Os relógios de mergulho da Seiko estão entre os mais emblemáticos e desejados do mundo. Eles se fazem presentes nos estojos de inúmeros colecionadores ao redor do planeta, desde alguns bem específicos que chegam a colecionar somente mergulhadores Seiko, a outros mais abrangentes que colecionam temas diversos, mas abrem uma exceção aos diver’s da Seiko.
Para atender a essa insaciável demanda a Seiko lançou no ano de 2018 duas séries que estão dando o que falar. A Seiko Prospex Black Series Limited Edition e a Seiko Prospex Street Series.

A Seiko Prospex Black Series Limited Edition foi anunciada no final de dezembro de 2017 e no primeiro trimestre de 2018 apresentou três modelos inspirados no mergulho noturno!
A caixa dos relógios recebe um revestimento preto que denota a escuridão do fundo do mar e tem como um segundo destaque o ponteiro de minutos em um tom laranja bem forte, mas que harmoniza bem com os índices em tom de pérola.

Mesmo no escuro profundo o exclusivo sistema luminescente LumiBrite da Seiko (farei um artigo em breve sobre ele) garante visibilidade bastante confiável.
Todos os três relógios são resistentes a mergulhos de até 200 metros, sendo dois relógios de máquinas solares de código Seiko SNE493P1 e SSC673P1 e um relógio mecânico – SRPC49K1. Ambos possuem coroa rosqueada, o Cronógrafo Solar possui trava dos botões também por rosca e o segundo relógio solar traz uma lente sobre a janela da data.

Apesar de eu ter um certo receio quanto a relógios que recebem revestimento, seja ele dourado ou preto como neste caso, não li reclamações a respeito de “descascados” após algum choque ou coisas do tipo. A série agradou e tem se mostrado um sucesso.
Leia também: A Incrível História da Seiko!

A Seiko Prospex Street Series foi anunciada este mês e vem para fechar o ano de 2018 em grande estilo.
Inspirados no primeiro relógio de mergulho do mundo feito em titânio e detentor de mais de 20 patentes, o Seiko Professional 600m de 1975, os novos relógios apresentam o mesmo protetor externo (hard coating) que garante maior segurança contra choques, mas com um design mais compacto (46,2 mm com a coroa), impermeabilidade a mergulhos de até 200 metros e uma proposta um pouco distinta.

Como seu próprio nome diz ele visa um público urbano e eu diria mais jovem, mas sem deixar de lado suas características aventureiras.
As pulseiras são de silicone reforçado e podem suportar ambientes severos, vêm em três cores distintas e recebem uma aplicação de textura semelhante ao couro. Gostei do resultado.

O bezel é em alumínio e não possui qualquer número gravado. A caixa em aço inoxidável tem a conhecida estrutura protetora dos Seiko Tuna, o mostrador vem praticamente no mesmo tom de cor da pulseira e traz uma única janela de data às 04 horas.
Minha crítica paira principalmente sobre a opção de utilizarem apenas o calibre solar Seiko V157 nesses relógios. Entendo a razão para isso, especialmente a praticidade necessária nessa correria em que vivemos, porém penso que ao menos uma opção de calibre mecânico deveria ser oferecida, assim, agradar-se-ia a praticamente todos os usuários e colecionadores.

Outro ponto negativo está no material que utilizarão para fabricar o protetor externo, segundo a Seiko ele será de plástico! Algo realmente lastimável (mesmo sabendo que será um plástico de boa qualidade), especialmente para um relógio que já foi anunciado com preço sugerido de US$ 450,00, mas que, acredito, deve se estabilizar na faixa dos 300 e poucos dólares após algum tempo.
Os relógios são bonitos, robustos e devem agradar ao público em geral. Quanto aos colecionadores mais tradicionais que tendem a optar por movimentos mecânicos e a detestar plástico em seus pulsos, obviamente não são o alvo da Seiko Prospex Street Series, ao menos por enquanto.
E você, amigo (a) leitor (a), o que achou dessas séries? Compartilhe esta publicação com seus amigos e ajude a difundir a horologia. Assine também nossas notificações por e-mail, inscreva-se em nosso canal no YouTube, junte-se a nós no Facebook e nos acompanhe no Instagram. Forte abraço!
Lindos esses relógios, difícil seria escolher só um.
Hahah grande verdade meu amigo.