O que são Bombay Seiko, Mumbai Seiko ou Bombay Specials?

Tenho usado o alcance do Seiko PhD, especialmente através da série Fakes Hunter, para tratar da importante temática que envolve os relógios falsos, réplicas, fake, piratas, counterfeit, ou seja lá como prefere denominar essa lucrativa e criminosa modalidade do submundo industrial global.

Minha motivação precípua sempre foi evitar que os amigos leitores sejam enganados e comprem um produto falso acreditando ser verdadeiro. Nesse sentido, faz-se necessário observar que existem outras “camadas” nesse obscuro mercado do engano e hoje falaremos dos chamados Bombay Seiko, Mumbai Seiko ou Bombay Specials.

Seiko 5 6119-7030 JDM de 1967. Foto: hubcityvintage.com

Mumbai é o coração financeiro da Índia, é seu maior polo industrial, a maior cidade e se localiza na costa oeste deste país. Trata-se de uma cidade litorânea que também acomoda o coração da indústria cinematográfica de Bollywood e impulsiona esse país asiático que cresce a números exorbitantes.

Contudo, sua associação à marca Seiko é menos glamourosa. As três expressões que compõem o título deste artigo apontam para um rico segmento indiano voltado à defraudação de compradores internacionais de relógios. Se você acessar o eBay ou algum outro grande site internacional de vendas verá que existem toneladas de relógios Seiko anunciados na Índia.

Seiko Bell-Matic 4006-6031 de 1974. Foto: @seikophd.

Esse país parece ter se especializado nos modelos vintage e neo-vintage, até aí sem problema algum, o infortúnio é que os relógios comercializados pela grande maioria dos indianos são montados a partir das peças de outras centenas de relógios. Praticamente nada que vem de lá está intacto e por isso ganharam essas denominações. São os chamados frankenwatches ou frankenSeiko em associação clara ao clássico Frankenstein, um monstro todo “remendado”.

Os Bombay Specials costumam ser comercializados a preços bastante competitivos, entretanto não há qualquer garantia das condições do relógio anunciado. Já vi casos “banais” de ponteiros, mostradores e caixas trocadas, como vemos constantemente aqui no Brasil mesmo, porém existem outros mais graves de substituição de maquinário onde colocaram movimentos russos e chineses em caixas Seiko, venderam relógio com mostrador colado ou até mesmo um mostrador impresso em papelão!

Seiko 7005-8032 de 1972. Foto: retrowatchguy.com

Fora isso o uso de peças aftermarket não originais, ou seja, peças produzidas por outras empresas para se parecerem com mostradores, ponteiros, pulseira e até caixas Seiko, são bastante comuns. Acredito que eles vêm adquirindo uma quantidade absurda de sucatas e peças quase descartadas, depois as desmontam, separam pelo tipo e começam a remontar vários relógios distintos. Não é um trabalho fácil e alguns relógios podem vir incompletos. De qualquer forma, caso falte um mostrador ou partes do calibre na hora de montar, basta recorrer “à rua ao lado” para comprar um similar na pulsante indústria indiana e, assim, revender como original.

As consequências dos Bombay Seiko são inúmeras, temos um comprador enganado caso não descubra (a maioria se enquadra aqui), um comprador  frustrado e indignado caso descubra, um mercado abarrotado de produtos vintage suspeitos que acabam abalando a confiança de todo o setor, um revendedor honesto prejudicado pelos valores não condizentes do mercado indiano, uma canalização de dólares para esse país, toda uma indústria da fraude realimentada e o fluxo recomeça.

Seiko Scuba Diver’s 7002-700J JDM de 1991. Foto: @seikophd.

Fiquem atentos meus amigos, nossos pais e avós já falavam que “se a oferta for demasiada o santo desconfia” e precisa desconfiar mesmo. Vi vários casos de Seiko SKX, Seiko 5, Alpinist e 7002 vendidos com calibre chinês, muitos deles com mostrador, caixa e ponteiros modificados, fora os polimentos que destroem as arestas e removem qualquer valor dos relógios em prol de uma aparência brilhante. Os Mumbai Seiko não seguem qualquer tipo de controle mínimo de qualidade e nem estão muito preocupados com os valores ético-morais que deveriam gerir o mundo dos negócios.

Deixo aqui o meu alerta, desconfiem, chequem e em caso de dúvida não concluam o negócio. Cuidado com esses relógios e se você já comprou algum modelo da Índia leve a um bom relojoeiro e verifique o estado de conservação, o maquinário, lubrificações, cumprindo todos os cuidados básicos que já comentamos por aqui.

Seiko Alpinist U.S. Limited Edition SPB089. Foto: watchpatrol.net

Comente abaixo o que achou dessa prática, se já esteve ou não tentado a comprar relógios provenientes da Índia (como eu já estive), ou caso tenha comprado, como foi a experiência? Não deixe de assinar nossas notificações por e-mail, de se inscrever em nosso canal no YouTube, curtir nosso Facebook e de nos seguir no Instagram. Forte abraço!

 

 

24 comentários em “O que são Bombay Seiko, Mumbai Seiko ou Bombay Specials?

Adicione o seu

  1. Confesso que já fiquei várias vezes tentado a comprar relógios lindos por preços módicos no eBay, porém desisti quando vi que quase todos vinham de uma mesma fonte, a Índia. Agora está explicado.
    Abraço, Ramon!!

  2. Bom dia, Ramon! Nunca tinha ouvido falar nesses relógios, bom para abrirmos os olhos, e esse primeiro relógio é simplesmente lindo. Qual o modelo? Obrigado e parabéns pelo site, tenho aprendido muito.

    1. Boa tarde Augusto!
      Fico feliz que esteja gostando e aprendendo com o Seiko PhD.
      O relógio que encabeça este artigo é o Seiko Sea Lion DX 6106-8030. Realmente é um relógio incrível e nessa pulseira de couro ficou sensacional.
      Abraço!

  3. Excelente e pertinente tema o abordado!
    Tenho até salvo alguns vendedores da Índia no ebay, pois estava procurando um Diver 6309 e 7002. Via vários modelos com lume perfeito, mostradores tbm (inclusive uns com a inscrição “Made in Japan”). Sabia que os mostradores, bezéis (inclusive uns GMT que não tem nada a ver com o Diver Seiko) e pulseiras eram aftermarket, mas acreditava que os calibres eram originais revisados!
    Fiquei muito tentado em comprar um 6309 ou 7002 de 1988 (ano que nasci e em que houve a transição de um calibre para o outro), com os mostradores amarelo, vermelho etc. Não via problema em ter peças aftermarket, até pq prezo mais pelo calibre e não gosto de mostradores e bezéis muito gastos, mas principalmente pelo preço (abaixo de US$ 100). Mas trocar calibre é inaceitável.
    Ramon, aproveito para lhe perguntar se existem bezéis, mostradores e vidros de reposição originais da Seiko ou são fabricados por marcas independentes. Queria trocar o mostrador e aro interno de um bell matic.
    Um grande abraço e obrigado pela matéria!

    1. Olá Hector!
      O risco de vir com calibre trocado existe, mas não quer dizer que todos virão. Entre em contato com o vendedor, pergunte pelo calibre, peça para colocar uma fotografia caso não tenha e, assim, você vai reduzindo as chances de adquirir um Mumbai Seiko.
      Quanto às peças aftermarket, bem, a Seiko fabrica uma grande quantidade e lança no mercado, porém as empresas paralelas trazem produtos mais baratos e bem parecidos.
      Para relógios muito antigos como seu Bell-Matic será difícil conseguir, mas existe uma chance se entrar em contato com a Seiko. Recentemente vi alguns mostradores Bell-Matic originais e seminovos no ML, já chegou a olhar?
      Abraço!

      1. Oi Ramon! Eu fui atrás do mostrador no ML e mesmo no ebay, mas não achei para o 4006-6031. A julgar pelos Bell-Matic que vejo no instagram e à venda na web, esse relógio tem uma caixa mais difícil de ser vista. Até achei um no ML semanas atrás mas era azul, ao invés de branco (embora não fosse de um 6031, o vendedor disse que seria compatível).
        Esse relógio tem algumas manchas amareladas na borda (por onde corre o aro interno do alarme) e um risco entre às 12h e 1h. Achar o mostrador e o aro não deve ser das tarefas mais fáceis.
        Até coloquei à venda por ter comprado o 4006-6070 (esse precisa de uma revisão pois a reserva de marcha não dura nem 15hs em repouso).
        Sendo assim, acredito que não vai agregar valor suficiente a compensar a compra por um mostrador.
        Vou tentar entrar em contato com a Seiko para tentar achar anéis de vedação adequados para os vintages.
        Obrigado pela dica! Um grande abraço!

      2. Entendo Hector, no seu caso acredito que seria mais interessante restaurar o mostrador, um Bell-Matic 4006-6031 merece. Entre em contato com o Dilermando da Tampograph, diga que o Ramon do Seiko PhD o indicou, ele faz um serviço muito bom. Acesse o site aqui e depois me diga como foi.
        Abraço!

      3. Obrigado pela dica Ramon! Depois que essa quarentena der uma trégua, pretendo levar ao relojoeiro o relógio e enviar o mostrador para reforma.Muito obrigado!

      4. Essa quarentena está complicada mesmo. Ótimo, o mostrador voltará como novo e você terá o relógio com a aparência que deseja.
        Disponha.

  4. olá, já comprei sim pelo eBay Seiko da india, não tive problemas sempre chegou, quanto aos calibres, dial, sempre observo bem na foto, pois existe sim, “fabricados” que não remetem a realidade do modelo.
    Ja comprei 7002-700J, por 90 usd, da India, do mesmo vendedor que comprei outros modelos, assim que chegou examinei-o, e para minha surpresa até a resistência a água estava perfeita, orings novos, decalque do bezel o lumen da posicao 12 horas em baixo relevo, fiquei surpreso.

    1. Olá Ric!
      Muito bom seu relato, comprou com consciência e não teve dissabores. Certamente existem vendedores honestos por lá.
      Um amigo comprou um belíssimo Sportsmatic da Índia através de um leilão no eBay, em 2019, e igualmente ficou satisfeito. Assim que recebeu o relógio ele o levou ao nosso relojoeiro que constatou o bom estado de conservação, embora tenha sido polido. Ele deve comentar posteriormente a experiência.
      Abraço meu amigo!

  5. Boa tarde, Ramon, tudo bem? Nunca tinha ouvido falar nesses codinomes referentes às cidades da Índia. Vou até dar uma olhada no eBay por curiosidade. Grande artigo. Abraço.

  6. Lendo e aprendendo;
    Comprei em leilão no ebay um Seiko Sportsmatic calibre 7519, por US$ 54 dólar. Origem da Índia. Um vintage muito bonito, e que chegou e está funcionando normalmente. Mas depois da matéria fiquei curioso quanto à originalidade do calibre. Na primeira oportunidade, vou pedir um relojoeiro especialista para dar uma investigada.

    1. Bacana Tarcísio! Quando tiver alguma resposta venha nos contar, pois muitos aqui receberam um relógio aparentemente original.
      Abraço!

  7. Olá Ramon;

    Como eu identifico seu meu Seiko 5 6119-8430 é original ou fake ?

    Abraços parabéns pelo ótimo conteúdo.

    Atenciosamente.

    Tiago Tolentino

    1. Boa noite Tiago!
      Tudo bom meu caro? O ideal é levar a algum relojoeiro ou alguém com experiência e qualificação para esse tipo de avaliação. Caso queira uma análise completa será necessário conferir o calibre e todas as demais partes do relógio, você consegue olhar superficialmente comparando com algumas imagens extraídas da própria internet, mas para ter certeza é preciso levar a um relojoeiro de confiança.
      Para te tranquilizar eu adianto que raramente um Seiko 6119 é fake, entretanto pode ser bastante comum a utilização de peças de outros modelos criando um relógio que chamam, a grosso modo, de Frankenstein.
      Procure um bom relojoeiro meu amigo e depois nos conte o resultado.
      Obrigado, um forte abraço e volte mais vezes.

      1. Olá Ramon, deixei na Relojoaria do Rafael aqui de BH, pois vi suas recomendações, logo posto aqui o resultado da análise.
        Na sua opinião, qual é a raridade e valor de mercado destes modelos 6119 ?
        Amigo quero te perguntar onde comprastes aquela linda pulseira de couro do seu Seiko 5 7S26-3040 ? Ficou show ótima combinação……
        Outra pergunta, onde encontro boas fontes de informações sobre relógios Seiko, site, youtube e grupos de Whatsapp.

        Abraços Ramon desde já agradeço.

        Atenciosamente.
        Tolentino

      2. Olá Tolentino!
        Ótimo, vamos aguardar para ver o resultado da análise.
        Tenho por política pessoal não “cravar” valor de relógios, para ter uma ideia de preço pesquise o modelo desejado em sites como OLX, ML, eBay e assim poderá ter uma média.
        A maioria dos modelos com calibre 6119 não são classificados raros, as exceções costumam ser algumas edições da série 5 Sports como 6119-6050 6119-7173.
        Aquela pulseira foi feita sob encomenda por um artesão que conheço há muitos anos, estamos planejando alguns produtos em couro feitos à mão, dentre eles pulseiras bastante exclusivas e limitadas, feitas com material premium e que estarão à venda em breve, aguarde.
        Infelizmente os locais para se conseguir informações sobre relógios Seiko praticamente não existem meu caro, por isso mesmo criamos o Seiko PhD, nosso Instagram, página no Facebook e nosso grupo no Facebook, se ainda não entrou participe.
        Grande abraço meu amigo!

      3. Desculpa Ramon não fui clara e específica: o modelo é 6119-8095 Série:120864

      4. Sem problemas Viviane!
        Esses modelos da série Seiko 5 foram produzidos em larga escala e com bastante variedade de acabamentos e pulseiras, não será fácil identificar a originalidade da sua pulseira, mas caso responda positivamente as perguntas a seguir já terá uma boa indicação de originalidade. O fecho possui a gravação Seiko? O terminal da pulseira (aquele encaixe que pluga na caixa do relógio)encaixa perfeitamente no modelo, parece ter sido feito para esse relógio?
        No mais minha sugestão é buscar por catálogos da época, encontrar esse modelo é comparar. Esse relógio possui algum valor sentimental para você?

  8. Olá Ramon, tudo bem ?
    Á respeito das pulseiras dos modelos Seiko 5 da década de 80, alguma dica de como identificar se a mesma é falsa ou original ?
    Abraços

    1. Boa noite Viviane! Tudo bem e com você?
      Veja, essas orientações vão depender muito do modelo específico do relógio e da pulseira, algumas possuem características bem singulares que tornam possível rapidamente identificar se é aftermarket ou mesmo falsa, outras precisam ser avaliadas com calma e bastante atenção. Recomendo que procure por catálogos da época e faça a comparação com bastante calma, especialmente se o relógio em questão for um Seiko 5 ou algum outro mais genérico.
      De qual modelos estamos falando?
      Abraço!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑