Calibres: Seiko cal. V175 Solar Chronograph

A série Calibres surgiu no intuito de desvendar as histórias por trás dos principais maquinários da Seiko, contribuir para que os amigos leitores conheçam melhor seus relógios e estejam mais preparados no momento de escolher uma nova peça para sua coleção. Hoje veremos um relevante calibre Solar, o primeiro do tipo nesta série.

Calibre Seiko V175A. Foto: esslinger.com

Aproveito o artigo para atender às solicitações de alguns de nossos amigos leitores como o Sr. José Nadil, Vicente, Orlando e outros que, com razão, solicitaram um pouco mais de atenção aos modelos a quartzo. Vamos ao movimento de hoje.

Seiko Prospex Diver’s “Save the Ocean” cronógrafo Solar SSC741. Foto: lazada.sg

O calibre V175 é um maquinário cronógrafo e analógico a quartzo com função de recarga da bateria (ou capacitor) através da conversão da luz em energia elétrica. Utilizado em alguns dos mais belos cronógrafos Seiko dos últimos anos, o cal. V175 conquistou seu lugar no mercado e encanta pela excelente precisão (oscilação inferior a 15 segundos ao mês)  e pelas belas funções analógicas que possui. São seis ponteiros que podem trabalhar simultaneamente em uma dança realmente bonita no mostrador.

Seiko Prospex Diver’s Solar Chronograph V175-0DT0 SBDL038. Foto: global.rakuten.com

O ponteiro dos segundos não fica na posição central como estamos acostumados, ele é deslocado para o submostrador à esquerda, próximo ao marcador de 09 horas.  Ao centro temos o ponteiro de horas, minutos e o ponteiro central mais esguio chamado de contador. O contador é o responsável por varrer o mostrador do relógio e, a cada vez que contar sessenta segundos, o submostrador localizado normalmente às 06 horas acumulará um minuto (por isso é chamado de acumulador), até um total de 60 minutos.

Seiko Solar Chronograph SSC667. Foto: mercadolivre.com.br

O terceiro submostrador localizado às três horas é responsável por marcar 24 horas simultaneamente ao ponteiro de horas comum, que marca até doze horas. O V175 ainda possui um calendário de data mensal como última complicação. Esse calibre precisa de pouca exposição à luz para funcionar, já seu carregamento completo dependerá do tempo e da intensidade de luz que ele recebe e fará com que o relógio funcione por até seis meses ininterruptamente, como abordamos de forma aprofundada no artigo que conta a história e explica o funcionamento dos relógios Seiko Solar (aqui).

Seiko Solar Cronógrafo Fieldmaster SBDL021. Foto: shoppinginjapan.net

O cal. V175 se mostrou um movimento versátil e tem conquistado o respeito da comunidade internacional como um resistente e muito eficiente movimento da Seiko, com alguns dos primeiros capacitores ainda em funcionamento, mesmo após quase vinte anos de estrada. Em caso de necessidade de peças para manutenção emergencial é importante saber que ele compartilha muitas de suas partes com os calibres V172A e V174A da Seiko e seu capacitor pode ser substituído pelo “Seiko Watch Parts 3023 34T”.

Seiko Prospex Solar Chronograph Diver’s SSC017. Foto: reddit.com/user/trevorsmiley/

Relógios cronógrafos com seus mostradores aparentemente complexos são belos por natureza e costumam encantar com muita facilidade tanto um leigo quanto um expert no universo da horologia. Então, se você procura um modelo com um mecanismo Solar ou simplesmente um lindo cronógrafo, certamente o calibre V175 apresentará algumas das melhores opções do mercado.

Seiko Prospex Cronógrafo Solar V175-0CH0. Foto: ebay.co.uk

Dados Seiko cal. V175:

Tipo: Cronógrafo Solar analógico in-house;
Versões: V175A;
Início da fabricação: Janeiro de 2000;
Fim da fabricação: Em produção;
Capacitor: Referência 3023 34T (Seiko Watch Parts);
Principais expoentes: Séries Prospex diver’s e Recraft Series;
Reserva de energia: 6 meses com o capacitor completamente carregado;
Funções: Horas, minutos e contador centrais, submostrador de 24 horas às três horas, acumulador às seis horas, mini segundeiro às nove horas e calendário entre quatro e cinco horas;
Observações: Calibre resistente, com pouquíssimo histórico de manutenção e responsável por equipar alguns dos mais belos relógios esportivos da Seiko.

O que achou desse calibre? Não deixe de assinar nossas notificações por e-mail, de se inscrever em nosso canal no YouTube, curtir nosso Facebook e de nos seguir no Instagram. Forte abraço!

 

20 comentários em “Calibres: Seiko cal. V175 Solar Chronograph

Adicione o seu

  1. Bom dia Ramon! Essa é a primeira vez que acesso seu site e fiquei impressionado com tanta informação de qualidade. Eu tenho um Seiko solar parecido com esse SSC017, mas é preto e amarelo, e toda vez que uso alguém elogia. Parabéns pelo site e obrigado.

    1. Bom dia Francisco!
      Fico feliz que tenha gostado do nosso site, meu amigo! Acredito que esteja falado do SSC021, lindíssimo relógio, parabéns pela escolha.
      Obrigado, seja bem-vindo e volte mais vezes!
      Abraço!

  2. Bom dia, Ramon, tudo bem? Não possuo Seiko Solar ainda, e sim Citizen Eco-Drive que dou carga 1 vez por mês deixando-o na janela do meu quarto, após ao meio-dia, para o sol não incidir diretamente nele. Mas como conversamos outro dia, esse Recraft SSC667 é bonito demais, está na minha wishlist. Forte abraço.

    1. Bom dia Carlos!
      Bom local para carregar o Eco-Drive, bastante prudente e com máxima absorção de luz. Sim, outro dia falamos do SSC667, lindíssimo relógio, sem dúvida alguma.
      Forte abraço!

    2. Olá Carlos, eu estava de olho em um Citizen Eco-Drive (e um Seiko), pois já tive um Cásio solar e me agradei muito por não ter o trabalho de trocar pilhas. Porém após conhecer o site Seiko PHD, resolvi comprar o relógio Seiko que era desejo de infância. Um grande abraço

      1. Boa tarde, Carlos Alexandre, tudo bem? Sempre fui um consumidor em relógios, mas adquiria peças que eram modismo de época (Hugo Boss, Orient, Guess, Nautica, etc). Mas quando vi e comprei um SKX009 em 2017, percebi o quanto de $$$ joguei fora antes. Desde então, comecei a vender os seminovos que tinha, até Mido e Tissot me desfiz e troquei tudo por essa marca tão desejada. Pois é, vc adquiriu um modelo na semana passada, certo? Parabéns pela aquisição! Pode preparar sua carteira, amigo! Pois vira um vício pesquisar e adquirir relógios da marca. Rsrsrs. Grande abraço.

    3. Boa tarde Carlos Sakamoto. Interessante seu depoimento sobre os relógios que possuía, inclusive um Tissot (relógio qual eu tenho um certo desejo) e tê-los vendido para adquirir os da marca Seiko, isso só me faz ter a mais absoluta certeza que fiz um ótimo investimento. Até então, meus melhores relógios foram um Suunto Ambit 3 Vertical e um Casio Solar, entretanto o Seiko que comprei (agradeço as parabenizações) apesar de ter um valor inferior aos relógios que tive, me trouxe uma satisfação sem igual. Já estou pesquisando o próximo kkkkk, minha esposa e minha carteira que irão chorar de alegria :), Um grande abraço meu amigo e sucesso.

      1. Bom dia, Carlos Alexandre. Uma dica sobre a Tissot: verifique sempre o calibre.Tive um PRS200 que deu um probleminha no calendário diário, ficava “solto” e para consertá-lo somente trocando a máquina inteira (ETA G10.211) por ser totalmente blindada. Então, antes de adquirir seu desejo, faça um boa pesquisa sobre a máquina e modelo. Grande abraço.

    4. Pois é, Carlos. Eu compro um relógio e mal chego em casa já estou pesquisando outro (minha mulher deve odiar a Seiko kkk).

      1. Bom dia, amigos. Pois é, João. Antes de dormir, fico na internet vendo relógios e minha esposa já pergunta:
        – ” Vai comprar outro relógio?”
        – “Nãoooo, só estou dando uma olhada.”
        Abraço a todos!

      2. Todos nós passamos por essas “afrontas das esposas” (rss), mas pior é quando viram e questionam: “Ué! Esse relógio seu eu nunca vi. É novo né?”. E pior que é mesmo rsss… Aí a situação complica!

  3. Bom dia Ramon.
    Muito pertinente este artigo pois estava pensando em adquirir um Sportura Solar Perpetual, com calibre V198. Achei o acabamento muito bem feito, com vidro de safira e bezel meio envidraçado. Mas é tanta complicação, tem até alarme, que me fez refletir se realmente usaria tal peça.
    Lendo seu artigo talvez seja legal ter um calibre diverso da família 4R.
    Parabéns pelas pesquisas!

    1. Olá Hector!
      Realmente é um relógio mais complexo, mas que tem suas muitas utilidades.
      Sempre interessante variar os calibres, com suas duas novas aquisições a coleção já ficará bem diversificada.
      Abraço e obrigado meu amigo!

  4. Maravilhosos! Amei o Seiko Prospex Diver’s “Save the Ocean”, ele é com certeza o mais elegante. Amo ler seus textos! Parabens pelo conteudo de qualidade e pela credibilidade!

  5. Olá ramon, eu tive um Cásio Edifice EQS-500C-1A1 Solar, que posteriormente foi vendido. Um relógio muito bom e muito preciso na sincronização dos ponteiros. A tecnologia solar embarcada nos relógios solares, indiferente da marca, parecem ser bastantes parecidas. Um grande abraço e ótimo conteúdo.

    1. É verdade Carlos, o princípio por trás da tecnologia é o mesmo, não há como fugir muito, o que vai distinguir as fabricantes é o tipo de acabamento que uma empresa consegue dar sobre o mostrador, a rapidez com que se absorve a luz e a transforma em energia, o tempo de armazenamento, além da vida útil do capacitor.

      Não é simples, por exemplo, aplicar uma textura sobre um mostrador que precisa ser suficientemente transparente para deixar a luz passar e ser captada pelo painel fotoelétrico. Nesse ponto começamos a ver diferenças entre as fabricantes.

      Obrigado e forte abraço!

  6. Parabéns pelo texto, Ramon! O único relógio a quartzo que possuo é um g shock, porém esses Seikos da matéria são realmente lindos e de maquinário muito bacana. Teria (ou terei kkk) um crono solar facilmente.

    1. Pois é João, esses relógios são realmente muito bonitos e te garanto que se perguntar a alguém que não entende de relógios, ou seja, a maioria das pessoas, praticamente todos vão achar mais bonito um SSC017 do que um Sumo que é bem mais caro. O apelo visual de um crono é difícil superar. Obrigado e grande abraço!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑