Seiko cal. 7S26 vs. 7S36 e a polêmica do plástico!

Minha paixão por relógios, especialmente pelos Seiko, leva-me a constantes compras e ocasionais vendas. Há algum tempo apareceu a oportunidade de comprar um belo Seiko 5 Sports Atlas Landshark 7S36-01E0 (foto acima) aparentemente em ótimo estado de conservação, todavia o vendedor me informou que o calendário não estava funcionando adequadamente.

Seiko Atlas parcialmente desmontado. Foto: seikophd.com

Não me intimidei, realizei a compra sabendo que o calibre 7S36 tem como base o cal. 7S26, não sendo, portanto, nada impossível de se resolver, haja vista a simplicidade do calibre 7S26 e a abundância de peças no mercado. Ao abrir o relógio observei o movimento e alguns detalhes me chamaram a atenção:
1. A constatação da semelhança com o 7S26, realmente são praticamente idênticos;
2. O calendário parecia perfeito, todas as peças no lugar, porém não funcionava;
3. A surpresa negativa foi observar que várias engrenagens de plásticos equipavam o 7S36, ao contrário do 7S26 onde as mesmas são de metal.

As engrenagens de plástico na ponta da pinça. Foto: seikophd.com

Não sou relojoeiro, sou curioso, estudo constantemente o assunto, mas quando a situação complica meu grande amigo Gelson Filgueiras, relojoeiro há mais de 40 anos e proveniente de uma família de relojoeiros que prepara a quarta geração de especialistas, é quem me salva. Ele abriu novamente o relógio e deixou transparecer o incômodo com as peças de plástico do cal. 7S36, apesar de já ter reparado outros desse modelo.

As engrenagens em metal do 7S26 e a preta ao lado de plástico. Foto: seikophd.com

Por fim foram identificados desgastes em uma alça e uma engrenagem que eu nunca encontraria, estas foram substituídas por outras peças de aço, assim como todas as engrenagens de plástico do meu 7S36 hoje são engrenagens de aço provenientes de um 7S26 doador. Gelson é um gênio!

Cal. 7S36 do Seiko Atlas e três engrenagens de plástico na foto. Foto: seikophd.com

É obvio que uma peça de plástico roçando ou sendo tracionada por peças de aço sofrerá desgaste considerável. Alguns relógios têm aro interno rotativo de plástico sendo acionados pela haste da coroa em aço, como é o caso do famoso Seiko Pogue. Esse conflito de materiais explica, inclusive, a dificuldade de se encontrar um Pogue com aro interno original funcionando, a maioria que vemos por aí utiliza peças de reposição.

Mostrador e coroa. Foto: seikophd.com

Eu compreendo a situação dos aros de sustentação de boa parte dos calibres atuais serem de plástico por conta da melhor absorção de impacto, resistência natural ao magnetismo, facilidade de moldagem e etc. Agora, a ideia de partes importantes da máquina serem de plástico é mais difícil de digerir, uma vez que sacrificam a durabilidade do próprio calibre.

Seiko Atlas x Harley-Davidson. Foto: arquivo @Seiko.PhD.

Meu problema foi solucionado facilmente pelas mãos de um mestre relojoeiro e uma máquina doadora. Espero que este relato ajude outros amigos que estejam na mesma situação e peço desculpas por ter, talvez, expressado demasiadamente minha insatisfação.

Não deixe de assinar nossas notificações por e-mail, de se inscrever em nosso canal no YouTube, curtir nosso Facebook e de nos seguir no Instagram. Forte abraço!

 

36 comentários em “Seiko cal. 7S26 vs. 7S36 e a polêmica do plástico!

Adicione o seu

  1. Obrigado pelas preciosas informações sobre esse calibre 7s36, sou fã do 7s26 e pretendo sempre usá-lo! Abraço!

    1. No final de setembro de 2020 comprei pela internet um Seiko idêntico a esse apenas com os ponteiros verdes e o decalque do bezel azul. Estava anunciado na Olx como sucata e ridiculamente barato, estava em Salvador. Comprei sabendo dos riscos. Meu maior medo era ser falso, mas se fosse perderia pouco. Chegado, constatei que dificilmente seria falso, mas ainda estava parado. Como moro em BH, levei a Gelson Filgueiras e o diagnóstico foi o balanço. Hoje, 15/10 fui buscá-lo, revisado, revitalizado e regulado. Conversei com o Gelson como se fossemos conhecidos de longa data, uma pessoa espetacular, levarei outros para ele reviver e farei indicações. Agora é curtir o brinquedo novo.

      1. Bom tê-lo por aqui Francisco!
        Fiquei sabendo do seu relógio e inclusive cheguei a vê-lo, que história incrível meu amigo, um verdadeiro achado.
        Parabéns pelo belo SKZ209 e que lhe traga muitas felicidades. O Gelson é uma pessoa e tanto.
        Abraço!

  2. Ola.

    Virei fã dos Seikos, iniciante que sou e querendo comprar um, estou na duvida entre 2 modelos SKX 007 e SKX 009, principalmente por não saber a diferença entre eles. Pode me ajudar?

    1. Olá meu amigo!
      SKX007 e 009 possuem a mesma referência, 7S26-0020, e são basicamente idênticos, a diferença entre eles é meramente estética. O SKX007 é o relógio de mostrador preto e bezel preto, já o 009 possui mostrador azul marinho (quase preto) e bezel azul e vermelho.
      São relógio muito versáteis, fáceis de usar e agradar. Se terá apenas um e puder escolher, compre com a pulseira de aço inox modelo jubileu (jubilee), ficará ainda mais versátil para usar com quase qualquer traje. Boas compras e qualquer coisa estou à disposição. Abraço!

      1. Fico feliz por ter ajudado.
        De maneira geral a Amazon é mais segura, comprando por lá eles já incluem os impostos (60% sobre o valor do relógio + frete) e você evita os embaraços e a demora alfandegária. Por outro lado, como já incluem as taxas e impostos não há como escapar.
        No eBay você precisa checar primeiramente o vendedor, ter certeza de se tratar de alguém com renome, que fez muitas vendas e foi bem positivado, igual ao MercadoLivre. A “vantagem” do eBay é a chance de não ser taxado, é uma loteria e costuma demorar mais a chegar. Compre com envio rastreado, ainda mais por ser um produto mais caro.
        Por outro lado temos boas ofertas ocasionalmente no Brasil. Faça o cálculo com cuidado, coloque os impostos e veja o que vale mais a pena para você.
        Quando decidir me avise, por falar nisso já escolheu entre 007 e 009?

      2. Valeo Ramon. É uma escolha dificil e cuidados, pois será compra unica rssss. Só sei que serâ Junileu.
        Calculei que o valor estarâ entre 850 a 1.100. Valores bem atrativos comparado com os daqui.

        Obrigado.

        Sabe se na Argentina os preços são bons?. Vou pra la junho.

      3. Pense sempre nos impostos para realizar o cálculo, exemplo:
        Seiko SKX007 na Amazon por 250 dólares; dólar a 3,94 hoje, logo, 985,00 reais + 0,6 (IOF do cartão), 59,10 = R$ 1.044,10, fora frete e taxa de 60%, então pode passar dos 1600,00 bem facilmente 👍
        Como disse na outra resposta, faça o cálculo com bastante calma. Vez ou outra aparecem SKX no ML na faixa dos 1300, novo.
        Na Argentina infelizmente é o preço daqui aproximadamente, pois está baseado no dólar. Nossa moeda vale mais, porém o relógio será bem mais caro, o que equilibra. Na Argentina vale a pena comprar produtos fabricados lá, pois há isenção de impostos, e olhar a feira de San Telmo, sempre se acha itens interessantes lá.

      4. Origado.
        Mas como adoro piscina….quero z garantia de vedação.
        Hoje tenho 2 que me dão essa garantia um Casio Dw 290, paguei 170 ML e um timex não lembro o modelo, esse ganhei.
        Coloquei a venda no ML Um Seiko SQ 100, um Oriente Shark, um Seiko Cronografo, e talvez coloque mais uns dois.
        Alias esse Seiko Scuva SQ100, não acho na Net nada sobre ele. Vc conhece esse???

      5. Passar de 1600, dinheiros importando direto?
        E como ML pode ser mais barato?

        Ramon obrigadão pelas informaçóes amigo

      6. Acontece que muitas pessoas compram o relógio nos EUA e Europa, entram no Brasil sem sofrerem taxação e conseguem vender por um valor mais acessível, eu mesmo já trouxe alguns sem ser taxado ao voltar de viagem. Faça os cálculos com calma para tomar a decisão correta. Um abraço!

      7. Verdade. Obrigado Ramon. Agora vou te dar folga.rsss.

        Sabe alguma coisa sobre esse SQ100 que tenho da Seiko? Parece um diver bem simples. Obrigado

      8. Há vários modelos de Seiko SQ100, de alguns bem básicos a divers e cronos. São calibres a quartzo bem confiáveis 👍

      9. Tente comprar um lacrado na caixa, assim assegura também a vedação que você citou anteriormente.

  3. Ramon, por favor vou precisar de uma boa orientação.
    Após ponderar sobre suas colocações, vou buscar no ML.
    Só que não tenho condições de saber se é original.

    Quais os sinais ou detalhes para verificar. Vc esta em São Paulo?

    1. Tente comprar um lacrado na caixa, assim assegura também a vedação que citou anteriormente. A lista de itens a observar é bem extensa, tenho um artigo a respeito quase pronto, está programado para ser publicado no final de junho.
      Se for um modelo seminovo há bastante coisa a ser observada, escrevi um artigo anteriormente com dicas para comprar relógios vintages, acesse aqui.
      Sou de Belo Horizonte, MG.

  4. Oi Ramon excelente textos , elucida muitas duvidas , em português, não há material disponível como o seu .
    Comprei um skx007j , e tenho algumas duvidas básicas, ele precisar dar corda ? Ou só com o movimento do pulso ele ” da corda ” , tenho muito receio de estourar a corda , e vi algo que não posso mudar a data ou dia da semana, entre 21 e 4 horas,…. é isso tem mais algum modo que danifica o relogio ao alterar as horas ? Abs

    1. Parabéns pela bela aquisição Marcelo, é um relógio e tanto. Seu relógio vem equipado com o cal. 7S26 (leia sobre ele aqui) e este calibre não possui corda manual, apenas automática mesmo, ou seja, com o movimentar do relógio – leia sobre os movimentos automáticos aqui.

      Quanto ao ajuste da data ela deve ser evitada a partir do momento em que o mecanismo começa a trocar a data automaticamente, se você forçar realmente pode haver a quebra de partes do mecanismo. Geralmente essa troca começa por volta das 21 ou 22 horas e termina até as 3 horas. Sempre que for ajustar seu calendário basta mover os ponteiros até por volta das 05 horas e realizar o ajuste com tranquilidade.

      Obrigado, fico feliz que tenha gostado do SeikoPhD e continue nos acompanhando, grandes novidades vêm por aí. Forte abraço!

  5. Certo muito , obrigado , sempre procurei esse relogio , e gosto muito dos de mergulho … inclusive ja estou vendo outro um solar … padi, uma outra duvida quanto tempo dura , essa reserva de energia dele … tipo se eu usar ele umas 8 horas ele aguenta quanto tempo mais ou menos , e nunca posso fazer os movimento anti horario para acerta- lo ? obrigado

    1. Olá Marcelo! A reserva de energia e muitos outros detalhes você confere no artigo que comenta o seu calibre, leia aqui. Quanto ao fato de você o utilizar por 8 horas vai depender muito da forma como foram essas oito horas. Se você ficar esse tempo caminhando ele enrolará muito bem, se permanecer sentado em um escritório a maior parte do tempo ele enrolará muito menos, mas deve ser suficiente para encontrar o relógio funcionando na manhã seguinte. Falei sobre muitos desses detalhes, inclusive sobre alguns mecanismos de enrolamento no artigo que tratou dos relógios automáticos parados, leia que tem ótimas dicas. Um abraço!

  6. Olá, Ramon. Descobri o seu site por acaso. Li a reportagem toda e saber que o calibre 7S36 tem peças importantes em plástico me desagradou bastante. Estava namorando o Snzg15b1, mas dessa descoberta saiu da minha lista. Obrigado pelo texto.

    1. Olá Eduardo! Fico feliz de saber que este artigo o auxiliou de alguma forma.

      A questão do plástico é bastante abrangente e polêmica, acredito que jamais conseguiremos nos livrar dele, uma vez que continua evoluindo e tem sido utilizado até mesmo em fuselagem de aviões.

      A aplicação de engrenagens de plástico de alta qualidade para movimentar a roda do calendário, por exemplo, tem se mostrado um sucesso por conta da baixa manutenção, uma vez que o plástico dispensa a lubrificação e, por conseguinte, acaba não acumulando resíduos que demandariam a intervenção de um relojoeiro.

      Veja que temos aqui uma aparente inconsistência, pois o plástico pode gerar menos manutenção que o aço neste caso específico. A roda do calendário se movimenta realmente muito pouco, com isso tende a perder a lubrificação quando de aço e em contato com partículas de poeira pode se formar uma crosta que acaba por forçar todo o mecanismo, demandando manutenção.

      É um assunto interessante, contemporâneo e que ainda vai dar o que falar. Particularmente não deixaria de pegar um relógio desejado por conta disso, inclusive vendi esse meu Atlas do artigo e comprei outro idêntico com o cal. 7S36 original, pois amo o desgin desse modelo. Até agora não tive problema.

      Um amigo de trabalho tem um SNZG15J1 há uns seis anos, comprado inclusive por indicação minha, e nunca apresentou problema, na verdade nunca fez sequer uma manutenção preventiva.

      Forte abraço meu amigo e boa escolha!

  7. Tenho aqui em casa alguns seikos automáticos. Dois são seiko 5 militares: um caixa 38 e outro caixa 42. Engraçado. O menor é calibre 7S26B e o outro, o militar de caixa maior, tem calibre 7S36C. Gosto igualmente de ambos. E examinando o maquinário deles pela tampa transparente do fundo, não se nota nenhuma diferenças no desenho e disposições das peças. Nem se vê engrenagens de plastico em nenhum deles. A única diferença aparente é que o 7S26B tem 21 jewels enquanto o 7S36C tem seus 23 jewls….Na próxima revisão que fizer deles vou levar ambos juntos no nosso amigo Gelson e observar se há muitas diferenças, levando-se em conta que os seikos 5 militares são mais simples que o seu Atlas ai da matéria e não possuem complicações de benzel…..

    1. Muito bem observado meu amigo!

      Você tem a vantagem de ter os dois fundos transparentes e realmente é possível ver muitos detalhes do mecanismo de ambos, contudo as engrenagens de plástico estão localizadas abaixo da ponte e da platina do movimento. Certamente escolheram esses lugares de propósito, para não serem vistos a menos que o maquinário seja parcialmente desmontado.

      Quanto às diferenças, bem, vai observar que são mínimas, os dois calibres são praticamente idênticos e o bezel interno rotativo é movimentado pelo contato de um “dente” na haste da coroa com os entalhes do bezel. Toda a movimentação ocorre fora do calibre, então não há maior complicação do movimento, a complicação é externa mesmo.

      O Gelson certamente te mostrará os detalhes que são bastante curiosos e causam certa indignação na hora, apesar das engrenagens de plástico estarem em pontos de pouco estresse e movimento. Obrigado pela costumeira excelente contribuição aos artigos.

      Um abraço!

  8. Ótimo relato. Enriquece nosso conhecimento dessas peças que tanto amamos. Aproveitando o gancho, estou à procura de um cronógrafo equipado com o 7A48. Lindo movimento este. Abra

    1. Olá Israel!

      O calibre 7A48 equipa belíssimos cronógrafos da Seiko e realmente já faz algum tempo desde a última vez que vi um à venda. Continue sua busca que na hora certa surgirá um ótimo exemplar para sua coleção.

      Muito obrigado e volte mais vezes meu amigo. Abraço!

  9. Prezado, parabéns pela foto com a Sportster!! Ficou bacana ao lado do relógio. Comprei hoje um SEIKO snzg13K1, que possui o calibre 7s36. Isso depois de ver o vídeo do Leandro do GMT Menos 3, mas a decisão foi pela beleza do produto e achei que combina comigo. Aguardando ansiosamente o relógio. Acho que a discussão sobre relógios automáticos são parecidos com as discussões sobre H-Ds. Ambos possuem engenharia fenomenal, custam um valor substancial e exigem atenção. Abraço!

    1. Obrigado Leonardo!
      Essa foto foi tirada na cidade de Paracatu, Minas Gerais, em uma parada rumo ao Moto Capital de 2017, uma viagem deliciosa de quase 2 mil quilômetros em direção a um evento sensacional, não sei se já teve a oportunidade de ir.
      Concordo totalmente com sua comparação entre a Harley e os relógios mecânicos, ambos têm realmente bastante em comum.
      Um grande abraço, parabéns pelo novo relógio e espero que possa aproveitá-lo bastante!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑