Seiko cal. 7009! – Calibres #2

A série Calibres traz detalhes a respeito dos principais movimentos fabricados pela Seiko independentemente do tipo de maquinário em que eles se enquadrem e hoje veremos outro relevante calibre da marca, o 7009.

O  Seiko cal. 7009 foi lançado em janeiro de 1977 no intuito de ser uma máquina simplificada e acessível da empresa. Ele teve como base o calibre 7005 e foi produzido até dezembro de 1995, representando um sucesso de vendas durante uma época em que a atenção das fabricantes de relógios se voltava para os recém-lançados relógios a quartzo.

Máquina Seiko cal. 7009.

O cal. 7009 se tornou bastante popular por equipar inúmero relógios da linha Seiko 5 no decorrer de quase vinte anos e se demonstrar bastante confiável, resistente, de manutenção mais simplificada que calibres anteriores, contudo tem como principais pontos negativos as ausências do câmbio rápido do calendário e do sistema de hacking-seconds (o interromper do movimento do segundeiro ao puxar completamente a coroa).

Trazendo uma massa oscilante menor que o cal. 7005, o 7009 teve o enrolamento da mola principal facilitado e ganhou em desempenho. Ele também apresentou menor número de partes móveis, reduzindo desgaste e manutenção a médio e longo prazo.

Seiko 7009-8008.

Apesar do longo período de produção não houve qualquer atualização nesse movimento, apenas a versão 7009A foi produzida por quase duas décadas. Isso reforça o sucesso do calibre e/ou demonstra como os relógios mecânicos ficaram um pouco relegados no início da Era do Quartzo.

É um calibre que ainda hoje está nos pulsos de milhares de pessoas mundo afora funcionando com elevadíssimo índice de satisfação. É possível encontrar boas peças por preços convidativos em mercados de semi-novos e na internet.

Seiko 7009-8270 de 1989.

Outra curiosidade é que ele antecede o confiável calibre 7S26 que hoje domina os relógios de entrada e alguns modelos intermediários da Seiko.

Calibre Seiko 7009:

Tipo: Automático in-house;
Início da fabricação:
 Janeiro de 1977;
Fim da fabricação: Dezembro de 1995;
Quantidade de rubis: 17 jewels;
Oscilações por hora: 21.600 bph;
Principal expoente: Seiko 7009-8860 World Time, a primeira foto deste artigo;
Observações: De maneira geral equipou relógios básicos, mas muito competentes da Seiko, tornando-se uma referência entre os relógios mecânicos de grande custo benefício por décadas.

Compartilhe esta publicação com seus amigos e ajude a difundir a horologia. Assine também nossas notificações por e-mail, inscreva-se em nosso canal no YouTube, junte-se a nós no Facebook e nos acompanhe no Instagram. Forte abraço!

12 comentários em “Seiko cal. 7009! – Calibres #2

Adicione o seu

  1. Boa noite.
    Achei um relógio antigo do meu falecido sogro.
    Você teria alguma informação sobre ele?
    Ainda está com as etiquetas de onde comprou, nunca foi usado.
    Seiko referência CW1195, Cal 7009, ele é verde e com o vidro quadriculado e está em um estojo jeans.
    Obrigado

    1. Olá Fábio!
      Dê uma lida atrás do relógio, é 7009-????
      Se preferir pode enviar algumas fotos com boa resolução em nosso Instagram.
      Abraço!

  2. boa noite,,,,ganhei um seiko com o numero de serie…774476 ——7009 8028,,,,gostaria de saber se consigo restaurar ele…pulseira/vidro……o ano de fabriação e 1977?

    1. Boa noite Rubernaldo! Tudo bom?
      Com base nesses dados seu relógio foi fabricado em julho de 1977 ou julho de 1987.
      É possível restaurar sim, em que cidade você reside?

  3. Caros, posso, e devo afirmar sem qualquer sombra de duvidas que o calibre 7009 da seiko é de longe um dos melhores alguma vez concebido e construído. Tenho um com + de 42 anos que estou a usar neste momento..simplesmente notável! Os actuais calibres”low end” são caros e muito muito inferiores! Este 7009 ainda é um “hig end”. Hoje para ter um bom seiko “hig end” só um grand seiko ou muito equiparado!!!

    1. Olá Abílio!
      Sem dúvida alguma é um calibre remanescente de uma época em que as coisas eram feitas realmente para durar.
      Parabéns por preservar essa bela máquina.
      Grande abraço!

  4. boa tarde ! tenho um Seiko calibre 7009 -8761 o número de série é 7D0948 mostrador branco ! gostaria de saber o ano de fabricação dele ! ele é muito bom e está muito conservado ! ele foi produzido na zona franca de Manaus ! tem escrito na tampa do fundo prod.zf Manaus 542AM

    1. Boa tarde!
      O calibre 7009 foi fabricado de 1977 a 1995, logo, seu relógio seria de dezembro de 1977 ou dezembro de 1987.
      Parabéns pelo clássico modelo!

  5. Tenho um seiko automatic calibre 7009-3940F / 657097 está escrito zona franca de Manaus. A dúvida é: se está escrito Madein Brasil a máquina é japonesa?

    1. Olá Fábio!
      Alguns relógios da Seiko são montados na ZFM, mas são produzidos na Ásia. A ideia é apenas aproveitar o incentivo fiscal brasileiro, então fique tranquilo, a máquina é japonesa – não quer dizer que tenha sido construída no Japão, nosso próximo vídeo explicará bem essa questão.
      Abraço!

  6. Ao ler esse artigo, estou usando um 7009/6000 Daini Seikosha fundo branco, onde coloquei uma pulseira nato listrada cinza e preto. Apesar de ter outros 16 relógios, entre Seiko e Orient (automáticos e quartzo), não consigo mais tirar esse relógio do meu pulso. Fui presenteado com ele por um colega de trabalho, que sabia da minha adoração por relógios. Estava parado, com a massa oscilante danificada, um index solto e a moldura do calendário também. Levei num relojoeiro generalista, infelizmente, mas pelo menos conseguiu por a máquina em funcionamento. Uma relíquia!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: