Publicidade Vintage: Seiko Quartz Chronograph 7A28-703B

Continuando a série intitulada Publicidade Vintage, no artigo de hoje veremos a bela peça publicitária abaixo que nos traz o primeiro Relógio Cronógrafo Analógico a Quartzo do mundo, o belo Seiko SPR005 7A28-703B lançado no ano de 1983, em meio à plena expansão da tecnologia do quartzo, como contamos aqui.

Esse cronógrafo foi um marco na história da relojoaria e ainda hoje é capaz de encher nossos olhos com seu belíssimo mostrador de inspiração automotiva, caixa com arestas bem definidas, um eficiente maquinário, três impulsores e sua sempre curiosa coroa às oito horas.

Publicidade Seiko de 1983 publicada em uma revista de grande circulação.

Na imagem acima é possível ler, em tradução livre:

1983. A tecnologia Seiko cria o primeiro cronógrafo analógico a quartzo do mundo.

[…]

Apresentando o cronógrafo mais extraordinário do mundo.
Nada menos que o mais fino e preciso cronógrafo analógico já criado.

Para isso a Seiko levou a tecnologia do quartzo a novas fronteiras.
Incorporando quatro micro-motores de passo independentes e únicos para uma leitura de cronômetro de 5/100 segundos. E uma confiabilidade que nenhum cronógrafo analógico convencional ousa desafiar.
Dotado de uma elegância tão impressionante quanto sua notável variedade de recursos.

1983. O ano em que você pode assistir à história sendo feita. E tê-la com você.

SEIKO
Estabelecendo o padrão para o mundo, para o futuro.

Um Seiko 7A28-703B Analog Quartz Chronograph de 1983 não restaurado. Foto: hubcityvintage.com

A propaganda acima exalta o fato do Seiko SPR005 ser o cronógrafo analógico mais fino e preciso já criado, além de ser o primeiro desse tipo movido a quartzo. Dada sua importância uma variação deste relógio, com mostrador branco (SPR007), foi usado por James Bond no clássico “007- Na mira dos assassinos” (1985).

Com o passar do tempo os modelos com calibre 7A28 se tornaram relógios altamente colecionáveis e mantêm público cativo nos quatro cantos do globo. O que achou da peça publicitária de hoje? Não deixe de assinar nossas notificações por e-mail, de se inscrever em nosso canal no YouTube, curtir nosso Facebook e de nos seguir no Instagram. Forte abraço!

 

 

10 comentários em “Publicidade Vintage: Seiko Quartz Chronograph 7A28-703B

Adicione o seu

  1. Bom dia Ramon!
    Belo relógio com uma extraordinária história! Mais uma vez a Seiko revchelando protagonismo no mundo da relojoaria!
    Parabéns pela matéria, nos ajuda a abrir a mente para outros mecanismos, pois acredito que a maioria do público apaixonado por Seiko preferem os calibres mecânicos em detrimento nos quartz que foram tão importantes para a Seiko.
    Até a publicidade da Seiko e de outras marcas se voltam aos relógios mecânicos,acho que esse fato deve contribuir para essa tendência.
    Pesquisando sobre relógios Vintages, percebe-se nos catálogos dos anos 70 e 80 a importância dada pela Seiko aos quartz, talvez isso torna os mecânicos dos 60 e 70 ainda mais colecionáveis.
    Gostaria de saber sua opinião se os Seiko quartz podem vir a se tornar, no futuro, tão desejáveis como os mecânicos ou isso foi uma onda que ficou para trás em face dos mecanismos KInect e Solar.
    Um grande abraço e mais uma vez obrigado pelo artigo!

    1. Boa tarde Hector!

      Ótima observações meu amigo, realmente o revolução do quartzo balançou o mundo dos relógios e a Seiko, com seu protagonismo também nessa área, lançou (e ainda lança, vide os Grand Seiko 9F) alguns dos melhores relógios desse tipo.

      Não acredito que o quartzo voltará a ter a importância que teve no início desses movimentos, a manutenção é um grande incômodo, a questão do “computador” depões contra esse tipo de mecanismo e vai de frente com a microengenharia dos calibre mecânicos.

      Falta história, elegância e refinamento na maioria dos calibres a quartzo. Em breve trarei um artigo sobre o calibre 7A28, é uma exceção dentre os quartzo em geral.

      O futuro desses movimentos está na praticidade do Kinetic e do Solar mesmo. Qual tipo de movimento você vem preferindo?

      Grande abraço meu amigo!

    1. Olá Carlos! Boa tarde meu amigo!

      Até o começo do mês que vem teremos um artigo especial com TODOS os Seiko utilizados por James Bond em homenagem ao novo filme (que aguardo MUITO ansiosamente) “No time to die”, previsto para o dia 9 de abril, mas adiantando alguns detalhes Bond só passou a usar Omega a partir de “Goldeneye” com Brosnan (1995).

      Bond usou Rolex, Breitling, Gruen, Hamilton, Seiko e Tag Heuer antes do patrocínio esmagador da Omega.

      Relógios Seiko foram usados ao menos em cinco filmes da franquia (existe dúvida quanto ao relógio usado por Connery em “Never Say Again”) a partir de 1977, em breve trarei o Guia.

      Grande abraço meu amigo!

  2. Bom dia Ramon.
    Eu ainda prefiro os mecanicos, automático ou manual, na verdade tenho uma certa inclinação pelo manual pq tenho uma noção de que o relógio está com a reserva de marcha no máximo, me preocupando menos se movimentei o relógio suficiente para uma carga de 30 hs pelo menos.
    Mas para o dia a dia estava pensando num relogio Quartz, em razão da praticidade, dispensando ajustes de horários e sem me preocupar com precisão. Acho incrível a tecnologia solar ou eco drive dos Citizen, já que a bateria pode durar até 6 meses uma vez carregado totalmente pela luz. Só me incomoda o fato do segundeiro parar ao invés de deslizar, por isso achei interessante o Elnix que tem um calibre a bateria mas com um movimento de mecânico.
    Um relógio Diver que conheci recentemente e achei muito bacana o acabamento foi o 6458-6020, achei o mostrador bem legal.
    Um ótimo fds e um grande abraço!

    1. Entendo meu amigo, um automático com corda manual resolve esse problema da carga máxima também, agora, se for procurar por um Solar os cronos da Seiko são show, como você certamente sabe.
      Abraço e ótimo fim de semana!

  3. Obrigado pela dica Ramon! Tem opções interessante e belas de cronógrafos Solar da linha Prospex, com várias combinações de cores. Vou refletir sobre uma próxima aquisição de Diver.
    Uma ótima semana para você também!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑