Em setembro de 1970 aconteceu em Osaka, no Japão, a chamada “Exposição Universal”. A ideia era criar pavilhões para as mais importantes nações do mundo e ali reunir a sabedoria de todos os povos da Terra, estimulando a inovação e o desenvolvimento no planeta.
A Seiko esteve presente no evento, a informação não é completamente precisa, mas parece que patrocinou parte das estruturas e aproveitou para divulgar o belo Grand Seiko 6146-8000 ainda em 1969, como vemos na imagem abaixo.

A linha Grand Seiko, desde sua criação, sempre representou o topo de gama da Seiko e o modelo em voga não é diferente. Com acabamento refinado e caixa medindo 36 mm, fora a coroa, o 6146-8000 embarca uma máquina bastante robusta ainda nos dias de hoje com suas 36.000 alternâncias por hora (A/h), ou seja, são 10 alternâncias por segundo, o que faz com que o relógio seja bastante preciso e o ponteiro de segundo deslize suavemente pelo mostrador, algo realmente belo e relativamente raro de se ver.

É um daqueles momentos em que a engenharia se aproxima da arte. Ainda hoje o mais comum de se encontrar entre relógios mecânicos são 21.600 A/h e 28.800 A/h.
Aprofundaremos mais nas questões de alternâncias, batidas, Hertz e desgaste do mecanismo em outro momento, fato é que este modelo continua sendo um belíssimo relógio e se tornou bastante colecionável. Exemplares bem conservados são vendidos no eBay na faixa dos três a cinco mil dólares.
Leia também: Publicidade Vintage: Seiko 5 Sports 6119-6400 [1970].
Compartilhe esta publicação com seus amigos e ajude a difundir a horologia. Assine também nossas notificações por e-mail, inscreva-se em nosso canal no YouTube, junte-se a nós no Facebook e nos acompanhe no Instagram. Forte abraço!
Lindo relógio! Completamente atual o design!
Eu adoro esse formato de caixa, com arestas, faces mais definidas e polimento impecável! Não sei se tem um nome esse design de caixa, mas vejo muito nos King Seiko e Lord Marvels! É um design ainda contemporâneo, na minha opinião!
Ramon, como eu vejo só fotos de anúncios e muitos dos relógios estão arranhados e/ou polidos, vc acha que o Grand Seiko, na época, é muito superior a um King Seiko ou Lord Marvel Special, em termos de acabamento, pq esses três, acredito eu, são na maioria Hi-Beat, alguns com recurso de hacking seconds e ajuste rápido de calendário.
Aproveito para lhe perguntar se os dias hoje, é possível encontrar algum relógio Seiko com esse design de caixa e qualidade de polimento:/ Acho q o mais próximo seriam os SARB´s, pois os Presages tendem a ter uma caixa com design mais arredondado.
Um grande abraço!
Esse é um formato de caixa icônico para a Seiko, é o design que tem “cara de Seiko”, também é chamado de “44GS” em referência a esse Grand Seiko que estabeleceu o estilo de se fazer um Grand Seiko ainda em 1967.
Grand Seiko foi lançado para ser o melhor relógio que existia na época, foi feito para superar a todos e ser o número um da Seiko. Em resposta a outra grande fábrica lançou o King Seiko pouco tempo depois. Trarei em breve um artigo narrando essa “guerra” entre Suwa Seikosha (GS) e Daini Seikosha (KS).
De maneira geral o GS sempre foi e continua sendo superior a todos os demais. Os modelos SARB são inspirados nesse design clássico, mas não passa disso, já os Presage vêm em uma pegada de linhas e traços completamente diferentes.
Em breve falaremos mais sobre todas essas questões. Grande abraço Hector!
Obrigado Ramon!
O SeikoPhd é uma ótima leitura nesse tempo de isolamento social!
Todo artigo é repleto de histórias, curiosidades!
Parabéns! Um grande abraço!
Obrigado Hector, sempre bom ouvir esses retornos e saber que estamos no caminho correto.
Abraço!