Fakes Hunter: Seiko PADI Tuna SRPA83 réplica “perfeita”?

Os amigos leitores que acompanham o Seiko PhD sabem que travamos um combate ideológico bastante acirrado contra os relógios Seiko falsificados, réplicas, fake, ou como desejarem chamar essa categoria criminosa da indústria global.

A série Fakes Hunter nasceu nesse intuito e já nos proporcionou ótimos resultados evitando que muitos amigos leitores caíssem em ciladas, contudo sempre alertei que a tendência era piorar, ou seja, termos réplicas mais fiéis, complexas, difíceis de identificar e é exatamente por essa “evolução” que estamos passando agora.

Imagem de nosso suspeito. Foto: um site de vendas.

No último trimestre de 2019 nosso amigo leitor Carlos Sakamoto chamou minha atenção para um fato preocupante em relação às réplicas do Seiko Tuna. Até então só se via no mercado modelos Tuna com peças substituídas ou trocadas, não tínhamos registro de réplicas até o momento em que ele me enviou algumas imagens surpreendentes questionando a originalidade de um Seiko PADI Tuna SRPA83.

As fotos não tinham uma resolução perfeita e nem havia a certeza de que aquela imagem realmente pertenceria ao relógio suspeito, tínhamos a alegação de um terceiro e a imagem de um mostrador impossível de se apontar um defeito absolutamente inquestionável. Alguns detalhes quase microscópicos eram passíveis de serem colocados em xeque, todavia poderia facilmente se tratar de um problema decorrente da fotografia, do ângulo da câmera, da incidência de luz e etc.

O fundo de nosso suspeito com número de série 870076. Foto: um site de vendas.

As imagens estavam sendo discutidas em uma grande comunidade internacional onde os entusiastas se mostravam, por um lado, assustados com a possibilidade de ser uma réplica quase perfeita, e de outro descrentes daquela afirmação. Apenas UM DETALHE desabonava completamente aquele relógio, o número de série “870076” gravado no fundo se repetia em outros modelos Tuna e, como sabemos, o número de série é uma espécie de “chassi” do relógio, ele é único naquele modelo.

Comentei com o Carlos que pesquisaria o assunto e busquei nos grandes fóruns internacionais, dentre os grandes pesquisadores da Seiko, todavia não encontrei absolutamente nada de concreto sobre o tema. Estando com as atenções voltadas para a questão, qual não foi minha surpresa quando um vendedor apareceu em um grande site de vendas do Brasil anunciando três modelos Tuna por um preço ligeiramente menor que o praticado, mas sem expor as imagens do fundo dos relógios.

Imagem do nosso suspeito, apesar da baixa resolução. Foto: um site de vendas.

Algum possível comprador perguntou pela foto do fundo, o vendedor a adicionou e lá estava o mesmo número de série se repetindo nos relógios. É, os Tunas suspeitos estavam no Brasil! Digo suspeitos, pois necessito de provas mais concretas  para cravar uma acusação de réplica sobre todo o modelo.

Passado algum tempo, depois dos relógios terem recebido acusações de serem réplicas, dois dos anúncios foram removidos do site de vendas e o que ficou teve seu título alterado. A palavra “Seiko” foi retirada, o valor foi reduzido para R$ 1250,00 e passou a constar na descrição do anúncio um “Relógio Automático Tuna” e a informação “Comprado no eBay […] como: Seiko Custom Mod 4R36 Movement“.

Provável imagem do nosso suspeito. Foto: um site de vendas.

O que posso dizer é que, a grosso modo, o relógio é praticamente perfeito, obviamente podem estar exibindo imagens de um relógio original e enviarem a réplica, essa prática é muito comum em sites chineses como “Wish” ou “Aliexpress”. Um detalhe presente em todas as cinco réplicas de Tuna que eu já vi é o Made in Japan no mostrador e no fundo, pois eles sabem que esses modelos têm maior valor agregado, então é preciso desconfiar.

De maneira mais cética, o que temos de concreto é que o fundo desse relógio é, sem dúvida, uma reprodução em massa na tentativa de lesar o consumidor e lança fortes dúvidas sobre todo o relógio. A “tampa traseira” é surpreendentemente bem feita, as letras, negritos, marcações e a Tsunami Seiko, tudo se aproxima bastante do original, apesar de algumas gravações parecerem estar levemente deslocadas para a esquerda, necessitando de uma imagem com maior resolução para afirmar.

Imagem do nosso suspeito. Foto: um site de vendas.

O que fica de alerta e ajudará nossos amigos a evitarem essa cilada é, NÃO ADQUIRAM um Seiko Tuna que possua o número de série 870076. A pesquisa continuará e em breve trarei detalhes de outro Tuna com imagens mais nítidas, inclusive quero ver uma fotografia da máquina desse relógio (provavelmente será um calibre NH36).

O que pensam do relógio acima? Ressalto que a primeira imagem deste artigo exibe um Seiko PADI Tuna SRPA83 autêntico. Não deixe de assinar nossas notificações por e-mail, de se inscrever em nosso canal no YouTube, curtir nosso Facebook e de nos seguir no Instagram. Forte abraço!

 

 

32 comentários em “Fakes Hunter: Seiko PADI Tuna SRPA83 réplica “perfeita”?

Adicione o seu

  1. Nessa réplica/cópia eu não consegui identificar pontos óbvios divergentes do original.
    Todo cuidado é pouco. Pena que muita gente vai pagar caro e comprar uma peça falsa.
    Abraço!!

    1. Infelizmente não há como diferenciar, qualquer um poderia ter sido vítima de uma réplica assim. O único ponto evidente é o número de série mesmo.

      Em no máximo quinze dias trarei outro Tuna com esse mesmo número e imagens mais nítidas. Daí reforço a necessidade de abrir e verificar o maquinário ao comprar relógios seminovos.

      Abraço!

    1. Chega a ser assustador, não é mesmo Carlos? Se forem fotos do relógio mesmo, estão fabricando uma modelo falso quase idêntico ao original.

  2. Tenho quase certeza que é o relógio que eu ia comprar, tava esperando o cartão virar, ainda bem que ñ deu tempo. Ótimo site, parabéns!

    1. Obrigado Pedro!
      Fico feliz de saber que posso ter evitado um prejuízo tão significativo para você. Grande abraço e volte mais vezes.

      1. Parabéns pela matéria Ramon! Essa busca incansável em trazer para nós informações que são extremamente importantes para todo aquele que é apaixonado por relógio, principalmente da Seiko. Continue assim amigo. Grande abraço!

      2. Obrigado pelas gentis palavras meu amigo! A desejo é de sempre melhorar.
        Grande abraço!

  3. Caramba! Dever ia ter uma política mais rigorosa para banir esse tipo de vendedor! Essas pessoas que vendem uma réplica como original a preço bem abaixo do mercado acabam prejudicando quem quer vender seus relógios originais!

    1. Hector, cansei de denunciar anúncios ao ML, mas o site prefere receber sua comissão e se o comprador reclamar, devolve o $$. Mas quantos não caem pensando que é um produto original, não é mesmo?

      1. Pensam exatamente assim e enriquecem facilitando a comercialização de produtos criminosos.

      2. Pois é. E a maioria dos compradores não se apegam aos detalhes, até pq não se vê muito Seiko sendo vendido como réplica/falsificação nos centros comerciais populares. Eu pelo menos vejo as grandes marcas suíças sendo vendidas como réplicas, como Omega, Rolex, Patek etc.
        Sou de SP e não tenho grande dificuldade em achar um Tuna, Turtle, Monster numa loja oficial, mas quem é de outras regiões do país é difícil achar esses modelos em lojas físicas, sendo o ML uma “ótima” alternativa.
        Enfim,vamos divulgar mais o Seiko Phd nos grupos de colecionadores e apaixonados pela Seiko para tentar reduzir esse absurdo!

      3. Realmente falsificações das marcas suíças dominam os shopping populares, a Seiko ainda é exceção.

        Excelente ponto de vista Hector, em muitos lugares do país o ML é a única alternativa, ou compra por lá ou não se tem acesso a esses modelos.

        Obrigado pela divulgação meu amigo. Abraço!

    2. O que deixa mais triste é que muitos embora saibam ser fake, acabam comprando… aumentando ainda mais a oferta dessas porcarias….

      1. Infelizmente isso acontece mesmo Carlos, alimentam o mercado e geram lucro para os revendedores. É uma parcela bem complicada do mercado.

  4. Esse é um sonho de consumo bonito demais esse azul. Não consigo imaginar descobrindo que comprei uma réplica. Qual o preço desse em média desse relógio ? Parabéns artigo muito bem escrito.

    1. Olá Marcelo!
      Muito obrigado meu amigo, fico feliz que tenha gostado.
      Normalmente esse relógio é vendido entre dois e três mil reais, variando da loja e do estado (novo ou seminovo).
      Abraço!

  5. Boa noite, sempre acompanho o blog. Queria ler esses fóruns que você sempre cita, poderia indicar alguns? Obrigado.

    1. Bom dia Victor!
      Seja bem-vindo e volte mais vezes meu amigo, sua participação é muito importante para todos nós.
      Além do Reddit, os principais são:
      forums.timezone.com
      vintagewatchforums.com
      forums.watchuseek.com
      thewatchforum.co.uk
      Abraço!

  6. Realmente, esse modelo foi um dos mais difíceis de identificar como sendo uma réplica tamanha a ”qualidade” apresentada, os modelos Turtles apresentam pontos com maior facilidade de identificação como sendo réplica, parabéns pela postagem e orientação.

    1. Olá Anderson!
      Certamente essa foi a réplica que mais se aproximou dos modelos originais, apesar da baixa resolução das imagens. Resta-nos saber se não estão utilizando fotos reais e vendendo uma réplica.
      Abraço e obrigado meu amigo.

  7. Boa Noite Ramon.
    Quando comprei meu SKX em um leilão no ebay ha alguns anos atrás. Achei que receberia um relógio falso, Paguei muito barato. SKX era mato naquela época e chegou o relógio Malaio original. Comprei pulseiras extra com o mesmo vendedor. Tudo perfeito. depois de um tempo relaxei e passei a acreditar que os Seiko não eram falsificados. Ledo engano.
    Você tem conhecimento se a nova linha do Seiko Arnie também está sendo falsificada. Eu tenho um Arnie de 1984 já bem surrado, mas com muita personalidade, e quero comprar um novo de 2019. Mas fiquei com medo depois desses modelos que mostrou. Também gostaria de saber se tem seiko original no Paraguai. Eu falei com alguns logistas de lá pelo watsapp, mas pelo que percebi eles gostam de vender coisas chamativas e mais populares. Parece que seikos não apetecem os lojistas paraguaios. Ou estou enganado? Existe até o shopping Seiko lá que não encontrei nada que me interessa.

    Abraço

    Adriano Siqueira

    1. Boa noite Adriano! Tudo bom meu amigo!
      Quanto à nova geração do Seiko Arnie ainda não tive notícia de falsificação, na verdade modelos de calibre Solar são bastante incomuns no meio das falsificações.
      Quanto a relógios Seiko originais no Paraguai, bem, eu acredito que tenham sim, mas provavelmente há réplicas também e é preciso ter cautela.
      A questão dos relógios mais chamativos e populares é uma grande verdade, muitos vendedores populares ainda não possuem réplicas Seiko, as que estão à venda nos sites brasileiro normalmente foram trazidas de fora ou importadas diretamente através de pessoas físicas.
      Grande abraço!

  8. Muito obrigado Ramon. Coleciono G-shocks há muitos anos e sei facilmente identificar um falso. Estou começando agora com a Seiko (estou com 5) e quase caí num anúncio de uma porcaria falsificada idêntica a essa da matéria. Primeiro ponto: preço, estava 1000 reais, um incauto ofereceu 800 e o vendedor baixou p 700. Além de desonesto é burro. Ainda bem que desconfiei e pesquisei. O número do fundo é exatamente esse. O sr tem feito um excelente trabalho aqui, adorei seu site. Valeu mesmo.

    1. Que ótimo que conseguiu evitar a compra João, esse retorno é muito importante.

      Espero que adquira de forma segura e possa curtir o relógio que tanto deseja.

      Forte abraço!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑