REVIEW: Seiko 5 Sports Helmet SSA289!

A primeira impressão que tive ao pegar o belo Seiko 5 Sports “Helmet” SSA289 é de que se tratava de um relógio, no mínimo, surpreendente! Quero agradecer ao Renan da Relojoaria Impala que o enviou de surpresa para mim e preparou um belo desconto para nossos amigos leitores, como comento mais abaixo. Obrigado meu amigo, a Impala tem feito história no cenário da relojoaria brasileira há quase 50 anos e tenho certeza de que é apenas o começo.

Seiko 5 Sports Helmet SSA289. Foto: seikophd.com

O Seiko SSA289 pertence a uma linha de modelos de inspiração vintage e o jogo de cores entre a caixa com revestimento PVD em tom de grafite e o contraste dos detalhes dourados com o mostrador preto deixa isso bem evidente. A proposta vintage-esportivo grita nesse relógio de forma harmônica e muito agradável.

Seiko 5 Sports Helmet SSA289. Foto: seikophd.com

A caixa, com aproximadamente 44 mm de largura fora a coroa, tem evidente inspiração nos anos 70 e suas curvas lembram o belíssimo Seiko 6139-7100 apelidado de Helmet, ou capacete, por isso o SSA289 tem sido apelidado da mesma forma. Como é costumeiro a Seiko “brinca” com o polido e o escovado alcançando um conjunto agradável que precisa ser observado com calma uma terceira ou quarta vez para vislumbrar todos os detalhes.

Seiko 5 Sports Helmet SSA289. Foto: seikophd.com

O mostrador tem evidente apelo automotivo e faz menção aos antigos velocímetros que tanto sucesso fizeram na era de ouro do automobilismo. A palavra SEIKO e o emblema “5” são esculpidos em aço, revestidos de um belo dourado e cravados no mostrador, nada de pinturas ou gravações aqui. A palavra “Sports” em vermelho vem logo abaixo e quebra uma possível monotonia, agregando beleza ao mostrador deste Seiko 5 Sports.

As curvas do SSA289. Foto: seikophd.com

Os marcadores de horas são retângulos revestidos da potente pintura luminescente LumiBrite da Seiko com acabamento dourado e estão igualmente cravados no mostrador. O segundeiro vem em amarelo assim como o ponteiro do submostrador de 24 horas localizado entre dez e onze horas. Os ponteiros de hora e minuto possuem formato de espada, acabamento dourado e igualmente são recoberto de LumiBrite. Outros detalhes em amarelo completam o mostrador e harmonizam com a pulseira em um grosso nylon preto e amarelo.

Fundo do Seiko SSA289 com exibição do calibre 4R37. Foto: seikophd.com

O calibre utilizado é o 4R37 automático lançado em 2011, uma variante do cal. 4R35 que tem como diferença básica a presença do submostrador de 24 horas, no mais são movimentos idênticos, funciona a 21.600 oscilações por hora, possui corda manual, hacking seconds (o paralisar do ponteiro de segundos ao puxar a coroa para fora) e apenas o calendário com data mensal aplicado às seis horas.

Lateral do Seiko 5 Sports SSA289. Foto: seikophd.com

Integrante da linha Recraft o SSA289 se diferencia apenas nos detalhes de outros sete modelos “Helmet”, são eles: Seiko SSA281, SSA283, SSA284, SS285, SS287, SSA289 e SSA315 (edição limitada). O cristal utilizado é o Hardlex, a coroa obviamente não é rosqueada, os modelos são resistentes a até 100 metros sob a água e toda essa linha possui fundo transparente, o que possibilita a visão do calibre em movimento.

Detalhes da pulseira e da caixa do Seiko 5 Sports Helmet. Foto: seikophd.com

A pulseira em nylon é grossa e resistente como mencionei mais acima, entretanto cobra seu “preço” ao deixar o relógio um pouco alto, uma vez que passa duas vezes sob o fundo da peça, porém é algo simples de resolver já que a caixa possui furos laterias para fácil acesso ao pino da pulseira e a troca por uma de couro marrom escuro, preto ou inclusive outras de nylon tende a funcionar perfeitamente nesse modelo.

Detalhes da pulseira do Seiko SSA289. Foto: seikophd.com

Todo o conjunto funciona muito bem, o apelo vintage-automobilístico é evidente, as cores contribuem, o submostrador de 24 horas idem e o relógio agrada como um todo. Foi realmente uma peça que superou positivamente minhas expectativas e merece estar em sua coleção. A boa notícia é que a Relojoaria Impala está oferecendo um belo desconto nesse modelo e ainda parcela em 12x sem juros (aqui), tornando o Seiko SSA289 realmente mais em conta do que nos EUA, vale a pena conferir.

Não deixe de assinar nossas notificações por e-mail, de se inscrever em nosso canal no YouTube, curtir nosso Facebook e de nos seguir no Instagram. Forte abraço!

 

 

20 comentários em “REVIEW: Seiko 5 Sports Helmet SSA289!

Adicione o seu

  1. Como sempre, texto de alta qualidade. Parabéns.
    Quanto ao relógio, de fato é uma bela peça, mais chamativa do que costumo usar, mas bem bonita.
    Vou olhar o site da Impala para quem sabe planejar futuras compras. Abraço!

    1. Muito obrigado João!

      A pulseira em amarelo e preto realmente passa longe de ser discreta, mas nada que uma NATO preta não resolva rsss

      Abraço meu amigo!

  2. Bom dia, Ramon. A Seiko acertou em cheio com a linha Recraft com belos modelos. E a Impala (Not sponsored. rsrsrs) tem um Seiko Saloon, que como o próprio nome diz, um anexo totalmente dedicado à marca. Abraço.

  3. Bom dia, Ramon. Muito bonito o relógio! Como sempre, conteúdo de excelente qualidade. Abraço!

  4. Que relógio lindo, algo que chamou minha atenção foi realmente a sua beleza ser mesclada com duas características, primeiramente a de relógios fabricados na década de 70 e em segundo lugar a intenção de que este relógio realmente lembra um veículo Vintage! É realmente um lindo relógio!! Parabéns Ramon pela qualidade do texto, demonstrando conhecimento e deixando os leitores em uma leitura bem trabalhada! Grande abraço!

    1. Muito obrigado pela gentileza Octávio!

      Fico contente de saber que gostou, meu amigo. Essas características são bem marcantes no relógio 👍

      Forte abraço!

  5. Ótimo texto Ramon e lindo relógio, não sabia que a Seiko faz relógios assim. Abraço.

    1. Olá Francisco!
      O catálogo da Seiko é realmente enorme, meu amigo. De fato não é tarefa simples conhecer todos os modelos produzidos pela empresa.
      Muito obrigado e forte abraço!

  6. As faixas amareles da pulseira fazem coro com amarelo dos números. Os números amarelos do mostrador me lembram os números dos painéis de carros de corrida. O preto da nato faz tom com o grafite da caixa. E tudo isso junto dá uma visão moderna de relógio numa forma que lembra os vintages capacetes dos pilotos….bacana!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑