O Seiko dos pilotos “Kamikazes” da Segunda Guerra

Última atualização: 18/03/19.

O relógio Seikosha Tensoku ficou conhecido como “Kamikaze” por ter sido usado pelos aviadores suicidas japoneses durante a Segunda Guerra Mundial.

Como parte das forças do Eixo os japoneses desempenharam um importante papel durante esse conflito, especialmente no sudeste asiático. Antes da rendição em 1945, a Marinha do Japão ficou conhecida por usar pilotos suicidas chamados “Kamikazes” (Vento Divino, como geralmente é traduzido), que se lançavam diretamente sobre navios de guerra dos Estados Unidos em um último esforço para retardar o avanço da marinha americana.

Foto: thewatchsite.com

A Seikosha fabricou e forneceu o Tensoku especialmente para pilotos da Marinha Imperial Japonesa no período de 1941 a 1945. A história deste relógio, assim como a história da própria Seiko, passa por momentos importantes da Segunda Guerra Mundial, como nas missões de Pearl Harbor e na Batalha de Okinawa.

No final da Segunda Guerra Mundial a “Unidade de Ataque Especial Vento Divino”, em alusão a tempestades que salvaram o Japão do ataque mongol em duas ocasiões (1247 e 1281, portanto acreditava-se que os pilotos suicidas salvariam novamente o Japão dos “novos mongóis”), usou uma estratégia desesperada para destruir o máximo de navios Aliados, os oficiais aviadores desta unidade jogavam o avião carregado de bombas contra os navios americanos e se matavam no processo. Ao todo 3.862 pilotos morreram em decorrência desta operação.

Movimento de 15 rubis. Foto: thewatchsite.com

Infelizmente, uma vez que a maioria dos pilotos que usava o Tensoku nunca voltou, grande parte do que sobrou dos relógios reside no fundo do Oceano Pacífico. Encontrar um em condição decente é muito raro por conta dos fatos narrados e pela pouca quantidade fabricada, por isso mesmo os relógios recuperados dos destroços facilmente ultrapassam US $ 40.000,00 em um leilão.

Leia também:  Guia: 7 dicas valiosas para comprar e colecionar relógios Seiko vintage!

O relógio Tensoku tinha muito em comum com o relógio “pilot” alemão. Como o B-Uhr alemão, o tamanho de sua caixa é de 48,5 mm com uma coroa grande para ser usado durante o vôo e operado com luvas de couro espessas. A caixa é revestida de níquel e possui uma moldura estriada. O aro giratório interno era utilizado para marcar o tempo decorrido durante as missões e se orientar por mapas. Os numerais arábicos e os ponteiros foram revestidos com rádio para assegurar a luminescência necessária.

Foto: gearpatrol.com

O Gerente Geral do Museu Seiko em Tóquio declarou que havia duas versões deste relógio. A primeira versão veio equipada com uma máquina de 15 rubis e era mais precisa, com excelente acabamento. A última versão do Tensoku veio apenas com 9 rubis e sem qualquer acabamento excepcional. Ele ainda acrescentou que o relógio também foi usado como uma bússola pelos pilotos, onde o marcador de doze horas era apontado para a esquerda e ponteiro de hora apontado na direção do sol, o sul verdadeiro estava localizado aproximadamente entre o ponteiro das horas e o marcador de doze horas.

Lei também: Relógios Seiko na Guerra do Vietnã.

Um fato secundário interessante é que uma réplica do relógio Seikosha “Kamikaze” foi usada no filme Tora! Tora! Tora!.

Pilotos japoneses pouco antes de um voo. Foto: lesrhabilleurs.com

Os relógios de aviação ou “pilot” têm muitos admiradores e são bastante colecionados, falaremos mais a respeito e traremos outras histórias interessantes.

Não deixe de assinar nossas notificações por e-mail, de se inscrever em nosso canal no YouTube, curtir nosso Facebook e de nos seguir no Instagram. Forte abraço!

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑