O relógio perfeito para o seu churrasco!

Não sei você, mas eu sou apaixonado por churrasco! Não apenas por comer, mas também por preparar o churrasco, manusear as carnes, ajustar as facas, buscar aquele ponto desejado e confraternizar com amigos e familiares.

Essa paixão pode conflitar com a horologia se você não estiver com o relógio correto no pulso, e compreendo um certo espanto e curiosidade advindos desta afirmação.

Seiko 6309-7290. Foto: @SeikoPhD.

Daí surge a pergunta, existe um tipo de relógio correto para se preparar um churrasco? A resposta é COM CERTEZA.

O ato de grelhar ou assar uma carne expõe o churrasqueiro e seus equipamentos, entre eles o relógio, a alguns ambientes extremos que requerem certos cuidados, abaixo elenquei pontos importantíssimos.

Seiko SSG005 Radio Sync Solar Chronograph World Time. Foto: divulgação Seiko.

1. A pulseira do relógio:
A pulseira deve ser escolhida com cuidado, pois algumas mancham facilmente, em especial as de couro e as NATO de cores claras. Basta o respingar de gordura, sangue, ou até mesmo água para surgir uma mancha eterna naquela bela pulseira. Meu irmão Renner, também colecionador de Seiko, certa vez passou pela desagradável experiência de ter uma lindíssima pulseira de couro RedWing manchada definitivamente em um churrasco. Diversos produtos foram aplicados posteriormente, mas a mancha persiste.

Pulseira de borracha, silicone ou plástico (como algumas de qualidade questionável) podem se deformar com o calor excessivo, ocasionar queimaduras, romper e até deixar o relógio cair nas brasas.

Seiko Kinetic 5M23-6B55. Foto: arquivo @SeikoPhD.

Opte por braceletes em aço inoxidável, assim ficará mais tranquilo para se concentrar naquilo que mais importa nesse momento.

Leia também: O relógio Seiko dos pilotos “Kamikazes” da Segunda Guerra

2. A caixa do relógio:
Importante vc estar seguro quanto à vedação da caixa do relógio.
Muitos líquidos entrarão em contato com a caixa, além de fumaça e vapor, assim, não pode haver falhas nesse ponto.

Seiko Spirit SCVS003. Foto: chrono24.co.uk

O material que compõe a caixa também é importante, os mais aconselháveis são os metais, especialmente os inoxidáveis, mas a cerâmica também não representa grandes problemas. Relógios de bronze exibirão oxidações variáveis dependendo do tipo de líquido que tocar sua superfície, relógios de plástico ou borracha podem manchar ou serem danificados pelo calor. Relógios de madeira idem.

3. Ferramentas auxiliares:
O controle do tempo é fundamental na hora de grelhar ou assar alguns tipos de carne, então se o relógio possuir mecanismos que o auxilie, como cronógrafo ou até mesmo um bezel rotativo, certas marcações ou cálculos básicos serão facilitados e essas funções podem pesar no momento da escolha do relógio.

Seiko SKX013 com pulseira NATO. Foto: gumtree.com

Neste breve artigo falei do churrasco, mas os cuidados acima são válidos para praticamente qualquer atividade na cozinha, vale a pena estar alerta. Após o encerramento das atividades um pouco de água e sabão neutro removerão facilmente os resquícios de gordura e demais materiais que tenham aderido ao relógio.

Já fiz inúmeros churrascos com diver’s, esportivos e cronos no pulso, porém costumo preferir os primeiros, já que sempre reviso suas vedações e eles possuem maior proteção contra um esbarrão aqui ou ali, assegurando o bom estado de conservação da peça, além do bezel que me ajuda em determinados cálculos, mas essa escolha é pessoal.

Seiko 6139-6005. Foto: ebay.co.uk

E você já tinha se atentado para esses detalhes? Costuma utilizar qual relógio quando está na cozinha ou na churrasqueira?

Não deixe de assinar nossas notificações por e-mail, de se inscrever em nosso canal no YouTube, curtir nosso Facebook e de nos seguir no Instagram. Forte abraço!

 

6 comentários em “O relógio perfeito para o seu churrasco!

Adicione o seu

  1. Muito bom e interessante a idéia que o artigo nos traz, também amo churrasco e sou colecionador Seiko, mais uma vez obrigado pelas excelentes dicas!! Continue assim! Grande abraço!

  2. Excelente artigo, traz boas dicas e reflexões.
    Parece algo simples, mas precisamos nos atentar para isso, afinal ninguém quer levar uma marca negativa em sua memória de um momento que deveria ser de alegrias e confraternização!!

    1. É verdade Renner! Ganhei uma mancha definitiva em uma linda pulseira de couro caramelo ao deixar cair sabonete líquido nela enquanto lavava as mãos, ô arrependimento! Rsss

  3. Muito interessante o que você disse aqui, prefiro correias de couro em meus relógios e já tive problema com esbarrão em faca que danificou minha correia. Mudando de assunto, qual é o nome desse relógio de fundo laranja no alto do texto?
    Saudações de Santa Catarina!
    Agenor

    1. Olá Agenor! Obrigado pela sua mensagem. Uma pena o ocorrido com a pulseira do seu relógio. Quanto ao relógio que perguntou é o Seiko SKX781, também chamado Orange Monster 1ª geração ref. 7S26-0350. A foto é minha e o relógio, realmente muito bonito, pertence ao meu irmão. Um abraço!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑