Calibres: Seiko cal. 6R15

A série Calibres surgiu no intuito de desvendar as histórias por trás dos principais maquinários da Seiko, contribuir para que os amigos leitores conheçam melhor seus relógios e estejam mais preparados no momento de escolher uma nova peça para sua coleção. Hoje veremos outro relevante calibre automático desta empresa.

Calibre Seiko 6R15D. Foto: buywristwatchesstore282.blogspot.com

O cal. 6R15A foi lançado em outubro de 2005 como uma evolução do calibre 7S26 e carregava a importantíssima missão de equipar modelos mais caros da Seiko, em especial os de média e média/alta gama, sendo revisado por três vezes nos anos seguintes. A versão 6R15B foi apresentada já em 2006 e apresentou substituições profundas no calibre, em 2011 a Seiko lança o 6R15C e em 2017 vem a última atualização, o cal. 6R15D.

Seiko Sumo SBDC003 6R15-00G0. Foto: oramagazin.hu

Importante destacar que, apesar de ser baseado na estrutura do 7S26, o 6R15 não veio para atualizar e começar a substituir aquele calibre, essa função ficou a cargo do cal. 4R36 lançado no ano de 2011. Coube ao 6R15, na verdade, substituir o poderoso calibre 4S15 “High Beat” da Seiko, especialmente por conta de seu alto custo de fabricação. O 4S15 será alvo de um artigo específico, porém adianto que ele funciona a 28.800 batidas por hora (por isso considerado high beat) contra 21.600 bph do 6R15, além de ser um legítimo herdeiro dos altamente colecionáveis relógios vintage King Seiko. A título de exemplo tivemos alguns dos primeiros Seiko Alpinist equipados com cal. 4S15, sendo posteriormente substituídos pelo 6R15 e tornando, obviamente, os primeiros modelos bastante procurados – e caros.

Seiko Alpinist SARB013 6R15-00E0. Foto: reddit.com/user/Katfromtn

Como diferenciais em relação ao seu antecessor, o calibre 6R15 comporta apenas a roda do calendário mensal (não exibe os dias da semana) e trouxe as desejadas funções de corda manual e hack – a interrupção do ponteiro de segundos ao ter a coroa completamente puxada para fora. Entretanto, o grande destaque do 6R15 ficou a cargo de um novo regulador e da “Spron 510”, uma mola principal de liga especial utilizada nas mais avançadas máquinas da Seiko, como os movimentos Spring Drive. Com o novo regulador e a Spron 510 o cal. 6R15 alcançou maior precisão e uma reserva de marcha de 50 horas, superando em nove horas o cal. 7S26.

Seiko Enamel SARX027 6R15-02Z0. Foto: lionseek.com

Como descendente de uma enorme linhagem de maquinários Seiko, outra característica que vale destaque no calibre 6R15 é a intercambialidade de peças com movimentos como o 7S26 (e suas variantes 7S), 7002 e 6309. Caso necessite de alguma manutenção de emergência muitas das partes de sua máquina podem ser substituídas por peças desses outros calibres.

Seiko Prospex Shogun Titanium SBDC007 6R15-01D0. Foto: global.rakuten.com

No ano de 2019 surgiu a suspeita de que o cal. 6R15 estaria sendo deixado de lado pela Seiko uma vez que seu sucessor, o cal. 6R35, passou a ser utilizado na atual geração do Seiko Sumo. Muitos chegaram a cravar que a fabricação do 6R15 havia sido interrompida, entretanto essa história não foi confirmada pela Seiko. De fato o movimento alvo deste artigo vem sendo fabricado há quinze anos e seu encerramento pode estar próximo, contudo, até que se prove o contrário, o 6R15 continua em produção. Como sempre este artigo será atualizado caso algo mude.

Dados Seiko cal. 6R15:

Tipo: Automático in-house;
Versões: 6R15A/B/C/D;
Início da fabricação: 2005;
Fim da fabricação: Em produção;
Quantidade de rubis: 23 Jewels;
Batidas por hora: 21.600 bph;
Principais expoentes: Seiko Sumo, Seiko Alpinist e Seiko Presage;
Reserva de energia: 50 horas;
Funções: Horas, minutos e segundos centrais, calendário de data com câmbio rápido, corda manual e hacking seconds;
Observações: Calibre destinado a relógios de nível médio a médio/alto da Seiko, bastante procurado e muito bem quisto entre os entusiastas e colecionadores; existe uma afirmação de que a segunda metade da versão 6R15C e a versão 6R15D viriam com 24J, contudo esses dados não são confirmados pela Seiko, inclusive a segunda foto deste artigo exibe um cal. 6R15D de 23 rubis.

O que achou desse calibre? Não deixe de assinar nossas notificações por e-mail, de se inscrever em nosso canal no YouTube, curtir nosso Facebook e de nos seguir no Instagram. Forte abraço!

 

 

14 comentários em “Calibres: Seiko cal. 6R15

Adicione o seu

    1. Bom dia Carlos!
      Os primeiros Presage saíram com calibre 6R15, pouco tempo depois a Seiko reduziu o calibre e passou a adotar 4R35 no intuito de baratear os modelos.
      Muitos criticaram, mas os preços caíram (talvez poderiam ter caído mais) e esses relógios alcançaram um público maior. Vez ou outra uma edição especial ainda sai com cal. 6R15.
      Acredito que brevemente a Seiko poderá sim lançar edições Especiais ou Limitadas com 6R35, é um calibre sensacional que ainda traremos detalhes por aqui.
      Obrigado meu amigo, grande abraço!

      1. Ah, Obrigado. Agora entendi a razão por estar encontrando Presage com valor a partir de R$ 1.599,00. Abs!

      2. Eu mesmo tenho um Presage basicão (porém acho bem bonito kk) com 4r35.

      3. Seu Presage é sensacional meu amigo, como já falamos por aqui o 4R35 é um baita calibre 👍

      4. Olá, Ramon. Interessantíssimas essas matérias sobre calibres, por favor continue abordando-as, ficaremos gratos.
        Tenho um Pressage, comprado a pouco, o SSA339J1. O calibre dele é o 4R57. Estou gostando bastante dessa linha, parece até um pouco mais refinada. Até a pulseira de couro, que não é o forte da Seiko na maioria dos relógios, parece ser bem feita.

      5. Olá Frederico!
        Fico feliz que esteja gostando, brevemente teremos novos artigos dessa série. Parabéns pelo Presage, curta bastante, é um lindo relógio.
        Abraço!

  1. Ótimo texto! Que belo Presage esse da 1a foto!!
    Off Topic: Acho que a Seiko poderia investir um pouco na beleza do movimento aparente. Acho muito simples, mesmo em modelos mais caros.
    Abraço!

    1. Obrigado João!
      O Presage da primeira foto é o Shippo Enamel LE SPB075, um espetáculo de relógio com mostrador esmaltado e texturizado.
      Quanto à decoração dos movimentos concordo plenamente com você.
      Abraço!

  2. Bom dia Ramon. Maravilhosos esses relógios, sou doido pra ter um Sumo como esse dai, show de bola. E parabéns pelo site, nota 10!

  3. Boa tarde, Ramon, tudo bem? Semana passada adquiri um Sumo SBDC001 em estado impecável. e neste tempo atual de ociosidade, resolvi testar sua reserva de marcha. Coloquei-o no pulso por dois dias seguidos, tirando-o só na hora do banho. Não dei corda manual nenhuma vez. Coloquei-o em repouso às 17:21 no dia 02/05 e parou às 01:28 de hoje ou seja, 55 horas de reserva, índice excelente, não? Farei mais testes com outros calibres e o relatarei os resultados. Forte abraço.

    1. Boa tarde Carlos!
      Muito interessante seu teste meu amigo, pelo visto seu relógio foi muito bem cuidado e o maquinário está em excepcional estado. Fiquei curioso para testar o meu também rsss
      Aguardamos os demais testes.
      Abraço!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑