Desde 2001 acontece na Suíça uma espécie de “Oscar” da relojoaria mundial denominado Grand Prix d’Horlogerie de Genève (GPHG), ou Grande Prêmio da Relojoaria de Genebra, criado no intuito de reconhecer publicamente os grandes feitos do universo da relojoaria.
O evento sofreu mudanças ao longo dos anos e desde 2011 é gerido por uma fundação apoiada pelo governo suíço devido à sua importância no âmbito nacional. Atualmente um juri formado por trinta especialistas elege os melhores relógios do ano em um total de dezenove categorias (ou 14 categorias mais 5 menções honrosas), dentre as quais estão Cronógrafo, Inovação, Audácia e Relógio de Mergulho.

O evento deste ano aconteceu no dia 07 de novembro quando a Seiko foi eleita a fabricante dos melhores modelos de mergulho do mundo com a linha Seiko Prospex LX – ano passado já havia vencido a mesma categoria com o Seiko Prospex SLA025. Eu trouxe todos os modelos e informações sobre o lançamento da LX Line em um post publicado em 1º de abril de 2019, veja aqui.
A conquista do bicampeonato se justifica pelo acabamento excepcional dos relógios, pelo design imponente, alta resistência a impactos e pela utilização do avançado calibre 5R Spring Drive da Seiko, um mecanismo capaz de oferecer uma impressionante oscilação inferior a 15 segundos ao mês!

Apesar desses prêmios oferecidos por “academias” muitas das vezes representarem um jogo de cartas marcadas onde amigos distribuem prêmios entre si, a premiação conquistada por dois anos consecutivos não deixa de reconhecer todo o esforço desprendido pela Seiko, há décadas, em busca dos melhores relógios diver’s do mundo.
E você também gostou desses modelos? Compartilhe esta publicação com seus amigos e ajude a difundir a horologia. Assine também nossas notificações por e-mail, inscreva-se em nosso canal no YouTube, junte-se a nós no Facebook e nos acompanhe no Instagram. Forte abraço!
Belo texto, Ramon! Fiquei curioso em saber como é feita essa avaliação. São critérios objetivos ou é tipo “esse é melhor e pronto” kkk. Caso ocorra a 1a situação, estão disponíveis para o público essas avaliações detalhadas?
Feliz natal atrasado.
Obrigado João!
Certamente dirão que os critérios são objetivos, mas é difícil ter certeza – ou acreditar.
No caso deste ano a LX Line disputou a final contra outros seis modelos suíços, porém não divulgaram os concorrentes ou eu não consegui encontrar.
A avaliação detalhada também não é divulgada, assim como ocorre no Oscar, Golden Globe e etc…
Feliz Natal para você também meu amigo e ótimo ano novo!
Obrigado, Ramon. Parabéns para a Seiko. Me lembrei de uma conversa recente que tive com um amigo que me falou algo como “você tem coragem de pagar isso num relógio japonês!? Relógio é suíço”. Vou mostrar a ele a matéria. Bom fim de ano.
A relojoaria vai muito além da Suíça, especialmente Japão e Alemanha superam grande parte dos relógios suíços em muitos quesitos.
É preciso perceber que as marcas suíças acessíveis costumam ser bastante medíocres, algumas chegam a apenas montar peças fabricadas por outras empresas.
Já as marcas da alta relojoaria (Patek Philippe, Vacheron Constantin, Audemars Piguet, Rolex…) são realmente fantásticas. Existe um abismo entre esses dois tipos de relógios suíços, mas as pessoas tendem a colocá-los em um mesmo grupo.
Bom dia, Ramon, tudo bem? Modelos lindíssimos! E mais uma vez, parabéns pela matéria, desconhecia esse evento GPHG. Abraço.
Muito obrigado Carlos! O GPHG tem se consolidado como um grande evento e cada vez ouviremos falar mais. Abraço e boas festas!
Ramon, não estou conseguindo comentar no seu último artigo (já tentei no celular e no notebook).
De todo modo, parabéns pelo trabalho e obrigado por citar meu nome.
A Seiko bem que já deveria ter reconhecido o seu trabalho hein.
Abraço!
Olá João!
Vou dar uma olhada e verificar se há algo de errado nos scripts de comentários.
Muito obrigado pela constante contribuição, meu amigo! Forte abraço!
Excelente texto Ramon!! Estava navegando em busca de informações a respeito dos melhores Diver’s do mundo e pensei, vou na SeikoPHD!! Como sempre, dúvida devidamente sanada! Ótimo texto! Grande abraço!!
Muito obrigado pela confiança Octávio, fico feliz que tenha gostado meu amigo.
Um grande abraço e volte mais vezes!