Novos Seiko 5 Sports substituem o SKX007, 009 e outros?

O fim da série SKX assustou muitos entusiastas e colecionadores mesmo após mais de 23 anos de fabricação. Esses relógios marcaram época e foram o passo inicial ou um segundo passo para milhares de colecionadores mundo afora.

Com traços advindos de uma respeitada linha de design da Seiko, aço de alta qualidade, coroa rosqueada, calibre 7S26 in-house, resistência a 200 m sob a água assegurada por certificado ISO, bom acabamento, ótima visibilidade e luminescência, além de um preço convidativo, os modelos SKX ganharam o mundo e provaram que um excelente relógio não precisa ser, necessariamente, caro.

Seiko Scuba Diver’s SKX009J2. Foto: divulgação Seiko.

Apesar do grande sucesso mundial, como já tratamos no artigo que confirma o encerramento e conta a história da série SKX (aqui), o ano de 2019 marcou o lançamento da nova linha Seiko 5 Sports (veja todos os modelos aqui) com design praticamente idêntico ao dos relógios SKX, causando uma enxurrada de especulações quanto ao fim destes modelos, o que foi posteriormente confirmado.

Com base nesses fatos uma dúvida ficou no ar e a resposta continuou sem um consenso na comunidade internacional; a nova família Seiko 5 Sports realmente veio para substituir a série SKX, ou teria a Seiko outros planos para o futuro?

Novo Seiko 5 Sports SRPD53K1. Foto: divulgação Seiko.

O que posso assegurar é que esses novos relógios NÃO SUBSTITUEM a série SKX, como muitos alardearam prematuramente. Temos diversas similaridade entre os modelos, principalmente no que tange ao design da caixa e à localização da coroa às quatro horas, todavia algumas diferenças marcantes impedem essas substituição por completo.

Os relógios SKX são, por natureza, relógios de mergulho com certificado ISO e resistência a até 200 metros, já a nova série Seiko 5 Sports veio com resistência a até 100 metros e dispensou a designação Scuba Diver’s. Não que todos planejem realizar mergulhos até enormes profundidades, porém são características que distinguem drasticamente um bom relógio de um modelo que possui função de ferramenta profissional ou desportiva. Um relógio com resistência a até 100 m é, basicamente, um modelo para nadar ou praticar snorkeling.

Alguns dos novos modelos Seiko 5 Sports. Foto: divulgação Seiko.

Outro fato que acentua essa diferença é o fundo transparente dos novos Seiko 5. Ora, os relógios de mergulho são, tradicionalmente, fechados com tampas de metal ou construídos em monobloco (obviamente há exceções) e é assim que gostamos deles. Desta forma, sem me delongar, não acredito que os novos relógios substituam a série SKX, no entanto concordo que esta realmente precisava ser renovada, necessitava de um novo calibre e alguma atualização nos design da caixa, bezel e coroa.

A nova família Seiko 5 Sports é extremamente bem-vinda e o mercado tem se mostrado bastante receptivo a esses belos relógios, por outro lado não me surpreenderia um lançamento da nova série SKX em 2020 ou 2021, além das edições especiais que já comentei em outros artigos. E você, amigo leitor, o que pensa dessa “substituição”?

Não deixe de assinar nossas notificações por e-mail, de se inscrever em nosso canal no YouTube, curtir nosso Facebook e de nos seguir no Instagram. Forte abraço!

 

 

36 comentários em “Novos Seiko 5 Sports substituem o SKX007, 009 e outros?

Adicione o seu

  1. Bom dia, Ramon, tudo bem? O SKX deve ser um item obrigatório em uma coleção. Foi através dele que comecei a admirar a marca pela qualidade, beleza e confiabilidade e desde então, só adquiri Seiko nos últimos 3 anos. Concordo com sua opinião: não creio que o Novo 5 Sports substitua o SKX. P.S.: Esta semana, notei somente agora nos SKX (não sei se vc mencionou alguma vez em seus artigos). 007J ou 009J tem a inscrição “21 Jewels” e os 007K e 009K não há. É isso mesmo? Grande abraço e ótima materia como sempre.

    1. Bom dia Carlos!

      Interessante seu caso meu amigo, é outro exemplo da importância que o SKX tem para a marca Seiko. Você também está correto quanto à observação da inscrição “21 Jewels”. Nos códigos Seiko o “J” representa os modelos “Made in Japan” e no caso do SKX há a inscrição “Made in Japan” gravada no mostrador (próximo ao marcador de seis horas), o “21 Jewels” logo acima e na tampa traseira a palavra “Japan”, detalhes que os demais SKX não têm.

      Citei esses detalhes e o motivo pelo qual os relógios MIJ são mais caros no artigo que trata das diferenças entre Seiko MIJ e JDM. Estou ao celular, mas quando chegar em casa colocarei o link nesta resposta.

      Um amigo acabou de comprar um SKX007J1 que indiquei para ele, vou pegar o relógio e farei um review no começo de 2020.

      Obrigado pela participação e um grande abraço!

      1. Ramon, pelo que já li, o tom de vermelho do “Diver’s 200 m” difere entre os K e os J. Procede?

      2. Essa informação não procede João, pode ter sido uma percepção alterada pelo reflexo ou por conta de idades distintas dos relógios. Na verdade o tom de vermelho é o mesmo, meu amigo. Abraço!

  2. Caro Ramon, para mim os 5 novos não substituem os skx de forma nenhuma. Os skx focam na parte técnica: algo simples, com boas especificações e um padrão estético clássico. Os novos 5 focam no design: várias combinações de cores, fundo transparente, especificações técnicas em segundo plano.
    Seria como dizer que uma Ferrari Califórnia poderia substituir um Ferrari F40.
    Abraço!

    1. Concordo plenamente João. Parece-me que a intenção da Seiko foi aproveitar da onda de customização do SKX e já oferecer relógios “customizados” de fábrica.

      Essa prática tem sido aplicada na indústria em geral, a própria Harley que tem fama secular de customização hoje dispõe de várias motos “customizadas” de fábrica.

      Hahahah, realmente a Califórnia não chega nem perto de substituir um ícone como a F40.

      Grande abraço e obrigado pela participação!

  3. Olá! Gastaria de parabenizá-lo pelo site que deve ser bem desgastante e agradecer pelos ótimos posts. Acabei de comprar um Skx, aprendi e gostei muito do que li sobre ele aqui. Abraço

    1. Olá Jean! Fico feliz que tenha gostado e que nosso site tenha lhe ajudado. Na verdade é um prazer estar por aqui, claro que existe um longo trabalho de estudos, contatos e muita pesquisa por trás de cada artigo publicado, a responsabilidade é enorme, mas é muito satisfatório receber esse retorno dos amigos.
      Um grande abraço e obrigado pela participação.

  4. Ramon, venho primeiramente te parabenizar pelo excelente material que vc dispõe. Os turtles fizeram e fazem parte da minha vida. Quando eu era moleque quem possuia um seiko no braço era considerado o ” cara “…..embora hoje ainda continue assim. Ja tive vários incluindo os tunas que eram os verdadeiros sonhos de consumo. Mas te confesso que sempre fui de encontra a todos os admiradores que amam os relógios mecânicos….eu odeio ter que acertar a hora toda vez que for trocar de relógio preferindo os a quartz ou solar ( não me condene por favor ). Mas a minha paixão verdadeira é o 6105-8110, acho o design fantástico, e agora com o relançamento fico cada vez mais apaixonado embora ache o preço salgado para a nossa realidade brasileira, mas ainda vou a caça do meu. Um forte abraço, continue nos presenteando com ótimos posts. Se puder de uma atenção aos turtles a quartz…..eu adoraria !!!!

    1. Boa tarde Orlando!

      Achei sensacional seu relato meu amigo e jamais o condenaria por ter uma opinião que fosse divergente da minha, fique tranquilo. Ademais, nada tenho contra relógios a quartzo ou solar, de maneira alguma.

      Se puder contar alguma história de quando era criança sobre “os caras” com Seiko no braço, eu adoraria ler.

      Realmente acertar a hora nos relógios mecânicos pode ser um incômodo, mas existem bons móveis enroladores de relógios automáticos que podem te auxiliar nesse sentido, alguns comportam grande quantidade de relógios, contudo não costumam ser baratos, infelizmente.

      O 6105-8110 é sensacional, procuro um há algum tempo e tem sido difícil, a maioria foi polido ou usa muitas peças aftermarket, um dia aparece rsss.

      Agradeço a gentileza de suas palavras Orlando, pode deixar que darei mais atenção aos modelos a quartzo este ano. Achei curioso você mencionar os “turtles a quartz”, pois oficialmente a Seiko nunca os produziu. Ela fez variantes com mostrador parecido, mas sem a caixa em forma de “almofada”, você fala de modelos como 7C43-7010?

      Um abraço meu amigo e volte mais vezes!

      1. Isso mesmo os 7c43, ainda tenho um com o mostrador laranja que minha esposa surrupiou…kkk
        Hoje com 54 anos tive uma adolescencia marcada pelos primeiros relogios a prova d’agua que eram digitais da casio…como eu sou carioca e sempre vivi proximo a praia fazia dela minha area de lazer com futebol, volei e surf. Hoje somente pratico mergulho de apineia e olhe la. Mas os muleques com quem eu andava ja começavam a usar relogios como seikos 150 e 200 m trazidos por seus pais de visitas aos EUA. Eu babava sem parar….todas as meninas davam mole para eles que aindam usavam camisas do sea word e tenis all star.
        Eu como não tinha nada disso ficava so na vontade.
        Começava a juntar minhas mesadas para quando os amigos viajassem trazerem alguma coisa pra mim. Primeiro foi all star e depois um relogio da casio que é anadigi chamado AQ 600 tinha com fundo preto e com fundo branco, tive os dois e o branco ate hoje, embora ja não funcione perfeitamente. So quando ja estava mais velho e trabalhando que possui um seiko embora fosse de segunda mão porque aqui no RJ era muito dificil achar novo. Como lhe falei tenha minha preferencia por quartz, kinetic ou solar e somente um porem em relação aos seikos divers : Acho que deveriam ser maiores, com pelo menos 47mm de caixa , sempre gostei de relogios grandes, talvez para suprir a frustração de não possuir um seiko quanto jovem. A dois meses vendi meu turtle PADI para o sogro de um amigo que ficou me cercando ate eu passar para ele…kkkk na semana passada comprei um modelo nemo pra mim num site gringo mas graças a vc eu vi que não deve ser original, desconfiei do anuncio mas agora deixa chegar, o valor não foi de acordo mas se funcionar sem me dar problema usarei no dia a dia, ate porque aqui no RJ não vale mais a pena usar nada de valor….bom vou terminar por aqui….em breve terei novas histórias….meu cumpadre e eu fazemos parte de um forum chamado ” relogios mecanicos ” onde ele como vc é um especialista em seikos…..grande abraço e ate breve.

      2. Histórias sensacionais Orlando!

        Com esforço e dedicação alcançamos nossos objetivos, não é mesmo? Fique a vontade para trazer mais relatos, inclusive sobre o seu “Nemo”. Quando chegar, por gentileza, nos dê algumas informações no artigo específico da série Fakes Hunter, pois pode ajudar outros amigos leitores.

        Vou muito ao RJ por conta de minha cunhada que mora aí, amo essa cidade, mas começo a pensar “com qual relógio irei” um mês antes, rss. Apesar dela morar em uma região mais tranquila, ainda assim não me sinto muito seguro e sempre opto por apenas um relógio, o mais simples possível e quase não saio com ele, infelizmente.

        Abraço meu amigo, prazer tê-lo por aqui.

  5. Ola Ramon, conheci seu blog agora e estou gostando muito! vc sabe onde ainda eh possivel adquirir algum skx (007,009 ou 013) em algum lugar de confianca? Ainda nao tenho um e prefiro comprar um antigo do que a nova serie 5. Obrigado!

    1. Olá Mario Henrique!
      Seja bem-vindo meu amigo, fico feliz de saber que você gostou do Seiko PhD, volte mais vezes e interaja conosco.
      Bem, os estoques estão esgotados em praticamente todas as lojas, não será fácil encontrar um SKX por aqui, talvez você consiga comprar de alguém que tenha estoque em sites como MercadoLivre ou OLX, contudo a questão da confiança fica um pouco prejudicada. É preciso ter bastante atenção à quantidade de vendas e avaliação dos compradores, encontrando um vendedor antigo e com boa qualificação não terá problemas.
      Caso queira um novo Seiko 5 Sports por ótimo preço eu indicaria a Impala Relojoaria do meu amigo Renan, ele possui excelentes relógios e ainda divide em 12x sem juros, é uma ótima opção para comprar praticamente pelo mesmo preço que é vendido nos EUA.
      Qualquer decisão nos diga aqui.
      Grande abraço Mario!

  6. Obrigado pela resposta Ramon! vou voltar mais vezes sim, com certeza, estou aprendendo muito aqui! não confio nada no mercado livre nem na olx, prefiro não comprar, então torço para que futuramente a seiko lance alguma edição especial do skx dai eu compro. O seiko 5 não me interessa pela falta da coroa rosqueável, mas já conhecia o site da impala e vou considerar sim comprar com eles, quem sabe um turtle? Obrigado mesmo, li seu artigo sobre o futuro do site e fiquei feliz com o crescimento, tem muita informação boa aqui, desejo um crescimento ainda maior para 2020! Um grande abraco Ramon!

    1. Olá, amigos! Desculpe-me intrometer na conversa. Ramon, se vc permitir: Mario, consulte a Thauro Relógios que ainda ele tem alguns SKX com preço razoável. Já efetuei compra e é confiável. Abraço.

    2. Compreendo Mario, realmente são relógios diferentes. Olha, se puder pegar o Turtle certamente terá um relógio bem mais interessante em mãos.
      Muito obrigado pela gentileza meu amigo. Grande abraço!

  7. Obrigado pela dica Carlos Sakamoto! Eu ja tinha visto esse site na internet e o canal deles no youtube mas fiquei meio desconfiado porque eles vendem usados também no site, mas se vc conhece então fico mais tranquilo com respeito a legitimidade do site. Vou ver se ainda consigo achar algum! obrigado pela ajuda! Um grande abraco!

    1. Quanto à legitimidade do site pode ficar tranquilo Mario, só tenha esse cuidado de verificar se é novo ou seminovo, embora os seminovos dele geralmente sejam bons. Às vezes ele tem alguns ótimos vintage também, mas aí já entramos em outra esfera que exige cuidados específicos.
      Se fechar negócio não deixe de nos contar. Abraço!

  8. Boa noite Ramon e demais colegas!
    Acho que depende do parâmetro adotado para concluir se os novos Seiko 5 substituíram ou não os SKX!
    Se o parâmetro for o formato da caixa, a qual é icônica na minha opinião, com a coroa posicionada às 4hs, protegidas por garras que sobre ela se avançam, bem como o mostrador, em especial os marcadores, acredito que não haja dúvidas que os novos Seiko´s 5 relembram muito o SKX, apesar de ter o fundo transparente, ao invés da tampa de aço rosqueada com o tradicional Tsunami.
    Porém, se o parâmetro adotado for o certificado ISO para relógios de mergulho, acho que o SKX deixará um vácuo, pois os Diver´s de entrada são o Turtle, Samurai, depois sobe para o Sumo, reinterpretações do 62MAS, Marine Master etc (por favor corrijam-me se estiver equivocado).
    Gostaria de compartilhar com vcs que adquiri um SKX007J1 o qual chegou ontem do exterior e é um relógio que, ao meu ver, é atemporal e versátil. Combina com várias pulseiras: Nato, de borracha/silicone ou de aço! Um ponto positivo, na minha opinião, para os novos Sport 5 é o fato de ter os marcadores em alto relevo, assim como já vi no 6458 (embora seja quartz), pois os do SKX parecem ser pintados.
    Obrigado Ramon por responder minhas dúvidas nos outros tópicos, eu as li mas não me perdi em quais artigos eu postei, assim deixo meu agradecimento desde já neste tópico.
    Um grande abraço!

    1. Olá Hector! Tudo bem?
      Primeiramente parabéns pelo novo relógio, de fato o SKX007 combina com quase qualquer tipo de pulseira, cor e etc., é muito versátil. Em segundo lugar você tem completa razão, as marcadores de horas da família SKX são apenas pintados, não possuem um acabamento metálico ou alto relevo como seus primos do “degrau de cima” da tabela. Esse é mais um ponto em que os novos Seiko 5, sem dúvida, levam vantagem.
      Abraço!

  9. Bom dia Ramon!
    Muito obrigado!
    Fiquei na dúvida entre o SKX007 e o 009, mas optei pelo clássico dos clássicos. Mas vejo nas redes sociais que o Pepsi é querido demais pelos entusiastas.

    1. Boa tarde Héctor!
      Pois é meu amigo, o 007 é aquela escolha sem erro, padrão, é como aquele “terno preto” sabe? Combina com praticamente todas as pulseiras possíveis, é mais sóbrio e versátil.
      O 009 é como aquele terno azul marinho, se reparar bem ele provavelmente será mais bonito, mas não tem a versatilidade do preto.
      Os dois possuem legiões de admiradores, não há como errar e se quiser saber, não deveria ter vendido meu 007J rsss.
      Abraço meu amigo e novamente o parabenizo pela aquisição.

      1. Obrigado Ramon!
        Puxa, a julgar pelas fotos do insta, acho que vc tem uma inclinação pelos Pepsi´s! Lembro de uma foto que vc postou o 7002, Sport 5 e Skx009 e também me lembro do Kinect! Mas acho que vc ainda tem os ancestrais do SKX007, o avô (6309) e acho que o pai (7002) também.
        Eu não entendo pq o SKX não era comercializado no Brasil, pelo menos nunca os vi nas vitrines em 2018 e 2019, quando passei a me interessar mais pelos Seikos e prestar mais atenção nos relógios expostos!
        Vi um anúncio no Facebook de um pepsi 7002 em que vc comentou sobre a originalidade do mostrador. Depois acabei o adquirindo, motivado pelo selo SeikoPhd de originalidade rsrs! Obrigado pelas dicas, especialmente pelo artigo Bombay Seiko e por aquela da letra “O” da inscrição SEIKO no mostrador, em que é mais achatado nos originais. Acho que seus leitores estão desenvolvendo um olhar mais clínico, pq já me safei de várias aquisições ruins!
        Uma feliz páscoa para vc e sua família e um grande abraço!

      2. Olá Hector!
        Realmente estou com mais pepsi no momento, mas por uma questão de coincidência – talvez.
        Acabo sofrendo algum “assédio” (rsrs) dos amigos e, apesar de normalmente resistir com muita determinação, às vezes acabo vendendo alguns relógios. Por coincidência vendi meu SKX007J em 2015, meu 6309-7290 (preto) em 2018 e meu 7002-700A (preto) em 2019… Acabei ficando com meu SKX009 de 1996 (primeira geração deste modelo e um dos últimos relógios da Seiko a utilizar sua extinta tinta radioativa no lume), o 7002-700J pepsi (JDM) e outros Pepsi. No momento estou tentando recomprar meu 6309, realmente sinto falta de modelos na cor preta.
        A questão do SKX é mais longa que 2018 ou 2019, a Seiko não envia oficialmente esses modelos ao Brasil desde 2015, os que estão à venda não são “legais” – normalmente fruto do crime de descaminho.
        Que bacana, não sabia que tinha adquirido aquele 7002, parabéns meu amigo, está com lindos relógios, acho que poderia pensar em criar uma conta no Instagram para exibir sua coleção, é possível manter a conta pessoal e ir administrando a paralela com bastante facilidade. O que tem achado do relógio? Recordo-me de ter comentado, mas não me lembro do estado geral de conservação, gostou?
        Que bom saber que escapou de compras ruins e está desenvolvendo um olhar mais clínico, meu objetivo é exatamente esse Hector. Agradeço pela gentileza e reconhecimento, atitudes como a sua fazem muita diferença.
        Abraço e feliz Páscoa!

  10. Olha, eu sempre dou uma olhada na aba “Shop” aqui do site para ver se vc está vendendo algum relógio, em especial o Bullhead ou o Sumo 1st Gen rs. Não tenho coragem de propor nada a ninguém, até pq pode se tratar de um relógio muito especial para a pessoa o qual ela não quer vender de coração. Mas entendo perfeitamente que seus relógios sejam bem cobiçados.
    A sua preferência pelo 6309 (ao invés do 7002 – talvez) é por causa do calibre que se enrola com mais facilidade, pois li o artigo sobre aquele calibre, em que vc menciona sua surpresa pela facilidade de carregar a reserva de marcha.

    O 7002 está com bom funcionamento, talvez com a reserva de marcha aquém das 43hs. Se trata de um relógio que veio com uma capa protetora de borracha ou silicone da Seiko a parte. É um relógio de 1993, com marcas de uso na caixa, mas nada grave. Os marcadores estão um pouco desbotados e encardidos (acho que é a tal pátina), assim como os ponteiros estão com leves sinais de oxidação.

    Parabéns pelo SKX009 de 1996, vi no instagram e está impecável depois de 24 anos. A mencionada tinta radioativa no lume é “Promethium-147”? Vc acha que ela ajuda a deixar os marcadores intactos ao longo dos anos, evitando o desbotamento? Estava pensando em restaurar o mostrador do meu 7002, mas tenho muito receio de ficar muito fora da originalidade e tenho receio de expor o skx007 a muita luz para não desbotar os marcadores “pintados” (pois já ouvi falar que a exposição UV faz acelerar esse processo de surgimento de patina).

    Estava pensando mesmo em criar uma conta no Insta destinada a expor imagens dos Seikos, até para troca de informações e interação com os demais amantes dessa marca.

    1. Bom dia Hector!
      A aba Shop foi criada para comercializar alguns modelos, mas especialmente peças que eu recebia de fora com frequência e anunciava a preço muito em conta no intuito de auxiliar nossos amigos, entretanto os Correios e o dólar se uniram para dificultar nossas vidas (rss) e a aba está quase inativa. Mês que vem eu receberia uma boa encomenda de cristais, decalques e ponteiros, mas já não vou mais receber por conta do COVID. Está complicado viu e as peças que possuo guardei para uma emergência (sempre tenho ponteiros, mostradores, anéis de vedação, pulseiras e pinos extras, mas meus cristais acabaram).
      Gosto bastante do calibre 6309 por ser uma máquina melhor produzida e melhor acabada, por outro lado vai depender bastante do modelo específico, do estado de conservação, dentre outros fatores. Meu 7002-700J, por exemplo, não vendo de maneira alguma, está muito bem conservado e original (exceto a pulseira que era de outro modelo, a do meu 700J era de poliuretano). Outra vantagem do 7002 é o calendário apenas com a data mensal, geralmente prefiro assim.
      Quanto aos detalhes “encardidos” que você mencionou, provavelmente se trata de pontos de oxidação e são relativamente comuns, além de serem uma prova da originalidade do relógio. Leve-o para revisão geral e lubrificação em um profissional qualificado, provavelmente a questão da precisão será resolvida aí. Caso queria trocar os ponteiros eu tenho um jogo original intacto, novo, e estou procurando um com oxidação original, especialmente se o lume já estiver fraco. Qualquer coisa me diga.
      A tinta é exatamente a Promethium-147 e, na verdade, ela faz o caminho inverso, ela ganha uma desejada pátina amarelada com o passar dos anos e também perde a força mais rapidamente, o meu de 1996 está com o brilho muito fraco, meu Kinetic de 1995 que usa LumiBrite brilha como se tivesse sido comprado ontem rss. Quanto ao mostrador do seu 7002, não faça isso! Sei que você gosta que o relógio pareça novo, então leve a um relojoeiro e peça para LIMPAR o mostrador, ele vai passar um pincel com cuidado e remover os pontos de oxidação, melhorando o aspecto geral do seu relógio.
      Quanto ao seu SKX, pode ficar bem tranquilo Hector, ele foi desenvolvido, verdadeiramente, para trabalhar no sol e resistir por décadas. A tinta LumiBrite aplicada ao SKX é MUITO resistente e suportará muitas e muitas décadas brilhando como nova, não precisa tomar esse cuidado. Agora, certamente os raio UV desgastam praticamente qualquer coisa, mas esses produtos atuais são bem resistentes.
      Veja como nosso mundo é diversificado, enquanto alguns colecionadores usam técnicas mirabolantes para tentarem forçar uma pátinas em seus SKX novos, outros já querem evitá-la a todo custo rsss. Essa diversidade é maravilhosa.
      Grande abraço!

  11. Obrigado pela explicação Ramon!
    Os ponteiros do meu 7002-700A estão oxidados no contorno (parte metálica), mas não diria que está com o lume fraco. Eu gostaria de trocar os ponteiros se encontrasse um mostrador com os marcadores todos preenchidos. Seria possível achar um aftermarket original, com aquele “O” do SEIKO no mostrador achatado?
    Apesar que não sei se caso optasse por essas substituições estaria com um Frankstein ou Bombay Seiko em mãos.
    Muito interessante essa questão do lume, acredito que essa explicação justifica a dificuldade de se achar um Diver com mostradores desbotados.
    Um grande abraço!

    1. Disponha meu amigo.
      Como te disse em outras oportunidades eu não faria essa substituição por mostrador after, certamente terá um franken em mãos, por outro lado o relógio precisa te agradar, tem que te dar satisfação ao usá-lo, como o Bell-Matic 4006-6031 de 1972 que está em meu braço agora, enquanto concluo um review rss
      Então eu diria para você realizar um processo leve de limpeza nele, caso não conheça procure o amigo Vinícius Carregalo (ele é de SP) e diga que foi uma indicação minha. Exponha sua situação, você deseja o mostrador limpo, original, mas com aspecto de mais novo. Ele vai remover as oxidações, limpar, trocar o cristal e seu relógio volta completamente revigorado. Se quiser um polimento profissional também olhe com ele. Abraço!

      1. Obrigado novamente Ramon!
        Estou ansioso para ver o review do Bell-Matic!
        Vou tentar contatá-lo novamente no futuro, pois envie-lhe uma mensagem em fevereiro e não obtive resposta até hj!
        Um ótimo fds!

      2. Em breve o review estará no ar, acredito que no mais tardar na semana que vem. Estou me esforçando para que seja o mais completo e detalhado da internet.
        Caso tenha dificuldade de falar com ele, quando precisar, me avise que falarei com ele pessoalmente. De fato a agenda dele é apertada.
        Abraço!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑