Reflexão: O relógio nos dias atuais!

Última atualização: 05/01/19.

Sabe-se que as regras de vestimenta masculina sempre foram rígidas na maioria das sociedades, em especial quanto ao uso de acessórios. Permitia-se pouquíssima flexibilidade aos cavalheiros e o relógio, inicialmente de bolso, uniu-se a esses seletos itens, primeiramente por conta da necessidade de se marcar o passar do tempo e posteriormente como objeto de bom gosto e refinamento.

Décadas passaram, muita coisa mudou e hoje temos acesso às horas no painel do carro, em totens nas ruas, no celular, então, por qual razão ainda existe a fixação (em pleno crescimento, eu diria) pelo relógio de pulso?

Seiko Ananta. Foto: divulgação Seiko.

A questão é que o relógio continua exercendo a razão determinante de sua criação, marcar o tempo, entretanto também se tornou uma extensão da personalidade de seu usuário, além de ter adquirido o status de joia!

Sim, o relógio é a principal joia do homem e veja que usar esse termo não é nenhum excesso, muitos modelos alcançam cifras astronômicas e incorporam metais nobres, pedras preciosas, tecnologia de ponta, agregam uma grande história como é comum no caso de muitos relógios vintage, mas também peças mais acessíveis de R$ 500,00 ou R$ 1000,00 ultrapassam em valor algumas pulseiras e colares de ouro, por exemplo, e não deixam de ser joias.

Seiko 5 Sports Atlas. Foto: arquivo @SeikoPhD.

Então, vemos que o relógio sai de sua única função de objeto destinado a marcar o trânsito do tempo e passa para algo de maior significação ao se tornar uma extensão de quem seu portador é ou almeja ser, tudo isso sem abandonar sua função precípua.

Em meio às ditas mudanças esse acessório ainda agregou outras finalidades, embarcou ferramentas como bússola, medidor de profundidade, cronógrafo, taquímetro, etc. e passou a auxiliar atividades profissionais e recreativas como no caso dos relógios de mergulho.

Seiko Prospex Solar SSC421. Foto: divulgação Seiko.

A Seiko traz consigo belas características que, ao meu ver, são fundamentais para qualquer relógio; sua importante história, a qualidade das peças, a durabilidade dos relógios e um belo custo benefício. São relógios que dificilmente darão problema, muitos chegam a funcionar mais de 35 anos sem uma lubrificação sequer em suas engrenagens, algo realmente impressionante, embora o recomendado seja sempre seguir o plano de manutenção da marca.

Outro ponto importante é que como qualquer objeto que possui valor monetário, o colecionador de relógios acaba acumulando certa soma com o passar dos anos, no entanto, a principal razão de se ter uma coleção deve ser sempre sua realização como colecionador e a alegria das boas amizades que virão.

Seiko “Kakume” 6138-0030. Foto: wornandwound.com.

O tema é bastante interessante e futuramente escreverei sobre como iniciar e melhorar sua coleção de relógios e qual a diferença entre colecionar e juntar relógios, assuntos que complementarão este artigo.

Não deixe de assinar nossas notificações por e-mail, de se inscrever em nosso canal no YouTube, curtir nosso Facebook e de nos seguir no Instagram. Forte abraço!

 

4 comentários em “Reflexão: O relógio nos dias atuais!

Adicione o seu

  1. Boa tarde, Ramon, tudo bem? Aqui no meu trabalho e até mesmo na minha família, sou o único que não possui smartwatch. Ano passado, adquiri um Apple Watch, mas consegui usar somente 3 dias, não me acostumei. Prefiro um Presage, Turtle, Samurai e um dia, quem sabe um Grand Seiko. Esse sim, um “objeto de desejo” que vc mencionou. Rsrsrsrs. Grande abraço.

    1. Boa tarde Carlos!

      Sei bem como é isso, também sou fã da maioria dos gadgets da Apple, acho legal o Appel Watch, mas também não usaria por muito tempo.

      Gosto mesmo é do bom e velho relógio mecânico com seu segundeiro deslizando pelo mostrador =)

      “Presage, Turtle, Samurai e GS”, você apontou somente relógios espetaculares, cada qual em seu seguimento, é claro.

      Grande abraço meu amigo, ótimo final de semana e até segunda devo postar um belo Guia com dicas e cuidados com as coroas, queria postar hoje como geralmente faço, mas não consegui tempo para terminar a edição heheh
      Abraço!

      1. Olá, Ramon, obrigado e excelente fim de semana a vc e toda a sua família. Até o próximo artigo. Abraço.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑