Calibres: Seiko cal. 7009

Última atualização: 28/07/19.

A série Calibres traz detalhes a respeito dos principais movimentos fabricados pela Seiko, sejam eles a quartzo, mecânico, cinético, solar, dentre outros. Hoje debateremos um relevante calibre da marca, o 7009.

O  Seiko cal. 7009 foi lançado em janeiro de 1977 no intuito de ser uma máquina simplificada e acessível da empresa. Ele teve como base o movimento 7005 e foi produzido até dezembro de 1995, representando um sucesso de vendas durante uma época em que a atenção das fabricantes de relógios se voltava para os recém-lançados relógios a quartzo.

Máquina Seiko cal. 7009.

O cal. 7009 se tornou bastante popular por equipar inúmero relógios da linha Seiko 5 no decorrer quase vinte anos e se demonstrar bastante confiável, resistente, de manutenção mais simplificada que calibres anteriores, contudo tem como principais pontos negativos as ausências do câmbio rápido do calendário e de hacking-seconds (o interromper do movimento do segundeiro ao puxar completamente a coroa).

Trazendo uma massa oscilante menor que o cal. 7005, o 7009 teve o enrolamento da mola principal facilitado e ganhou em desempenho. Ele também apresentou menor número de partes móveis, reduzindo desgaste e manutenção a médio e longo prazo.

Seiko 7009-8008.

Apesar do longo período de produção não houve qualquer atualização nesse movimento, apenas a versão 7009A foi produzida por quase duas décadas. Isso reforça o sucesso do calibre e/ou demonstra como os relógios mecânicos ficaram um pouco relegados no início da Era do Quartzo.

É um calibre que ainda hoje está nos pulsos de milhares de pessoas mundo afora funcionando com elevadíssimo índice de satisfação. É possível encontrar boas peças por preços convidativos em mercados de semi-novos e na internet.

Seiko 7009-8270 de 1989.

Outra curiosidade é que ele antecede o confiável calibre 7S26 que hoje domina os relógios de entrada e alguns intermediários da Seiko, porém continua sem hacking, apesar de já embarcar o câmbio rápido do calendário.

Calibre Seiko 7009:

Tipo: Automático in-house;
Início da fabricação:
 Janeiro de 1977;
Fim da fabricação: Dezembro de 1995;
Quantidade de rubis: 17 jewels;
Oscilações por hora: 21.600 bph;
Principal expoente: Seiko 7009-8860 World Time, a primeira foto deste artigo;
Observações: De maneira geral equipou relógios básicos, mas muito competentes da Seiko, tornando-se uma referência entre os relógios mecânicos de grande custo benefício por décadas.

Há algum calibre da Seiko que você gostaria que fosse analisado? Deixe nos comentários abaixo que dentro do possível será atendido.

Não deixe de assinar nossas notificações por e-mail, de se inscrever em nosso canal no YouTube, curtir nosso Facebook e de nos seguir no Instagram. Forte abraço!

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑