Seiko 6309-7290 “Slim Turtle” de 1982! Review #2

O review de hoje será do Seiko Automatic Diver’s 6309-7290, um clássico dentre os relógios de mergulho da Seiko. Sempre comento em tom de brincadeira que o 6309-7290 é o “avô” do aclamado Seiko SKX por se localizar duas gerações atrás deste ícone contemporâneo.

Fabricado entre 1976 e 1988, o cal. 6309 equipou esse relógio incumbido da importante missão de substituir o cobiçado cal. 6105 como o relógio padrão da Seiko para a prática de mergulho em até 150 m de profundidade.

Foto: seikophd.com

Sucesso de vendas no mundo inteiro, tornou-se extremamente popular entre os militares e os mergulhadores profissionais, sendo bastante procurado ainda hoje, seja para o uso diário ou para compor coleções diversas.

relatos incríveis de mais de 1000 horas de uso desses relógios por mergulhadores profissionais em condições extremas, água salgada, correnteza, areia e tudo isso sem qualquer sinal de oxidação ou dano em sua máquina ou estrutura.

Foto: seikophd.com

O calibre 6309 embarca 17 rubis e funciona a 21.600 oscilações por hora, não possuindo qualquer outro artifício como corda manual e hacking-seconds – o ato de parar o ponteiro de segundos ao puxar completamente a coroa. A complicação limita-se a um calendário duplo com data mensal e semanal localizado às três horas.

O design da caixa vem diretamente dos primeiros Seiko Turtle (por isso também é conhecido como “slim Turtle”) e se tornou o padrão para os próximos relógios de mergulho da empresa (excetuando os de grande profundidade), sofrendo poucas modificações nas décadas seguintes ao incorporar alguns modelos a quartzo, seu sucessor mecânico com o calibre 7002, passou pela família SKX e segue em produção com os novos Seiko 5 Sports.

Fundo do relógio. Foto: seikophd.com

A coroa é rosqueada e está localizada às 4 horas, já o bezel é bidirecional e intercambiável com diversos outros modelos de mergulho da Seiko. O relógio originalmente vinha apenas com pulseira de borracha e possui encaixe de 22 mm. No fundo vê-se a Tsunami Seiko, marca amplamente conhecida e utilizada na maioria dos relógios de mergulho da empresa, além de diversas informações técnicas que detalhei aqui.

É um relógio que realmente só me trouxe alegria. O meu exemplar é de 1982continua bastante preciso mesmo após 37 anos de fabricação e apresenta uma reserva de energia de 47 horas, superando outros calibres mais modernos como o 4R36 e o cal. 7S26. É um vintage de respeito!

Seiko 6309-7290_1_seikophd
Seiko 6309-7290 Slim Turtle. Foto: @seikophd.

O relógio é muito confortável no braço, demonstra sua robustez pelo peso que possui, mas sem excessos, e fica muito bem com diversos tipos de pulseiras e braceletes. Seja em aço inox, borracha ou uma NATO, a versatilidade do 6309-7290 se faz presente e encanta com facilidade.

A máquina em si é simples e confiável, quase não há relatos de problemas, inclusive muitos desses relógios ainda continuam sendo utilizados para mergulho. Algo que também chama a atenção é a facilidade com que esse calibre enrola a mola principal. Com pouquíssimo uso o relógio funciona por quase dois dias, a impressão é de que calibres atuais precisariam de ao menos uns 40% a mais de uso para conseguir a reserva de energia do 6309.

Foto: seikophd.com

A luminescência dos marcadores de horas enfraqueceu com o passar das décadas e à noite ainda se vê algo, mas bem fraco. Como sua produção foi encerrada em 1988, hoje ele só é encontrado no mercado de seminovos e exige algum cuidado na hora da compra. Escrevi um Guia com todos os passos necessários na hora de comprar um relógio vintage.

Dados técnicos:

Referência: Seiko 6309-7290;
Código: N/a;
Apelido: Slim Turtle;
Tipo: Diver’s automático;
Calibre: 6309 de 17 jewels;
Alternâncias por hora: 21.600 a/h;
Reserva de energia: 47 horas;
Resistência à água: 150m;
Mostrador: Preto com aro interno fixo na cor preta;
Coroa: Rosqueada, localizada às 4 horas;
Caixa: 42 mm sem a coroa;
Bezel: bidirecional, 60 cliques, preto
Bracelete: 22 mm.

Tem sugestão, ficou alguma dúvida ou gostaria de comentar algo? Utilize o espaço abaixo.

Não deixe de assinar nossas notificações por e-mail, de se inscrever em nosso canal no YouTube, curtir nosso Facebook e de nos seguir no Instagram. Forte abraço!

4 comentários em “Seiko 6309-7290 “Slim Turtle” de 1982! Review #2

Adicione o seu

    1. Boa tarde Edylson! Tudo bom meu amigo?
      A questão de valer ou não a pena é bastante subjetiva, pessoalmente dou preferência aos relógios originais, esse daí teve todo tipo de peças trocadas, portanto eu o evitaria. Abraço!

    1. Olá Carlos!
      Parece-me que o mostrador foi reformado e a caixa, embora original do modelo, foi bastante polida. Os ponteiros provavelmente são after, o bezel é original e o decalque não tenho como precisar pela fotos.
      Espero ter ajudado, abraço!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑