Publicidade Vintage: Grand Seiko 6146-8000 [1969]

Em setembro de 1970 aconteceu em Osaka, no Japão, a chamada “Exposição Universal”. A ideia era criar pavilhões para as mais importantes nações do mundo e ali reunir a sabedoria de todos os povos da Terra, estimulando a inovação e o desenvolvimento no planeta.

A Seiko esteve presente no evento, a informação não é completamente precisa, mas parece que patrocinou parte das estruturas e aproveitou para divulgar o belo Grand Seiko 6146-8000 ainda em 1969, como vemos na imagem abaixo.

Peça publicitária Grand Seiko de 1969.

A linha Grand Seiko, desde sua criação, sempre representou o topo de gama da Seiko e o modelo em voga não é diferente. Com acabamento refinado e caixa medindo 36 mm, fora a coroa, o 6146-8000 embarca uma máquina bastante robusta ainda nos dias de hoje com suas 36.000 alternâncias por hora (A/h), ou seja, são 10 alternâncias por segundo, o que faz com que o relógio seja bastante preciso e o ponteiro de segundo deslize suavemente pelo mostrador, algo realmente belo e relativamente raro de se ver.

Grand Seiko 6146-8000 (1969)

É um daqueles momentos em que a engenharia se aproxima da arte. Ainda hoje o mais comum de se encontrar entre relógios mecânicos são 21.600 A/h e 28.800 A/h.

Aprofundaremos mais nas questões de alternâncias, batidas, Hertz e desgaste do mecanismo em outro momento, fato é que este modelo continua sendo um belíssimo relógio e se tornou bastante colecionável. Exemplares bem conservados são vendidos no eBay na faixa dos três a cinco mil dólares.

Leia também: Publicidade Vintage: Seiko 5 Sports 6119-6400 [1970].

Não deixe de assinar nossas notificações por e-mail, de se inscrever em nosso canal no YouTube, curtir nosso Facebook e de nos seguir no Instagram. Forte abraço!

 

4 comentários em “Publicidade Vintage: Grand Seiko 6146-8000 [1969]

Adicione o seu

  1. Lindo relógio! Completamente atual o design!
    Eu adoro esse formato de caixa, com arestas, faces mais definidas e polimento impecável! Não sei se tem um nome esse design de caixa, mas vejo muito nos King Seiko e Lord Marvels! É um design ainda contemporâneo, na minha opinião!
    Ramon, como eu vejo só fotos de anúncios e muitos dos relógios estão arranhados e/ou polidos, vc acha que o Grand Seiko, na época, é muito superior a um King Seiko ou Lord Marvel Special, em termos de acabamento, pq esses três, acredito eu, são na maioria Hi-Beat, alguns com recurso de hacking seconds e ajuste rápido de calendário.
    Aproveito para lhe perguntar se os dias hoje, é possível encontrar algum relógio Seiko com esse design de caixa e qualidade de polimento:/ Acho q o mais próximo seriam os SARB´s, pois os Presages tendem a ter uma caixa com design mais arredondado.
    Um grande abraço!

    1. Esse é um formato de caixa icônico para a Seiko, é o design que tem “cara de Seiko”, também é chamado de “44GS” em referência a esse Grand Seiko que estabeleceu o estilo de se fazer um Grand Seiko ainda em 1967.

      Grand Seiko foi lançado para ser o melhor relógio que existia na época, foi feito para superar a todos e ser o número um da Seiko. Em resposta a outra grande fábrica lançou o King Seiko pouco tempo depois. Trarei em breve um artigo narrando essa “guerra” entre Suwa Seikosha (GS) e Daini Seikosha (KS).

      De maneira geral o GS sempre foi e continua sendo superior a todos os demais. Os modelos SARB são inspirados nesse design clássico, mas não passa disso, já os Presage vêm em uma pegada de linhas e traços completamente diferentes.

      Em breve falaremos mais sobre todas essas questões. Grande abraço Hector!

  2. Obrigado Ramon!
    O SeikoPhd é uma ótima leitura nesse tempo de isolamento social!
    Todo artigo é repleto de histórias, curiosidades!
    Parabéns! Um grande abraço!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑