Fakes Hunter: Seiko Turtle Nemo fake?

Continuando a série Fakes Hunter, hoje analisaremos um Seiko Prospex Turtle “Nemo” SRPC95 enviado pelo amigo e colecionador Carlos Sakamoto. Esses artigos têm dado ótimo retorno ao evitar que nossos amigos leitores caiam em fraudes, participe e envie sua dúvida.

Como disse outras vezes, se o Seiko Turtle que você viu não estiver em nosso Guia completo do modelo (veja aqui), provavelmente há algo muito errado com ele. O mercado brasileiro parece ter sido inundado por réplicas, analisemos o suspeito de hoje.

Anúncio do suspeito de hoje. Foto: um conhecido site de compras.

Na imagem acima vemos o anúncio de um “Relógio Seiko Scuba Diver Turtle Padi” e o primeiro fato duvidoso está no próprio título, já que claramente não se trata da edição especial PADI (Seiko Turtle de código SRPA21) e como minha saudosa avó dizia, “deixa uma pulga atrás da orelha”. O segundo questionamento surge do decalque do bezel, pois é possível perceber que o lume às 12 horas aparece em alto relevo quando deveria ser em baixo relevo. As cores também estão feias, desbotadas, embora o duo azul e laranja corresponda ao “Nemo”.

O aro interno é laranja com os traços dos minutos em preto e coincide com o original, entretanto novamente a cor está um pouco queimada e os marcadores mais grossos a cada cinco minutos deveriam ter o dobro dessa espessura. O fato do aro interno estar tão deslocado para a lateral denota uma montagem descuidada, todavia há relatos de relógios vindo com esse problema – infelizmente – de fábrica.

Imagem do nosso suspeito. Foto: um famoso site de vendas.

No mostrador temos um dos maiores problemas, sabe-se que os Turtles modernos da Seiko vêm equipados com calibre 4R36, contudo lemos cal. NH36 neste mostrador, logo abaixo do marcador das 6 horas. Ora, NH36 é uma versão do cal. 4R36 “sem marca” que a Seiko produz e revende para outras fabricantes de relógios, então jamais haveria um mostrador Seiko com essa inscrição. Outro ponto é que os marcadores das horas aparentemente não têm o acabamento prateado que esperaríamos nesse relógio, a borda parece ser preta.

Ademais, a cor do mostrador do nosso suspeito se inclina levemente para o rosa, algo salmão, o que diverge do lindo tom laranja metálico “sunburst” do modelo original. Os ponteiros parecem corretos, embora não haja uma foto do segundeiro parado para melhor observação e falta o cristal Hardlex com a lente de aumento sobre o calendário, imperdoável em um relógio “novo”, como dizia o anúncio.

Fundo do nosso suspeito. Foto: um famoso site de vendas.
Fundo de um Seiko Turtle autêntico. Foto: professionalwatches.com

O fundo do nosso suspeito é ainda mais descarado. Vemos à esquerda da Tsunami Seiko a referência 4R36-04Y0 que não confere com o esperado, deveria haver ali a gravação 4R36-06T0 para o Nemo. O calibre 4R36 gravado no fundo distingue do NH36 exibido no mostrador, reforçando a inconsistência. Em seguida reparamos no número de série 630711 que é o mesmo das demais réplicas que analisamos, certamente fizeram esse fundo aos milhares!

O acabamento da tampa traseira deve ser polido na parte externa, escovado de maneira circular na parte intermediária e polido no centro onde está gravada a Tsunami Seiko. Observe que não há escovação circular em nosso suspeito, existe apenas um acabamento fosco e a Tsunami é ligeiramente irregular. Ainda mais gritante é a gravação da palavra SEIKO, simplesmente usaram uma fonte que lembra a oficial. A letra “O” da Seiko é redonda e de mesma espessura em toda sua extensão, na réplica vemos que ela afina nas extremidade, o “S” também é claramente distinto, “Air Diver’s 200 m” deveria estar em negrito, enfim, são fontes diferentes e toda a tampa traseira foi fabricada para se parecer com a original.

Imagem lateral do nosso suspeito, atenção para o pino do bracelete. Foto: um famoso site de vendas.

Na foto acima a coroa nos chama a atenção pelo seu volume. O Seiko Turtle é conhecido por possuir uma coroa mais discreta que fica parcialmente “guardada” na caixa do relógio, dispensando barras de proteção como no caso do Seiko Samurai.

Assim, reparando nas imagens anteriores podemos observar como nosso suspeito possui a coroa ligeiramente maior, embora o acabamento em forma de garras de moeda seja muito parecido com o original.

Imagem do nosso suspeito. Foto: um famoso site de vendas.

O bracelete é idêntico aos demais que já analisamos e como não há fotos do fecho não tenho como tecer considerações, porém duas fotos acima é possível ver a ponta do pino dobrado no primeiro elo do bracelete. Ocorre que o original é um pino irritante – mas muito eficiente – que vem com uma micro abraçadeira para ser encaixada (e perdida no mínimo descuido, especialmente se já estiver com certa idade como eu) em uma das extremidades e assegurar a máxima eficiência do relógio, não deveria existir pino dobrado nesse modelo.

A caixa como um todo parece correta, embora merecesse uma inspeção pessoal. Meu veredito é de que se trata, SEM DÚVIDA, de um relógio com diversas modificações e peças adulteradas, uma réplica que pedem absurdos R$ 1100,00 por ela (já pediram mais), mas que não vale R$ 100,00.

Seiko Prospex Turtle “Nemo” SRPC95 original. Foto: watchuseek.com

Encontrou algum relógio suspeito? Duvidou de algum detalhe ou das palavras do vendedor? Envie sua questão nos comentários abaixo que será respondida o mais brevemente possível e, dependendo do caso, poderá se tornar mais um artigo da série FAKES HUNTER!

Não deixe de assinar nossas notificações por e-mail, de se inscrever em nosso canal no YouTube, curtir nosso Facebook e de nos seguir no Instagram. Forte abraço!

 

 

8 comentários em “Fakes Hunter: Seiko Turtle Nemo fake?

Adicione o seu

  1. Excelente análise! Infelizmente o ideal é manter a pulga atrás da orelha e se manter desconfiado. É triste imaginar que provavelmente alguém vai cair nesse golpe…

    1. Algumas pessoas caíram viu Marcus, realmente muito triste. Cheguei a ver fotos no Instagram desse fake Nemo e do Pepsi que analisamos em outro artigo, esse Pepsi, inclusive, já tinha três vendas acusadas no ML.

  2. Ótima análise! Eu já comprei um Seiko skx em um grande sítio de vendas e literalmente enchi o saco do vendedor. Pedi n fotos, de n coisas, de n ângulos. Ao ponto que quase o vendedor desistiu de me vender, mas todo cuidado é pouco né.
    Estou para comprar um presage usado, mas esse vou conseguir ver em mãos antes de comprar. Tomara que em breve saia o guia do presage aqui kkk
    Abraço.

    1. Todo cuidado é pouco João, temos que nos certificar mesmo antes de uma compra.

      Anotada a sugestão do Guia do Presage, tem uma listinha antes a ser publicada, mas acrescentei sua sugestão. Abraço!

      1. Obrigado pelo retorno. Este site tem um grande potencial. Por mim, teria no mínimo 1 texto novo por dia kk
        Abraço!

      2. Obrigado João, fico feliz por saber meu amigo rsss.

        O tempo anda apertado para todos nós, tenho tentado manter certa meta de uma publicação por semana, algo como uma revista virtual.

        Testei (com bastante sucesso!) um post menos técnico no meio da semana, isso se repetirá sempre que possível.

        Nos últimos meses temos tido sucessivos recordes históricos de acessos ao site e um retorno bastante positivo dos amigos leitores, sem dúvida são importantes motivadores.

        Abraço meu amigo e ótimo final de semana!

  3. Olá, Ramon, tudo bem?
    No anúncio, uma das respostas absurdas foi que todo Turtle é PADI. E quando questionado sobre a originalidade, as respostas eram irônicas. Uma pena que ainda existem pessoas de má-fé. Mas vamos acreditar que algum dia teremos um mundo melhor.
    Uma pequena observação: no modelo original, a cor laranja do bezel vai até posição 15 min. E mais uma vez, agradeço a menção honrosa.
    Um grande abraço.

    1. Tudo joia Carlos! Lembro das respostas, algo como “não existe réplica de Seiko”.

      Excelente observação meu amigo, não constei esse detalhe no artigo.

      Abraço!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑