Fakes Hunter: Seiko Tuna SRPA81 réplica perfeita?

Continuando a importante série Fakes Hunter, hoje analisaremos outro Seiko Tuna suspeito. Tenho dito desde o primeiro artigo desta série que a tendência era termos réplicas mais complexas, difíceis de identificar e é exatamente por essa situação que estamos passando.

Seiko Tuna SRPA81 suspeito. Foto: um grande site de vendas.

O suspeito de hoje foi anunciado por um valor bastante convidativo, na faixa dos R$ 1500,00, e chamava a atenção dos entusiastas e colecionadores. É um belo e robusto relógio, as características escurecidas contrastando com os detalhes em branco e alguns pontos polidos chamam a atenção, mas analisemos com mais calma. O bezel preto com as gravações em branco parece correto, contudo existem detalhes a serem reparados.

Seiko Tuna SRPA81 suspeito. Foto: um grande site de vendas.

Em nosso suspeito os retângulos a cada cinco minutos vão até bem próximos do recorte côncavo do bezel, no original esses retângulos são ligeiramente menores – a primeira foto deste artigo exibe o modelo original. Os pontos brancos do bezel original também são menores e mais delicados, além disso os números 1 e 3 do nosso suspeito foram impressos meio tortos. Outra divergência está na seta que envolve o lume, ela é mais estreita e o lume esverdeado em nosso suspeito, no original a seta é mais larga e o lume branco, harmonizando melhor com a proposta bicolor do relógio.

Seiko Prospex Tuna SRPA81 original. Foto: sg.carousell.com

Abaixo do cristal temos o aro interno que parece correto com quadrados a cada cinco minutos e finas barras retangulares nos demais. Por outro lado os marcadores de horas do nosso suspeito são esverdados quando deveriam ser brancos. Certamente usaram a tinta luminescente mais comum e barata. Os ponteiros dos minutos e horas deveriam ter acabamento prateado, porém o nosso suspeito tem acabamento preto no ponteiro dos minutos. O segundeiro parece correto em preto e branco, entretanto o lume de nosso suspeito é menor que o original. O restante do mostrador foi bem construído para se parecer com o original e até mesmo o número de referência confere.

Seiko Tuna SRPA81 suspeito. Foto: um grande site de vendas.

Passando para a caixa é possível observar as principais diferenças entre os relógios. O acabamento da moldura da caixa do nosso suspeito é grosseiro, as pontas formam ângulos quase retos, o original apresenta arestas mais suaves e arredondadas. Agora, a diferença mais gritante é que a Seiko nunca lançou um Tuna preto com coroa, parafusos e fundo em aço inoxidável polido! O Seiko Tuna SRPA81 tem todas essas partes recobertas pelo revestimento preto PVD que já explicamos por aqui. Em inox no Tuna SRPA81 somente há os acabamentos dos ponteiros e dos marcadores de hora.

Fundo do Seiko Tuna SRPA81 suspeito com o serial 870076. Foto: um grande site de vendas.

O fundo é completamente diferente do modelo original especialmente por conta da ausência do revestimento PVD. Em seguida percebemos a presença do mesmo número serial que tem aparecido estampado nas réplicas do Tuna em geral, o famigerado 870076, como relatei no artigo que analisou um Seiko Tuna PADI suspeito – aqui. Pelas imagens acima e abaixo também podemos observar que as coroas são distintas, tanto no tamanho, quanto no acabamento e base.

Fundo do Seiko Prospex Tuna SRPA81 original. Foto: sg.carousell.com

Enfim, esse relógio foi feito para ser praticamente idêntico aos modelos Tuna, se não tivermos conhecimento suficiente ou não nos atentarmos aos detalhes, certamente é possível cair no engano e adquirir um desses relógios, como muitos já o fizeram no Brasil e no mundo. Após questionar o cidadão que anunciou três desses Tunas suspeitos em um dos maiores sites de vendas do país, o anúncio foi alterado e agora consta que se trata de uma modificação ou customização, seguindo os padrões que encontrei fora do país. Lá fora esse relógio costuma ser vendido na faixa dos US$ 250,00, enquanto um original custa por volta dos US $ 500,00.

Os metais da pulseira do nosso suspeito são igualmente estranhos. Foto: um grande site de vendas.

O que fica de alerta e ajudará nossos amigos a evitarem essa cilada é, NÃO ADQUIRAM um Seiko Tuna que possua o número de série 870076. Nossa pesquisa continuará e em breve novos relógios serão desmascarados. O que acharam do modelo acima? Não deixe de assinar nossas notificações por e-mail, de se inscrever em nosso canal no YouTube, curtir nosso Facebook e de nos seguir no Instagram. Forte abraço!

 

 

16 comentários em “Fakes Hunter: Seiko Tuna SRPA81 réplica perfeita?

Adicione o seu

  1. Bom dia Ramon! Difícil demais de identificar um relógio assim, mais uma vez muito obrigado pelo ótimo artigo. Agora sempre olho seu site antes de comprar um novo Kkkkk. Abraço.

    1. Bom dia Marcelo!
      Agradeço a confiança meu amigo, tudo o que faço por aqui é sempre com bastante responsabilidade exatamente por essa credibilidade que temos com os amigos.
      Grande abraço e em caso de dúvidas estou à disposição.

  2. Bom dia, Ramon. Como já debatemos o assunto anteriormente, o vendedor ainda desconversa na descrição no relógio anunciado, caracterizando que seja um produto similar ao original, pois se o comprador reclamar que é uma réplica, alegará que estava descrito que era movimento Seiko, comprou no eBay assim mesmo, etc. Lamentável, não? Forte abraço!

    1. Bom dia Carlos!
      É verdade, o anúncio foi alterado após algumas indagações e essa foi a estratégia encontrada para evitar maiores problemas. Lamentável.
      Abraço!

  3. Realmente, muito difícil de identificar essa réplica, somente tendo em mãos essas fotos e esse post para fazer a comparação e chegar a um parecer, parabéns mais uma vez, sucesso pelo site.

  4. cara , muito bom seu artigo , eu estou querendo comprar um tuna , e agora vou ficar muito mais atento , muitas vezes vemos estes anuncios em plataformas de renome , mas não atentamos para quem realmente esta vendendo , cada dia mais atento , e obrigado pelas dicas .

    1. Olá Edson!
      Você resumiu muito bem grande parte de nossos problemas, plataformas de renome que não ligam a mínima para a venda de produtos falsos.
      Bom saber que estará mais atento meu amigo. Grande abraço!

  5. Bom dia Ramon.

    Acabei comprando o Arnie Solar. Loja no Brasil. Penso como você e acredito que os falsários não entraram ainda nessa linha dos solares. Aguardarei a chegada.

    Os falsificadores vão em busca de mercado e lucro. Os tuna sempre foram caros e estão ficando cada vez mais desejados. Uma combinação perfeita para atrai-los ao mercado dos SEIKO.

    Uma coisa que notei, e força a barra quando o assunto é preço, é a reposição de peças originais. Principalmente as de acabamento. Quando é muito raro então..esqueça.

    No caso especifico do H558, eu precisava de uma pulseira e estava usando a do SKX007, cara e não ficava em harmonia com o relógio. E pouco durável também. Então encontrei um vendedor no mercadolivre vendendo uma idêntica a original da marca Zulu Diver. Nossa! O relógio ganhou vida. Mas mesmo não sendo a original foi cara. A mortalha de plastico comprei uma reprodução e também não foi barato. Tendo em vista que só encontramos as originais se for de estoque antigo ou de sucatas, as replicas de peças acabam sendo a unica opção. Eu desisti de deixar esse Arnie antigo num estado mais bonito devido aos preços das peças. Vou parar por aqui e deixar ele com cara de um jovem senhor de 36 anos mesmo.

    No caso das peças agradeço a essa turma que reproduz, me parece até um bom serviço que garante longevidade a modelos esquecidos. Para não dizer negligenciados. Os Arnie por exemplo se valorizaram tanto que a própria SEIKO “acordou” para a demanda alta que estavam desperdiçando e relançaram.

    Mas voltando ao assunto replica. No caso desses Tuna o prejuízo material é proporcionalmente maior que replicas de suíços. Pois as replicas de suíços são “baratinhas” quem compra sabe que está comprando um falcete só para bancar o rico. Esses Tuna já estão em preços próximos aos originais é muito caro para um produto falsificado.

    Moralmente falando para mim é tudo falso mesmo. Em nada me interessam.

    Excelente pesquisa essa que você fez.

    Abraço.

    1. Excelente análise Adriano, desde a negligência da Seiko para muitos de seus vintage até essa questão dos preços muito próximos das réplicas, são problemas recorrentes e relevantes. Então conseguiu melhorar a aparência de seu H558?

  6. Então Ramon ele tem um risco ou trinco no vidro, não sei bem o que é. O mostrador está sem lumen e o decalc do bezel esta cinza, não é mais preto. Desgaste. Mas em geral está show.

    1. Ótimo Adriano!
      Decalque e cristal novos devem resolver seu problema. Um novo cristal já costuma fazer milagre na maioria dos relógios.
      Abraço!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑