A série Calibres nasceu com o intuito de desvendar as histórias por trás dos principais maquinários da Seiko, contribuir para que os amigos leitores conheçam melhor seus relógios e estejam mais preparados no momento de escolher uma nova peça para sua coleção. Hoje veremos outro relevante calibre automático da empresa.

O cal. 6R15A foi lançado em outubro de 2005 como uma evolução do calibre 7S26 e carregava a importantíssima missão de equipar modelos mais caros da Seiko, em especial os de média e média/alta gama, sendo revisado por três vezes nos anos seguintes. A versão 6R15B foi lançada já em 2006 e apresentou substituições profundas no calibre. Em 2011 chega o 6R15C e em 2017 vem a última atualização, o cal. 6R15D.

Importante destacar que, apesar de ser baseado na estrutura do 7S26, o 6R15 não veio para atualizar ou começar a substituir aquele calibre, essa função ficou a cargo do cal. 4R36 lançado no ano de 2011. Coube ao 6R15, na verdade, substituir o poderoso calibre 4S15 “High Beat” da Seiko, especialmente por conta de seu alto custo de fabricação. O 4S15 será alvo de um artigo específico, porém adianto que ele trabalha a 28.800 alternâncias por hora, contra 21.600 aph do 6R15, além de ser um legítimo herdeiro dos altamente colecionáveis relógios vintage King Seiko. A título de exemplo, tivemos alguns dos primeiros Seiko Alpinist equipados com cal. 4S15, sendo posteriormente substituído pelo 6R15, o que tornou, obviamente, os primeiros modelos bastante colecionáveis e caros.

Como diferenciais em relação ao seu antecessor, o calibre 6R15 comporta apenas a roda do calendário mensal (não exibe os dias da semana) e trouxe as desejadas funções de corda manual e hack, que é a interrupção do ponteiro de segundos ao ter a coroa completamente puxada para fora. Entretanto, o grande destaque mesmo do 6R15 fica a cargo de um novo regulador instalado nesses movimentos e da “Spron 510”, a mola principal que é construída a partir de uma liga especial de aço da Seiko, a mesma que é utilizada nas mais avançadas máquinas da marca, como no caso dos movimentos Spring Drive. Com o novo regulador e a Spron 510, o cal. 6R15 alcançou maior precisão e uma reserva de marcha de 50 horas, superando em nove horas o cal. 7S26.

Como descendente de uma enorme linhagem de maquinários Seiko, outra característica que vale destaque no calibre 6R15 é a intercambialidade de peças com movimentos como o 7S26 e suas variantes 7S, além dos cal. 7002 e 6309. A Seiko realmente se esforça no sentido de facilitar uma possível reparação de seus movimentos. Assim, caso necessite de alguma manutenção de emergência, muitas das partes de sua máquina poderão ser substituídas por peças desses e de outros calibres da marca.

No ano de 2019 surgiu a suspeita de que o calibre 6R15 seria aposentado pela Seiko, uma vez que seu sucessor, o cal. 6R35, passou a ser utilizado na atual geração do Seiko Sumo. Muitos chegaram a cravar que a fabricação do 6R15 havia sido interrompida, entretanto essa história não foi confirmada pela Seiko, como é de costume. Na prática temos visto exatamente isso, as novas gerações utilizando o 6R35. De fato, o movimento alvo deste artigo vem sendo fabricado há quinze anos e seu encerramento (ou aprimoramento) são totalmente compreensíveis. Como sempre, este artigo será atualizado caso algo mude.
Dados Seiko cal. 6R15:
Tipo: Automático in-house;
Versões: 6R15A/B/C/D;
Início da fabricação: 2005;
Fim da fabricação: Em produção;
Quantidade de rubis: 23 Jewels;
Batidas por hora: 21.600 bph;
Principais expoentes: Seiko Sumo, Seiko Alpinist e Seiko Presage;
Reserva de energia: 50 horas;
Funções: Horas, minutos e segundos centrais, calendário de data com câmbio rápido, corda manual e hacking seconds;
Observações: Calibre destinado a relógios de nível médio a médio/alto da Seiko, bastante procurado e muito bem quisto entre os entusiastas e colecionadores; existe uma afirmação de que a segunda metade da versão 6R15C e a versão 6R15D viriam com 24J, contudo esses dados não são confirmados pela Seiko, inclusive a segunda foto deste artigo exibe um cal. 6R15D de 23 rubis.
O que achou desse calibre? Compartilhe esta publicação com seus amigos e ajude a difundir a horologia. Assine também nossas notificações por e-mail, inscreva-se em nosso canal no YouTube, junte-se a nós no Facebook e nos acompanhe no Instagram. Forte abraço! !
Bom dia, Ramon, tudo bem? Todos os modelos Presage utilizam 6R15? Ou há algum com 6R35? Otima matéria! Abs.
Bom dia Carlos!
Os primeiros Presage saíram com calibre 6R15, pouco tempo depois a Seiko reduziu o calibre e passou a adotar 4R35 no intuito de baratear os modelos.
Muitos criticaram, mas os preços caíram (talvez poderiam ter caído mais) e esses relógios alcançaram um público maior. Vez ou outra uma edição especial ainda sai com cal. 6R15.
Acredito que brevemente a Seiko poderá sim lançar edições Especiais ou Limitadas com 6R35, é um calibre sensacional que ainda traremos detalhes por aqui.
Obrigado meu amigo, grande abraço!
Ah, Obrigado. Agora entendi a razão por estar encontrando Presage com valor a partir de R$ 1.599,00. Abs!
Isso mesmo Carlos, a maioria dos modelos atuais utilizam o 4R35 👍
Eu mesmo tenho um Presage basicão (porém acho bem bonito kk) com 4r35.
Seu Presage é sensacional meu amigo, como já falamos por aqui o 4R35 é um baita calibre 👍
Olá, Ramon. Interessantíssimas essas matérias sobre calibres, por favor continue abordando-as, ficaremos gratos.
Tenho um Pressage, comprado a pouco, o SSA339J1. O calibre dele é o 4R57. Estou gostando bastante dessa linha, parece até um pouco mais refinada. Até a pulseira de couro, que não é o forte da Seiko na maioria dos relógios, parece ser bem feita.
Olá Frederico!
Fico feliz que esteja gostando, brevemente teremos novos artigos dessa série. Parabéns pelo Presage, curta bastante, é um lindo relógio.
Abraço!
Ótimo texto! Que belo Presage esse da 1a foto!!
Off Topic: Acho que a Seiko poderia investir um pouco na beleza do movimento aparente. Acho muito simples, mesmo em modelos mais caros.
Abraço!
Obrigado João!
O Presage da primeira foto é o Shippo Enamel LE SPB075, um espetáculo de relógio com mostrador esmaltado e texturizado.
Quanto à decoração dos movimentos concordo plenamente com você.
Abraço!
Bom dia Ramon. Maravilhosos esses relógios, sou doido pra ter um Sumo como esse dai, show de bola. E parabéns pelo site, nota 10!
Olá Jean!
Obrigado meu amigo, esse Sumo é realmente lindo, tenho que concordar.
Abraço!
Boa tarde, Ramon, tudo bem? Semana passada adquiri um Sumo SBDC001 em estado impecável. e neste tempo atual de ociosidade, resolvi testar sua reserva de marcha. Coloquei-o no pulso por dois dias seguidos, tirando-o só na hora do banho. Não dei corda manual nenhuma vez. Coloquei-o em repouso às 17:21 no dia 02/05 e parou às 01:28 de hoje ou seja, 55 horas de reserva, índice excelente, não? Farei mais testes com outros calibres e o relatarei os resultados. Forte abraço.
Boa tarde Carlos!
Muito interessante seu teste meu amigo, pelo visto seu relógio foi muito bem cuidado e o maquinário está em excepcional estado. Fiquei curioso para testar o meu também rsss
Aguardamos os demais testes.
Abraço!