As diferenças entre Seiko Water Proof, Water Resist e Water Resistant

A Seiko utilizou ao longo de sua centenária história basicamente três definições para demonstrar que um relógio possuía algum tipo de tolerância à água, são elas Water Proof, Water Resist e Water Resistant, que ao pé da letra significam à prova d’água ou resistente à água. Confusão surge quando nos deparamos com o mesmo modelo de relógio com inscrições distintas. O que explicaria isso ou qual seria a diferença entre elas?

Seiko Sportsmatic SilverWave Water Proof. Foto: rakuten.com

Esse assunto foi brevemente abordado em um guia completo de como ler as informações gravadas no fundo dos relógios Seiko (acesse aqui), porém hoje minha intenção é aprofundar um pouco mais e, se possível, esgotar o assunto removendo qualquer tipo de dúvida que essas definições possam ter gerado.

Seiko 6106-8030 Sea Lion. Foto: thewatchspotblog.com

No ano de 1968 o Congresso dos Estados Unidos alterou a lei que definia critérios para relógios de pulso (não apenas da Seiko) à prova d’água. Onde até aquele momento as peças eram marcadas como Water Proof caso tivessem algum tipo de tolerância ao contato com a água, deveriam passar a utilizar as inscrições Water Resistant ou Water Resist já a partir de 1969.

Seiko 6309-7290 de 1982. Foto: seikophd.com

As fabricantes tiveram um curto espaço de tempo para se adaptar e criou-se um limbo que até os dias atuais confunde muitas pessoas. A data não é precisa, mas a partir de meadas de 1969 todos o relógios Seiko destinados aos EUA passaram a conter as novas expressões de resistência à água, entretanto os relógios destinados a outros mercados continuaram a estampar largamente Water Proof até o ano de 1970, restando algumas poucas exceções ainda em 1971, o que explica o fato de termos modelos idênticos de relógios com definições distintas de tolerância à água.

King Seiko 5625-7000 de 1969 com inscrição Water Proof separada. Foto: christopherwardforum.com

Um fato curioso ocorreu nos anos de 1969 e 1970 onde a maioria dos relógios Seiko produzidos passaram a portar a expressão WaterProof sem o espaço entre as duas palavras. Trata-se de uma constatação empírica, não confirmada pela Seiko, mas aceita entre boa parte dos pesquisadores. É realmente incomum encontrar um modelo dessa época com as palavras separadas, como na imagem acima. Em sua maioria esses relógios serão como na foto do topo deste artigo. Se você possuir algum relógio do período verifique e depois me conte no campo abaixo como é seu exemplar.

King Seiko Hi-beat 5626-5010 de 1970. Foto: watchpatrol.com

Fato é que não existe qualquer registro de relógios Water Proof de 1972 em diante, pois a Seiko acabou por alterar sua linha de produção com base na legislação supracitada.  Como consequência desse período de mudanças há uma maior procura e valorização dos modelos que estampam Water Proof ou WaterProof, além dessa gravação auxiliar na hora de determinar a idade de alguns relógios.

Grand Seiko SBGV009 LE de 2014. Foto: adventuresinamateurwatchfettling.com

Vale ressaltar, ainda, uma informação divulgada erroneamente por alguns pesquisadores que afirmam se aplicar a definição Water Resist apenas a relógios fabricados entre 1969 e 1970, já Water Resistant seria gravado nos relógios produzidos após 1970.  Tal teoria não prospera uma vez que temos exemplares Water Resist mais modernos, como o Grand Seiko SBGV009 acima.

Seiko Sea Horse 5740-8000 de 1966. Foto: thewatchspotblog.com

Analisando esses aspectos concluímos que tecnicamente não há qualquer distinção entres as designações de tolerância ao contado com a água, houve uma mudança legislativa e a Seiko optou por padronizar a sua produção, também não existe qualquer certeza quanto à utilização de Water Resist ou Water Resistant pela empresa, aparentemente se trata apenas de uma escolha feita pela equipe de criação e design.

Não deixe de assinar nossas notificações por e-mail, de se inscrever em nosso canal no YouTube, curtir nosso Facebook e de nos seguir no Instagram. Forte abraço!

 

 

28 comentários em “As diferenças entre Seiko Water Proof, Water Resist e Water Resistant

Adicione o seu

  1. Olá, parabéns pelo blog!!
    Li há um tempo que a expressão “water proof” caiu em desuso quando no fim de década de 60 reviricou-se que havia erro de semântica nela, já que de fato nenhum relógio é “à prova d’água” e sim “resistente” a água até determinada profundidade.

    1. Olá Bruno!
      Optei por não entrar no motivo que levou à alteração da legislação, pois são teorias que não podem ser verificadas com segurança. Também li essa afirmação e faz certo sentido, mas a diferença entre à prova d’água e resistente à água é muito sútil, já que poderia se falar que o relógio X seria à prova d’água até determinada profundidade e por determinado tempo, por conta do ressecamento natural das vedações. Parece-me mais um preciosismo semântico ou algum legislador querendo demonstrar que trabalha e redige uma lei sem muito sentido – algo bastante comum em terras tupiniquins. De qualquer forma seu comentário é muito pertinente e agrega informações ao artigo. Obrigado, um forte abraço e fique à vontade para participar sempre que desejar!

  2. Saudações Ramon! Acompanho seu site há algum tempo e tem sido muito instrutivo. Tenho um 6139 6000 de 1969 com o WaterProof junto. Abraço.

    1. Olá Pedro! Você tem um relógio bem especial aí. Obrigado por contribuir com o artigo, fico feliz que esteja gostando. Forte abraço!

  3. Ola, tudo bem?
    Não sei se esse é o local….enfim, Desenvolvi admiração pela marca. Bom quero comprar 1 modelo, mas a minha falta de conhecimento impedi de saber qual escolher entre SKX 007 ou SKX 009.

    Podem ajudar e dizer qual as difereças??

    1. Olá meu amigo! Qualquer artigo do site é o local correto, sinta-se à vontade. SKX007 e 009 possuem a mesma referência, 7S26-0020, e são basicamente idênticos, a diferença entre eles é meramente estética. O SKX007 é o relógio de mostrador preto e bezel preto, já o 009 possui mostrador azul marinho (quase preto) e bezel azul e vermelho.
      São relógio muito versáteis, fáceis de usar e agradar. Se terá apenas um e puder escolher, compre com a pulseira de aço inox modelo jubileu (jubilee), ficará ainda mais versátil para usar com quase qualquer traje. Boas compras e qualquer coisa estou à disposição. Abraço!

  4. Bom dia.

    “trombei” com uma boa oferta no ML do 009 Jubileu. Após vários questionamentos sobre a procedência do Seiko, fechei com vendedor ao custo que sairia comprando direto sem as taxas alfandegárias.
    Gostaria de postar, não sei onde, as fotos e um filminho que o vendedor fez. Tem como?

    Obrigado pelo apoio Ramon.

    Agora e vender os que não quero mais rsss

    1. Que bacana, parabéns pela aquisição meu amigo. Como assim gostaria de postar? Vc diz algo como o Instagram? Crie uma conta por lá e procure @seikophd

      1. Claro, envie uma mensagem pela página de contato no menu superior do site, com seu e-mail, que lhe responderei. Um abraço!

    1. Que boa notícia meu amigo! Alegra-me saber que ficou feliz com o relógio. Parabéns pela aquisição e que venham outros! 🥂

  5. Boa noite Ramon! Tenho um Seiko Sportsmatc Super 7625-7013 com inscrição Water Proof (separado)!
    Um abraço!

    1. Olá Hector!

      Que bacana meu amigo, tem um peça histórica nas mãos, ainda mais com a inscrição separada. Está bem conservado com fundo bem visível?

  6. Oi Ramon! Está sim, apesar do fundo ser branco/prateado, está bem limpo, os ponteiros não estão oxidados! Quando recebi do ML os ponteiros não se regulavam conforme os comandados dados pelas coroa! Mas levei na Impala e eles fizeram uma boa revisão, alinharam os pontos de metal das horas com as linhas que ligam os pontos cardeais, além de limpar o mostrador!

  7. Boa tarde Ramon!

    Gostaria de aproveitar e lhe perguntar se é possível vedar um relógio Vintage com mais de 50 anos, pois tenho alguns relógios antigos, da década de 60 e 70, mas deixo de usá-los pq ao longo do dia lavo às mãos e, com receio de esquecer de tirá-los do pulso, temo que pode entrar alguma partícula d`água nesta lavagem, além da possibilidade de pagar alguma chuva/garoa.

    Um grande abraço!

    1. Boa tarde Hector!

      De maneira geral lavar as mãos não é um problema, basta ter um pouco de cuidado para não cair água no relógio, é bastante possível.

      Já a tal da chuva não tem como, é sempre arriscado, a boa notícia é que um relógio dos anos 60 ou 70 pode ser tranquilamente vedado. Muitas das borrachas podem ser encontrada no ebay, depois basta levar a um relojoeiro de confiança e fazer a instalação com aplicação de silicone próprio.

      A má notícia é que para alguns modelos é praticamente impossível encontrar borrachas específicas, mas alguns bons relojoeiros conseguem adaptar de outros modelos de forma que você consiga, ao menos, lavar as mãos com tranquilidade.

      Normalmente os relógios possuem um anel de borracha no fundo e outro no túnel por onde passada a haste da coroa. porém há exceções.

      Espero ter ajudado. Abraço!

  8. Claro que ajudou Ramon! Muito obrigado! Vou buscar as borrachas de vedação para proteger mais meus relógios contras possíveis “acidentes”! Muito obrigado pela ajuda e um ótimo fds!

  9. Obrigado pela dica Ramon, mais uma vez!

    Tenho um Lord Marvel 36.000, com a inscrição “SGP BAck St. Steel 5740-8000 Water Proof” (Water Proof separado) e com a inscrição 7006941, o que indicaria que o relógio foi produzido em outubro de 1967.
    Todavia, achei o mesmo modelo que tenho em mãos, se não for idêntico é muito parecido, dourado em números arábicos, num catálogo da Seiko (em pdf) do ano de 1977.
    Seria possível um relógio com a inscrição “Water Proof” ter sido produzido em 1977;/ Fiquei um pouco receoso sobre a originalidade da tampa, pois achava que teria um LM 36.000 do ano que foi lançado.
    Não achei todos os catálogos de 1967 para verificar, apenas um, que não estava lá. E percebi que naquela época um mesmo relógio tinham versões SS-WP e SGP-WP, sendo esse último com valor um pouco superior.

    Muito obrigado! Um grande abraço!

    1. Boa noite Hector!

      Primeiramente precisamos compreender que o mesmo relógio pode ser Waterproof e Water Resist, não existe uma obrigação de mudar o design do modelo após essa mudança na denominação da resistência à água, logo, em tese, pode haver seu LM water proof em 67 e water resist em 77, não há problema algum nisso.

      Já as siglas SS e SGP significam “Stainless steel” (aço inoxidável) e “Seiko Gold Plating” (folheado a ouro) respectivamente, por isso o SGP é realmente mais caro, ainda mais nessa época em que os relógios folheados passavam de 20 microns de ouro (a maioria hoje chega no máximo a 3 microns).

      Quanto à última pergunta, não houve Seiko Water Proof de 72 em diante, fique tranquilo que o seu é de 67 mesmo.

      Abraço meu amigo!

  10. Bom dia Ramon!
    Muito obrigado pelo esclarecimento! As inscrições referentes à prova d´água nos auxilia na hora de certificar a autenticidade do relógio ou ano menos da caixa, acho que faz parte da busca por um vintage de respeito!
    Um grande abraço!

    1. Bom dia Hector!

      Tem toda razão meu amigo, alguns colecionadores de vintage chegam a limitar seus relógios apenas aos modelos waterproof ou water proof, porém é uma questão de escolha da idade, mais do que qualidade.

      O ponto negativo dessa decisão é a exclusão de muitos relógios bastante interessantes.

      Grande abraço!

  11. Eu fico admirado com cada detalhe de um relógio vintage Seiko! Por exemplo, um Lord Marvel, além da questão da inscrição Water Proof ou Water Resistant e variações, pode ser da categoria (não sei se seria bem uma categoria propriamente dita) Sea Horse ou não. São mundos dentro de um universo!
    É um passa tempo agradável ficar pesquisando, comprando modelos, buscando catálogos, informações sobre determinado modelo que queremos adquirir e notar que cada um teve sua contribuição na jornada da Seiko. Diferente de ir numa relojoaria e simplesmente comprar o relógio!
    E nessa paixão por Seiko, conhecemos pessoas legais que sempre nos agregam mais conhecimento e ampliam nossa visão!
    Não sei se existe uma marca suíça que consiga atrair tantos apaixonados como a Seiko consegue, talvez por ter opções que possibilitam um grande números de pessoas adquirir um relógio confiável e com história por um preço justo! Além de ser uma marca que possibilitou a democratização do relógio, como o lançamento do quartz!
    Mais uma vez obrigado pela contribuição! Um grande abraço!

    1. Belas palavras Hector!
      Gostei bastante da alegoria dos “mundos dentro de um universo”, concordo plenamente e quanto mais você explorar esses mundos, mais planetas descobrirá, é um busca infinita e apaixonante.
      Estou nessas pesquisas há aproximadamente dezoito anos e lhe garanto que sempre estou aprendendo algo, descobrindo um detalhe, vendo que nada sei, e por aí vai.
      É uma pesquisa para a vida toda.
      Grande abraço!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑