!
    Um grande abraço e obrigado pelo artigo!

    1. Obrigado Hector!
      A caixa e o bracelete já têm sua boa cota de arranhões rsss, mas estão em boa forma. Também penso que foi esquecida, era uma complicação cara e que hoje, talvez, não teria tanta utilidade por conta dos celulares e despertadores eletrônicos, mesmo assim gostaria de rever alguns modelos com essa função.
      Abraço meu amigo!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑