REVIEW: Seiko Automatic Diver’s 6309-7290

Última atualização: 08/06/19.

O review de hoje será do Seiko Automatic Diver’s 6309-7290, um clássico dentre os relógios de mergulho da Seiko. Sempre comento em tom de brincadeira que o 6309-7290 é o “avô” do aclamado Seiko SKX por se localizar duas gerações atrás deste ícone contemporâneo.

Fabricado entre 1976 e 1988, o calibre automático 6309 equipou esse relógio incumbido da  importante missão de substituir o cobiçado cal. 6105 como o relógio padrão da Seiko para a prática de mergulho em até 150 m de profundidade.

Foto: seikophd.com

Sucesso de vendas no mundo inteiro, tornou-se extremamente popular entre os militares e os mergulhadores profissionais, sendo bastante procurado ainda hoje, seja para o uso diário ou para compor coleções diversas.

Há relatos incríveis de mais de 1000 horas de uso desse relógio por mergulhadores profissionais em condições extremas, água salgada, correnteza, areia, e tudo isso sem qualquer sinal de oxidação ou dano em sua máquina.

Foto: seikophd.com

O calibre 6309 embarca 17 rubis e funciona a 21.600 oscilações por hora, não possui qualquer outro artifício como corda manual e hacking-seconds – o ato de parar o ponteiro de segundos ao puxar completamente a coroa. As complicações limitam-se a dia, data e se localizam às 3 horas.

O design da caixa se tornou padrão para os próximos relógios de mergulho da empresa, sofreu poucas modificações nas décadas seguintes ao incorporar seu sucessor com calibre 7002, alguns modelos a quartzo e ainda hoje a linha SKX utiliza basicamente essa caixa de 42 mm.

Fundo do relógio. Foto: seikophd.com

A coroa é rosqueada e está localizada às 4 horas, já o bezel é bidirecional e intercambiável com diversos outros modelos de mergulho da Seiko. O relógio originalmente vinha apenas com pulseira de borracha e possui encaixe de 22 mm. No fundo vê-se a “tsunami Seiko”, marca amplamente conhecida e utilizada na maioria dos relógios de mergulho da empresa, além de informações técnicas que detalhei aqui.

É um relógio que realmente só me trouxe alegria. O meu exemplar é de 1982, continua bastante preciso mesmo após 37 anos de fabricação e apresenta uma reserva de energia de 47 horas, superando outros calibres mais modernos como o 4R36 e o cal. 7S26. É um vintage de respeito!

Foto: seikophd.com

O relógio é muito confortável no braço, demonstra sua robustez pelo peso que possui, mas sem excessos, e fica muito bem com diversos tipos de pulseiras e braceletes. Seja em aço inox, borracha ou uma NATO em kevlar/nylon, a versatilidade do 6309-7290 se faz presente e encanta com facilidade.

Leia também: Publicidade Vintage: Pelé, Seiko e a Copa do Mundo Itália 1990.

A máquina em si é simples e confiável, quase não há relatos de problemas, inclusive muitos ainda continuam sendo utilizados em águas salgadas mundo afora. Algo que também chama a atenção é a facilidade com que esse calibre adquire reserva de marcha, é realmente surpreendente. Com pouquíssimo uso o relógio funciona por quase dois dias, a impressão é que calibres atuais precisariam de ao menos uns 40% a mais do mesmo uso para conseguir a reserva de energia do 6309.

Foto: seikophd.com

A luminescência dos marcadores de horas enfraqueceu com o passar das décadas e à noite ainda se vê algo, mas bem fraco. Como sua fabricação foi encerrada em 1988, hoje ele só é encontrado no mercado de seminovos e exige algum cuidado na hora da compra, escrevi um guia há algum tempo com todos os passos necessários na hora de comprar um relógio vintage.

Seu preço na internet oscila de acordo com o estado de conservação, sua originalidade e ânimo de seu vendedor (que não pode ser desprezado), mas a média fica entre R$ 700,00 e R$ 1200,00. Importante estar atento aos relógios “mint condition“!

Foto: seikophd.com

Dados técnicos:

Referência: Seiko 6309-7290;
Código: N/a;
Apelido: N/a;
Tipo: Diver’s automático;
Calibre: 6309 de 17 jewels;
Alternâncias por hora: 21.600 a/h;
Reserva de energia: 47 horas;
Resistência à água: 150m;
Mostrador: Preto com aro interno fixo na cor preta;
Coroa: Rosqueada, localizada às 4 horas;
Caixa: 42 mm sem a coroa;
Bezel: bidirecional, 60 cliques, preto
Bracelete: 22 mm.

Tem sugestão, ficou alguma dúvida ou gostaria de comentar algo? Utilize o espaço abaixo.

Não deixe de assinar nossas notificações por e-mail, de se inscrever em nosso canal no YouTube, curtir nosso Facebook e de nos seguir no Instagram. Forte abraço!

 

4 comentários em “REVIEW: Seiko Automatic Diver’s 6309-7290

Adicione o seu

    1. Boa tarde Edylson! Tudo bom meu amigo?
      A questão de valer ou não a pena é bastante subjetiva, pessoalmente dou preferência aos relógios originais, esse daí teve todo tipo de peças trocadas, portanto eu o evitaria. Abraço!

    1. Olá Carlos!
      Parece-me que o mostrador foi reformado e a caixa, embora original do modelo, foi bastante polida. Os ponteiros provavelmente são after, o bezel é original e o decalque não tenho como precisar pela fotos.
      Espero ter ajudado, abraço!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑