O polêmico quadrado vermelho no calendário romano!

O calendário é uma das complicações mais importantes que um relógio pode ter. Além da relevância funcional ele traz um significativo fator estético que pode agregar valor à peça, especialmente se o calendário vier em Inglês/Japonês (Kanji) ou algum idioma mais raro.

A grande maioria dos relógios produzidos pela Seiko sai de fábrica com calendário em Inglês/Espanhol, mas existem em muitos outros idiomas como Inglês/Francês, Inglês/Árabe, Inglês/Alemão, Inglês/Português, Inglês/Japonês, Inglês/Numerais romanos e etc.

Seiko Zimbe Tuna SRPA47J1 LE. Foto: forums.watchuseek.com/user/swatpup

As combinações são variadas e muitos colecionadores buscam relógios com idiomas mais incomuns por se tratar de uma forma de diferenciá-los dos demais. Dentre todos esses modelos o Inglês/Numerais romanos é o que desperta maior controvérsia entre os entusiastas.

O calendário com algarismos romanos é bastante antigo na relojoaria e vem sendo utilizado pela Seiko há muitas décadas. Ele funciona como uma espécie de “coringa” que pode ser comercializado no mundo todo ou enviado especificamente a países que teriam dificuldades com os idiomas tradicionais, estando sua montagem concentrada, atualmente, na Tailândia.

Seiko Quartz 8229-6000. Foto: reddit.com/user/bruno_sfc/

Entretanto, um problema geralmente surge quando a roda do calendário alcança o domingo. Ocorre que, ao invés de termos um esperado número VII ou mesmo o número I para esse dia, por algum motivo é exibido um quadrado ou um retângulo vermelho no calendário.

Pode parecer um pouco exagerado, mas boa parte da comunidade internacional detesta esse borrão vermelho aos domingos. Psicólogos e psiquiatras talvez expliquem melhor (rsrs) essa aversão, porém acredito que ela se dê pelo indesejado fator surpresa que ocorre ao se esperar um belo VII em vermelho e se deparar com uma barra rubra.

Seiko Prospex Turtle “Nemo” SRPC95 e o calendário marcando “IIII”. Foto: chrono24.com

Existem muitas teorias que tentam explicar esse quadrado vermelho, contudo a verdade é que ninguém tem certeza do motivo dessa escolha. A ideia mais aceita considera útil esse quadrado como forma de evitar confusão entre os numerais VI e VII, além de destacar o domingo. De fato faz algum sentido, entretanto o mesmo problema ocorre entre I, II, III e IIII (às vezes não usam IV, como na imagem acima, falarei mais em um artigo específico), então, pelo que vejo, o verdadeiro motivo continua indefinido, já que bastaria colocar o VII em vermelho para o destacar.

Em parte apoio e em parte me contraponho às críticas ao calendário romano. Concordo por considerar esse quadrado realmente agressivo ao design da maioria dos mostradores, considero-o desnecessário, essa é a verdade, e em uma fotografia realmente não fica agradável de ver, ele chama muita atenção para o lugar errado. Já minha discordância é por gostar do calendário romano como um todo e considerar seus números bem bonitos.

Rodas do calendário Inglês/Numerais romanos Seiko. Foto: speedtimerkollektion.com

Certamente os numerais romanos são mais interessantes que o Inglês/Espanhol, além do mais não vejo nenhum problema em adquirir outros relógios assim, inclusive existem versões MIJ com calendário Inglês/Romanos, bem incomuns e bastante curiosos. Há algum tempo também vi exemplares de calendários com o VII no lugar do quadrado vermelho, uma prova de que estão atentos às queixas dos consumidores.

E você o que pensa desse modelo de calendário? Tem ou teria algum relógio assim? Não deixe de assinar nossas notificações por e-mail, de se inscrever em nosso canal no YouTube, curtir nosso Facebook e de nos seguir no Instagram. Forte abraço!

 

 

18 comentários em “O polêmico quadrado vermelho no calendário romano!

Adicione o seu

  1. Bom dia, Ramon, tudo bem? Há 1 ano, adquiri o “Nemo” e no início achava estranho e “feio” esse borrão vermelho. Mas agora, acho harmonioso e bonito pelos contrastes com as cores laranja/azul. Acho legal também o calendário inglês/árabe em outro relógio que possuo. Mas o inglês/japonês (Kanji) é imbatível! Forte abraço.

    1. Grande Carlos! Bom dia meu amigo!
      Realmente em alguns relógios ele não fica ruim, no Nemo também acho que fica legal e no Turtle PADI ele fica melhor ainda, compõe bem as cores do relógio, mas são exceções.
      Abraço!

  2. Olá Ramon. Também acho que esse quadrado não é bonito, mas não me importaria pois poderia usar o inglês.
    Ótimo texto como sempre . Abraço!

  3. Parabéns pela texto, Ramon. Não tenho nenhum relógio com esse quadrado, que acho um pouco feio, porém interessante do ponto de vista do colecionismo. Usaria sem maiores problemas.
    Pra mim calendário em línguas “estranhas” são os mais legais.
    Gosto do japonês, mandarim, árabe e russo. Abraço

    1. Obrigado João! Também acho muito interessante as “línguas estranhas”, algumas são bem difíceis de se encontrar por aqui. O segundo calendário mais produzido pela Seiko é em Inglês/Francês, mas por aqui são muito incomuns.

      Nos últimos anos os modelos montados no Brasil estão vindo em Inglês/Português, tenho dado certa preferência a eles.

      Abraço!

  4. Tenho um Seiko 5, que era do meu avô com data de produção de março de 1970 que é Chinês/Inglês.

  5. Olá Ramon tudo bem? Estou com uma dúvida a respeito do calendário do Seiko 5 Sports. Ele possui calendário com salto instantâneo? Pois percebi que o dia do mês começa a mudar cerca de 30 a 40 minutos antes da meia noite. No horário das 23:30, o calendário está aparecendo no mostrador metade dos números do dia, e metade dos números dos dias que irá mudar. O calendário semanal neste mesmo horário ainda não começou a se mover. Lhe pergunto se está correto assim, ou acabei danificando o mecanismo fazendo o ajuste. Se possível o amigo poderia fazer um conteúdo ensinado e explicando como fazer corretamente o ajuste do calendário. Obrigado e grande abraço.

    1. Só atualizando as informações. Dez para meia noite ele fez a mudança completa do calendário mensal e começou a fazer a mudança do calendário semanal. Um forte abraço

      1. Isso mesmo Carlos, está tudo nos conformes, fique tranquilo meu amigo e qualquer dúvida é só perguntar.

        Abraço!

    2. Olá Carlos!

      Fique tranquilo meu amigo, está tudo correto, essa mudança é gradual e completamente normal, não se preocupe, está tudo dentro dos conformes e até as três horas da manhã o calendário estará completamente ajustado.

      Estou planejando uma série de vídeos para o YouTube, acrescentei sua sugestão e em breve gravarei. Um abraço meu amigo!

      1. Obrigado Ramon, sua dedicação e conhecimento são notórios. Desculpe incomodar, sou marinheiro de primeira viagem com relógios automáticos. Já me inscrevi no seu canal do Youtube, vi todos os vídeos e aguardo ansiosamente novas postagens. Um forte abraço e um ótimo dia meu amigo.

      2. Olá Carlos!

        Muito obrigado pelo apoio e pelas gentis palavras meu amigo, precisando estou à disposição.

        Forte abraço!

  6. Parabéns pelo blog. Quanto à marcação vermelha aos domingos, tendo em vista o emprego do calendário romano, talvez haja alguma relação com a Igreja Católica Apostólica ROMANA guardar o Domingo …

    1. Olá Aleandro! Tudo bem?
      É uma possibilidade meu amigo, bem interessante esse pensamento e realmente faria sentido. De onde tirou tal dedução?
      Forte abraço!

  7. Olá, Ramon. Como você indicou, trata-se de simples dedução lógica, não tenho condições de deterninar a validade da teoria hehe

    Contudo, alguns aspectos são interessantes. Por exemplo, há uma relação entre o calendário empregado atualmente e a Igreja Católica Apostólica Romana; sabemos que assim como outros impérios Roma influenciou o mundo em diversos aspectos: arte, literatura, direito, arquitetura, religião e … o calendário (gregoriano) adotado mundialmente nos dias atuais.

    O referido calendário – proposto, criado e implementado pela Igreja,
    promulgado por um Papa (Gregory/Gregório XIII), no século XIV, objetivou aperfeiçoar o calendário juliano, implantado pelo imperador Júlio César.

    Tendo em vista que a criação do calendário gregoriano partiu da Igreja, é importante lembrar que sabendo a Igreja Romana celebra o Mistério Pascal (ressureição de Jesus Cristo) no dia conhecido como “Dia do Senhor” ou “Domingo”, isto é, um dia de preceito – onde os fiéis não devem trabalhar pois é dia de missa. Outro aspecto é que ficou convencionado que o primeiro dia da semana seria Domingo (Dominus/Senhor) mas o primeiro dia útil seria o segundo dia, isto é, segunda-feira.

    Enfim, sendo domingo um dia de preceito, não comparecer à Santa Missa sem um motivo válido supostamente seria grave a ponto de exigir o mandamento da Confissão. Talvez esta seja a origem do nobre quadrado/alerta vermelho, inserido no belo calendário romano que em última análise foi determinado pela Igreja.

    Portanto, na minha sempre considerável (???) opinião, o tal quadrado vermelho no Seiko, um relógio de origem oriental, sofreu influência significativa de uma religião européia/calendário ocidental.

    É a tal globalização … acho. :o)

    Abraço

    1. Bom dia Aleandro!
      É sempre gratificante ler teorias bem embasadas, certamente a utilização do calendário romano pela Seiko foi uma influência dos ocidentais que já o utilizavam, muito interessantes e válidas suas colocações. Uma boa teoria meu amigo.
      Forte abraço!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑